ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-RS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Rio Grande do Sul) - Professor - Química - IF-RS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul) - 2016

Legislação Estadual
1 -

Caberá à Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD – prestar assessoramento ao colegiado competente ou dirigente máximo na instituição de ensino, para formulação e acompanhamento da execução da política de pessoal docente, no que diz respeito a:

a) Contratação e admissão de professores efetivos; teração do regime de trabalho docente; avaliação de processos relativos ao estágioprobatório; concessão de licenças de qualquer espécie; dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas.
b) Liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições; concessão de vantagens pecuniárias e licenças de qualquer espécie; avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional.
c) Autorização para percepção de retribuição pecuniária por participação em comissões ulgadoras ou verificadoras relacionadas ao ensino, pesquisa ou extensão; avaliação de processos relativos ao estágio probatório; contratação e admissão de professores efetivos.
d) Dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração do regime de trabalho docente; solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.
e) Contratação e admissão de professores efetivos, substitutos e temporários; concessão de vantagens pecuniárias e licenças de qualquer espécie; avaliação do desempenho para fins deprogressão e promoção funcional.
2 -

Em seu processo de planejamento, o IFRS baseou-se em metodologias tradicionais relacionadas ao planejamento estratégico. Cada metodologia apresenta alguns elementos específicos distribuídos ao longo de um processo, podendo ser adaptada para cada tipo de organização. No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI – do IFRS foi utilizada uma metodologia adaptada que contempla alguns elementos fundamentais para a reflexão a respeito do presente e projeções acerca do futuro da instituição. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas de realização de tais elementos:

a) Princípios, visão, missão, objetivos e metas estratégicas, análise do ambiente interno e externo.
b) Objetivos e metas estratégicas, princípios, issão, visão, análise do ambiente interno e externo.
c) Análise do ambiente interno e externo, missão, visão, princípios, objetivos e metas estratégicas.
d) Visão, missão, princípios, análise do ambiente interno e externo, objetivos e metas estratégicas.
e) Missão, visão, princípios, análise do ambiente interno e externo, objetivos e metas estratégicas.
Engenharia Ambiental
3 -

A lei 9.433, de 8 de janeiro de 1997, instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com objetivo de coordenar a gestão integrada das águas, entre outros. Os Comitês de Bacia Hidrográfica integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sobre estes comitês são feitas as seguintes afirmativas: I.Têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica, ou a sub-bacia hidrográfica de tributário do curso de água principal da bacia, ou de tributário desse tributário, ou, ainda, o grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas. II.Têm por competência arbitrar, em última instância administrativa, os conflitos relacionados aos recursos hídricos. III.São compostos por representantes da União, dos estados e do distrito federal, dos municípios, dos usuários das águas e das entidades civis de recursos hídricos. IV.São dirigidos por um presidente, um tesoureiro e um secretário, eleitos dentre seus membros. Assinale a alternativa em que (todas) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):

a) Apenas I.
b) Apenas I, II e III.
c) Apenas I, III e IV.
d) Apenas I e III.
e) I, II, III e IV.
4 -

São fundamentos da política nacional de recursos hídricos, EXCETO:

a) A água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
b) Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais.
c) A gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
d) A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
e) A gestão dos recursos hídricos deve ser centralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
5 -

O lançamento de efluentes domésticos nos corpos receptores pode trazer inúmeros inconvenientes à saúde pública e à gestão de recursos hídricos. Este problema já está em grande parte solucionado em vários países desenvolvidos, no entanto ainda representa um problema atual no cenário brasileiro. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere ao impacto do lançamento de efluentes nos corpos receptores.

a) A matéria orgânica nos esgotos se apresenta somente na forma particulada (em suspensão).
b) O decréscimo da concentração de oxigênio dissolvido tem diversas implicações do ponto de vista ambiental, constituindo-se em um dos principais problemas de poluição das águas, em termos ecológicos.
c) O fenômeno de autodepuração está vinculado ao restabelecimento do equilíbrio no meio aquático, após as alterações induzidas pelos despejos de efluentes.
d) Deve-se utilizar a capacidade de assimilação de esgotos dos mananciais com critérios técnicos seguros e bem definidos para impedir que o lançamento de despejos ocorra além do limite que o corpo receptor possa suportar.
e) As bactérias do grupo coliforme são utilizadas como indicadores de contaminação fecal.
6 -

Analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo: ( ) O pH da chuva natural, não poluída é de cerca de 5,6. Somente a chuva que é significativamente mais ácida que isso, com pH menor que 5, pode ser verdadeiramente considerada como chuva ácida. ( ) Os dois ácidos predominantes na chuva ácida são o ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3). ( ) A chuva ácida é um problema de poluição que não respeita fronteiras administrativas em função do seu deslocamento. ( ) As rochas calcárias podem neutralizar o efeito danoso das chuvas ácidas já que são compostas de carbonato de cálcio. ( ) A acidificação do solo pode lixiviar os seus nutrientes e solubilizar o alumínio, que pode interferir na absorção de nutrientes pelas árvores e outras plantas.

a) V – V – V – F – F.
b) V – F – F – V – F.
c) F – V – V – V – V.
d) V – V – V – V – V.
e) V – V – F – V – V.
7 -

O índice de qualidade das águas (IQA) foi desenvolvido pela National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos, em 1970. Em 1975, este índice foi adaptado pela Companhia Ambiental do estado de São Paulo, sendo atualmente o índice mais utilizado no Brasil. O IQA avalia a qualidade da água para o abastecimento público após o tratamento convencional e seus resultados devem ser interpretados levando em consideração este uso da água. Assinale a alternativa que apresenta os parâmetros que compõe o IQA.

a) Temperatura, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e nitrogênio total.
b) Sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e nitrogênio total.
c) Temperatura, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e nitrogênio total.
d) Temperatura, condutividade, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda química de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e nitrogênio total base.
e) Condutividade, sólidos totais, pH, turbidez, coliformes termotolerantes, demanda bioquímica de oxigênio, oxigênio dissolvido, fósforo total e nitrogênio total.
8 -

Em relação ao escopo da norma ABNT NBR ISO 14001:2015 são feitas as seguintes afirmativas. I.Especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental que uma organização pode usar para aumentar seu desempenho ambiental. II.Destina-se ao uso por uma organização que busca gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade. III.Auxilia a organização a alcançar os resultados pretendidos de seu sistema de gestão ambiental, os quais agreguem valor para o meio ambiente, à organização em si e suas partes interessadas. IV.É aplicável a qualquer organização, independentemente do seu tamanho, tipo e natureza, e aplica-se aos aspectos ambientais das suas atividades, produtos e serviços que a organização determina poder controlar ou influenciar, considerando uma perspectiva de ciclo de vida. V.Pode ser usada na íntegra ou em parte para sistematicamente melhorar a gestão ambiental. As declarações de conformidade, no entanto, só são aceitas se todos os requisitos forem incorporados ao sistema de gestão ambiental da organização e atendidos sem exclusões. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

a) I, II, III, IV e V.
b) Apenas I, II e V.
c) Apenas I, II, III e IV.
d) Apenas I, III, IV e V.
e) Apenas II, III e IV.
9 -

Entende-se por uso do recurso hídrico qualquer atividade humana que, de qualquer modo, altere as condições naturais das águas superficiais ou subterrâneas. Os usos podem ser classificados em consuntivos ou não consuntivos. Em relação a essa classificação, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses de cima para baixo: (1) Uso consuntivo. (2) Uso não consuntivo. ( ) Pesca. ( ) Abastecimento urbano e rural. ( ) Irrigação. ( ) Dessedentação animal. ( ) Navegação. ( ) Abastecimento industrial. ( ) Geração hidrelétrica.

a) 1 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
b) 1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 1 – 2.
c) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 1.
d) 2 – 1 – 1 – 1 – 2 – 1 – 2.
e) 1 – 2 – 2 – 2 – 1 – 2 – 1.
10 -

Os subprodutos sólidos gerados no tratamento de esgotos são material gradeado, areia, escuma, lodos primário, secundário e químico. Seu tratamento é essencial e deve ser realizado seguindo critérios técnicos. As principais etapas do gerenciamento de lodo são: (1) Adensamento ou espessamento. (2) Estabilização. (3) Condicionamento. (4) Desaguamento ou desidratação. (5) Higienização. (6) Disposição final. ( ) Destinação final dos subprodutos. ( ) Processo físico de concentração de sólidos visando reduzir a umidade. ( ) Operação necessária se o destino do lodo for a reciclagem agrícola. ( ) Visa atenuar o inconveniente de maus odores no processo de disposição, removendo a matéria orgânica biodegradável. ( ) Processo de preparação do lodo por meio de adição de produtos químicos como coagulantes. ( ) Pode ser realizada por processos naturais ou mecânicos e visa reduzir ainda mais o volume do lodo. Em relação a essas etapas, assinale a sequência que ilustra o preenchimento correto dos parênteses com os respectivos objetivos e características de cada etapa, de cima para baixo:

a) 6 – 2 – 4 – 1 – 3 – 5.
b) 6 – 4 – 5 – 2 – 3 – 1.
c) 6 – 1 – 5 – 2 – 3 – 4.
d) 6 – 1 – 2 – 5 – 3 – 4.
e) 6 – 4 – 2 – 5 – 3 – 1.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.