ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 20ª REGIÃO (SE) (Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região - Sergipe) - Analista Judiciário - Área Administrativa - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Aí conheci o escritor e historiador de sua gente, meu saudoso amigo Alcino Alves Costa. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião. (1° parágrafo) Considerando-se a norma-padrão da língua, ao reescrever-se o trecho acima em um único período, o segmento destacado deverá ser antecedido de vírgula e substituído por

a) de quem
b) perante ao qual
c) de cujo
d) o qual
e) frente à quem
2 -

A partir da leitura do texto, conclui-se corretamente que

a) o material colhido por Hermano Penna acerca do cangaço em Poço Redondo foi tão vasto que o diretor decidiu distribuí-lo em dois filmes: “Aos ventos que virão” e “Zé de Julião, muito além do cangaço”, sendo este último continuação direta do primeiro.
b) “Aos ventos que virão” e “Zé de Julião, muito além do cangaço” são documentários produzidos por Hermano Penna, com o auxílio de Alcino Alves Costa, visando preservar a memória dos cangaceiros que passaram por Poço Redondo em seu trajeto rumo a Brasília.
c) a hospitalidade dos moradores de Poço Redondo fez com que Hermano Penna se interessasse pela história do local, que guarda uma série de registros de cangaceiros e políticos chegados de Brasília para acalentar o sonho de prosperidade na capital do país.
d) os filmes de Hermano Penna são fruto de um encontro feliz com o povo de Poço Redondo, que lhe permitiu enfocar o cangaço não como um fenômeno coletivo simplesmente, mas como um movimento composto por seres complexos e com histórias individuais.
e) Hermano Penna chegou a Poço Redondo com o propósito de realizar um documentário sobre Lampião e Maria Bonita, mas, por meio do relato oral de seu amigo Alcino Alves Costa, descobriu que lá havia um cangaceiro mais célebre, chamado Zé de Julião.
3 -

Um segmento do texto encontra seu sentido expresso em outros termos em:

a) epicentro simbólico da história (1° parágrafo) / convergência analógica da narrativa
b) extraordinária vida daquele homem (2° parágrafo) / excepcional existência daquele indivíduo
c) dois grandes símbolos da cultura (2° parágrafo) / dois principais pilares da nação
d) insubmissão violenta à opressão (2° parágrafo) / insubordinação determinante à hierarquia
e) utopia de uma nação democrática (2° parágrafo) / ideal de um estado revolucionário
4 -

Estabelece relação de finalidade, no contexto, o vocábulo sublinhado em:

a) Em 1977 estava em Sergipe para realizar um episódio (1° parágrafo).
b) um filme sobre a extraordinária vida daquele homem (2° parágrafo).
c) a dimensão dos seus integrantes como pessoas reais (2° parágrafo).
d) E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião (1° parágrafo).
e) o cangaço deixou de ser um coletivo para mim e passei a ver nele (2° parágrafo).
5 -

Está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua a frase:

a) Fez-se de alegrias, tragédias e símbolos os caminhos de Zé de Julião, os quais se mantém vivos na memória de Poço Redondo.
b) Os filmes de Hermano Penna deteram-se nos relatos sobre Zé de Julião, cujos caminhos se pintam de alegrias, tragédias e símbolos.
c) Os caminhos de Zé de Julião, com alegrias, tragédias e símbolos, há de ser perpetuados nos dois filmes de Hermano Penna.
d) Conforme as histórias de que o povo conta, os caminhos de Zé de Julião comporam-se de alegrias, tragédias e símbolos.
e) Segundo depoimento do cineasta Hermano Penna, alegrias, tragédias e símbolos é que marcaram os caminhos de Zé de Julião.
6 -

A frase redigida com clareza e conforme a norma-padrão da língua é

a) Mandela reconheceu que poderia ser criticado devido à uma visão demasiada positiva das outras pessoas; mesmo consciente que ao assim fazê-lo, preservasse a coerência entre seus ideais e ações.
b) Uma atitude contemporizadora pode ser equivocadamente interpretada como exemplo de fraqueza, à medida que o comportamento combativo tem sido preconizado à obter resultados mais imediatos.
c) Partindo-se do pressuposto que o comportamento das demais pessoas com relação à nós mesmos, seja um reflexo de nossa postura para com elas, é válido devotá-las o melhor tratamento possível.
d) Empenhar-se em reconhecer nas pessoas o que elas têm de melhor foi um dos mais valiosos ensinamentos que Mandela deixou àqueles que desejam ter um convívio pacífico com os demais.
e) Uma vez que nossas ações se pautem, por integridade e honra, passamos à reivindicar que nos seja atribuido o mesmo tratamento; ainda que uma das consequências seja a frustação de não recebe-lo.

Texto II

7 -

... o próprio Madiba havia dito, muito tempo antes...
A expressão destacada está corretamente substituída, preservando-se o tempo, o modo e o aspecto verbais, por

a) dissesse.
b) disse.
c) dissera.
d) dizia.
e) diria.
8 -

Na opinião do Presidente Robert Mugabe, a santidade de Nelson Mandela

a) desencadeou uma revolução que libertou os negros da opressão pelos brancos.
b) favoreceu os brancos e acabou trazendo consequências negativas aos negros.
c) resultou em uma solução mais ágil e eficaz dos problemas relativos aos negros.
d) serviu de inspiração para que os negros buscassem o diálogo com os brancos.
e) permitiu que os negros tivessem acesso a condições de trabalho mais dignas.
Literatura

Texto III

9 -

Considere as seguintes afirmações a respeito dos versos: I. O poema destaca, num tom grandiloquente, a forma totalizante como o homem expandiu seus domínios.
II. Ênfase é dada ao espírito materialista do homem, cuja ambição desmedida é a causa da destruição da natureza.
III. A citação de Homero, Isaías e Alexandre se dá em uma gradação que vai do menos ao mais importante, reproduzindo textualmente a evolução das habilidades humanas.
Está correto o que se afirma APENAS em

a) I.
b) III.
c) I e II.
d) II.
e) II e III.
10 -

A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:

a) Em 1861, Tobias Barreto viajou a Bahia afim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.
b) Em 1851, Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857, foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana.
c) Tobias Barreto em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.
d) Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivões de órfãos e ausentes da localidade e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade.
e) Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.