ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí) - Técnico em Contabilidade - IF-PI (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí) - 2016

Informática
1 -

Computadores que possuem grande capacidade de processamento, alta qualidade de resolução de gráficos e que são indicados para atividades como edição de imagens ou vídeos, ou operações que demandam muita carga de processamento e uso de memórias, são conhecidos como:

a) Notebooks.
b) Netbooks.
c) Workstation.
d) Palmtops.
e) Mainstation.
Contabilidade Geral
2 -

A Lei nº 6.404/76, Lei das Sociedades por Ações, apresenta um modelo de Relatório Contábil denominado Balanço Patrimonial. Com a chegada da Lei nº 11.638/07, em conformidade com a Medida Provisória (MP) 449/08 e a Lei nº 11.941/09, determinou-se uma nova estrutura de Balanço, que acatasse os dispositivos legais em concordância com as Normas Internacionais de Contabilidade. Seguem abaixo alterações referentes às inovações sugeridas pela legislação societária, com EXCEÇÃO da alternativa:

a) O grupo do Ativo denominado de Permanente foi extinto, tendo seus subgrupos imobilizado, investimentos e intangíveis sido incorporados ao grupo Ativo Não-Circulante.
b) O subgrupo do Ativo Diferido foi extinto do Balanço Patrimonial e seus respectivos valores passaram a ser registrados como contas de resultado.
c) No Passivo desaparece o subgrupo de Resultado dos Exercícios Futuros e no grupo do Passivo Não Circulante deverá conter principalmente o Exigível a Longo Prazo.
d) No Patrimônio Líquido permanecem as Reservas de Reavaliação, de Prêmios na Emissão de Debêntures e por Doações e Subvenções para Investimentos.
e) Foi extinta do patrimônio Líquido a conta Lucros Acumulados por não evidenciar uma definição do destino do Lucro.
3 -

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE ) deverá conter algumas rubricas que deverão acatar as determinações legais sugeridas pela Lei nº 6.404/76 e suas alterações. Assinale a alternativa abaixo que trata de elementos que NÃO fazem parte dessa Demonstração Contábil.

a) Custo dos Serviços Prestados, Custo dos Produtos Vendidos ou Custos das Mercadorias Vendidas.
b) Ajustes de Avaliação Patrimonial, Dividendos Obrigatórios e Ações em Tesouraria.
c) Receitas e Despesas Operacionais.
d) Tributos sobre o Lucro (IR e CSLL).
e) Receitas e Despesas Financeiras.
4 -

Segundo a Lei nº 6.404/76 e suas alterações a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE ) para a apuração da Receita Líquida de Vendas deverá computar valores dedutíveis da Receita Operacional Bruta. Assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos dos elementos dedutíveis mencionados anteriormente.

a) Vendas devolvidas, Desembolsos com transportes de mercadorias e Descontos recebidos pela empresa.
b) Gastos com transporte das mercadorias vendidas, Custo das mercadorias vendidas e os Descontos concedidos.
c) Custo da mercadoria vendida, Descontos comerciais concedidos e os Fretes sobre as vendas.
d) Devoluções de vendas, Descontos comerciais recebidos e os Descontos fi nanceiros concedidos.
e) Impostos sobre as vendas, Devoluções de mercadorias e Descontos sobre as vendas.
5 -

Em relação à Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC), considere as assertivas que seguem:
I - No Brasil, com a modifi cação da Lei nº 6.404/76 pela Lei nº 11.638/07, tornou-se obrigatória para as companhias de capital aberto e para as grandes sociedades.
II - A DFC evidencia as modifi cações ocorridas no saldo de disponibilidades (caixa e equivalentes de caixa) da companhia em determinado período. III - A Lei nº 11.638/07 substitui a DOAR (Demonstração das Origens/Aplicações de Recursos) pela DFC.
IV - As práticas internacionais dispõem que esta demonstração seja segregada em três tipos de fl uxos de caixa: Fluxo Operacional, Fluxo Financeiro e Fluxo de Investimentos.
Está CORRETO o que se afi rma apenas em:

a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II, III.
d) II, III e IV.
e) I, II, III e IV.
6 -

A Receita na área pública está relacionada ao ingresso e a arrecadação. Assim, a Receita Orçamentária contempla ingressos fi nanceiros de natureza orçamentária pertencentes ao Estado a serem aplicados em despesa pública. De acordo com o Art. 11 da Lei nº 4.320/64, classifi ca-se a Receita Orçamentária em duas categorias econômicas: Receita Corrente e Receita de Capital. Assinale a alternativa que apresenta apenas Receitas Correntes.

a) Receita Tributária, Receita de Contribuições e Alienação de Bens.
b) Operações de Crédito, Receita Industrial e Receita Agropecuária.
c) Transferências de Capital, Amortizações de Empréstimos e Transferências Correntes.
d) Receita Patrimonial, Receita Industrial e Transferências Correntes.
e) Alienação de Bens e Amortizações de Empréstimos.
7 -

Considera-se Despesa Orçamentária os dispêndios fi xados e especifi cados na lei do orçamento e/ou na lei dos créditos adicionais, previamente autorizados pelo povo, representado pelo poder legislativo, instituídos com base nas normas legais. A Lei nº 4.320/64 apresenta em seu Art. 12 a classifi cação das Despesas nas categorias econômicas: Corrente e Capital. Aponte a alternativa que apresenta apenas Despesas de Capital.

a) Despesa de Pessoal e Despesa de Material de Consumo.
b) Despesa com o pagamento do principal de operações de créditos contratadas e Despesa com o planejamento e a execução de obras.
c) Juros da Dívida e Alienação de Bens.
d) Pagamento de serviços prestados e Aquisição de Imóveis já em utilização.
e) Serviços de Terceiros e Aquisição de Bens.
8 -

O Orçamento Público é o ato administrativo, revestido de força legal que estabelece um conjunto de ações a serem realizadas, durante um determinado período de tempo. Deve compreender o montante de recursos a serem arrecadados pelos órgãos e entidades públicas e fi xar o montante dos recursos a serem aplicados pelos mesmos na realização/manutenção dos serviços públicos. Para a elaboração do orçamento deverão ser observadas primícias, orientações e recomendações. Em relação a estes Princípios que norteiam o Orçamento Público, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Segundo o princípio denominado de Orçamento Bruto, todas as receitas e despesas constarão na Lei Orçamentária pelos seus totais. Vedadas quaisquer deduções.
b) Mediante o princípio da exclusividade, a Lei do Orçamento conterá, exclusivamente, a previsão da receita e a fi xação da despesa, não podendo conter dispositivo estranho à matéria orçamentária.Com exceção à regra, a autorização para a abertura de créditos adicionais suplementares e a contratação de operações de crédito para a antecipação da receita orçamentária.
c) Correspondendo ao fundamento do princípio da legalidade relacionado à Administração Pública, a peça orçamentária deve seguir os preceitos legais também aplicados à gestão pública.
d) Como a Administração Pública tutela interesses públicos, não se justifi ca o sigilo de seus atos processuais. Desta forma, o princípio da publicidade refere-se à obrigatoriedade de publicação de todos os atos praticados no processo orçamentário.
e) O Princípio Orçamentário denominado de Não afetação da Receita determina que é proibida a vinculação de toda e qualquer receita corrente a órgão, fundo ou despesa.
9 -

O Orçamento percorre diversas etapas, desde o surgimento de uma proposta que embasa um projeto de lei a ser apreciado, emendado, aprovado, sancionado e publicado, passando por sua execução, até o seu acompanhamento e avaliação. Considere as assertivas que seguem abaixo:
I - As fases do Ciclo Orçamentário são: aprovação, execução e avaliação.
II - A etapa da aprovação é caracterizada pela discussão e votação da proposta orçamentária pelo poder legislativo.
III - A última etapa do Ciclo Orçamentário é a execução, na qual são registradas e contabilizadas as fases de realização da receita e despesa pública.
IV - A fase de avaliação é fundamentada no acompanhamento do processo de execução orçamentária, consolidando, assim, o controle, que poderá ser interno ou externo.
Está CORRETO o que se afi rma apenas em:

a) I e II.
b) II e III.
c) II e IV.
d) III e IV.
e) I e III.
10 -

O planejamento é a primeira etapa em qualquer processo de gestão, seja na entidade pública ou na empresa privada, pois por meio dele serão traçados as intenções, as expectativas, o futuro projetado para essa entidade ou empresa. A Constituição Federal, em seu Art. 165, determina os instrumentos do processo de planejamento orçamentário brasileiro: o Plano Plurianual (PPA ), a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA ). A respeito dos itens citados, assinale a alternativa CORRETA:

a) A LOA estabelece de forma regionalizada diretrizes, objetivos e metas da administração para as despesas de capital e outras decorrentes para a realização dos programas de duração contínua.
b) A responsabilidade para elaboração do PPA e LDO é do poder executivo, por meio de lei federal, assim como sua aprovação.
c) A LOA estabelecerá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício fi nanceiro subsequente.
d) O PPA compreenderá os programas de trabalho do governo e a política de aplicação das agências fi nanceiras de fomento.
e) A LDO orientará a elaboração da lei orçamentária anual e disporá sobre as alterações na legislação tributária.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.