ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - Relações Públicas - UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) - 2016

Relações Públicas
1 -

A Resolução Normativa Nº 43, de 24 de agosto de 2002, contém a definição das funções privativas e as atividades específicas do profissional de Relações Públicas. Com base nessa Resolução, é INCORRETO afirmar que

a) todas as ações de uma organização de qualquer natureza, para estabelecer e manter, pela comunicação, a compreensão mútua com seus públicos são consideradas de Relações Públicas e, portanto, não se subordinam a nenhuma outra área ou segmento.
b) a aplicação de conceitos e técnicas de comunicação estratégica, comunicação dirigida e comunicação mercadológica caracterizam a profissão de Relações Públicas.
c) implantar, coordenar, desenvolver e dirigir ações em órgãos públicos que tenham por objeto a comunicação pública ou cívica são funções do profissional de Relações Públicas.
d) as relações públicas são definidas como uma filosofia administrativa organizacional, com funções administrativas de direção e de comunicação, independentemente de nomenclaturas de cargos e funções que venham a ser adotadas.
2 -

Considerando as disposições da Resolução Normativa Nº 43, de 24 de agosto de 2002, sobre as variações da Auditoria de Opinião, avalie as seguintes afirmações:

I. A auditoria ou pesquisa de risco é um método que identifica, mede e prioriza os riscos para possibilitar a focalização nas áreas auditáveis, imprescindíveis para a operacionalidade da organização.

II. a auditoria ou pesquisa de imagem é uma técnica que objetiva, exclusivamente, a identificação da imagem, mediante o conceito que tem o entrevistado em relação à organização.

III. a auditoria ou pesquisa de clima organizacional é uma técnica que visa identificar os níveis de satisfação e insatisfação do indivíduo e do grupo e que, em seu conjunto, determinam qual o tipo de harmonia ou conflito existente na organização ou parte dela.

IV. a auditoria ou pesquisa de perfil organizacional é um método que pretende identificar as características institucionais, administrativas, políticas e de procedimentos e que, consolidadas, permite que seja formulada a definição sobre a organização.

É CORRETO apenas o que se afirma em

a) II e III.
b) I e III.
c) II, III e IV.
d) I e IV.
3 -

É INCORRETO afirmar que a Resolução Normativa Nº 43, de 24 de agosto de 2002, define

a) organização como um grupamento organizacional seja ele classificado como micro, de pequeno, médio ou de grande porte e de qualquer ramo de atividade, público, privado ou misto, com ou sem fins lucrativos.
b) comunicação corporativa como aquela com as mesmas características e objetivos da comunicação institucional, com a particularidade de estar ligada exclusivamente à alta administração das organizações.
c) prognóstico como a execução de ações que permitam antever o desfecho ou o encaminhamento de determinada questão.
d) diagnóstico como a execução de ações que permitam o conhecimento ou a determinação das causas que gerarão distúrbios nas organizações.
4 -

Associe as duas colunas abaixo, considerando as etapas de planejamento de eventos elencadas por Cesca (1997).

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 5, 3, 1, 2, 4.
b) 2, 5, 3, 4, 1.
c) 5, 2, 1, 4, 3.
d) 5, 4, 3, 2, 1.
5 -

As normas de cerimonial público e a ordem de precedência devem ser observadas nas solenidades oficiais. Analise as afirmativas sobre as normas acima citadas e coloque “V" para verdadeira e “F" para falsa:

( ) O Presidente da República presidirá sempre a cerimônia a que comparecer.

( ) Os antigos Chefes de Estado passarão antes do Presidente do Supremo Tribunal Federal, desde que não exerçam qualquer função pública.

( ) Têm honras, prerrogativas e direitos de Ministro de Estado os Chefes de gabinete da Presidência da República, Gabinete Civil, Serviço Nacional de Informações, Estado – Maior das Forças Armadas, e, nessa ordem, passarão após os Ministros de Estado.

( ) No respectivo estado, o Governador, o Vice-Governador, o Presidente do Tribunal de Justiça, o Presidente da Assembleia Legislativa terão, nessa ordem, a precedência sobre as autoridades federais.

( ) Quando para as cerimônias militares for convidado o Governador, ser-lhe-á dado o lugar de honra.

Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.

a) V, F, V, V, F.
b) V, V, F, V, V.
c) F, F, V, F, V.
d) V, F, V, F, V.
6 -

Sobre a ordem de precedência nos estados, Distrito Federal e territórios, assinale a afirmativa CORRETA.

a) A precedência entre os governadores dos estados, do Distrito Federal e dos territórios é determinada pela constituição histórica das entidades.
b) Nos municípios, o vereador expressivamente mais votado presidirá as solenidades municipais.
c) Mesmo que no respectivo estado, o Governador, o Vice-governador, o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça não terão precedência sobre as autoridades federais.
d) A precedência entre membros do Congresso Nacional e entre membros das Assembleias Legislativas é determinada pela ordem de criação da unidade federativa a que pertençam e dentro da mesma unidade, sucessivamente, pela data de diplomação ou pelo maior grau de titulação profissional.
7 -

“Chama-se de Escola de Frankfurt ao coletivo de pensadores e cientista sociais alemães formado, sobretudo, por Theodor Adorno, Max Horkheimer, Erich Fromm e Herbert Marcuse (RÜDIGER, 2008, p, 131)”. Considerando a Teoria Crítica desenvolvida pela Escola de Frankfurt, é CORRETO afirmar que

a) a teoria crítica da sociedade, segundo Adorno, deve partir do ataque à raiz da sociedade moderna, pelo desenvolvimento iluminista, pela razão se emancipando do sistema.
b) a perspectiva da sociedade de massa deve ser vista a partir da noção acerca do desenvolvimento da razão, que se desdobra enquanto razão emancipadora e razão instrumental.
c) a indústria cultural está inserida num contexto representado pela fraqueza da sociedade, vertebrada pela racionalidade técnico-instrumental, pela imagem da força e da confiança do indivíduo.
d) no processo de massificação, a teoria crítica cria a possibilidade de uma postura na qual o indivíduo consome cultura de maneira contestatória e irônica.
8 -

Segundo a Lei nº 5377, de 11 de dezembro de 1967, são consideradas atividades específicas das Relações Públicas, EXCETO:

a) A informação de caráter institucional entre a entidade e o público, através dos meios de comunicação.
b) O planejamento e a supervisão da utilização dos meios audiovisuais, para fins institucionais e comerciais.
c) A coordenação e o planejamento de pesquisas da opinião pública, para fins institucionais.
d) O planejamento e a execução de campanhas de opinião pública.
9 -

Cabe à empresa determinar quais públicos escolherá para com eles interagir, definir os objetivos e as expectativas da relação, sua duração e sua importância, bem como as formas de avaliação dessa parceria. Considerando a releitura dos conceitos de público pela conceituação lógica, marque a opção que especifica tal conceituação CORRETAMENTE:

a) público latente; público consciente; público ativo.
b) públicos essenciais; públicos não-essenciais; públicos de redes de interferência.
c) público interno; público externo; público misto.
d) públicos de decisão; públicos de consulta; públicos de comportamento; públicos de opinião.
10 -

Para Kunsch (2009), são princípios indispensáveis para a eficácia da atividade do profissional de relações públicas comunitárias, EXCETO:

a) Reconhecer a complexidade social, verificando como se processa a dinâmica social integrativa dos seus membros, seja no entorno fisicamente delimitado ou no ciberespaço.
b) Conhecer profundamente seu campo e estar apto a aplicar os instrumentos de relações públicas em função da realidade com que vai lidar.
c) Adotar uma perspectiva extensionista de ação, como a defendida por Paulo Freire, desenvolvendo políticas de relações públicas para as comunidades.
d) Valorizar a cidadania e a solidariedade humana, tendo a ética como um princípio balizador, evitando envolver-se com projetos e programas que visem pura e simplesmente a retornos mercadológicos para as empresas promotoras.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.