ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Médico - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Medicina (ENADE)
1 -

Uma mulher com 30 anos de idade se dirigiu ao pronto-socorro, queixando-se de forte dor lombar à direita que irradia para o flanco, fossa ilíaca e grandes lábios da vagina, ipsilateral. Ao exame físico, apresentou sinal de Giordano positivo à direita e foi encaminhada para a realização de ultrassonografia, evidenciando-se cálculos no sistema urinário.

Os cálculos evidenciados na ultrassonografia podem estar localizados

a) no córtex renal.
b) nas pirâmides renais.
c) no córtex renal e na pelve renal.
d) na pelve renal e na junção ureterovesical.
e) nas pirâmides renais e na junção ureterovesical.
2 -

Uma mulher, com 53 anos de idade, peso de 59 kg e altura de 1,56 m, é atendida em ambulatório, apresentando pressão arterial (PA) = 180x 110 mmHg. A paciente relata histórico de hipertensão, controlada com dieta hipossódica e uso de captopril (25 mg/dia) em duas tomadas. Informa que, há dois meses, após episódios de humor marcadamente deprimido, anedonia, astenia, ideação suicida e anorexia, seu médico lhe receitou o uso de venlafaxina (25 mg/dia), potente antidepressivo de última geração, que atua no sistema nervoso central, inibindo a recaptação de serotonina e noradrenalina, tendo aumentado a dosagem progressivamente. A paciente refere que, após o uso da medicação, vem sentindo cefaleia, mal estar abdominal e instabilidade de níveis pressóricos.

Em face desse quadro clínico, a conduta médica correta é

a) substituir o uso de captopril por amlodipino e recomendar a manutenção da dosagem de venlafaxina.
b) receitar fluoxetina em vez da venlafaxina e recomendar a manutenção da dosagem de captopril.
c) receitar um diurético de alça e reduzir a dosagem de venlafaxina, mantendo a dosagem de captopril.
d) receitar um diurético de alça, mantendo as dosagens de venlafaxina e captopril.
e) aumentar a dosagem de captopril e manter a dosagem de venlafaxina.
3 -

Paciente octagenário, portador de doença crônica, incapacitante e incurável, em estado terminal, foi classificado como fora de possibilidade terapêutica.

Considerando o estabelecido no atual Código de Ética Médica (CEM 2009/2010), a integralidade da assistência no Sistema Único de Saúde e o avanço da enfermidade do paciente, o médico deve

a) manter o paciente internado, para assistência espiritual.
b) evitar a obstinação terapêutica e manter as medidas de suporte e os cuidados paliativos.
c) fazer a eutanásia, se o paciente tiver feito um testamento com diretivas antecipadas da vontade.
d) continuar tratando do paciente com terapêuticas experimentais, ainda que não lhe garantam a cura.
e) retirar todas as medidas terapêuticas, mesmo as de suporte e alívio, e dar alta ao paciente, para que aproveite seus últimos momentos com a família.
4 -

Um homem com 62 anos de idade, com diagnóstico de diabetes há dois anos, comparece, acompanhado da filha, a consulta na Unidade Básica de Saúde, por insistência do agente comunitário de saúde, já que havia faltado às duas últimas consultas agendadas e tem feito uso irregular das medicações. O paciente encontrava-se sem queixas, negou poliúria, polidpsia e polifagia. Na última consulta foi prescrito ao paciente Metformina 500 mg após almoço e jantar, e foram recomendadas mudanças no estilo de vida. Ele apresenta postura de negação quanto ao diagnóstico de diabetes, afirmando "não sentir nada para precisar tomar medicação". Relata que está evitando apenas o consumo de doces e que, quando os consome, toma os remédios prescritos. Sua filha explica que, apesar de estar sendo preparada uma dieta separada para o pai em casa, ele come a dieta dele e um pouco da dieta dos outros membros da família. Observa-se que a filha, com 32 anos apresenta sobrepeso. Ao exame físico, apresentou-se com: pressão arterial (PA) = 130 x 85 mmHg; glicemia capilar casual= 289 mg/dl; circunferência abdominal= 110 cm (há 6 meses era 105 cm); índice de massa corporal (IMC) = 31 (anterior 29).

Com base nessa situação, assinale a opção em que se apresenta a abordagem médica adequada para o caso.

a) Associar ao tratamento uma sulfoniureia e encaminhar o paciente ao Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF) para acompanhamento com a nutricionista, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com novos exames.
b) Encaminhar o paciente ao Centro de Assistência Psicossocial (CAPs) para atendimento psicológico, e ao Núcleo de Assistência de Saúde da Família (NASF), para acompanhamento com a nutricionista, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com novos exames.
c) Explicar ao paciente a fisiopatologia da diabetes e suas complicações; iniciar insulinoterapia imediata devido ao valor de glicemia capilar e do aumento de peso; prescrever dieta rígida , com restrição calórica para toda a família, pedindo-lhe que retorne após 3 meses com exames novos.
d) Orientar o paciente sobre os riscos de complicações; e esclarecê-lo acerca da necessidade de se iniciar insulinoterapia, se ele não aderir à medicação oral; prescrever dieta rígida com restrição calórica para perda de peso e aumentar a dose da Metformina para 850 mg, 3 vezes ao dia, pedindo-lhe que retorne em 1 mês com novos exames.
e) Explicar ao paciente a fisiopatologia da diabetes e suas complicações a longo prazo; orientar sobre o mecanismo de ação da Metformina e seus efeitos adversos transitórios; sugerir que a família inteira inicie as mudanças de estilo de vida como forma de apoio a ele, e de prevenção para os outros membros, pedindo-lhe que retorne em 1 mês com novos exames.
5 -

Uma adolescente com 16 anos de idade, primigesta, solteira, com 37 semanas de gestação, é atendida em exame pré-natal. Mostra-se assintomática e afebril. Ao exame obstétrico verificam-se os seguintes resultados: altura uterina = 35 cm; circunferência abdominal = 89 cm; frequência cardíaca fetal = 140 bpm; pressão arterial (PA) = 130 x 85 mmHg; edema de membros inferiores= +/4+.

Os resultados dos exames de rotina pré-natal evidenciam: hemoglobina (Hb) = 11 g/dl; hematócritos (Ht) = 31%; glicemia = 85 mg/dl. O resultado do exame de urina indica a presença de 15 leucócitos por campo.

Nesse caso clínico, o diagnóstico e o medicamento indicado são, respectivamente,

a) infecção urinária; um comprimido de cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 7 dias.
b) bacteriúria assintomática; um comprimido de cefalexina 500 mg a cada 6 horas por 10 dias.
c) bacteriúria assintomática; um comprimido de nitrofurantoína a cada 6 horas por 10 dias.
d) bacteriúria assintomática; um comprimido de nitrofurantoína a cada 6 horas por 7 dias.
e) infecção urinária; um comprimido de sulfametoxazol/trimetoprim 400 mg a cada 12 horas por 7 dias.
6 -

Uma mulher com 28 anos de idade, casada, primigesta, com 12 semanas de gestação é atendida em Unidade Básica de Saúde referenciada para o acompanhamento do seu pré-natal de baixo risco. Durante a anamnese, em sua primeira consulta, mostra-se muito angustiada e insatisfeita com a gravidez, que, segundo ela, não foi planejada.

Considerando a situação da gestante, avalie quais dos seguintes procedimentos devem ser realizados para que ocorra uma consulta satisfatória.

I. Cadastrar a gestante no SisPreNatal e fornecer o Cartão da Gestante devidamente preenchido.

II. Realizar escuta qualificada e atendimento humanizado, para viabilizar o estabelecimento do vínculo médico-paciente e encaminhara paciente para a equipe de atenção básica, priorizando-se o seu acompanhamento psicológico.

III. Pesquisar, durante a anamnese, os aspectos socioepidemiológicos, os antecedentes familiares, os antecedentes pessoais gerais, ginecológicos e obstétricos, além da situação da gravidez atual.

IV. Marcar a próxima consulta de pré-natal da gestante para a semana seguinte à consulta atual.

V. Adiar para a próxima consulta o exame ginecológico/obstétrico, dada a insatisfação da paciente com a gestação.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I,II e V.
c) I,III e IV.
d) II,IV e V.
e) III,IV e V.
7 -

Uma mulher com 54 anos de idade, submetida a avaliação clínica devido a edema de membros inferiores e ascite, relata que, há 15 dias, foi hospitalizada devido a hematêmese e um exame de endoscopia digestiva alta revelou varizes esofágicas. Durante a entrevista de avaliação, a paciente demonstra discreta confusão mental e informa dificuldade para dormir, fadiga durante o dia que a impede de trabalhar. Nega dor abdominal.

Informa ter consumido grande quantidade de bebidas alcoólicas por 20 anos e diz que atualmente usa menos de 3 doses de destilados por semana. Apresenta sorologia positiva para hepatite C. Ao exame clínico, observam-se os seguintes resultados: pressão arterial (PA) = 132 x 80 mmHg; frequência cardíaca (F -C)= 90 bpm; Tax = 37 °C; índice de massa corporal (IMC)= 32. A paciente mostra-se consciente, desorientada e anictérica. Ao exame neurológico, apresenta-se sem déficit motor ou sensorial; os aparelhos cardiovascular e pulmonar apresentam-se sem anormalidades; o abdômen mostra-se distendido e ligeiramente doloroso à palpação, sem visceromegalia; sinal do piparote presente; edema maleolar bilateral (++/4+); presença de telangiectasias na face e região anterior do tórax.

O resultado dos exames complementares nessa ocasião evidenciam:

O quadro clínico apresentado indica

a) cirrose hepática, confirmada pela dosagem sérica das enzimas hepáticas.
b) encefalopatia portossistêmica, confirmada pela dosagem sérica de ureia.
c) hepatocarcinoma, confirmado pelo resultado do exame do líquido ascítico.
d) hipertensão portal, confirmada pelo baixo gradiente de albumina soro/ascite.
e) peritonite bacteriana espontânea, confirmada pelo resultado do exame do líquido ascítico.
8 -

Uma mulher com 25 anos de idade, casada, fumante, procura um posto de emergência hospitalar, queixando-se de fortes dores abdominais, semelhantes a cólicas menstruais. Relata que seus ciclos menstruais são irregulares e está com atraso menstrual. Sua última menstruação foi há dois meses.

A paciente tem histórico de aborto espontâneo e afirma que fez uso de medicamentos para "tentar engravidar". Ao exame físico: apresenta pressão arterial (PA) = 80 x 60 mmHg; frequência cardíaca (FC) = 120 bpm; palidez cutâneo-mucosa. Exame ultrassonográfico demonstra endométrio com 14 mm, massa complexa em região anexial de 5,5 cm de diâmetro e grande quantidade de líquido abdominal livre.

Nessa situação, a conduta médica adequada é

a) realizar laparoscopia, para salpingectomia bilateral e controle do sangramento.
b) realizar laparotomia, para a completa histerectomia e salpingectomia.
c) realizar laparotomia com salpingectomia, para controle do sangramento.
d) observar a paciente por 24-48h e fazer coletas de sangue para verificação de hemograma e reavaliação ultrassonográfica.
e) administrar soro fisiológico com glicose 5% para estabilização da paciente e medicamentos pró-trombóticos, para controlar o sangramento.
9 -

Uma mulher com 36 anos de idade foi a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), queixando-se de mastalgia bilateral. De acordo com seus antecedentes familiares, sua mãe apresentou câncer de mama aos 48 anos de idade. No exame clínico das mamas dessa paciente, não foram notadas alterações.

Diante desse quadro clínico, o médico da UBS, a fim de programar o rastreamento do câncer de mama para essa paciente, deve solicitar

a) mamografia anual.
b) ultrassonografia anual.
c) mamografia a cada 2 anos.
d) ultrassonografia a cada 2 anos.
e) ultrassonografia e mamografia quando ela completar 40 anos.
10 -

Uma mulher com 48 anos de idade, casada, G4P4A0, sexarca aos 13 anos de idade, que já teve 7 parceiros sexuais, queixa-se de leucorreia e sinusiorragia, e relata história pregressa de sífilis e tabagismo. Apresenta lesão cervical uterina exofítica, teste de Schiller positivo e NIC III como resultado de exame de citologia oncótica e biópsia de colo uterino. No retorno à consulta para apresentar seus exames, a paciente alega que seu esposo possui lesão peniana e que se recusa a ir ao médico.

Nessa situação, a conduta médica adequada é

a) realizar a cauterização de colo uterino e solicitar o comparecimento do marido na próxima consulta médica.
b) realizar a cauterização de colo uterino e recomendar que leve o marido para o urologista.
c) indicar uma conização do colo uterino e solicitar o comparecimento do marido na próxima consulta médica.
d) indicar uma histerectomia total à paciente e recomendar que o marido vá ao urologista.
e) indicar uma histerectomia parcial e orientar a paciente a levar o marido para o urologista.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.