ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Assistente Social - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Serviço Social (ENADE)
1 -

Considerando que, para a efetivação de sua ação, o/a assistente social aciona um instrumental técnico-operativo, avalie as afirmações a seguir.

I. A dimensão teórico-metodológica da formação desse profissional tem prioridade sobre a dimensão técnico-operativa, pois fundamenta a prática profissional, seguida pela dimensão ético-política, que analisa e investiga novas demandas.

II. A instrumentalidade do Serviço Social sofre as determinações da dinâmica social, da qual emanam as demandas para as instituições nas quais a/o assistente social atua.

III. Os instrumentos e técnicas utilizados pelas/ pelos assistentes sociais colaboram par a uma atuação que pode reforçar tanto as ideias dominantes da burguesia, quanto o poder de reivindicação da classe trabalhadora, a depender de seus posicionamentos ético-políticos e teórico-metodológicos.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
2 -


A partir do fragmento do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O controle social pode ocorrer via políticas públicas e, na perspectiva das classes subalternas, envolve sua capacidade de interferir na gestão pública, mediante disputa pela construção da hegemonia.

PORQUE

II. Segundo a perspectiva gramsciana, o controle social é balizado por uma correlação de forças contraditórias e exercido, de um lado, pelo Estado e, por outro lado, pela sociedade civil.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.

3 -

Em face das expressões da questão social como a abordada na pesquisa, ajo assistente social deve

a)

pautar-se sempre pela defesa dos direitos da criança, por serem respaldados pelo ECA, em detrimento dos direitos das mulheres, visto que são adultas em condições de enfrentar suas responsabilidades perante os órgãos dos poderes Executivo e Judiciário.

b)

considerar que a colocação das crianças nascidas de mães usuárias de drogas em família substituta deve ocorrer em caráter excepcional, cabendo ao poder público assegurar o direito da criança de ser criada no seio de sua família biológica, disponibilizando acesso aos serviços de saúde, assistência social e outros direitos sociais.

c)

assegurar, nos relatórios enviados ao sistema judiciário, o conjunto das informações obtidas a respeito das mulheres gestantes ou mães usuárias de drogas para garantir a proteção à criança e sua colocação em família substituta, em ambiente livre de pessoas dependentes de qualquer droga.

d)

sistematizar as informações acerca do cotidiano dessas mulheres e buscar o trabalho conjunto com os órgãos de gestão e de justiça para garantir a proteção integral à criança, colocando-a de imediato em família substituta, uma vez que a criança, por não poder falar por si, deve ser o sujeito a ser considerado nessa questão.

e)

buscar, a partir do princípio de que o direito da criança não concorre com o direito da mãe, mas são complementares, articular a rede de serviços para viabilizar o acolhimento imediato da criança em abrigos até que seja comprovada a total abstinência da mãe em relação ao uso das drogas.

4 -

Considerando as variadas situações com que a/o assistente social se depara, avalie as afirmações a seguir.

I. A/O assistente social deve contribuir para a criação de mecanismos que possam desburocratizar a relação das instituições com as/os usuárias/os.

II. A/O assistente social deve acatar as determinações institucionais, mesmo que a decisão tomada fira os princípios e diretrizes do Código de Ética da/do Assistente Social.

III. A/O assistente social deve integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais em que trabalha, de modo a avaliar condutas profissionais e políticas institucionais.

IV. A/O assistente social deve ser solidário com outros profissionais, respeitando normas e quaisquer condutas das outras profissões, eximindo-se de denunciar atos que firam direitos sociais.

V. A/O assistente social deve garantir às/aos usuárias/os do serviço social informação e promover discussão a respeito das situações adversas apresentadas, respeitando democraticamente as decisões tomadas.

É correto apenas o que se afirma em

a) I,II e IV.
b) I,III e V.
c) I,IV e V.
d) II,III e IV.
e) II,III e V.
5 -

Com relação ao trabalho da/do assistente social como gestor/a social, avalie as afirmações a seguir.

I. A utilização de indicadores sociais permite o monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas.

II. Os indicadores sociais contribuem para o trabalho de planejamento, implementação, execução e avaliação dos programas, projetos e serviços sociais.

III. Os indicadores sociais constituem objetos de controle, contrapondo-se à gestão democrática.

É correto o que se afirma em

a) II, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I e III, apenas.
e) I,II e III.
6 -

Com base no texto apresentado e na direção ético-política hegemônica da profissão na contemporaneidade, avalie as afirmações a seguir.

I. O Serviço Social responde às demandas igualitárias das classes nas relações de produção, em conformidade com as diretrizes da globalização.

II. O Serviço Social define estratégias profissionais e políticas com o propósito de reforçar os interesses sociais da classe trabalhadora, para além das necessidades materiais.

III. O Serviço Social contribui com a divulgação das formas de consciência social vinculadas à produção espiritual que se ancora em concepções religiosas.

IV. O Serviço Social constrói alternativas profissionais de reprodução dos meios de produção direta, no sentido de englobar mercadorias, consumo e distribuição.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
7 -

Considerando as ideias do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A dimensão investigativa é princípio constitutivo da formação profissional e condição elementar para o trabalho profissional.

PORQUE

II. A dimensão investigativa subsidia a indispensável leitura da realidade no estabelecimento de processos interventivos, criativos e propositivos junto às expressões da questão social, na medida em que possibilita, a partir da problematização e do questionamento, instrumentalizar a ação profissional com indicadores concretos, advindos da realidade social.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8 -

No que se refere ao desenvolvimento de políticas sociais focalizadas na perspectiva neoliberal, avalie as afirmações a seguir.

I. As políticas sociais focalizadas são consideradas as mais eficientes e adequadas para a concepção da política econômica neoliberal por terem como alvo as famílias e os indivíduos mais pobres.

II. A focalização de políticas sociais é uma forma ideológica pela qual o sistema capitalista vem desenvolvendo estratégias importantes na busca da universalização de direitos sociais no campo da previdência social.

III. A focalização de políticas sociais divide os trabalhadores em diferentes categorias (miseráveis, pobres) e estimula a disputa no âmbito interno da classe trabalhadora para a entrada nos programas de transferência de renda.

IV. As políticas sociais focalizadas transformam o cidadão portador de direitos em cidadãos carentes, pobres e tutelados, por meio da transferência direta de renda cujos critérios de elegibilidade de seus beneficiários baseiam-se na carência.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) I,III e IV.
9 -

Nas discussões sobre o enfrentamento da questão social na contemporaneidade, assistentes sociais de diferentes espaços sócio-ocupacionais têm denunciado o fenômeno da judicialização da questão social associado à criminalização da pobreza, verdadeiro desafio que se apresenta à/ao profissional na luta pela garantia de direitos das/dos usuárias/os dos serviços públicos.

Considerando as possibilidades de atuação profissional, em consonância com o Projeto Ético-político do Serviço Social, assinale a opção correta.

a) A/O assistente social que detém informações sobre a realidade cotidiana das/dos usuárias/os dos serviços sociais, deve sistematizá-las com o objetivo de embasar a tese da judicialização da questão social, negando, sob quaisquer circunstâncias, o recurso ao Judiciário para a efetivação de direitos fundamentais e sociais.
b) A/O assistente social que detém informações relacionadas às/aos usuárias/os das instituições que prestam serviço social, deve disponibilizá-los às/aos gestoras/es e conscientizar as/os usuárias/os de sua responsabilidade pelas situações de carência que enfrentam.
c) A/O assistente social que detém informações sobre as condições de vida da/o usuária/o de serviços sociais, bem como as violações de seus direitos, deve sistematizá-los na perspectiva do fortalecimento da luta coletiva pela garantia de direitos.
d) A/O assistente social que detém informações sobre o cotidiano das/dos usuárias/os de serviços sociais, deve acatar todas as solicitações dos órgãos do sistema de justiça, ainda que isso comprometa o sigilo profissional.
e) A/O assistente social que atua na viabilização do acesso das/dos usuárias/os dos serviços públicos aos direitos sociais, com base nas expressões cotidianas da questão social, deve buscar articular a rede de serviços sociais para potencializar o processo de judicialização como alternativa de enfrentamento da violação de direitos.
10 -

Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta, a respeito do estudo social.

a)

O estudo social tem como objetivo conhecer a realidade apresentada pelas demandas que chegam às/aos profissionais de Serviço Social, processo metodológico que requer uma atitude profissional de caráter funcionalista.

b)

No campo sociojurídico, cabe ao estudo social fornecer aos autos processuais informações sobre a realidade dos sujeitos, orientado pelos princípios do Código de Ética Profissional, a fim de subsidiar a decisão judicial.

c)

A realização do estudo social requer a utilização de entrevistas, visita surpresa ao domicílio da/do usuária/o do serviço social, observação, análise de documentos e fotografias.

d)

o relatório social é um documento que embasa o estudo social, pois realiza uma descrição interpretativa das expressões da questão social.

e)

O laudo social é um instrumento que contribui para a estruturação do estudo social, por conter informações gerais e livres de sigilo e que podem, portanto, ser socializadas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.