ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Enfermeiro - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Enfermagem (ENADE)
1 -

A integração dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) com os demais serviços de saúde é fundamental para o diagnóstico de situações de risco e ações conjuntas para assistência a usuários de álcool e outras drogas.

Considerando as estratégias para aproximação do serviço de atenção básica de saúde com o usuário de drogas, ao se identificar usuário de crack em situação de risco por doença hipertensiva informada por familiares, deve-se providenciar

a) notificação urgente ao serviço policial.
b) indicação do usuário a grupo terapêutico.
c) imediata solicitação de consulta especializada.
d) visita domiciliar e agendamento de consulta.
e) encaminhamento do usuário ao hospital psiquiátrico de referência.
2 -

A territorialização é uma forma de regionalização inframunicipal e importante estratégia operacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Para sua efetivação, é necessário analisar as condições de vida e saúde da população adscrita, mapear áreas, microáreas e planejar as atividades. Em casos de surtos, o mapeamento dos casos contribui para a análise e tomada de decisão. A tabela a seguir apresenta os casos de diarreia, por bairro de residência, de um município.

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.

a)

A distribuição de casos foi uniforme nos bairros.

b)

O bairro Grajaú apresentou maior incidência de casos.

c)

A maior incidência de diarreia ocorreu no bairro Centro.

d)

o conhecimento dos fatores de risco é irrelevante para a tomada de decisão neste caso.

e)

Os bairros Floresta e Campo Limpo apresentaram, juntos, incidência de diarreia de 10,8%.

3 -

A Lei n. 5.905/1973 criou o Conselho Federal de Enfermagem e os Conselhos Regionais de Enfermagem, órgãos disciplinadores do exercício da profissão de enfermeiro e das demais profissões compreendidas nos serviços de Enfermagem.

Considerando as competências do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Enfermagem, avalie as afirmações a seguir.

I. Compete ao Conselho Federal alterar, quando necessário, o Código de Deontologia de Enfermagem, ouvidos os Conselhos Regionais.

II. Compete aos Conselhos Regionais baixar provimentos e expedir instruções para a uniformidade de procedimento e para o bom funcionamento de suas sedes.

III. Compete aos Conselhos Regionais disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, observadas as diretrizes gerais do Conselho Federal.

IV. Compete ao Conselho Federal expedir a carteira profissional, indispensável ao exercício da profissão no território nacional, a partir da solicitação do Conselho Regional.

V. Compete aos Conselhos Regionais aplicar as penas de advertência verbal, multa, censura e suspensão do exercício profissional e, ao Conselho Federal, ouvido o Conselho Regional interessado, cassar o direito ao exercício profissional dos infratores do Código de Deontologia de Enfermagem.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I, II e V.

b)

I, III e IV.

c)

I, III e V.

d)

II, III e IV.

e)

II, IV e V.

4 -

O termo conflito aparece na literatura acadêmica brasileira, geralmente, em estudos que envolvem relacionamento interpessoal, liderança e comunicação, sendo poucos os que apresentam propostas para o gerenciamento de conflitos.

Considerando o posicionamento do enfermeiro em situações de conflito, avalie as afirmações a seguir.

I. No cotidiano de enfermeiros gerentes, o trabalho é constituído de relações múltiplas interativas: fazer, pensar, cuidar, educar, gerenciar, investigar, ou seja, uma prática integrativa, que requer também tomadas de decisão.

II. Para a redução de conflito, é necessário que o líder de um grupo ouça ativamente e esteja atento para o conteúdo da fala dos demais membros, para os sentimentos expressos e para a relação entre a comunicação verbal e a não verbal; entre as táticas para lidar com conflitos, destacam-se a comunicação assertiva, a negociação, a acomodação, o compromisso, a competição e a colaboração.

III. À frente da gerência da assistência de enfermagem, o enfermeiro deve ser capaz de identificar, analisar e conduzir os conflitos no trabalho de forma individualizada, sem que estes interfiram no serviço prestado por ele e pelos demais envolvidos.

IV. As principais dificuldades que os enfermeiros gerentes enfrentam no que diz respeito à resolução de conflitos justificam-se tanto pela escassez de produção científica sobre o tema, quanto pela difícil identificação de um perfil alternativo de enfermeiro gerente em relação ao modelo autoritário.

V. A gestão de conflitos junto à equipe de enfermagem deve ser confiada a um profissional especializado, haja vista o árduo trabalho na enfermagem, não fazendo a gestão de conflitos parte das atividades do enfermeiro gestor.

É correto apenas o que se afirma em

a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II,IV e V.
e) III,IV e V.
5 -

Um homem com 67 anos de idade, com hiperplasia prostática benigna (HPB) é acompanhado pela equipe de um hospital-escola. O paciente utiliza sonda vesical de demora (SVD) há seis meses, tendo recebido orientações a respeito dos cuidados necessários. Apresentou duas vezes infecção urinária (no 1º e no 5º mês de uso da sonda), ocasionada pelo mesmo agente etiológico e tratada em domicílio. Há três dias, foi internado no hospital-escola e submetido a prostatectomia radical. No 2º dia de pós-operatório foi constatado aumento da temperatura corporal, com temperatura axilar de 38,5 °C, além de turvação da urina.

O aparecimento dos sinais flogísticos sugere a presença de infecção

a) cruzada, visto que o quadro atual, associado à complicação das infecções anteriores, apenas se manifestou após a admissão hospitalar.
b) comunitária, dado o quadro de infecção anterior e a impossibilidade de relacioná-la a qualquer procedimento realizado no hospital-escola.
c) comunitária, já que os sinais flogísticos apareceram durante a internação do paciente, enquanto recebia cuidados exclusivos dos profissionais do hospital-escola.
d) hospitalar, dado o aparecimento dos sinais flogísticos após 48 horas de internação, e, possivelmente, está relacionada ao tratamento domiciliar das primeiras infecções.
e) hospitalar, visto que os sinais flogísticos apareceram nas primeiras 72 horas de internação, associados a procedimentos realizados após a admissão hospitalar.
6 -

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir, acerca de possíveis causas congênitas de microcefalia.

I. Trauma disruptivo, como o acidente vascular encefálico hemorrágico, pode causar microcefalia.

II. A microcefalia pode ser causada por doenças infecciosas como sífilis, toxoplasmose e rubéola.

III. O efeito teratogênico do álcool pode provocar microcefalia.

IV. Fetos de mulheres com diabetes materna mal controlada podem apresentar microcefalia.

V. A microcefalia pode ser provocada pela hipertensão arterial materna.

É correto apenas o que se afirma em

a)

IV e V.

b)

I, II e III.

c)

I,IV e V.

d)

II, III e V.

e)

I, II, III e IV.

7 -

Considerando a semiotécnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.

II. A preparação alcoólica para a higienização das mãos pode apresentar-se sob a forma líquida, contendo álcool na concentração de 50% a 70%, e sob a forma de gel e espumas, com álcool na concentração mínima de 70%.

III. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimentos; após situações que envolvam o risco de exposição a fluidos corporais do paciente; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas a ele.

IV. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição a agente biológico, deve haver um lavatório exclusivo provido de água corrente, sabão líquido, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e IV.
d) I, II e III.
e) II,III e IV.
8 -

Um menino com 8 anos de idade, internado em uma unidade pediátrica, recebeu a prescrição de 0,75 mg de digoxina por via intravenosa. Após a administração do medicamento, a criança ficou agitada e começou a vomitar. O enfermeiro detectou que haviam sido administradas três ampolas, cada uma delas com 2 ml, contendo 0,25mg/ml de digoxina, conforme registrado no dispensário de medicações.

A partir dessas informações, conclui-se que houve

a) erro de omissão, pois o enfermeiro deveria ter supervisionado o preparo e a administração do medicamento. Estratégias para prevenir este tipo de erro incluem a supervisão direta e a dupla checagem das prescrições e diluições.
b) erro de preparo, pois a diluição do medicamento foi incorreta. Deve-se buscar o desenvolvimento de programas de educação centrados nos princípios gerais da segurança do paciente e no treinamento da equipe multiprofissional nas diferentes etapas do preparo e da administração de medicamentos.
c) erro de prescrição, pois o médico prescreveu uma dose errada para paciente pediátrico. Deve-se capacitar a equipe de enfermagem, de forma a impedir a administração de doses erradas.
d) erro de administração, pois a criança apresentou reações após a administração do medicamento. Devem ser tomadas medidas para o registro correto do preparo e da administração do medicamento, bem como de eventuais reações.
e) erro de dose, pois foi administrada uma dose diferente da prescrita. Deve-se instituir a prática de dupla checagem, por dois profissionais, dos cálculos de diluição, do preparo e da administração de medicamentos.
9 -

O contexto hospitalar historicamente é visto como espaço de cuidados orientados por tecnologias leves-duras e duras. Estudos recentes apresentam experiências e evidências da associação de tecnologias leves aos cuidados dispensados aos pacientes hospitalizados e seus familiares. Entre essas tecnologias leves de cuidado, destacam-se as ações de educação em saúde.

Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

a)

As abordagens conservadoras produzem mais impacto positivo que as progressistas, no âmbito da educação em saúde.

b)

A incorporação de ações de educação em saúde deve partir de processos de educação permanente do enfermeiro que contribuam para o desenvolvimento de competências que incorporem metodologias ativas de aprendizagem.

c)

A educação em saúde, embora consolidada como importante estratégia de promoção da saúde no âmbito da atenção secundária e da atenção terciária, ainda não é reconhecida no âmbito da atenção primária.

d)

o desenvolvimento do cuidado de enfermagem centrado no indivíduo é o objetivo das estratégias de educação em saúde, como a superação de queixas de origem orgânica, conduta indicada ao tratamento de pessoas hospitalizadas com diagnóstico de doença crônica.

e)

Os processos de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem devem ser orientados essencialmente pelas necessidades expressas pelos membros das categorias profissionais relacionadas à área, sendo desenvolvidos em diferentes formatos, tais como cursos de curta duração, especializações, mestrados e outros.

10 -

A equipe de saúde da Vila Olímpica é chamada para socorrer um atleta de levantamento de peso, com 25 anos de idade, encontrado no chão, inconsciente e sem movimentos respiratórios. Após o reconhecimento de parada cardiorrespiratória (PCR), o enfermeiro pôs em prática as diretrizes para ressuscitação cardiopulmonar, de 2015, da American Heart Association.

A respeito da conduta adequada do enfermeiro nessa situação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O enfermeiro deve apoiar-se sobre o tórax do atleta em PCR, entre as compressões, para estimular o retorno da parede do tórax.

PORQUE

II. O retorno da parede do tórax cria uma pressão intratorácica negativa relativa que promove o retorno venoso e o fluxo sanguíneo pulmonar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b)

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c)

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d)

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e)

As asserções I e II são proposições falsas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.