ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Fonoaudiólogo - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Fonoaudiologia (ENADE)
1 -

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca do uso de símbolos em terapias fonoaudiológicas.

I. Os símbolos devem estar relacionados aos seus significados convencionais.

II. Os símbolos devem ser incorporados em situações contextualiza das nas terapias fonoaudiológicas.

III. Os símbolos selecionados para o trabalho terapêutico devem atender às necessidades comunicativas individuais do cliente.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, a penas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
2 -

Na agenda das equipes de Saúde da Família, as ações de matriciamento devem priorizar o diálogo entre os profissionais da rede básica, para identificar demandas dos serviços. A partir dessa discussão, as equipes definem em conjunto as situações-objeto de intervenção do Apoio Matricial, em relações dialógicas e horizontalizadas.

Considerando essas informações e a atuação do fonoaudiólogo na promoção da saúde do trabalhador, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo deve atuar na organização da atenção básica e na Rede de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores, restrigindo sua atuação a procedimentos de baixa complexidade.

II. A triagem e o encaminhamento para avaliação e diagnóstico audiológicos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, são atribuições do fonoaudiólogo.

III. A organização dos fluxos de referência e contrarreferência na rede de saúde, de modo a garantir o cuidado resolutivo e de qualidade, faz parte da atuação do fonoaudiólogo.

IV. Cabe ao fonoaudiólogo desenvolver ações de promoção e proteção da saúde, de vigilância e assistência, preservando o vínculo do trabalhador com a equipe de referência.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.
b) III e IV.
c) I, II e III.
d) I,II e IV.
e) II,III e IV.
3 -

Pessoas idosas têm procurado, cada vez mais, o atendimento na Otoneurologia, tanto para diagnóstico como para reabilitação das alterações do equilíbrio. As queixas de vertigem e/ou tontura, além dos relatos de quedas, são frequentes nesse grupo.

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. As alterações e as doenças metabólicas, vasculares e ortopédicas podem ser causas das queixas labirínticas pelos idosos.

II. O decréscimo fisiológico do controle do equilíbrio é um fator predisponente às quedas e refere-se à perda gradual das funções envolvidas nos processos centrais e sensitivos de propriocepção, visão e vestibulares nos idosos.

III. A demência vascular, a hidrocefalia com pressão normal e as síndromes parkinsonianas associam-se a alterações da marcha, que são responsáveis pelas quedas dos idosos.

IV. A reabilitação vestibular ativa em idosos costuma ter baixa efetividade devido ao processo fisiológico de envelhecimento e à ausência de neuroplasticidade.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
4 -

Um recém-nascido pré-termo, com 32 semanas de idade gestacional e peso de 1330 g, foi encaminhado ao setor de alto risco na UTI neonatal e entubado, em razão de problemas respiratórios. Após 20 dias, superadas as dificuldades respiratórias, o recém-nascido foi transferido para o setor de risco intermediário, em uso de sonda orogástrica para a alimentação. Na avaliação fonoaudiológica, manteve-se sonolento, com reflexo de busca inconsistente, sucções irregulares e língua posteriorizada.

Nesse caso, a conduta fonoaudiológica a ser adotada é

a) introduzir alimentação por via oral e reduzir o complemento por sonda orogástrica.
b) encaminhar o recém-nascido a videodeglutograma, antes de iniciar a intervenção fonoaudiológica.
c) incentivar o aleitamento materno para melhorar o padrão de sucção e o posicionamento da língua.
d) incentivar o aleitamento materno para garantir que o recém-nascido se mantenha em estado de alerta.
e) realizar estimulação oral por intermédio da sucção não-nutritiva, com dedo enluvado ou mama vazia.
5 -

Um menino com 9 anos de idade, aluno do 4º ano do ensino fundamental, foi levado pela mãe para avaliação fonoaudiológica. Ela relata que o filho é muito desastrado, costuma esbarrar nos objetos, queixa-se de dores de cabeça ao estudar e não gosta de escrever. Na avaliação fonoaudiológica, observou-se leitura silabada, trocas na escrita por traço de sonoridade, espelhamento de letras, inversão de letras nas sílabas e de sílabas nas palavras, dificuldade na organização de ideias para formar um texto e trocas na fala, como gato →/'Katu/, bolo → /'polu/, zebra → /'seba/ e janela → / ¿a'nεla/.

Com relação a esse caso, avalie as condutas descritas a seguir, a serem adotadas pelo fonoaudiólogo.

I. Encaminhar o menino para avaliação neurológica, oftalmológica e otorrinolaringológica, a fim de se investigar possíveis alterações.

II. Trabalhar os processos de dessonorização, fazendo correspondência fonema-grafema.

III. Orientar a família a incentivar a leitura e a escrita fora do contexto escolar.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
6 -

Um homem com 27 anos de idade, professor do ensino fundamental há cinco anos, foi encaminhado ao fonoaudiólogo pelo médico otorrinolaringologista, que diagnosticou nódulos vocais bilaterais e fenda triangular do tipo médio-posterior. Na consulta com o fonoaudiólogo, ele relatou rouquidão; falhas na voz; fadiga vocal; perda de potência da voz, principalmente no final da semana; dores na região cervical; e 5 episódios de afonia.

Com base nesses dados conclui-se que

a) as estratégias terapêuticas devem promover a adequação do comportamento vocal e a reabsorção da lesão nodular.
b) o desenvolvimento de nódulos vocais, alteração prevalente no sexo masculino, resultou do exercício de profissão considerada como fator de risco: o magistério.
c) a presença da fenda triangular médio-posterior, causada pela tensão ou esforço à fonação, evidencia tratar-se de um caso de disfonia funcional.
d) a reabilitação mediante o uso de técnicas de relaxamento corporal é suficiente, uma vez que o tipo de lesão apresentada resultou de tensão associada à fonação.
e) as técnicas de força-empuxo e ataques vocais bruscos devem ser utilizadas para a coaptação glótica.
7 -

A Resolução n. 492/2016, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, dispõe sobre a atuação do profissional fonoaudiólogo diante de casos de disfagia, como, por exemplo, a realização de aspiração das vias aéreas antes, durante ou após a execução de procedimentos fonoaudiológicos, quando necessário.

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a realização de aspiração das vias aéreas é necessário e suficiente o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual: luvas estéreis, capote, gorro, óculos e máscara.

PORQUE

II. A aspiração de vias aéreas superiores é um procedimento invasivo que deixa o fonoaudiólogo susceptível ao contato com secreções do indivíduo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
8 -

Uma mulher com 33 anos de idade foi atendida em um Serviço Ambulatorial de Saúde Auditiva para adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI). Ela tem grande dificuldade de reconhecer a fala em ambientes ruidosos e se queixa de leve zumbido de pitch agudo bilateral. Na avaliação audiológica inicial, evidenciou-se perda auditiva sensorioneural bilateral de configuração descendente, os limiares variaram de 35 dB em 250 Hz a 90 dB em 8 000 Hz à direita e de 40 dB em 250 Hz a 85 dB em 8 000 Hz à esquerda. A cliente relatou já ter feito uso de AASI intracanal, que apresentava eco no som amplificado, o que a levou a desistir de usá-lo. Atualmente, trabalha como recepcionista em uma empresa e teme perder o emprego devido à sua condição auditiva. Relata, ainda, sentir muita vergonha de usar o AASI, pela questão estética e por receio de ser discriminada.

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O AASI selecionado deverá ser do tipo retroauricular com receptor no canal.

PORQUE

II. O aparelho retroauricular com receptor no canal possui flexibilidade nos parâmetros de amplificação e recursos tecnológicos, além de atender às necessidades estéticas pelo seu tamanho reduzido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.
9 -

As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nos últimos anos, a avaliação dessas habilidades, por meio dos testes de processamento auditivo, tem contribuído para a intervenção fonoaudiológica nas diferentes fases do ciclo de vida.

Considerando a influência do processamento auditivo na aprendizagem escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. O baixo desempenho escolar de crianças com transtorno de processamento auditivo está relacionado às dificuldades de interpretação do que elas ouvem, principalmente em ambientes com sons competitivos e ruidosos.

II. Crianças com transtorno de processamento auditivo têm dificuldade para identificação da ideia principal de um enunciado e baixa capacidade de interpretação de palavras, frases, anedotas, metáforas, trocadilhos e analogias.

III. A avaliação do processamento auditivo surgiu como um meio de esclarecer manifestações auditivas que os testes convencionais não conseguiam explicar, pois, na maioria das vezes, apesar dos resultados dos testes convencionais serem compatíveis com a normalidade, persistiam queixas relativas ao uso funcional e eficiente da audição.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
10 -

Um homem com 40 anos de idade que trabalha, há aproximadamente 20 anos, em uma usina de cana-de-açúcar, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região com queixa de zumbido e dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos.

Nessa situação, a conduta a ser adotada pelo fonoaudiólogo da UBS é

a) encaminhar o trabalhador à Vigilância Epidemiológica do município para a notificação do caso, pois trata-se de perda auditiva relacionada ao trabalho.
b) encaminhar o trabalhador a um serviço de saúde ocupacional do município, por intermédio de guia de referência e contrarreferência.
c) realizar triagem auditiva na UBS para caracterizar a Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados.
d) realizar acolhimento na UBS e encaminhar o trabalhador para o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, por intermédio de guia de referência e contrarreferência.
e) realizar acolhimento do trabalhador na UBS e preencher a ficha de investigação de Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.