ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) - Médico Veterinário - INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - 2016

Medicina Veterinária (ENADE)
1 -

O crescimento da avicultura no Brasil favorece o desenvolvimento econômico, mas também provoca problemas no manejo dos resíduos da produção dessas aves, especialmente nas incubadoras, que requerem níveis de biossegurança mais elevados. O quadro a seguir mostra o perfil de cinco empresas e o destino dado aos seus resíduos.

Considerando as informações apresentadas, a melhor alternativa econômica para a comercialização dos resíduos avícolas dos incubatórios pela indústria é

a)

converter os resíduos em adubo orgânico.

b)

destinar os resíduos a aterros terceirizados.

c)

incorporar os resíduos in natura ao solo de parceiros agrícolas.

d)

realizar tratamento dos resíduos, destinando-os a aterros públicos.

e)

terceirizar os serviço de incineração dos resíduos a outros incubatórios.

2 -

Ao analisar o esfregaço sanguíneo de um cão, o médico veterinário observou, pelo microscópico de luz, a imagem a seguir, que lhe possibilitou o diagnóstico de infecção por hematozoário.

Considerando a imagem e os aspectos epidemiológicos e clínicos da hemoparasitose detectada nesse animal, avalie as afirmações a seguir.

I. A hemólise observada nessa enfermidade ocasiona icterícia devido a elevação dos níveis de bilirrubina.

II. A transmissão do agente etiológico para o cão ocorre comumente pela picada de Rhipicephalus sanguineus.

III. A imagem evidencia a presença de Ehrlichia canis, que se mostra como um agrupamento intracitoplasmático denominado mórula, situado, conforme indicado pela seta, no interior de um monócito.

IV. Na fase aguda da doença, o agente etiológico se multiplica no interior das células mononucleares circulantes e do fígado, do baço e dos linfonodos, o que induz a linfoadenomegalia e a hiperplasia linforreticular.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

I e IV.

c)

III e IV.

d)

I, II e III.

e)

II,III e IV.

3 -

A respeito das afecções que causam hipercalcemia em cães, avalie as afirmações a seguir.

I. O prognóstico de cães hipercalcêmicos depende da causa primária e da ocorrência de lesões definitivas nos órgãos afetados, principalmente rins e coração, tendo em vista que várias doenças associadas à hipercalcemia têm cura ou são possíveis de controlar mediante tratamentos a longo prazo.

II. O tCa é definido pela quantidade de cálcio ligado a proteínas plasmáticas, e a sua dosagem permite a avaliação de hipercalcemia/hipocalcemia.

III. O hiperparatireoidismo primano está associado ao aumento do cálcio sérico, e seu diagnóstico definitivo pode ser estabelecido quando as concentrações de paratormônio se encontrarem acima do limite de referência, associadas à hipercalcemia e função renal normal.

IV. A hipercalcemia secundária a neoplasias malignas pode estar associada a mecanismos fisiopatológicos distintos: a produção de fatores humorais pelo tumor, que constitui a síndrome paraneoplásica; a ocorrência de tumores ósseos primários; as metástases de tumores sólidos para os ossos; ou ainda as neoplasias malignas da medula óssea.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

II e III.

c)

III e IV.

d)

I,II e IV.

e)

I, III e IV.

4 -

Com base no texto e nos princípios da suinocultura, avalie as afirmações a seguir.

I. A ocorrência de doença respiratória de origem viral em suínos é monitorada por meio de levantamentos sorológicos; pelo isolamento do agente etiológico, quando possível; e por provas imuno-histoquímicas e de biologia molecular.

II. A disseminação e persistência das principais doenças respiratórias de origem infecciosa nos rebanhos suínos está relacionada diretamente ao elevado índice de inseminação artificial utilizada como técnica de reprodução na suinocultura brasileira.

III. A síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos é uma doença viral que causa perdas econômicas especialmente em países da Europa, Ásia, América do Norte e Central. No Brasil, não há evidências dessa doença, sendo importante monitorar constantemente as populações de suínos para evitar a introdução e disseminação do vírus nos rebanhos nacionais.

IV. A pneumonia enzoótica, cujo agente principal é o Mycoplasma hyopneumoniae, introduz-se tipicamente em rebanhos suínos pela aquisição de animais portadores assintomáticos ou subclínicos. Uma vez no rebanho, os animais portadores podem transmitir a enfermidade aos demais animais por contato direto na granja, particularmente, entre fêmeas suínas infectadas e os seus descendentes.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I e II.

b)

II e III.

c)

III e IV.

d)

I,II e IV.

e)

I, III e IV.

5 -

Um felino do sexo feminino, raça siamesa, com peso de 3,5 kg e 5 anos de idade, é atendido em um hospital veterinário. O proprietário relata que o animal vem perdendo peso. Ao exame clínico, constatam-se polaquiúria, disúria, hematúria e, no hemograma, verificam-se uma discreta anemia e um desvio neutrofílico à esquerda. É solicitado ultrassom do abdômen, cujo resultado confirma o diagnóstico clínico de cálculo vesical.

Com relação a esse caso clínico e às doenças do trato urinário em gatos, avalie as afirmações a seguir.

I. Os componentes minerais que mais comumente constituem os urólitos dos felinos são a cistina e o urato.

II. A hematúria verificada no animal pode ser proveniente de uma cistite, como causa secundária à presença de cálculo vesical.

III. O tratamento do urólito vesical confirmado no exame ultrassonográfico pode ser cirúrgico, por cistotomia.

IV. As enfermidades que afetam os rins e/ou os ureteres são classificadas como doenças do trato urinário inferior e as que afetam órgãos cuja localização anatômica seja distal ao ureter, como a vesícula urinária e a uretra, são classificadas como doenças do trato urinário superior.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
6 -

Em relação ao controle da brucelose no Brasil e ao PNCEBT, avalie as afirmações a seguir.

I. A vacina B19, composta por uma cepalisa, pode ser ministrada em fêmeas a partir dos nove meses de idade, sem interferência nos testes sorológicos preconizados pelo MAPA.

II. A vacina RB51, composta por uma cepa rugosa, pode ser ministrada em fêmeas adultas que não tenham sido vacinadas com a B19, sem interferência nos testes sorológicos preconizados pelo MAPA.

III. A vacinação de fêmeas bovinas entre três e oito meses de idade com amostra B19 é obrigatória.

IV. A vacinação de machos bovinos deve ser feita com amostra RB51, já que esta não interfere nos testes sorológicos preconiza dos pelo MAPA.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e II.
b) I e IV.
c) II e III.
d) I,III e IV.
e) II, III e IV.
7 -

A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Levantamentos sorológicos realizados no Brasil revelam que o vírus da leucose bovina, principal responsável pelas linfoproliferações malignas em bovinos, prevalece em alta escala em algumas regiões do país. As manifestações clínicas da forma tumoral da doença se desenvolvem em um percentual minoritário dos animais soropositivos.

II. Bovinos infectados pelo vírus da leucose bovina podem apresentar uma condição hematológica conhecida como linfocitose persistente, que consiste no aumento de linfócitos típicos circulantes por um período mínimo de três meses, sendo esses animais mais predispostos ao desenvolvimento da doença.

III. A leucose enzoótica bovina caracteriza-se por afetar células linfocíticas, determinando processos tumorais em animais jovens.

IV. O tipo de criação e manejo de gado de leite favorece a transmissão do vírus da leucose enzoótica, o que faz com que esse gado apresente maior incidência da doença do que o gado de corte.

É correto apenas o que se afirma em

a)

I.

b)

II e III.

c)

I, II e IV.

d)

I, III e IV.

e)

II, III e IV.

8 -

A respeito dessa enfermidade, assinale a opção correta.

a)

o exame de palpação retal, associado ao histórico do manejo alimentar do animal, é suficiente para o diagnóstico precoce da síndrome cólica em equinos.

b)

A avaliação do fluido peritoneal é um importante método auxiliar para o diagnóstico da síndrome cólica em equinos, pois fornece informações relacionadas à integridade da parede intestinal.

c)

A síndrome cólica pode ser causada por diversas enfermidades que afetam o trato gastrointestinal de equinos, e que podem promover processos obstrutivos com ou sem estrangulamento vascular; o tratamento deve ser cirúrgico em todas as situações.

d)

As medidas de prevenção da cólica em equinos incluem a oferta de maior quantidade de concentrado e a redução da ingestão de volumoso na pastagem, evitando-se a dilatação do estômago, que é pequeno em relação ao segmento intestinal.

e)

A diminuição ou variação no nível de atividade física e as alterações súbitas na dieta e nas condições de estabulação de equinos não constituem fatores predisponentes ao desenvolvimento da síndrome cólica, já que são insuficientes para causar alterações no líquido peritoneal.

9 -


Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.

II. Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.

III. A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.

IV. O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.

É correto apenas o que se afirma em

a) I e IV.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, II e IV.
10 -

Com base no que o PNSA dispõe a respeito da gripe aviária, assinale a opção correta.

a) Há restrições comerciais à vacinação das aves contra a doença, o que afeta a exportação de produtos da indústria avícola.
b) A gripe aviária é considerada doença respiratória de caráter zoonótico, juntamente com a influenza sazonal humana, causada por vírus H1N1.
c) O consumo das carnes e ovos de aves infectadas, por outros animais e humanos, é permitido desde que tenham sido previam ente refrigerados ou congelados.
d) Os casos de gripe aviária detectados no Brasil foram notificados pela unidade local de defesa sanitária animal e determinou-se a eliminação do plantei avícola infectado.
e) Uma vez identificado um foco da doença, deve-se aplicar o Plano de Contingência, que descreve ações para o tratamento das aves doentes e para prevenção da sua disseminação.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.