ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) - Analista Judiciário - Análise de Sistemas - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2016

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Conforme as ideias do texto Elegibilidade dos analfabetos:...,

a) do período colonial até a promulgação da Emenda Constitucional n.º 25/1985, os analfabetos sofreram limitações drásticas no exercício do direito ao voto.
b) o caráter facultativo do voto pelos analfabetos após a promulgação da Emenda Constitucional n.º 25/1985 desfavoreceu, mais uma vez, o exercício do direito ao voto por essa parcela da população.
c) a inelegibilidade dos analfabetos impede que estes gozem dodireito ao exercício pleno da cidadania.
d) Rui Barbosa, no final do século XIX, promulgou a Lei Saraiva e determinou que os analfabetos não teriam direito ao voto.
e) a participação dos analfabetos na vida política nacional é uma reivindicação da população brasileira desde os tempos do Brasil colônia.
2 -

Assinale a opção correta com relação a aspectos linguísticos do texto Elegibilidade dos analfabetos:....

a) No trecho “o direito de voto ao analfabeto” (R. 22 e 23), a substituição da preposição “de” por ao manteria a correção, mas acarretaria ambiguidade a esse trecho.
b) O sentido original e a correção do texto seriam mantidos caso a expressão “Por sua vez” (R.27) fosse substituída por De forma análoga.
c) O termo “reiteradamente” (R.31) modifica as formas verbais das orações “pouco se discute e pouco se discutiu sobre tal direito” (R.30).
d) A expressão “sobre a” (R.1) poderia ser substituída, mantendo-se a correção e o sentido do texto, por a cerca da.
e) Caso a conjunção “Contudo” (R.13) fosse substituída por Porquanto, a correção e o sentido original do texto seriam preservados.
3 -

A correção e a coerência do texto Elegibilidade dos analfabetos:... seriam mantidas caso

a) o ponto que sucede o nome “país” (R.29) fosse substituído por vírgula, com a devida alteração de maiúscula e minúscula.
b) se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “nacional” (R.2).
c) se inserisse uma vírgula logo após o vocábulo “colônia” (R.2).
d) a vírgula que sucede o nome “voto” (R.8) fosse substituída por ponto, com a devida alteração de maiúscula e minúscula.
e) se eliminasse a vírgula empregada logo após o vocábulo “Saraiva” (R.16).

Texto II

4 -

De acordo com as ideias do texto A participação política das mulheres no Brasil:...,

a) a maior disparidade no que diz respeito à participação masculina e à feminina na sociedade ocorre no exercício do poder.
b) a parcela feminina da população ainda sofre muitos preconceitos no mercado de trabalho, a despeito de sua formação acadêmica ser superior em relação à do homem.
c) a eleição de Roseana Sarney e de Benedita da Silva foram determinantes para que, anos depois, Ellen Gracie fosse aprovada pelo Senado Federal como ministra do STF.
d) a baixa representatividade feminina nos poderes constituídos, no Brasil e em países desenvolvidos, justifica-se mormente pelo regime ditatorial a que essas nações foram submetidas na segunda metade do século XX.
e) as mulheres passaram a ser consideradas cidadãs somente na década de 90 do século XX.
5 -

Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto A participação política das mulheres no Brasil:... — indicado entre aspas —, seguido de uma proposta de reescrita desse mesmo trecho. Assinale a opção em que a reescrita, além de manter o sentido da informação originalmente apresentada, também preserva a correção gramatical do texto.

a) “Convém registrar, também, as interrupções na trajetória democrática do país por regimes ditatoriais” (R. 30 e 31): Convém registrarem as interrupções na trajetória democrática do país por regimes ditatoriais
b) “Na entrada do terceiro milênio, o ingresso das brasileiras na política institucional ainda é tímido” (R. 1 e 2): Na entrada do terceiro milênio, as mulheres no Brasil ainda têm receio de ingressar na política institucional
c) “Porém, esse é um quadro que já se mostrou menos animador” (R. 2 e 3): Esse quadro no entanto, já foi menos animador
d) “Seja em cargos eletivos, seja em postos de direção nos órgãos executivos ou no sistema judiciário” (R. 15 e 16): Seja em cargos eletivos, em postos de direção, nos órgãos executivos ou no sistema judiciário
e) “o Brasil está entre as nações que apresentam a mais baixa representação política feminina no Ocidente” (R. 25 a 27): o Brasil é uma das nações cuja representação política feminina é uma das mais baixas no Ocidente
6 -

A correção e o sentido original do texto seriam mantidos caso se substituísse

a) o trecho “que se repete” (R.28) por que repete-se.
b) a expressão “Não obstante” (R.24) por Embora.
c) o artigo “a” (R.33) por na.
d) a conjunção “Porém” (R.2) por Mas.
e) o adjetivo “expressiva” (R.20) por ampliativa

Texto III

7 -

Com base nas ideias do texto O papel da ética no processo eleitoral, assinale a opção correta.

a) Em nações democráticas, os comandos nem sempre emanam de quem tem poder para mandar.
b) É preciso que haja democracia política para que a democracia econômica e a social se concretizem.
c) Nos Estados regidos pelo princípio da soberania popular, o domínio político é um pressuposto raramente aceito.
d) A existência de um regime democrático depende da aceitação e da assimilação, pela população, das leis e das políticas públicas.
e) As eleições constituem a principal condição para o regime democrático.
8 -

Acerca das estruturas linguísticas do texto O papel da ética no processo eleitoral, assinale a opção correta.

a) As ideias originais e a correção do texto seriam mantidas caso a oração ‘por que é que se obedece’ (R. 24 e 25) fosse reescrita da seguinte forma: obedece-se por quê?
b) A oração “para que tenham eficácia” (R. 25 e 26) indica a causa da aceitação e da assimilação das leis e das políticas públicas pela população.
c) Caso se substituísse a expressão “pelo qual” (R.30) por onde, seriam mantidos o sentido e a correção do texto.
d) A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso o sinal de dois-pontos empregado logo após “governo” (R.4) fosse suprimido e se empregasse, em seu lugar, uma vírgula, seguida da conjunção portanto.
e) Caso o sinal de ponto e vírgula logo após “contrário” (R.13) fosse substituído por vírgula, a correção do texto seria mantida.
Redação Oficial
9 -

Assinale a opção correta acerca de aspectos gerais da redação oficial.

a) A uniformidade dos expedientes oficiais é garantida pelo fato de esse tipo de texto voltar-se unicamente à comunicação de assuntos relativos às atribuições dos órgãos públicos.
b) A clareza de uma comunicação oficial, produto de uma revisão cuidadosa de todo o texto redigido, se sobrepõe aos demais aspectos envolvidos nas comunicações oficiais.
c) A formalidade das comunicações oficiais deriva do uso de estilo de linguagem baseado na norma-padrão da língua.
d) A impessoalidade da redação oficial se manifesta na impossibilidade de emprego da primeira pessoa gramatical e pressupõe total ausência de tratamento personalista aos assuntos do texto.
e) A concisão de um texto oficial relaciona-se à sua capacidade de transmitir o máximo de informações empregando o mínimo de palavras.
10 -

No que se refere aos aspectos formais e linguísticos das correspondências oficiais definidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta.

a) Nos textos de redação oficial, é proibido o emprego de linguagem técnica, de neologismos e de estrangeirismos.
b) Expedientes que tenham o presidente da República como emissor, embora não apresentem a identificação do signatário, trazem a sua assinatura.
c) A palavra Respeitosamente é adequada para figurar como fecho de uma comunicação oficial se o emissor e o receptor dessa comunicação forem autoridades de mesmo nível hierárquico.
d) No ofício, informações do remetente, tais como nome do órgão ou setor a que ele pertence, endereço postal, além de telefone e endereço de correio eletrônico, são facultativas, devendo, se presentes, constar do cabeçalho do documento.
e) Na identificação do destinatário do memorando, constam o nome e o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação, diferentemente do recomendado pelo padrão ofício.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.