ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Niterói - RJ (Prefeitura Municipal de Niterói) - Professor II - COSEAC (Coordenadoria de Seleção - Universidade Federal Fluminense) - 2016

Geografia
1 -

Leia o texto abaixo. “Deve-se entrar nas cidades pela periferia. A frase das periferias é a queixa: não moramos em parte alguma, nem fora nem dentro (...). A imensa periferia murmura milhares de mensagens abafadas. Mesmo suas violências, guerras, insurreições, levantes, fomes, assassinatos são divulgados como espetáculos, com a menção: como veem isso não é bom, exige novas regulamentações [...]”. (LYOTARD, Jean-François. Moralidades pós-modernas , Editora Papirus, 1996. Trechos selecionados.) A afirmativa que melhor expressa o sentido do texto é:

a) essas margens das cidades grandes são produtos da expansão desordenada dos espaços urbanos e ainda pouco reconhecidas como parte das metrópoles modernas.
b) a segregação espacial das populações pobres em áreas degradadas das periferias das grandes cidades exige soluções urgentes e prioritárias através de projetos de planejamento urbano.
c) a grande frequência e a forma como a mídia expõe os problemas dos bairros periféricos das grandes cidades leva a uma visão predominante dessas áreas como focos de desordens a serem corrigidas.
d) os problemas dos bairros pobres da periferia e de seus moradores são mostrados como sinais de uma carência irremediável e impossível de ser transformada e/ou incluída na parte ordenada do espaço urbano.
e) a exposição cotidiana de um ambiente de carências e ameaças inquietantes é uma forma, mesmo que ainda indireta e inicial, para a conscientização da necessidade de profundas mudanças na estrutura de organização dos espaços urbanos.
2 -

“O diretor de uma escola em dificuldades, num subúrbio de Paris, expressa em uma entrevista sua amargura pessoal: em vez de se preocupar com a transmissão de conhecimento, ele se tornou, a contragosto, uma espécie de policial de uma ‘delegacia’ [...]”.(BOURDIEU, Pierre. “Contrafogos - táticas para enfrentar a invasão neoliberal”. 1998. Editora Zahar). Em um texto que trata do papel do Estado no modelo capitalista neoliberal, o sociólogo francês Pierre Bourdieu apresenta a situação acima para ilustrar sua crítica à crescente retirada do Estado de certo número de setores da vida social que antes eram de sua responsabilidade, tais como, a habitação pública, a escola pública, os hospitais públicos, entre outros. Utilizando-se da metáfora MÃO DIREITA E MÃO ESQUERDA DO ESTADO, chama a atenção daqueles que pregam “menos Estado” e que “enterram rapidamente o público e o interesse pela coisa pública”, e para a oposição existente no interior do próprio Estado entre os ministérios das finanças, os bancos públicos ou privados, os ministérios da área econômica em geral (a “mão direita”) e o conjunto dos ministérios considerados “gastadores” e seus agentes - os chamados “trabalhadores dos setores sociais” (a “mão esquerda”). Entre as afirmativas do sociólogo apresentadas abaixo a que melhor expressa a oposição representada pela metáfora em destaque é:

a) o neoliberalismo produziu uma situação política na qual se vê um Estado emparedado pelo economicismo estreito e de curto alcance da “visão-de-mundo-do FMI”, que também faz enormes estragos nas relações norte-sul.
b) os chamados “trabalhadores sociais”, agentes de alguns ministérios, são enviados à linha-de-frente para lidar com as questões da pobreza, da criminalidade, da violência, da precariedade das escolas e dos hospitais públicos, precisando desempenhar suas funções em um contexto das insuficiências produzidas pela lógica do mercado, sem que lhes sejam dados os meios de cumprir efetivamente sua “missão”.
c) os ministérios da área econômica e das finanças, obcecados com o equilíbrio financeiro, parecem ignorar frequentemente as consequências sociais decorrentes de necessidades orçamentárias dos ministérios e setores públicos da área social – consideradas excessivamente dispendiosas.
d) na França, o modelo neoliberal conflita em todos os sentidos com a crença no papel do Estado-providência quando por todo tipo de medidas e políticas vem minando ou destruindo as conquistas do walfare state até os anos de 1970.
e) a revolta que se estende entre os “trabalhadores sociais” vai além das questões da desvalorização de seus salários, pois o desprezo por certas funções se traduz primeiro na remuneração mais baixa que lhes é atribuída.
3 -

No mundo atual, a intensificação dos fluxos

migratórios internacionais é acompanhada por um

acirramento de políticas e ações praticadas pelos países

de destino voltadas para o impedimento e/ou diversas

maneiras de contenção da entrada de imigrantes e

refugiados. As migrações internacionais ganham

importância central entre os processos que expressam a

chamada globalização. Em meados da década de 1980, o

então secretário da Organização Mundial para a

Cooperação Econômica e Desenvolvimento abordou a

tendência do crescimento das migrações internacionais

fazendo uma analogia com a seguinte lei elementar da

Física: “Uma corrente elétrica corre mais livremente entre

dois polos quanto maior a potencial diferença entre eles e

quanto mais baixa a resistência do circuito".

Observe abaixo o desenho que representa a lei da

Física citada.

A opção que apresenta uma compreensão

INCORRETA sobre a analogia feita para as

migrações internacionais é:

a) os pontos A e B representam respectivamente os países de imigração e os países de destino dos migrantes.
b) no quadro atual mais geral das migrações internacionais, os pontos A e B representam respectivamente os países pobres que enfrentam sérias dificuldades de oferecer trabalho para as suas populações e os países ais ricos e desenvolvidos onde há mais oportunidades no mercado de trabalho e melhores níveis de remuneração.
c) a “resistência do circuito” tem sido reduzida pela velocidade e avanço dos meios de transportes e o barateamento de seus preços, bem como por uma maior facilidade de comunicação dos que desejam emigrar com seus conterrâneos já estabelecidos nos países de destino.
d) “a resistência do circuito” aumenta na medida em que as leis anti-imigração e o controle das fronteiras nos países ricos vêm se intensificando.
e) os fluxos migratórios se intensificam apesar das restrições à imigração, das políticas de securitização em vários países desenvolvidos e dos enormes riscos para os migrantes; um número crescente de pessoas se deslocam em função das guerras, das prolongadas situações de conflitos de diversas naturezas e do agravamento das condições de pobreza de vastos contingentes da população mundial.
4 -

O modelo predominante de modernização capitalista no campo, inclusive no Brasil, tem sido pautado pelo uso de grande aparato tecnológico, expansão do uso de máquinas e utilização intensiva de produtos químicos. Uma avaliação crítica desse modelo no Brasil coloca em confronto seus aspectos positivos e negativos em termos de produtividade, tamanho da propriedade, impactos socioambientais, custos da produção e qualidade dos alimentos produzidos. Novas formas de produção e consumo têm sido progressivamente valorizadas. Tendo em vista o enunciado, a consideração INCORRETA é:

a) grandes propriedades nem sempre são mais eficientes e produtivas; no Brasil há grandes latifúndios com terra agriculturável subaproveitada; a pequena propriedade no Brasil responde pela maior parte da produção total de alimentos, faz uso mais intensivo daterra e emprega mais trabalhadores.
b) para alguns produtos que exigem maiores cuidados e acompanhamento constante dos agricultores, a pequena produção mostra-se muito mais eficiente e produtiva; em muitos setores o saber camponês é fundamental, epequenos produtores têm grande importância nos sistemas produtivos dos complexos agroindustriais.
c) a pequena produção e a média produção não conseguem ser suficientementemodernizadas; utilizam técnicas mais simples e fazem poucos investimentos, apresentando sempre baixos resultados em termos de produtividade, o que tem gerado a redução de sua importância no conjunto da agricultura brasileira.
d) em algumas metrópoles brasileiras cresce a procura por produtos orgânicos e sem substâncias químicas; formas inovadoras de organização coletiva da venda e da compra de alguns produtos vêm se expandindo e permitem custos e preços menores, quando os produtores estabelecem contato direto com os consumidores.
e) a Revolução Verde impactou o processo de modernização da atividade agrícola no Brasil.
5 -

“O retorno da xenofobia” é o título de um artigo de um cientista social brasileiro que estudou na Alemanha. Segundo o autor, algumas ideias que se tomavam como absurdas, atrasadas ou superadas, “podem novamente vir a ser atuais e modernas. Isso significa que as ideias não morrem pelo simples decurso do tempo e que, em conformidade com o espírito de uma época, podem retornar”. (ANDRIOLI, A. I. Revista Es paço Acadêmico. Ano II, n. 13, Junho de 2002.) Xenofobia é um termo:

a) que expressa a dificuldade da entrada dos imigrantes no mercado de trabalho.
b) usado para designar a supremacia da raça branca.
c) sinônimo de racismo, muito utilizado nos países da União Europeia.
d) de origem grega, formado a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo), que significa aversão a estrangeiros, repugnância a pessoas e/ou coisas provenientes de países estrangeiros.
e) usado na Alemanha para designar o ódio aos judeus.
6 -

As afirmativas que caracterizam e/ou problematizam a crescente “parceria” entre a China e alguns países africanos ou, mais claramente, entre os investidores chineses e os governantes africanos são: I A estratégia chinesa na África não se reduz ao recurso de seu maior interesse - o petróleo. A China se concentra fortemente na exploração de outras matérias -primas e recursos minerais necessários para o crescimento de sua economia. Hoje, mais de 80% do cobalto importado pela China vem da República Democrática do Congo, e quase todo o tabaco do Zimbabwe é exportado para a China. II O avanço chinês na África surpreendeu inicialmente o Ocidente, especialmente os europeus e os americanos que nunca consideraram a África como um continente com grandes oportunidades para investimentos e sim um problema humanitário. III A África está atualmente no centro de um forte jogo de influências e disputas geopolíticas e econômicas, em grande medida em detrimento de maiores ganhos para os países africanos e sua população. IV A China enfrenta alguns obstáculos nos países africanos com maior facilidade que os países europeus, através de uma política de não intromissão nos assuntos nacionais. Por exemplo, o problema do alto grau de corrupção nas políticas dos governantes africanos e a instabilidade social e política que afeta a economia e a sociedade. V A China segue sua expansão em diversos setores da economia de países africanos, tal como a construção civil, apesar de uma visão negativa por parte dos trabalhadores africanos em relação aos chineses, vistos como estrangeiros que tomam o trabalho da população local ou não respeitam os direitos dos trabalhadores africanos subordinados às empresas chinesas. Dos itens acima, estão corretos apenas:

a) II, III, IV e V.
b) I, III e IV.
c) I, III, IV e V.
d) II, III e IV.
e) I, II, IV e V.
7 -

Sobre GENTRIFICAÇÃO é correto afirmar que:

a) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis comerciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.
b) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com maior poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais qualificado que o outro.
c) pode ser entendida como o processo de mudança imobiliária, nos perfis residenciais e padrões culturais, seja de um bairro, região ou cidade. Esse processo envolve necessariamente a troca de um grupo por outro com menor poder aquisitivo em um determinado espaço e que passa a ser visto como mais segregado que o outro.
d) é o processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais e comerciais.
e) é o processo de transformação dos espaços rurais em espaços urbanos, com o crescimento das cidades e das práticas inerentes a elas, como as atividades industriais, comerciais, culturais e políticas.
8 -

A garantia dos direitos humanos universais é

feita por lei, na forma de tratados e de leis

internacionais.

Observe a tabela e o artigo 17 da Declaração dos

Direitos Humanos

1 Todo ser humano tem direito à propriedade, só ou em

sociedade com outros.

2 Ninguém será arbitrariamente privado de sua

propriedade.

No Brasil, se for estabelecida uma relação entre a

estrutura fundiária e o artigo 17 da Declaração dos

Direitos Humanos, é correto afirmar que:

a) a concentração fundiária no Brasil possui duas mazelas fundamentais: a violência e a devastação ambiental.
b) o movimento de concentração de terras foi puxado pelas grandes culturas de exportação, pela expansão do agronegócio e pelo avanço da fronteira agropecuária, em direção à Campanha Gaúcha, impulsionada pela criação de bovinos e pela soja.
c) no Brasil, apesar das inúmeras lutas e revoltas camponesas, da resistência indígena e quilombola, o latifúndio prevaleceu e impôs ao país a condição de um dos recordistas mundiais em monopolização da terra. A Reforma Agrária continua sendo uma luta fundamental por uma sociedade mais justa e democrática.
d) um dos resultados desta profunda iniquidade na distribuição de terras no Brasil é a discrepância da representação política entre camponeses e/ou agricultores familiares (1 deputado para 612 mil famílias entre 1995 e 2006) e grandes proprietários (1 deputado para 236 famílias), uma diferença de 2.587 vezes. Como consequência direta dessa desigualdade, os grandes proprietários não conseguiram obter mais recursos públicos do que os camponeses e agricultores familiares para o financiamento da produção agropecuária.
e) o Censo Agropecuário (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2006) comprovou que houve modificação na concentração da estrutura fundiária do país. Em alguns estados da federação verificou-se significativo aumento de acesso à terra, como em Tocantins, Mato Grosso do Sul e SãoPaulo.
9 -

A Revolução Verde resultou de uma dependência da agricultura em relação à indústria e às corporações, e dependência do agricultor em relação à ciência e à indústria. Mas apesar de tudo não se pode deixar de ressaltar que campo e cidade são interdependentes. Esta interdependência está apresentada na opção:

a) enquanto o campo produz os alimentos que serão consumidos na cidade, nos centros urbanos são produzidos os maquinários, os fertilizantes, os insumos que permitem a melhoria das condições de produção nocampo.
b) o campo produz os alimentos que serão consumidos na cidade, no campo são produzidos os maquinários, os fertilizantes, os insumos que permitem a melhoria das condições de produção na cidade.
c) o campo produz os alimentos que serão consumidos na cidade; nos centros urbanos são produzidos mais alimentos; os fertilizantes e os insumos garantem melhores condições de produção na cidade.
d) a cidade exerce total domínio sobre o campo, pois concentra as indústrias, o comércio e o setor financeiro.
e) o campo é mais importante que a cidade, pois produz os alimentos que a cidade consome; sem essa produção haveria fome na cidade.
10 -

Leia os textos abaixo.

Texto 1

“A acumulação flexível se apoia na flexibilidade dos

processos de trabalho, novos mercados de trabalho, dos

produtos e padrões. Caracteriza-se pelo surgimento de

setores de produção inteiramente novos, novas maneiras

de fornecimento de serviços financeiros, novos mercados

e, sobretudo, taxas altamente intensificadas de inovação

comercial, tecnológica e organizacional. A acumulação

flexível envolve rápidas mudanças dos padrões de

desenvolvimento desigual, tanto entre setores como entre

regiões geográficas, criando, por exemplo, um vasto

movimento no emprego do chamado “setor de serviços",

bem como conjuntos industriais completamente novos em

regiões até então subdesenvolvidas (tais como, a

Terceira Itália, Flandes, vários vales e gargantas de

silício, para não falar da vasta profusão de atividades dos

países recém -industrializados)".

Texto 2

“O que havia de especial no elaborador desta teoria era a

sua visão, seu reconhecimento explícito de que a

produção de massa significava consumo de massa, um

novo sistema de reprodução do trabalho, uma nova

política de controle e gerência do trabalho, uma nova

estética e uma nova psicologia, em suma, um novo tipo

de sociedade democrática, racionalizada, modernista e

populista". (HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. 13 ed. São

Paulo: Edições Loyola.)

As duas formas de acumulação descritas nos textos

acima são, respectivamente:

a) Fordismo e Taylorismo.
b) Fordismo e Pós-Fordismo.
c) Taylorismo e Volvismo.
d) Pós-Fordismo e Fordismo.
e) Pós-Fordismo e Toyotismo.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.