ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 8ª Região (PA e AP) (Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região - Pará e Amapá) - Analista Judiciário - Psicologia - Cebraspe (Cespe) (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília) - 2016

Direito Constitucional
1 -

De acordo com a CF, compete originariamente ao Supremo

Tribunal Federal processar e julgar ação

a)

que verse sobre verbas indenizatórias recebidas pela magistratura comuns a outras carreiras públicas.

b)

ordinária que impugne ato do Tribunal de Contas da União.

c)

cível ajuizada contra o presidente da República.

d)

direta de inconstitucionalidade contra lei do Distrito Federal editada no exercício de sua competência municipal.

e)

tipicamente constitucional ajuizada contra o Conselho Nacional de Justiça.

2 -

De acordo com a CF, compete


a)

aos estados elaborar e executar planos regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social.

b) aos municípios explorar diretamente serviços de radiodifusão.
c) à União legislar privativamente sobre desapropriação.
d) à União legislar privativamente sobre direito financeiro.
e) à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios legislar concorrentemente sobre direito agrário.
Psicologia
3 -

A respeito do transtorno depressivo persistente, assinale a opção correta.

a) Um adolescente pode ser diagnosticado com transtorno depressivo persistente se manifestar humor deprimido diariamente, durante, no mínimo, dois anos.
b) O transtorno depressivo persistente causa menos danos ao desempenho social e profissional de um indivíduo que o transtorno depressivo maior.
c) O transtorno depressivo persistente abarca a consolidação do transtorno depressivo maior crônico e transtorno distímico.
d) A manifestação dos sintomas do transtorno depressivo persistente ocorre apenas tardiamente no indivíduo.
e) Em caso de comorbidade do transtorno depressivo persistente com quaisquer transtornos de personalidade, deve prevalecer o diagnóstico referente ao transtorno de personalidade, já que este configura um quadro irreversível.
4 -

No que concerne ao transtorno de personalidade antissocial, assinale a opção correta.

a) Os indivíduos diagnosticados com transtorno de personalidade antissocial apresentam dificuldade extrema de ser empáticos e tendem a ter autoconceito inflado e arrogante.
b) Os indivíduos diagnosticados com transtorno de personalidade antissocial sentem remorso e vergonha após os episódios de raiva extrema, quando percebem os danos causados a terceiros e a si mesmos.
c) Os indivíduos com transtorno de personalidade antissocial são assertivos em suas carreiras, capazes de planejar o próprio futuro e de agir de forma controlada.
d) Ao manifestar comportamentos agressivos, o indivíduo com transtorno de personalidade antissocial põe em risco a segurança das pessoas a seu redor, mas permanece atento à preservação da própria segurança.
e) É possível realizar o diagnóstico desse tipo de transtorno de personalidade em indivíduos com idade a partir de doze anos.
5 -

Com relação ao transtorno do estresse pós-traumático, assinale a opção correta.

a) Não é possível realizar o diagnóstico do transtorno do estresse pós-traumático em crianças com menos de oito anos de idade.
b) Para que um indivíduo seja diagnosticado com transtorno do estresse pós-traumático, ele precisa ter vivenciado e(ou) testemunhado um evento traumático direta ou pessoalmente.
c) Crianças que tenham sofrido um evento traumático evitam relembrá-lo, por isso o teor de suas brincadeiras não se relaciona a esse tipo de acontecimento.
d) Embora a angústia decorrente do transtorno do estresse pós-traumático afete os sonhos do indivíduo, não é possível estabelecer uma associação clara entre o conteúdo desses sonhos e o evento traumático.
e) O indivíduo com transtorno do estresse pós-traumático, quando apresenta reações dissociativas, age como se o eventotraumático estivesse ocorrendo novamente.
6 -

Assinale a opção correta acerca da esquizofrenia.

a) Em pacientes com esquizofrenia, os delírios suscitados por estímulos externos podem ser de natureza sensorial.
b) Pacientes com esquizofrenia não apresentam delírio de grandeza.
c) Por conseguirem expressar todo seu mal-estar durante um surto, os pacientes com esquizofrenia não apresentam expressão emocional diminuída.
d) Indivíduos com esquizofrenia podem apresentar comportamentos catatônicos, mutismo e estupor.
e) A redução das atividades motoras em pacientes com esquizofrenia caracteriza a manifestação da anedonia.
7 -

Com relação ao transtorno de ansiedade de separação, assinale a opção correta.

a) Cefaleias, dores abdominais, vômitos, tonturas, palpitações, entre outros sintomas somáticos, estão ausentes em indivíduos com transtorno de ansiedade de separação.
b) Se o indivíduo apresentar excessiva preocupação com doenças, deve-se descartar o diagnóstico de transtorno de ansiedade de separação e cogitar possível quadro de transtorno de ansiedade de doença.
c) Uma criança com transtorno de ansiedade de separação não apresenta resistência em se afastar de casa para ir à escola ou a outros lugares onde precise permanecer por curtos períodos.
d) Não há transtorno de ansiedade de separação em indivíduos adultos, já que eles não possuem figuras de apego das quais tenham medo de se separar.
e) Em crianças, sinais de medo ou de ansiedade que persistam por, no mínimo, quatro semanas são sintomas decisivos para se diagnosticar o transtorno de ansiedade de separação.
8 -

Com relação aos transtornos relacionados ao abuso de álcool, assinale a opção correta.

a) Sinais de loquacidade, sensação de bem-estar e humor expansivo não estão associados ao uso de álcool.
b) O abuso de álcool não gera sintomas de depressão respiratória.
c) À medida que aumentam os níveis de álcool no sangue do indivíduo, ele passa a sentir sinais e sintomas de intoxicação cada vez mais intensos.
d) Alguns indivíduos do sexo masculino que apresentam abuso crônico de álcool apresentam também testículos reduzidos. Entretanto, o álcool não tem influência nessa anomalia, mas sim a negligência nutricional.
e) Havendo intoxicação eventual, a ingestão de bebida alcoólica em pequenas doses com frequência diária é sintomadiagnóstico para o abuso de álcool.
9 -

Assinale a opção correta referente à terapia sistêmica familiar.

a) O genetograma é um instrumento exclusivamente voltado para a avaliação intergeracional de uma família.
b) Na avaliação intergeracional, considera-se que algunsroblemas de um ou mais membros de uma família são transmitidos a outras gerações por meio do inconsciente coletivo.
c) No atendimento psicoterapêutico, consideram as crenças e tradições presentes na atual geração da família. As crenças e tradições da geração anterior não influenciam no problema trazido pela família, pois não são transmissíveis a outras gerações dentro da família.
d) O genetograma é utilizado pelo clínico para visualizar tanto a família quanto um de seus membros que tem um problema e que passa a ser identificado como um componente do sistema disfuncional, que é o gerador do problema.
e) O psicólogo baseia-se no eixo vertical para avaliar e determinar os problemas do “paciente identificado” na presentegeração de uma família.
10 -

Em relação aos tratamentos de transtornos alimentares e da obesidade, assinale a opção correta.

a) O acompanhamento terapêutico como recurso para tratamento dos transtornos alimentares demonstra menor eficiência que a hospitalização.
b) Grupos psicoeducacionais não são considerados uma modalidade de tratamento e(ou) de intervenção nos casos de obesidade e bulimia.
c) No tratamento de transtornos alimentares em adolescentes, o envolvimento dos pais deles pode ser prejudicial, já que, frequentemente, as relações entre pais e filhos tornam-seconflituosas durante a adolescência.
d) De acordo com a concepção multidisciplinar, os membros da equipe responsável por um paciente com transtorno alimentar precisam compartilhar das mesmas concepções teóricas e filosóficas a respeito do paciente e da doença.
e) Alterações de humor, condutas autodestrutivas de tipo aditivo e restrições nos interesses e nos investimentos relacionais são alguns fatores que podem agravar um quadro de anorexia ou de bulimia.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.