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Informações da Prova Questões por Disciplina FINEP - Analista - Desenvolvimento de Sistemas - CESGRANRIO - 2011 - Prova Objetiva

Língua Portuguesa

RETRATOS DE UMA ÉPOCA

Mostra exibe cartões-postais de um tempo que não volta mais


                         Em tempos de redes sociais e da presença cada
            vez maior da internet no cotidiano, pouca gente se
            recorda de que nem sempre tudo foi assim tão rápido,
            instantâneo e impessoal. Se os adultos esquecem
5          logo, crianças e adolescentes nem sabem como os
            avós de seus avós se comunicavam. Há 15 dias, uma
            educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um
            grupo de estudantes quais os meios de comunicação
            que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais.
10                 Pois eles já foram tão importantes que eram usados
            para troca de mensagens de amor, de amizade,
            de votos de felicidades e de versos enamorados que
            hoje podem parecer cafonas, mas que, entre os séculos
            XIX e XX, sugeriam apenas o sentimento movido
15       a sonho e romantismo. Para se ter uma ideia de
            sua importância, basta lembrar um pouco da história:
            nasceram na Áustria, na segunda metade do século
            XIX, como um novo meio de correspondência. E
            a invenção de um professor de Economia chamado
20       Emannuel Hermann fez tanto sucesso que, em apenas
            um ano, foram vendidos mais de dez milhões
            de unidades só no Império Austro-Húngaro. Depois,
            espalharam-se pelo mundo e eram aguardados com
            ansiedade.
25                  – A moda dos cartões-postais, trazida da Europa,
            sobretudo da França, no início do século passado
            para o Recife de antigamente, tornou-se uma mania
            que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador
            Liedo Maranhão, que passou meio século colecionando-
30       os e reuniu mais de 600, 253 dos quais estão
            na exposição “Postaes: A correspondência afetiva na
            Coleção Liedo Maranhão”, no Centro Cultural dos
            Correios, na capital pernambucana.
                      O pesquisador, residente em Pernambuco, começou
35        a se interessar pelo assunto vendo, ainda jovem,
            os postais que eram trocados na sua própria família.
            Depois, passou a comprá-los no Mercado São
            José, reduto da cultura popular do Recife, onde eram
            encontrados em caixas de sapato ou pendurados em
40       cordões para chamar a atenção dos visitantes. Boa
            parte da coleção vem daí. [...]
                      – Acho que seu impacto é justamente o de trazer
            para o mundo contemporâneo o glamour e o romantismo
            de um meio de comunicação tão usual no passado
45        – afirma o curador Gustavo Maia.
                      – O que mais chama a atenção é o sentimento
            romântico como conceito, que pode ser percebido na
            delicadeza perdida de uma forma de comunicação
            que hoje está em desuso – reforça Bartira Ferraz, outra
50       curadora da mostra. [...]
        

LINS, Letícia. Retratos de uma época. Revista O Globo, Rio de Janeiro, n. 353, p. 26-28, 1o maio 2011. Adaptado.

1 -

A ideia contida nos dois primeiros parágrafos é a de que

a)

a necessidade de comunicação interpessoal desevolveu-se só com a internet.

b)

os cartões-postais eram, à sua época, considerados cafonas.

c)

a atividade interpessoal realizada hoje pela internet era realizada, antes, similarmente por meio dos cartões-postais.

d)

a importância dos cartões-postais se deveu ao fato de terem sido criados na Europa e, então, trazidos para o Brasil.

e)

os cartões-postais eram o principal meio de correspondência entre os professores na Áustria.

2 -

Pela leitura do texto, infere-se que a época do surgimento dos cartões-postais se caracterizava por

a)

lentidão e fugacidade

b)

vagareza e permanência

c)

indiferença e celeridade

d)

rapidez e solidariedade

e)

pessoalidade e velocidade

3 -

As afirmações abaixo relacionam-se ao professor Emannuel Hermann.

I. Deixou de ser professor de Economia, após vender mais de dez milhões de postais.

II. Inventou os cartões-postais.

III. Nasceu na segunda metade do século XIX.

Está contido no texto o que se afirma em

a)

I, apenas.

b)

II, apenas.

c)

III, apenas.

d)

I e II, apenas.

e)

II e III, apenas.

4 -

Em um cartão-postal, lê-se o seguinte:

"Teu celestial sorriso / Me alegra, encanta e fascina, / Prometendo um paraíso, / Onde serás luz divina:"

A relação entre o trecho destacado e a explicação ao seu lado está correta em:

a)

"Teu celestial sorriso" - o sorriso de quem remete o cartão.

b)

"[...] encanta e fascina" - o destinatário é encantado, fascinado pelo sorriso.

c)

"Prometendo um paraíso" - o remetente infere no sorriso uma promessa.

d)

"Onde serás luz [...]" - a palavra onde remete ao sorriso.

e)

"[...] serás luz divina" - a luz é proveniente do céu e inerente ao paraíso.

5 -

O trecho "Há 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões postais." (l. 6-9) classifica-se como do tipo textual narrativo.

PORQUE

A narração se caracteriza pela apresentação de um evento marcado temporalmente, com a participação dos personagens envolvidos.

Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que

a)

as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

b)

as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

c)

a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

d)

a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

e)

as duas afirmações são falsas.

Pontuação
6 -

Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?

a)

"Há 15 dias, uma educadora no Recife" (l. 6-7)

b)

"indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais" (l, 7-9)

c)

"Para se ter uma ideia de sua importância, basta lem- brar um pouco da história" (l. 15-16)

d)

"tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade - lembra o colecionador Liedo Maranhão" (l. 27-29)

e)

"reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato" (l. 38-39)

Compreensão e Interpretação de Textos
7 -

Cada período abaixo é composto pela união de duas orações.

Em qual deles essa união está de acordo com a norma-padrão?

a)

A exposição que o pesquisador se referiu foi prorrogada por mais um mês.

b)

Mora em Recife o pesquisador que os postais estão sendo expostos.

c)

Os estúdios em que eram elaborados os postais ficavam na Europa.

d)

Foi impressionante o sucesso cuja exposição de cartões-postais alcançou.

e)

O assunto que o pesquisador se interessou traz uma marca de romantismo.

Língua Portuguesa
8 -

A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão em:

a)

Cada um dos curadores foram responsáveis por um tema.

b)

Muitos cartões vem decorados com guirlandas de flores.

c)

A maior parte dos cartões expostos encantou os visitantes.

d)

Está acontecendo diversos eventos sobre meios de comunicação na cidade.

e)

Haviam poucos estudantes interessados em meios de comunicação do passado.

Flexão Nominal e Verbal
9 -

A formação do plural da palavra cartão-postal é a mesma que ocorre em

a)

abaixo-assinado

b)

alto-falante

c)

porta-voz

d)

cavalo-vapor

e)

guarda-civil

Língua Portuguesa
10 -

O sinal indicativo da crase é necessário em:

a)

Os cartões-postais traziam as novas notícias de quem estava viajando.

b)

Recife abriga a mostra de antigos cartões-postais, fruto do esforço de um colecionador.

c)

Reconhecer a importância de antigos hábitos, como a troca de cartões-postais, é valorizar o passado.

d)

Enviar um cartão-postal aquela pessoa a quem se ama era, nos séculos XIX e XX, uma forma de amor.

e)

Durante muito tempo, e em vários lugares do mundo, a moda de trocar cartões-postais permaneceu.

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