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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 9.ª Região - Analista Judiciário - Apoio Técnico-Especializado - Medicina - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva

Língua Portuguesa

Sobre a Crença e a Ciência

A pergunta que mais me fazem quando dou palestras é se acredito em Deus. Quando respondo que não acredito, vejo um ar de confusão, às vezes até de medo no rosto das pessoas. “Mas como é que o senhor consegue dormir à noite?” Não há nada de estranho em perguntar a um cientista sobre suas crenças. Mesmo o grande Newton via um papel essencial para Deus na natureza: Ele interferia para manter o cosmo em xeque, de modo que os planetas não desenvolvessem instabilidades e acabassem todos amontoados no centro, junto ao Sol. Porém, logo ficou claro que a natureza podia cuidar de si mesma. O Deus que interferia no mundo transformou- se no Deus criador: após criar o mundo, deixou-o à mercê de suas leis. Mas, nesse caso, o que seria de Deus? Se essa tendência continuasse, a ciência tornaria Deus desnecessário? Foi dessa tensão que surgiu a crença de que a agenda da ciência é roubar Deus das pessoas. Eu conheço muitos cientistas religiosos que não veem qualquer conflito entre a sua ciência e a sua crença. Para eles, quanto mais entendem o Universo, mais admiram a obra do seu Deus. (São vários) Mesmo que essa não seja a minha posição, respeito os que creem. A ciência se propõe simplesmente a interpretar a natureza, expandindo nosso conhecimento do mundo natural. Sua missão é aliviar o sofrimento humano, aumentando o conforto das pessoas, desenvolvendo técnicas de produção avançadas, ajudando no combate de doenças. O problema se torna sério quando a religião se propõe a explicar fenômenos naturais: dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos ou que somos descendentes diretos de Adão e Eva é equivalente a viver no século 16 ou antes disso. A insistência em negar os avanços e as descobertas da ciência é, francamente, inaceitável. Podemos dizer que há dois tipos de pessoa: os naturalistas e os sobrenaturalistas: estes veem forças ocultas por trás dos afazeres dos homens, escravizados por crenças inexplicáveis, e aqueles aceitam que nunca teremos todas as respostas. Mas, em vez de temer o desconhecido, os naturalistas abraçam essa ignorância como um desafio, e não uma prisão. É por isso que eu durmo bem à noite.

(Adaptado de Marcelo Gleiser, cientista e professor de física teórica. Folha de S. Paulo, 28/03/2010)

1 -

Ao refletir sobre a relação entre ciência e religião, o autor defende a seguinte convicção: 

a)

elas são caminhos de conhecimento igualmente aceitáveis e compatíveis, variando apenas a metodologia de cada uma.

b)

nada obsta a que um cientista seja religioso, desde que confie à ciência a explicação dos fenômenos naturais.

c)

os conflitos históricos entre ciência e religião devemse ao fato de que aquela busca ocupar o lugar desta.

d)

sendo naturalistas, os cientistas temem que os sobrenaturalistas venham a obter todas as respostas que a ciência persegue.

e)

ambas oferecem interpretações legítimas do universo, apenas divergindo quanto à razão primeira da Criação.

2 -

Atente para as seguintes afirmações:

I. No 2.º parágrafo, afirma-se que a ciência fundamentou o papel de Deus como criador do universo, ao negar seu papel de interventor na natureza.

II. No 3.º parágrafo, evidências científicas, como a de que o mundo tem muito mais que 7.000 anos, são lembradas para contestar o que apregoam certas crenças.

III. No 4.º parágrafo, identifica-se nos mistérios do universo a fonte de um temor que tanto pode assaltar um cientista como a um crente.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em: 

a)

I, II e III.

b)

I e II, apenas.

c)

I e III, apenas.

d)

II e III, apenas. 

e)

II, apenas.

3 -

A afirmação que NÃO constitui um argumento utilizado pelo autor na defesa de suas convicções é: 

a)

O papel da ciência não é o de se indispor contra os que têm fé, pois seus objetivos não se prendem a um mundo sobrenatural.

b)

Os cientistas que são também crentes exercem sua função de intérpretes da natureza, vendo-a como uma obra de Deus.

c)

São, na verdade, vários os deuses em que os cientistas do mundo todo podem crer e aos quais podem cultuar.

d)

Uma das missões da ciência é negar o misticismo, para assim dissipar o temor que têm os homens do desconhecido.

e)

Para um cientista, o desconhecido instiga, em vez de assustar, desafia, em vez de submeter o homem à crença no inexplicável.

4 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto: 

a)

Ao observar que a ciência não se dispõe a invadir o espaço da religião, o autor lembra que o contrário costuma acontecer.

b)

Segundo o autor, a religião, que a ciência não contesta, costuma fazê-lo ela mesma, criando uma disparidade entre as funções.

c)

A rigor, nem a ciência nem a religião deveriam contestar- se, uma vez que ambas dispõem de objetivo que lhes são inerentes.

d)

Uma vez conduzida por método próprio, a ciência não tem porquê defrontar os caminhos da fé, que lhe são alheios.

e)

Desde que ambas se guiem pela prudência, fé e ciência podem se arvorar fraternalmente como ínvios caminhos para o saber.

5 -

As normas de concordância verbal estão plenamente observadas na frase: 

a)

Quando se questiona cientistas sobre assuntos religiosos, não se espere votos de fé como resposta.

b)

Por que caberiam aos cientistas, podemos perguntar, explicar fenômenos tidos como sobrenaturais?

c)

Cobre-se dos cientistas a interpretação do mundo natural, e não o desvendamento de todos os mistérios.

d)

Não se atribuam aos físicos a responsabilidade de esclarecer fenômenos imateriais.

e)

Nem mesmo aos profetas costumam exigir-se explicação para todos os fenômenos de causa desconhecida.

6 -

O Deus que interferia no mundo transformou-se no Deus criador: após criar o mundo, deixou-o à mercê de suas leis.

A frase permanecerá correta e manterá o sentido caso se substituam os elementos sublinhados, respectivamente, por:

a)

imiscuía ao - tornou-o à deriva em

b)

intercalava ao - pô-lo ao acaso de

c)

intervinha no - abandonou-o às

d)

entronizava no - confiou-o às

e)

imputava ao - manteve-o entregue às

7 -

Transpondo-se para a voz passiva a construção de modo que os planetas não desenvolvessem instabilidades, a forma verbal resultante será: 

a)

sejam desenvolvidas.

b)

fossem desenvolvidas.

c)

tivessem desenvolvido.

d)

viessem a desenvolver.

e)

hajam desenvolvido.

8 -

É preciso reformular, por falha estrutural, a redação da seguinte frase:

a)

Aos que lhe perguntam se dorme bem à noite, responde o autor afirmativamente, mostrando que não teme o desafio do desconhecido.

b)

A ciência almeja o progresso, colaborar e diminuir os males da humanidade, preocupa-se em aplicar seu próprio conhecimento.

c)

O autor se opõe frontalmente aos que creem em Adão e Eva e propagam a convicção de que o mundo tem menos de 7.000 anos.

d)

Ao usar a expressão agenda da ciência, o autor está- se referindo às metas principais que os cientistas se propõem a perseguir.

e)

O autor não deixa de compreender as razões que levam alguns cientistas a seguir uma religião, sem que, por isso, comprometam a ciência.

9 -

Estabelecem, no contexto, uma relação de causa (I) e efeito (II) os segmentos:

a)

em vez de temer o desconhecido, os naturalistas abraçam essa ignorância como um desafio (I) // eu durmo bem à noite (II).

b)

Não há nada de estranho (I) // em perguntar a um cientista sobre suas crenças (II).

c)

Eu conheço muitos cientistas religiosos (I) // que não veem qualquer conflito entre a sua ciência e a sua crença (II).

d)

O problema se torna sério (I) // dizer que o mundo tem menos de 7.000 anos (II).

e)

estes veem forças ocultas (I) por trás dos afazeres dos homens (II).

10 -

É adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase: 

a)

Logo acabaria por ficar claro que a natureza pudesse cuidar muito bem de si mesma, haja o que houver.

b)

Se Deus interviesse no mundo, os homens terão sido os responsáveis por todas as decisõs que vierem a tomar?

c)

A religião busca aliviar o sofrimento humano, mas também a ciência se preocupe com o bem estar da humanidade.

d)

Os cientistas que sentirem como conflituosa a relação entre a ciência e a religião acabarão, mais cedo ou mais tarde, por fazer uma opção.

e)

Caso venhamos todos a temer profundamente o desconhecido, a ciência não tem como enfrentar os desafios que nos cabiam.

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