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Informações da Prova Questões por Disciplina Ministério Público Estadual - Mato Grosso do Sul - Analista do Ministério Público - Jurídica - Direito - FGV - Fundação Getúlio Vargas - 2013 - Prova Objetiva

Pronomes

Perigosa Intolerância

Recentemente, em “Avenida Brasil” – brilhante novela de João Emanuel Carneiro – era possível acompanhar uma trama que unia dois homens e uma mulher, e outra que abordava o casamento entre um homem e três mulheres. Neste segundo caso, com direito a vestidos nas noivas e beijos enfileirados lado a lado. Esse fato não provocou o menor alvoroço na sociedade como causa a manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo. Paradoxalmente, por algum critério de moralismo seletivo, o tal “beijo gay” ainda continua sendo um tabu.

Sou casado há 17 anos. Uma relação pública abençoada por toda nossa família. É importante ressaltar que casamento civil nada tem a ver com nenhuma cerimônia religiosa. A definição de casamento, segundo o Código Civil, art. 1511: “O casamento estabelece comunhão plena de vida, com base na igualdade de direitos e deveres dos cônjuges”.

Por que, afinal, as pessoas querem se casar? Porque em nosso país cidadãos que se unem para dividir uma vida em comum só têm a ampla proteção, em direitos e deveres, se realizado o casamento civil, estabelecido no Código Civil. O ministro Luiz Felipe Salomão, do STJ, em decisão sobre casamento civil, declarou em seu voto: “Com efeito, se é verdade que o casamento civil é a forma pela qual o Estado melhor protege a família, e sendo múltiplos os ‘arranjos’ familiares reconhecidos pela Carta Magna, não há de ser negada essa via a nenhuma família que por ela optar, independentemente da orientação sexual dos partícipes, uma vez que as famílias constituídas por pares homoafetivos possuem os mesmos núcleos, a dignidade das pessoas de seus membros e o afeto”.

No último dia 6, a coluna de um jornalista noticiou que uma conversão de união estável em casamento entre duas pessoas do mesmo sexo na cidade fluminense de Sapucaia deve sofrer represália de um grupo religioso que promete uma passeata contra a união e já roda um abaixo‐assinado para tentar anular a decisão. É muito perigoso esse nível de intolerância e interferência na vida dos outros que tem acontecido no Brasil. Pessoas têm se unido para fazer com que as regras da sua religião sejam impostas à sociedade, mesmo aos que não comungam de sua fé.

Reconheço que não vejo a comunidade judaica organizar‐se para impor suas regras e viabilizar um projeto de lei que proíba o consumo de carne de porco no país ou para que tenhamos de respeitar o shabat. Não vejo a comunidade muçulmana se organizar para criar uma lei onde todos têm de se ajoelhar para Meca ao meio‐dia. Por que então algumas pessoas “em nome” de determinadas religiões tentam impor seu Deus e suas regras a toda uma sociedade? Não preciso ser negro para lutar contra o racismo. Não preciso ser judeu para lutar contra o antissemitismo. E você não precisa ser homossexual para lutar contra a homofobia.

(Carlos Tufvesson. O Globo. 15/12/2012)

1 -

Neste segundo caso, com direito a vestidos nas noivas e beijos enfileirados lado a lado. Esse fato não provocou o menor alvoroço na sociedade como causa a manifestação de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo”.

A observação correta sobre o emprego dos demonstrativos sublinhados é:

a)

A forma “neste” é incorreta, pois se refere a um termo anterior e, por isso mesmo, deveria assumir a forma “nesse”.

b)

A forma “esse” é incorreta, já que se refere a um termo imediatamente anterior e, por isso, a forma correta seria “este”.

c)

A forma “esse” é correta, visto que se refere a um fato que ocorre no presente, tendo em vista o momento de elaboração do texto.

d)

A forma “neste” está correta, pois se refere ao elemento mais próximo, entre dois termos anteriores.

e)

As duas formas estão corretas pois se referem, respectivamente, a termos próximos do falante e do interlocutor.

Compreensão e Interpretação de Textos
2 -

Paradoxalmente, por algum critério de moralismo seletivo, o tal “beijo gay” ainda continua sendo um tabu”.

Assinale a alternativa que indica o paradoxo a que o autor do texto se refere.

a)

A aceitação social de alguns casos fora do padrão dominante e a recusa de outros, sem uma razão aparente.

b)

O conformismo diante de mudanças sociais violentas e o inconformismo diante de revoluções no terreno sexual.

c)

O espanto diante de uma relação sexual que envolve dois homens e a compreensão da união afetiva de duas mulheres.

d)

A permissão de abordarem‐se temas escabrosos na televisão e a proibição de beijos entre pessoas do mesmo sexo.

e)

A existência de tabus dentro de uma sociedade altamente permissiva.

3 -

“...por algum critério de moralismo seletivo, o tal “beijo gay” ainda continua sendo um tabu”. Sobre esse fragmento, assinale a afirmativa adequada.

a)

A frase “por algum critério de moralismo seletivo” mostra uma certeza do autor do texto sobre o fato citado.

b)

A expressão “o tal” refere‐se a uma realidade qualquer de forma pejorativa.

c)

O termo “beijo gay” aparece entre aspas por conter uma palavra estrangeira.

d)

O termo “moralismo seletivo” indica que as pessoas fazem uma seleção entre o que é moralmente aceito a fim de afastarem o que é ilícito.

e)

A forma verbal “continua sendo” indica que o tabu referido já existia antes e que permanece no momento de produção do texto.

4 -

“Neste segundo caso, com direito a vestidos nas noivas e beijos enfileirados lado a lado”. Os dois dados fornecidos – “vestidos de noiva” e “beijos enfileirados” – mostram

a)

a presença de elementos tradicionais nos casamentos.

b)

as modificações propostas pela sociedade atual nas formas dos casamentos.

c)

uma permanência e uma modificação na tradição matrimonial.

d)

a quebra de tabus tradicionais dos casamentos religiosos.

e)

revoluções sexuais das relações modernas.

5 -

“Uma relação pública abençoada por toda nossa família”. Essa frase significa que

a)

toda a sociedade conhece a família do autor do texto.

b)

a família do autor abençoa o casamento dele.

c)

toda a família do autor esteve presente em seu casamento civil.

d)

a bênção recebida é a própria família construída.

e)

a família do autor é abençoada pela felicidade comum.

6 -

O título dado ao texto é “Perigosa Intolerância”. A intolerância referida é, no contexto de nosso artigo, praticada

a)

por grupos religiosos que tentam impor sua visão de mundo.

b)

por antissemitas e racistas.

c)

por homossexuais contra a homofobia.

d)

por arianos contra negros e mestiços.

e)

por sociedades legais contra grupos antilegais.

7 -

Ao referir‐se ao Código Civil, o autor do texto

a)

pretende separar o espaço civil do religioso.

b)

deseja mostrar a ilegalidade de casamentos nos novos moldes.

c)

tenta justificar legalmente as novas formas de união civil.

d)

quer indicar a legalidade de sua união matrimonial.

e)

tem a intenção de justificar as uniões entre pessoas.

8 -

“Por que, afinal, as pessoas querem se casar?” Essa pergunta do texto é respondida da seguinte forma: as pessoas querem se casar porque

a)

estabelecem, assim, entre si, vínculos mais profundos.

b)

mostram publicamente à sociedade a força de seu amor.

c)

demonstram o desejo de procriar e criar uma família.

d)

desejam ter ampla proteção das leis civis.

e)

pretendem valorizar os ritos religiosos.

9 -

Na decisão do ministro Luiz Felipe Salomão, reconhece‐se

a)

a impossibilidade legal de união sem o reconhecimento religioso.

b)

a possibilidade legal de união entre pessoas do mesmo sexo.

c)

o casamento entre homoafetivos, embora sem a mesma dignidade.

d)

a capacidade de pessoas possuírem mais de uma união legal.

e)

a permissão de pessoas se ligarem com base exclusiva na religião.

10 -

O ministro Luiz Felipe Salomão, para expor sua tese, apoiou‐se na Carta Magna do país, ou seja, utilizou um argumento caracterizado como de

a)

intimidação.

b)

sedução.

c)

tentação.

d)

constrangimento.

e)

autoridade.

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