ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - Vestibular - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) - 2012 - Questões Objetivas - Inverno

Tipologia Textual

O mais nobre dos esportes

José Roberto Torero

O homem mais rico do mundo decidiu saber qual era o esporte mais nobre do mundo. Para isso mandou chamar três sábios de três partes diferentes do mundo. Um da China, porque a China é o berço da sabedoria, outro da França, porque a França é o berço da ciência, e outro dos Estados Unidos, que não são o berço de coisa nenhuma, mas ganham muitas medalhas nas Olimpíadas.

Logo que os três sábios chegaram à casa do homem mais rico do mundo, este lhes perguntou: “Senhores, quero que me digam qual o esporte mais nobre do mundo. Aquele que me convencer receberá um milhão de dólares”.

Então o chinês disse isto: “Honorável senhor, em todos os esportes há nobreza, mas em nenhum outro há mais do que no xadrez. Ele é um jogo de estratégias e inteligências, onde mais conta o cérebro do que qualquer outra coisa. O xadrez é o esporte do intelecto”. Depois, satisfeito com suas próprias palavras, sentou-se e tomou seu chá.

Então o francês falou: “Monsieur, nenhum esporte se compara à esgrima. Na esgrima treinamos pontaria e rapidez, defesa e ataque, reflexos e precisão. É um esporte onde todo o corpo é necessário, e por isso é o esporte da habilidade física”. Depois, satisfeito com suas palavras, sentou e tomou seu vinho.

Então o norte-americano rosnou: “Mister, o xadrez e a esgrima são okeis, mas o mais nobre dos esportes é o pôquer. Ele exige dissimulação e farsa, psicologia e trama. É um esporte que não se joga apenas com o corpo e o cérebro, mas também com a alma. É o esporte do controle emocional”. Depois, satisfeito, sentou e tomou seu uísque.

O homem mais rico do mundo pediu então algum tempo para pensar sobre aqueles profundos arrazoamentos, e, como pensar dá fome, pediu pizza pelo telefone.

Quando o entregador chegou com as pizzas, o homem mais rico do mundo, só por brincadeira, resolveu lhe perguntar qual era o esporte mais nobre: o xadrez, a esgrima ou o pôquer. O entregador não se fez de rogado e disse assim:

“Esses três esportes são importantes, mas o mais nobre de todos é o futebol de botão”.

Os três sábios caíram na gargalhada, mas o entregador permaneceu imperturbável.

“Vejam, o futebol de botão é uma síntese do conhecimento humano. Ele necessita de movimentos estratégicos como o xadrez, pede pontaria, reflexos e precisão como a esgrima, e precisa de autodomínio como o pôquer. O futebol de botão, senhores, é o único esporte onde são necessários intelecto, habilidade física e controle emocional. Tudo ao mesmo tempo e em igual proporção.”

Todos ficaram boquiabertos com tais ideias e aplaudiram com entusiasmo.

O entregador então fez uma partida com cada um dos presentes para celebrar a mais nobre das artes. Ele venceu de 8 x 0 o chinês, goleou o francês por 9 x 0 e deu 10 x 0 no norte-americano. Mas, estranhamente, perdeu de 1 x 0 para o anfitrião, com um gol contra.

Com isso, o homem mais rico do mundo ficou tão feliz que não deu apenas um milhão ao entregador, mas dez. E a moral dessa fábula esportiva, se é que há alguma, é que é bom ser sábio. Ainda melhor é ser esperto.

In: Folha de S. Paulo, caderno Esporte, 10 out.1998

1 -

Quais características permitem considerar o texto de Torero uma “fábula esportiva”?

a)

Narração breve, de cunho artístico, construída para divulgar fatos de natureza histórica e tecer crítica aos costumes morais.

b)

Historieta ficcional, de cunho popular e caráter alegórico, critica os costumes e ilustra um preceito, apresentando moral.

c)

Texto narrativo de natureza conceitual, reproduz fatos do mundo real e, portanto, é construída com personagens históricos.

d)

Narrativa não ficcional, com lição moral, construída com base em elementos da realidade.

e)

História com sentença moral, configura-se como texto temático, pois é construída em torno de um caso real, com explicações e interpretações genéricas que se tornam válidas para outros casos concretos.

Compreensão e Interpretação de Textos
2 -

Qual elemento linguístico no penúltimo parágrafo justifica a moral da fábula?

a)

Então.

b)

Mas.

c)

Estranhamente.

d)

Mais.

e)

Gol.

Pronomes
3 -

Aponte a que se referem os pronomes evidenciados, respeitando a ordem em que aparecem.

a)

aquele: um dos três sábios; suas: do francês; lhe: entregador de pizza; todos: o homem mais rico do mundo, o francês, o chinês e o americano; isso: a vitória do homem mais rico do mundo.

b)

aquele: os três sábios; suas: do homem mais rico do mundo; lhe: entregador de pizza; todos: o homem mais rico do mundo, o francês, o chinês e o entregador de pizza; isso: a vitória do entregador de pizza.

c)

aquele: o sábio; suas: do francês; lhe: homem mais rico do mundo; todos: todos os sábios e o homem mais rico do mundo; isso: a vitória do entregador de pizza.

d)

aquele: um dos três sábios; suas: do homem mais rico do mundo; lhe: entregador de pizza; todos: todos os personagens e todos os leitores; isso: a derrota do entregador de pizza.

e)

aquele: os três sábios; suas: do homem mais rico do mundo; lhe: homem mais rico do mundo; todos: o homem mais rico do mundo, o francês, o chinês e o americano; isso: a derrota do homem mais rico do mundo.

Coesão e Coerência

Debate Aberto

Proibir ou não, eis a não-questão

Não adianta proibir uma torcida de assistir aos jogos. Pois basta que os mesmos sujeitos entrem com camisas brancas e pronto, a proibição está contornada. A questão é mais complicada, e tem ressalvas, confissões, críticas, soluções, avisos e enfins.

José Roberto Torero

Num vídeo disponível na internet, André Lezo, o torcedor que morreu neste domingo, fala que a Mancha e o Palmeiras eram sua vida. Isso é triste por várias razões:

Primeiro, pelo infeliz trocadilho, pois André não teve vida, mas morte, por conta de Palmeiras e Mancha.

Em segundo lugar, porque há uma certa desesperança em alguém dizer que o futebol é a coisa mais importante de sua vida. É muita falta de expectativa.Ésinal de uma vida sem sentido.

Acredito que este crescimento da importância do futebol tem duas causas. A primeira é a queda do nível da educação nacional, que começou em meados dos anos sessenta, durante a ditadura militar. No longo prazo, essa educação falha fez com que valores fossem substituídos, que a cultura ficasse em segundo plano, que a participação na sociedade fosse evitada, etc. Por outro lado, algumas forças sociais, como partidos políticos, comunidades eclesiais de base, sociedades amigos de bairro e sindicatos perderam seu poder de atração. Sem a ditadura como inimigo óbvio, elas não conseguiram criar novos desejos, novas causas.

As pessoas querem agir, querem fazer parte. E, sem muita concorrência, o futebol acabou canalizando boa parte desde desejo.

O que é uma pena, porque o futebol não tem importância nenhuma.

Disponível em: http://www.cartamaior.com.br/templates/ colunaMostrar.cfm?coluna_id=5531. Acesso em: 8.mai.2012

4 -

No lead, abertura do texto cuja função é apresentar uma síntese do assunto e destacar pontos de relevância, o autor emprega a palavra “enfins”. Qual o efeito de sentido desse emprego?

a)

“Enfim”, como advérbio que é, não admite plural. Trata-se de erro, talvez de digitação.

b)

O substantivo “enfins” foi empregado para expressar que o texto chegou às considerações finais.

c)

O substantivo “enfins” foi uma opção do autor para expressar que a complexidade do assunto remete a mais de um argumento para fechar a discussão.

d)

A contração da preposição “em” com o substantivo “fim” foi empregada para finalizar o texto.

e)

O substantivo “enfins” foi usado somente a título de fechar a discussão sobre a entrada de torcedores com camisas brancas nos estádios.

Compreensão e Interpretação de Textos
5 -

Os elementos conectores destacados no texto, estabelecem, respectivamente, a ideia de :

a)

causa, privação, oposição e causa.

b)

explicação, contradição, adversidade e causa.

c)

explicação, contraste, concessão e consequência.

d)

explicação, consequência, contraste e causa.

e)

causa, oposição, privação e causa.

Literatura
6 -

Leia os textos abaixo.

Texto a)

A vida é uma ópera e uma grande ópera. O tenor e o barítono lutam pelo soprano, em presença do baixo e dos comprimários, quando não são o soprano e o contralto que lutam pelo tenor, em presença do mesmo baixo e dos mesmos comprimários. Há coros numerosos, muitos bailados, e a orquestração é excelente...

Texto b)

Eu, leitor amigo, aceito a teoria do meu velho Marcolini, não só pela verossimilhança, que é muita vez toda a verdade, mas porque a minha vida se casa bem à definição. Cantei um duo terníssimo, depois um trio, depois um quatuor...

Os trechos acima são do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Aproximando os dois trechos e considerando o romance como um todo, indique a alternativa que não corresponde à relação entre eles.

a)

Há neles uma linguagem figurada, e o texto a) mostra-se marcado, de forma significativa, pela presença da metáfora.

b)

O texto a), usando de referências da linguagem musical, aponta para os conflitos das relações humanas, entendidos tanto do ponto de vista profissional quanto social e amoroso.

c)

O texto b) indicia o percurso vivido pelo narrador, em diferentes etapas da narrativa, envolvendo relações amorosas caracterizadoras do enredo da obra.

d)

O texto a) e o b) dialogam entre si e se põem no universo da arte musical para contar a história das paixões humanas.

e)

O texto a) sugere a presença apenas de conflitos sociais, resultantes de disputa profissional e por isso se distancia do texto b) que sugere drama passional.

7 -

O romance O Cortiço foi escrito em 1.890 por Aluísio de Azevedo. Nele há destaque especial para as personagens femininas, entre as quais se inclui a negra Bertoleza. A respeito dela não se pode afirmar que :

a)

representou, ao lado de João Romão, o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante, mas acabou tornando-se um estorvo da ventura do estalajadeiro, quando este decide casar-se com Zulmira, filha do comerciante Miranda.

b)

integra a trama narrativa do romance e, explorada pela sanha capitalista de João Romão, mostra-se como instrumento de sua prosperidade e crescimento econômico.

c)

teve sua alforria definitiva garantida por ação de João Romão, junto ao antigo senhor e, assim, deixou de dispender a quantia de vinte mil-réis que todo mês lhe remetia.

d)

cometeu um trágico suicídio como ato de desespero, diante da percepção de ter sido enganada por João Romão, que a quis devolver ao antigo cativeiro.

e)

concordou em morar com João Romão, pois, como toda cafuza, não queria sujeitar-se a negros e procurava instintivamente o homem numa raça superior à sua.

8 -

Bilhete a Baudelaire

	
		Poeta, um pouco à tua maneira
		E para distrair o spleen
		Que estou sentindo vir a mim
		Em sua ronda costumeira
 
		Folheando-te, reencontro a rara
		Delícia de me deparar
		Com tua sordidez preclara
		Na velha foto de Carjat
 
		Que não revia desde o tempo
		Em que te lia e te relia
		A ti, a Verlaine, a Rimbaud...
 
		Como passou depressa o tempo
		Como mudou a poesia
		Como teu rosto não mudou!
		

O poema é de Vinicius de Moraes. Indique a alternativa que não condiz com o que se verifica no texto.

a)

Apresenta linguagem de função apelativa, porque, além do emprego da forma vocativa, utiliza também o universo da segunda pessoa gramatical.

b)

Faz referência a três poetas românticos franceses, cujas obras, marcadas pelo spleen, motivaram a elaboração do presente poema.

c)

Organiza-se a partir de um esquema de rima que, quanto à posição, se mostra muito variado.

d)

Estrutura-se num poema de forma fixa, como um soneto moderno, cujos versos, do ponto de vista da métrica, classificam-se como octossilábicos.

e)

É um poema em que o eu lírico, sob a dimensão da passagem do tempo, se admira da mudança da arte / obra e da permanência da imagem.

9 -

A respeito de Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, é correto afirmar que :

a)

elaborada em 13 capítulos, é uma novela caracterizada por uma estrutura romanesca circular, em que o primeiro e o último capítulo se tocam pelo tema da eterna retirada.

b)

narrada em primeira pessoa, volta-se para a análise subjetiva do mundo das personagens, marcando-se pela presença dominante do monólogo interior.

c)

organizada a partir de uma sintaxe rigorosa, em que predominam períodos subordinativos e longos , caracteriza-se por um estilo intrincado e difícil.

d)

marcada por uma temática regional, constitui-se de quadros que se reduzem a si mesmos, impedindo, assim, a análise psicológica e social das personagens.

e)

construída a partir do mundo do sertanejo, revela personagens fortes, imunes ao autoritarismo das estruturas de poder e à violência nas relações humanas.

10 -

Em Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, a frase que abre a narrativa é a mesma que a fecha:

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as crianças dormem.

Sob a lua, num velho trapiche abandonado, eles levantam os braços. Estão em pé, o destino mudou.

Entre elas há um percurso narrativo no qual a vida das crianças sofreu significativas mudanças. Assim, indique, abaixo, a alternativa que contém ações que não confirmam as referidas mudanças.

a)

Os capitães da areia conseguem organizar-se porque são liderados por Pedro Bala, espécie de herói que supera a condição de marginal e se eleva ao plano histórico do confronto social e político.

b)

O bando de meninos adquire força e supera as adversidades graças, também, à proteção que recebe da mãe-de-santo e do padre progressista.

c)

Os capitães passam por transformações e dão uma finalidade política às artes da capoeira e do jogo de punhais e passam a ajudar na mudança do destino dos pobres.

d)

As crianças, vítimas do fracasso das políticas sociais, encontram apoio para a mudança apenas no chefe de polícia e no juizado de menores.

e)

As crianças, organizadas em grupo, formam uma brigada de choque e intervêm em comícios, em greves, em embates obreiros e, assim, por meio da luta, conseguem mudar seus destinos.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.