ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - Biomédico - Vunesp - 2013 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

Mais denso, menos trânsito

Henrique Meirelles

As grandes cidades brasileiras estão congestionadas e em processo de deterioração agudizado pelo crescimento econômico da última década. Existem deficiências evidentes em infraestrutura, mas é importante também considerar e estudar em profundidade o planejamento urbano.

Muitas grandes cidades adotaram uma abordagem de desconcentração, incentivando a criação de diversos centros urbanos, na visão de que isso levaria a uma maior facilidade de deslocamento.

Mas o efeito tem sido o inverso. A criação de diversos centros e o aumento das distâncias multiplicam o número de viagens, dificultando o escasso investimento em transporte coletivo e aumentando a necessidade do transporte individual.

Se olharmos Los Angeles como a região que levou a desconcentração ao extremo, ficam claras as consequências. Numa região rica como a Califórnia, com enorme investimento viário, temos engarrafamentos gigantescos que viraram característica da cidade.

Os modelos urbanos bem-sucedidos são aqueles com elevado adensamento e predominância do transporte coletivo, como mostram Manhattan, Tóquio e algumas novas áreas urbanas chinesas.

Apesar da desconcentração e do aumento da extensão urbana verificados no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes com investimentos no transporte coletivo.

O centro histórico de São Paulo é demonstração inequívoca do que não deve ser feito. É a região da cidade mais bem servida de transporte coletivo, com infraestrutura de telecomunicação, água, eletricidade etc. Conta ainda com equipamentos de importância cultural e histórica que dão identidade aos aglomerados urbanos. Seria natural que, como em outras grandes cidades, o centro de São Paulo fosse a região mais adensada da metrópole. Mas não é o caso. Temos, hoje, um esvaziamento gradual do centro, com deslocamento das atividades para diversas regiões da cidade.

É fundamental que essa visão de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários que não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis, fruto não só do novo acesso da população ao automóvel mas também da necessidade de maior número de viagens em função da distância cada vez maior entre os destinos da população.

(Folha de S.Paulo, 13.01.2013. Adaptado)

1 -

Na opinião do autor do texto,

a)

muitas grandes cidades tiveram êxito ao incentivar a criação de diversos centros urbanos, na visão de que isso levaria a uma maior facilidade de deslocamento.

b)

a criação de novos centros e o aumento das distâncias multiplicam o número de viagens, aumentando a demanda por transporte individual.

c)

os modelos urbanos bem-sucedidos são aqueles que optaram pela desconcentração, como mostram Tóquio e algumas novas áreas urbanas chinesas.

d)

embora o Brasil tenha claramente optado por um modelo de desconcentração e extensão urbana, é importante que se invista mais na criação de novos centros.

e)

o centro histórico de São Paulo, a região mais adensada da metrópole e mais bem servida de transporte coletivo, é um exemplo do que deve ser feito.

2 -

No último parágrafo do texto, o autor defende o argumento de que

a)

é fundamental reverter essa visão de que o transporte coletivo precisa ser abundantemente usado, tomando boa parte dos espaços viários.

b)

devem ser aumentados os investimentos em transporte individual, em função das distâncias entre os destinos.

c)

os veículos de transporte individual devem ocupar os espaços viários atualmente utilizados pelo transporte coletivo.

d)

deve ser ampliado o acesso da população ao automóvel, dada a necessidade de maior número de viagens, em função das distâncias.

e)

o transporte coletivo deve ser abundantemente usado para reverter a situação de uso cada vez mais intenso do transporte individual.

Significação das Palavras
3 -

Em – As grandes cidades brasileiras estão congestionadas e em processo de deterioração agudizado pelo crescimento econômico da última década. –, sem que seja alterado o sentido do trecho, o termo em destaque pode ser corretamente substituído por:

a)

intensificado.

b)

determinado.

c)

modificado.

d)

melhorado.

e)

causado.

Reescritura de texto
4 -

Em – Apesar da desconcentração e do aumento da extensão urbana verificados no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes... –, sem que tenha seu sentido alterado, o trecho em destaque está corretamente reescrito em:

a)

Mesmo com a desconcentração e o aumento da extensão urbana verificados no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes...

b)

Uma vez que se verifica a desconcentração e o aumento da extensão urbana no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes...

c)

Assim como são verificados a desconcentração e o aumento da extensão urbana no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes...

d)

Visto que com a desconcentração e o aumento da extensão urbana verificados no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes...

e)

De maneira que, com a desconcentração e o aumento da extensão urbana verificados no Brasil, é importante desenvolver e adensar ainda mais os diversos centros já existentes...

Língua Portuguesa
5 -

Em – … mas é importante também considerar e estudar em profundidade o planejamento urbano. –, a expressão em destaque é empregada na oração para indicar circunstância de

a)

lugar.

b)

causa.

c)

origem.

d)

modo.

e)

finalidade.

6 -

Em – É fundamental que essa visão de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso… –, a expressão em destaque estabelece entre as orações relação de

a)

consequência.

b)

condição.

c)

finalidade.

d)

causa.

e)

concessão.

Preposição
7 -

Assinale a alternativa cuja preposição em destaque expressa circunstância de lugar.

a)

As grandes cidades brasileiras estão congestionadas e em processo de deterioração…

b)

Seria natural que, como em outras grandes cidades, o centro de São Paulo fosse a região mais adensada da metrópole.

c)

… dificultando o escasso investimento em transporte coletivo e aumentando a necessidade do transporte individual.

d)

… é importante também considerar e estudar em profundidade o planejamento urbano.

e)

… mas também da necessidade de maior número de viagens em função da distância cada vez maior entre os destinos da população.

Língua Portuguesa
8 -

Em – ... fruto não só do novo acesso da população ao automóvel mas também da necessidade de maior número de viagens... –, os termos em destaque estabelecem relação de

a)

explicação.

b)

oposição.

c)

alternância.

d)

conclusão.

e)

adição.

Pronomes
9 -

Considere o trecho a seguir.

É fundamental que essa visão de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários que não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis...

Assinale a alternativa que apresenta a substituição correta do pronome destacado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a)

... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, cujo os quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

b)

... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, dos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

c)

... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, os quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

d)

... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, nos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

e)

... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, pelos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

Concordância Nominal e Verbal
10 -

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa em que a concordância verbal e/ou nominal está corretamente empregada.

a)

Intensificado pela desconcentração ao extremo, os engarrafamentos gigantescos viraram característica da cidade.

b)

A desconcentração e o crescimento da malha urbana aumenta ainda mais a necessidade de investimentos em transporte coletivo.

c)

Tóquio e algumas novas áreas urbanas chinesas são um bom exemplo de modelos bem-sucedido de adensamento urbano.

d)

Antes concentradas no centro, as atividades comerciais de São Paulo têm passado por um processo de deslocamento para diversas regiões.

e)

Para reverter esse processo de uso intenso do transporte individual, o adensamento e o uso de transporte coletivo precisa ser incentivado.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.