ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - São Paulo - Vestibular - IF - SP - 2013 - 2.º Semestre

Teia Alimentar
1 -

As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos outros, transferindo-lhes a matéria que forma seus corpos e a energia que acumulam para realizar as suas funções vitais. Matéria e energia passam de um elo a outro da cadeia alimentar: dos produtores aos consumidores e, destes, aos decompositores. Parte da energia é consumida em cada elo, pelas atividades que os seres vivos desenvolvem para sobreviver; aos últimos elos sobram parcelas cada vez menores de energia. Daí falarmos em fluxo de energia. No caso da matéria, falamos em ciclo da matéria, uma vez que os átomos que a constituíam poderão ser incorporados por outros seres vivos, não havendo perda ao longo do trajeto.

(chc.cienciahoje.uol.com.br/por-dentro-das-cadeias-alimentares. Acesso em 05.04.2013. Adaptado.)

Sobre a transferência de matéria e energia ao longo da cadeia alimentar, é válido a afirmar que

a)

os consumidores representam o primeiro elo da cadeia alimentar e são responsáveis por produzir matéria orgânica a partir do CO2 por meio da fotossíntese.

b)

os produtores representam o primeiro elo da cadeia alimentar, pois produzem seu próprio alimento e não realizam funções vitais, como respiração e locomoção.

c)

os decompositores representam o último elo da cadeia alimentar e são responsáveis por destruir a matéria orgânica que constituía o corpo dos produtores.

d)

a energia é integralmente transferida de um nível trófico a outro, pois não há consumo energético nos diferentes elos da cadeia alimentar.

e)

a matéria orgânica passa de um nível trófico a outro e retorna ao ambiente na forma inorgânica por meio da respiração, excreção e decomposição dos organismos.

Biologia
2 -

De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo.

(Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável. Brasília – DF, 2006. Adaptado.)

Analise a tabela apresentada a seguir e escolha a alternativa que relaciona corretamente o tipo de nutriente, sua função no organismo e os exemplos de alimentos que são fontes importantes do nutriente em questão.

a)

b)

c)

d)

e)

3 -

“O uso abusivo e não supervisionado de medicamentos é responsável por várias internações e mortes por ano em todo o mundo. Atualmente, o número de viciados em medicamentos é maior que o de usuários de cocaína, heroína e ecstasy somados.

Quem “paga a conta” nessa história é o fígado. Tudo porque grande parte do que é absorvido pelo sistema gastrointestinal humano (aquilo que comemos e bebemos) é drenado diretamente para o fígado pela veia porta, antes mesmo de atingir a circulação geral. Uma vez no fígado, o sangue flui por capilares especializados até pequenos grupos de células, chamadas de hepatócitos, que realizam múltiplas funções e compõem em torno de 70% a 80% do tecido hepático.

É justamente esse contato íntimo entre o sangue e os hepatócitos que permite ao fígado desempenhar a que é considerada sua principal função: a biotransformação de toxinas e drogas. Os hepatócitos transformam essas substâncias nocivas em moléculas mais solúveis em água, o que facilita sua inativação e excreção, “limpando” o organismo.”

(“Quando o que cura passa a matar”. Revista Ciência Hoje, n.º 302, vol. 51, abril/2013. Adaptado.)

Com base no texto apresentado anteriormente, assinale a alternativa que indica quais organelas presentes nos hepatócitos são mais relacionadas com a principal função do fígado.

a)

As mitocôndrias, pois são organelas associadas à respiração celular, processo que envolve a inativação da principal toxina excretada no sangue: o monóxido de carbono.

b)

Os cloroplastos, pois são organelas responsáveis pela transformação de energia luminosa em energia química com a produção de oxigênio, que limpa o organismo.

c)

Os retículos endoplasmáticos, pois são organelas que acumulam enzimas, as quais transformam as substâncias tóxicas em moléculas mais simples de eliminar.

d)

Os centríolos, pois são organelas importantes no processo de divisão celular que dará origem a novas células hepáticas sem toxinas e drogas.

e)

Os ribossomos, pois são organelas que produzem material genético a partir de proteínas responsáveis por transformar as toxinas em moléculas solúveis.

4 -

Em junho de 2012, no Rio de Janeiro, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Durante o evento, mais de 45 mil pessoas, incluindo representantes de 188 países, se reuniram para discutir estratégias e atitudes que têm como objetivo proteger o futuro do planeta. Uma das principais conclusões apresentadas no “Relatório Rio+20: o modelo brasileiro”, documento oficial produzido no fim da conferência, é de que “a mudança dos padrões de produção e consumo será determinante para se alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas próximas décadas”.

Um exemplo de mudança nos padrões de produção e consumo que contribuirá para o desenvolvimento sustentável é

a)

a redução do uso de fontes alternativas de energia, como usinas eólicas, coletores solares e queima de biogás, pois estas são ineficazes na produção de energia elétrica.

b)

a redução da produção de resíduos sólidos e químicos nas indústrias e residências, os quais deverão ser produzidos na menor quantidade possível, além de receber tratamento adequado.

c)

o aumento da emissão de poluentes atmosféricos emitidos pelas indústrias e meios de transporte, uma consequência do aumento da produção industrial e do crescimento da frota de veículos.

d)

o aumento do consumo de água tanto nas residências quanto na produção agropecuária e industrial, pois se trata de um recurso natural renovável.

e)

o aumento do consumo impulsivo de produtos, especialmente os importados, pois o acúmulo de bens desnecessários contribui para melhorar a economia de outros países.

5 -

O canto dos sapos tem tudo a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. A fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás e lança seus espermatozoides sobre os pequenos óvulos, fecundando-os para originar os girinos. Cada espécie prefere um lugar para desovar: poças, riachos ou, até mesmo, buracos nas árvores que estejam cheios de água.

(“Por que os sapos cantam?” – Revista Ciência Hoje das Crianças, n.º 128, setembro de 2002. Adaptado.)

Considere as seguintes a informações sobre o texto anteriormente transcrito:

I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozoide dá origem aos girinos.

II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados.

III. Os óvulos e os espermatozoides são células especiais formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.

IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas divisões celulares chamadas mitose.

São verdadeiras as a afirmações feitas em

a)

I e II, somente.

b)

I e III, somente.

c)

II e IV, somente.

d)

III e IV, somente.

e)

I, II, III e IV.

Física
6 -

Neil Alden Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua em 1969. Ele e seu companheiro, Buzz Aldrin, andaram pela Lua durante aproximadamente 2 horas, recolhendo matéria lunar e dando saltos enormes pela superfície lunar.

O fato de eles terem conseguido dar saltos enormes comparados com os saltos aqui na Terra ocorreu porque na Lua

a)

há ventos lunares que impulsionam os astronautas.

b)

a massa dos astronautas é menor do que na Terra.

c)

o peso dos astronautas é menor do que na Terra.

d)

há mais resistência do ar do que na Terra.

e)

a gravidade é praticamente nula.

7 -

O gráfico a seguir mostra a curva de crescimento de um recém-nascido até a sua idade de 2 anos

De acordo com o gráfico, a velocidade média do crescimento dessa criança no período de 2 anos será, aproximadamente, em mm/dia,

a)

2,55.

b)

1,50.

c)

1,25.

d)

0,55.

e)

0,25.

Dinâmica
8 -

É muito comum vermos, em obras de uma construção, uma polia (roldana) fixa no alto de um andar, como mostra a figura a seguir.

A utilização dessa máquina simples tem a função de ajudar o operário a erguer baldes de cimento e/ ou tijolos por meio dela. Para que o operário erga o balde a uma velocidade constante, ele deve aplicar, no ponto A, uma força F, comparada ao peso P do balde,

a)

igual e no mesmo sentido do peso do balde.

b)

igual e em sentido oposto ao peso do balde.

c)

maior e no mesmo sentido do peso do balde.

d)

maior e em sentido oposto ao peso do balde.

e)

menor e em sentido oposto ao peso do balde.

Eletricidade
9 -

Após uma aula sobre eletricidade, o menino Edison foi verificar quais aparelhos do quarto de sua residência gastavam menos e mais energia no final do mês. Para isso, ele foi olhar em cada aparelho o valor nominal de suas respectivas potências e anotou numa tabela como a mostrada a seguir os tempos médios que os aparelhos ficavam ligados por dia.

Considerando que cada aparelho tenha 30 dias de uso por mês e de acordo com a tabela, Edison concluiu que os aparelhos que consumiam menos e mais energia eram, respectivamente,

a)

TV e chuveiro elétrico.

b)

TV e as quatro lâmpadas.

c)

Despertador e computador.

d)

Despertador e chuveiro elétrico.

e)

As quatro lâmpadas e chuveiro elétrico.

Física
10 -

As estações do ano são responsáveis por apresentarem características bem particulares, influenciando na temperatura das regiões geográficas, nas vegetações que cobrem os países, assim como na reprodução dos animais.

A respeito das estações do ano são feitas as seguintes a afirmações:

I. No verão e no inverno, a superfície terrestre recebe, respectivamente, mais e menos radiação solar.

II. No inverno, a Terra, no seu movimento de translação, está mais afastada do Sol do que no verão, por isso os dias mais frios.

III. O movimento de translação, juntamente com a inclinação do eixo de rotação com seu plano de órbita, é o responsável pelas quatro estações.

É correto o que se afirma em

a)

I, II e III.

b)

II, apenas.

c)

III, apenas.

d)

I e II, apenas.

e)

I e III, apenas.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.