ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Educação Física - Licenciatura em Educação Física - CETRO - 2013 - Prova

Educação Física
1 -

A organização de eventos inclui a preparação do Cerimonial de Abertura. Um cerimonial é definido como um conjunto de formalidades e atos solenes que devem ser observados em eventos oficiais e seguem, portanto, normas oficiais. Sobre as normas oficiais, é correto afirmar que

a)

nas cerimônias em que se tenha que executar Hino Nacional estrangeiro, esse precederá, por cortesia, ao Hino Nacional Brasileiro.

b)

a bandeira do evento deve ser hasteada antes do início das atividades do Cerimonial de Abertura.

c)

o juramento do atleta ocorre logo após a entrada das delegações.

d)

seguindo a tradição Olímpica, a delegação anfitriã, desfila, em primeiro lugar, seguida das outras participantes, por ordem alfabética.

e)

o desfile das delegações pode ser realizado em qualquer direção e percurso estabelecidos pela organização do evento.

2 -

Existem diversos processos que podem ser utilizados para a realização de uma competição. A escolha de um deles deve ser feita de forma criteriosa, levando-se em consideração o número de equipes participantes e o tempo disponível para a realização da competição. A respeito desses processos, assinale a alternativa correta.

a)

Pirâmide e Lombardo fazem parte dos sistemas combinados ou mistos.

b)

Pelo sistema de Rodízio Simples, todos os competidores se enfrentam entre si. Esse sistema é o mais indicado quando o espaço de tempo para a realização da competição é muito curto.

c)

O número de jogos num Play-Off é sempre “par” (melhor de 2, 4 ou 6 jogos/ partidas).

d)

Em um campeonato disputado por Eliminatória Simples, com 32 concorrentes, serão realizados ao todo 31 jogos.

e)

O processo em que o competidor só é eliminado da competição após ser derrotado por duas vezes é chamado Eliminatória Consolação.

3 -

São manifestações culturais que marcam a cultura de uma determinada região do Brasil. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras, caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos, sendo realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos. Essas características dizem respeito a

a)

Brinquedos Cantados.

b)

Danças Sociais.

c)

Lengalengas.

d)

Danças Circulares Sagradas.

e)

Danças Folclóricas Brasileiras.

4 -

O desenvolvimento e aperfeiçoamento do ritmo é muito importante, pois a vida humana é marcada por vários acontecimentos rítmicos. Pode-se utilizar o ritmo em todas as atividades que for realizar, como na vida diária, profissional, desportiva e de lazer. Em relação ao ritmo, é correto afirmar que

a)

o trabalho com este é possível somente quando se faz uso de música.

b)

existem diversas classificações para o ritmo: individual, grupal, natural e mecânico.

c)

a utilização de atividades rítmicas na educação infantil é uma estratégia opcional. A ausência dessas atividades não interfere no desenvolvimento infantil, uma vez que o ritmo é uma capacidade inata.

d)

para desenvolver atividades rítmicas, é essencial ensinar ao aluno as noções de teoria musical, utilizando instrumentos adaptados ou artesanais. De outra forma, não é possível desenvolver esse trabalho.

e)

este possui intensidade e duração, e também uma ordem – a métrica. A métrica é o fator que determina a distinção entre “forte” e “fraco”.

5 -

A “tensão que um grupo muscular consegue exercer contra a resistência, num esforço máximo, sem movimento articular” é definida como

a)

equilíbrio.

b)

velocidade.

c)

flexibilidade.

d)

força explosiva.

e)

força máxima isométrica.

6 -

Sobre as capacidades físicas aplicadas na atividade física e os termos alongamento, flexibilidade e mobilidade, assinale a alternativa correta.

a)

O termo estiramento foi traduzido de stretching (inglês) e significa estender, flexibilidade, mobilidade, elasticidade, estirar e alongar. No idioma vernáculo, também pode ser referido como sinônimo de alongamento.

b)

A prática de exercícios de alongamento deverá resultar em maior flexibilidade muscular e maior mobilidade articular.

c)

Os testes de flexibilidade realizados de forma estática, como o do Banco de Wells, são os mais confiáveis para estimar o desempenho nas habilidades esportivas.

d)

A redução de flexibilidade não tem nenhuma interferência sobre a quantidade de mobilidade de uma articulação.

e)

A flexibilidade pode ser definida como a quantidade de mobilidade de uma articulação.

7 -

Os esteroides anabolizantes são variações sinteticamente produzidas do hormônio natural masculino testosterona. O nome completo dessa substância é: EAA – Esteroides (classe de droga), Anabolizantes (construtores de tecido) e Androgênicos (promovem características masculinas). Algumas pessoas fazem uso dos esteroides anabolizantes para aumentar o tamanho dos músculos e a força. Entretanto, ficam vulneráveis a efeitos adversos, tanto físicos quanto psicológicos, muitos dos quais irreversíveis. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta os efeitos psicológicos causados pelo uso excessivo (doses elevadas ou tempo prolongado) de Esteroides Anabolizantes Androgênicos.

a)

Anorexia nervosa, bulimia e amnésia.

b)

Insônia, euforia e transtorno bipolar.

c)

Engrossamento da voz, menor fadiga e aumento dos níveis de LDL (colesterol “ruim”).

d)

Ginecomastia, queda de cabelo e acnes.

e)

Distúrbios na função hepática, aumento da pressão arterial e retenção hídrica.

8 -

Segundo Gallahue, espera-se que, aproximadamente aos 7 ou 8 anos de idade, todas as crianças atinjam o padrão de desempenho que corresponde ao estágio de transição dos movimentos fundamentais para os movimentos esportivos. Em relação às atividades oferecidas pelo professor de Educação Física nesta etapa da vida, é aconselhável que

a)

sejam aplicadas atividades de repetição das habilidades motoras fundamentais, em suas três categorias distintas, preparando o aluno para a vivência futura das habilidades esportivas básicas.

b)

o conteúdo conceitual das aulas aborde o conhecimento técnico profundo de uma modalidade esportiva e o conteúdo procedimental dê possibilidade para o planejamento do processo de treinamento dos alunos.

c)

haja oportunidade para a prática de jogos prédesportivos de várias modalidades, com movimentos e regras de complexidade moderada.

d)

os alunos participem de competições oficiais, para ter a experiência da vitória.

e)

sejam aplicadas atividades lúdicas e recreativas enfocando os movimentos como: correr, saltar, lançar e arremessar.

9 -

Sobre a relação entre obesidade e risco cardiovascular, é correto afirmar que

a)

quanto maior a circunferência da cintura, maior o risco de doenças cardiovasculares.

b)

o excesso de gordura pode estar mais concentrado na região abdominal ou no tronco, o que define obesidade tipo ginoide, central, abdominal, exclusiva do sexo masculino; ou pode estar mais concentrado na região dos quadris, o que define obesidade tipo androide exclusiva do sexo feminino.

c)

a medida isolada da circunferência da cintura tem mostrado ser suficiente para estabelecer risco cardiovascular, sendo considerados os limites normais a circunferência menor que 104cm para homens e menor que 100cm para mulheres.

d)

a concentração de gordura subcutânea na região do quadril é um indicativo de risco aumentado para o desenvolvimento de diabetes tipo II.

e)

pessoas obesas geralmente são portadoras da Síndrome de Cushing, que é um conjunto de sintomas associados a um índice muito alto de doença arterial coronariana (hipertensão, intolerância à glicose, níveis altos de colesterol e de triglicerídeos no sangue).

10 -

O treinamento é um processo sistemático através do qual o profissional pode melhorar o preparo físico de seus alunos ou atletas para atender às demandas de suas práticas de atividade física e/ou esporte. O treinamento é um processo progressivo e de longo prazo, e segue princípios que norteiam o controle e a progressão das metas e das diferentes etapas, bem como a escolha adequada dos meios e métodos a serem aplicados. Sobre os princípios do treinamento físico, é correto afirmar que

a)

o princípio da individualidade biológica diz respeito às diferenças individuais, como a preferência por esportes individuais ou coletivos.

b)

de acordo com o princípio da reversibilidade, ao interromper ou reduzir os estímulos, as adaptações (metabólicas, cardiovasculares, neurais, musculares) adquiridas serão parcialmente perdidas. A magnitude e a velocidade de perda são muito maiores do que as dimensões e velocidades de ganho.

c)

de acordo com o princípio da especificidade, os efeitos do treinamento são específicos para os sistemas corporais solicitados.

d)

o princípio dos exercícios preparatórios gerais diz respeito à necessidade de se utilizar exercícios bastante variados, que servem para o desenvolvimento funcional.

e)

pelo princípio do exercício intervalado, o treinamento deve incluir períodos destinados ao estímulo (exercício) e períodos destinados à recuperação (ativa ou passiva).

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.