ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de Química - Licenciatura em Química - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Química
1 -

Base é qualquer substância que libera hidroxila em solução aquosa. São consideradas básicas as soluções que têm valores de pH acima de 7. Possuem sabor amargo e podem ser empregadas como produtos de limpeza e medicamentos entre outros. Muitas bases são fracas e não apresentam periculosidade. Outras são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta produtos caseiros com propriedade alcalina.

a)

Detergente e vinagre.

b)

Cloreto de sódio e amoníaco.

c)

Leite de magnésia e soda cáustica.

d)

Fermento e açúcar.

e)

Coca-cola e água de cal.

2 -

É comum em laboratórios de grande uso e circulação acontecer a troca ou perda de rótulo das substâncias químicas. Ao encontrar um vidro sem rótulo, o analista fez as constatações abaixo sobre a substância do frasco.

I. Reagiu com ácido, resultando em sal e água.

II. Em presença de água, sofreu dissociação.

III. Em solução aquosa, tornou a fenolftaleína vermelha.

A substância que se enquadra nas propriedades dadas é

a)

BaSO4.

b)

CH4.

c)

Mg(OH)2.

d)

SO3.

e)

HCl.

3 -

O hidróxido de sódio é um sólido branco floculado, extremamente higroscópico e cáustico. Sendo uma base muito forte, possui efeito altamente corrosivo sobre a pele. É usado na desidratação de gorduras, no branqueamento de fibras e na fabricação de sabão e detergente, além disso, como desentupidor de ralos e esgotos. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a fórmula química do hidróxido de sódio.

a)

BaOH.

b)

NaOH.

c)

KCl.

d)

H2SO3.

e)

HClO.

4 -

O leite de magnésia é uma suspensão de Mg(OH)2 em água. Esta suspensão dissolve-se com a adição de HCl, gerando uma solução final aquosa incolor que contém cloreto de magnésio. As funções químicas das substâncias Mg(OH)2, HCl e cloreto de magnésio, respectivamente, são

a)

Sal, ácido e base.

b)

Óxido, sal e ácido.

c)

Base, ácido e óxido.

d)

Sal, base e ácido.

e)

Base, ácido e sal.

5 -

A cal viva é um material muito usado por pedreiros, pintores e agricultores, representada pela fórmula CaO. Assinale a alternativa que nomeia corretamente a função representada.

a)

Ácido.

b)

Base.

c)

Sal.

d)

Hidreto metálico.

e)

Óxido.

6 -

Um adubo químico utilizado nas lavouras de café é composto de Nitrogênio, Fósforo e Potássio. No solo, os íons potássio são absorvidos pelas plantas. Após a colheita, as cascas são queimadas em fornalhas, onde o potássio reaparece como óxido de potássio.

Dados: K+1 e O-2

A sequência que representa, respectivamente, os símbolos das palavras em negrito no texto são

a)

N, F, P e K2O2.

b)

Ni, P, K e K2O.

c)

N, P, K e K2O.

d)

Ni, P, P e K2O2.

e)

N, F, K e K2O.

7 -

Os óxidos provenientes de fábricas e escapamentos dos automóveis formam com a água compostos como H2SO4, que caem como chuva ácida. Os ácidos presentes no ar e na chuva se dissipam prejudicando lagos, plantas e animais aquáticos. Para diminuir essa acidez é possível a adição de uma substância capaz de anular as características dos ácidos, ou seja, uma substância básica. Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta propriedades ácidas.

a)

NaOH.

b)

H2O.

c)

HCl.

d)

SO3.

e)

NaCl.

Reações Químicas

Equações químicas

Observe as informações e as equações abaixo para responder à(s) questão(ões) a seguir.

Segundo Lavoisier, “Na natureza nada se perde e nada se cria, tudo se transforma”. Nesta linha de raciocínio, o balanceamento de reações químicas segue os princípios da Lei de Conservação de Massa, da Lei das Proporções Definidas e da Proporção Atômica. De acordo com a IUPAC, os coeficientes estequiométricos devem ser os menores valores inteiros possíveis.

I. BaCl2 + H2SO4 → HCl + BaSO4

II. Cu(OH)2 + H4P2O7 → Cu2P2O7 + H2O

III. HNO2 → H2O + NO2 + NO

IV. I2 + NaOH → NaI + NaIO3 + H2O

8 -

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação I.

a)

18.

b)

8.

c)

5.

d)

3.

e)

9.

9 -

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação II.

a)

18.

b)

8.

c)

5.

d)

3.

e)

9.

10 -

Faça o balanceamento das reações e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a soma dos coeficientes da reação III.

a)

18.

b)

8.

c)

5.

d)

3.

e)

9.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.