ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SESI - Serviço Social da Indústria - Distrito Federal - Professor de História - Licenciatura em História - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Mundo Pós Segunda Guerra Mundial
1 -

Em relação ao islamismo e aos grupos fundamentalistas surgidos ao longo da Guerra Fria, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) As lideranças do Hamas jamais cogitaram a coexistência com judeus, cristãos e membros de outras religiões em seu almejado estado palestino.

(  ) Diferentemente do Alcorão, que estabelece as leis religiosas para os povos islâmicos, a Sharia diz respeito exclusivamente às questões seculares.

(   ) O controle do Hamas sobre a Faixa de Gaza é limitado. Uma de suas lutas consiste na busca por maior influência política na região.

a)

V/ V/ V.

b)

F/ F/ V.

c)

F/ V/ F.

d)

F/ F/ F.

e)

V/ V/ F.

História Contemporânea
2 -

Sobre as escolas historiográficas surgidas durante o século XX e os debates em que se inserem, assinale a alternativa correta.

a)

A primeira geração da chamada Escola dos Annales buscou romper com alguns princípios positivistas até então vigentes no meio intelectual francês, exceto com a história baseada na narrativa de uma sucessão de acontecimentos.

b)

O historiador Hayden White foi motivo de polêmica entre seus colegas após o lançamento de sua obra, Meta-história, em 1973. Entre outras coisas, a obra de White sustenta que a constituição de uma obra histórica é relativa à seleção de um enredo, tal como em um romance, e está sujeita a pré-concepções de caráter ideológico.

c)

A chamada Nova Esquerda surgiu como uma dissidência dos teóricos da esquerda soviética. Para os adeptos da Nova Esquerda, estava em questão o resgate dos princípios teóricos do marxismo e o retorno ao enfoque da questão econômica.

d)

A descolonização da África, a partir da segunda metade do século XX, não tem qualquer relação com o surgimento dos estudos pós-coloniais.

e)

A chamada história das mentalidades pode ser caracterizada por sua ênfase nas documentações escritas.

Antiguidade Clássica
3 -

Sobre a Antiguidade (greco-romana) e os estudos que a envolvem, assinale a alternativa correta.

a)

Edward Gibbon, através de sua obra O Declínio e a Queda do Império Romano, apresenta a noção de que, a partir do século III, houve uma desestruturação político-administrativa do mundo romano, e a causa de tal crise teria sido a ascensão e consolidação da Igreja Católica. Ainda que a obra de Gibbon tenha sido publicada no século XVIII, sua interpretação ainda predomina no que diz respeito aos estudos acerca do contexto dos últimos dias do Império Romano Ocidental, sem que haja quaisquer outras interpretações divergentes relevantes.

b)

Os sofistas foram os primeiros intérpretes da vida política das poleis gregas, tendo passado sua vida inteira vinculados às suas cidades de origem – pois, em geral, eram possuidores de funções políticas.

c)

A produção historiográfica cristã, sobretudo através de Eusébio de Cesareia, rompeu com algumas concepções clássicas da escrita da história e introduziu amplo uso de fontes documentais – independentemente da veracidade dos documentos – e de referências a eles.

d)

Não há diferenças substanciais entre a democracia ateniense e a democracia moderna.

e)

Não há diferenças entre o modelo escravista vigente durante a Antiguidade e o escravismo moderno.

História do Brasil
4 -

Sobre o governo imposto a partir do golpe de 1964 no Brasil, assinale a alternativa correta.

a)

Durante o governo militar, houve uma total repressão das manifestações de grupos de esquerda. Nas universidades, alunos e professores vinculados ao pensamento de esquerda foram afastados, e o marxismo, assim como qualquer forma de pensamento progressista, foram eliminados dos ambientes acadêmicos.

b)

Apesar de não manterem quaisquer ligações com o governo Vargas, os governantes militares deram continuidade às políticas populistas deste para buscar a legitimação de seu poder.

c)

O intervencionismo estatal, visto como algo peculiar a governos comunistas, foi descartado das políticas econômicas durante o governo militar.

d)

Durante o chamado “milagre brasileiro”, houve um crescimento na produção de bens de consumo duráveis.

e)

Durante o chamado “milagre brasileiro”, não houve qualquer crescimento por parte das indústrias estatais.

História Moderna
5 -

Sobre a monarquia portuguesa no período colonial, analise as afirmações abaixo.

I. Apesar de Portugal ser um Estado absolutista na época da colonização, seu poder não se concentrava exclusivamente no rei, mas também dependia da burocracia que o cercava. A isso, sobretudo, deve-se a preferência pela expressão “Coroa” em vez de “Rei” para designar o poder monárquico português.

II. O modelo administrativo das colônias dava pouca margem aos representantes políticos estabelecidos no Brasil. Toda e qualquer decisão partia da Metrópole, e as colônias não possuíam quaisquer instituições políticas.

III. Pelo menos até o período pombalino, a Igreja possuía considerável influência sobre a corte portuguesa e relativa autonomia.

É correto o que se afirma em

a)

I, II e III.

b)

I e III, apenas.

c)

II e III, apenas.

d)

I, apenas.

e)

II, apenas.

História Contemporânea
6 -

Sobre a formação do capitalismo e sua difusão pelo mundo, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) A partir da segunda metade do século XIX, tornou-se possível o surgimento de bancos, indústrias, empresas de transporte etc. Entre outros fatores, isso foi motivado pela liberação de capitais a partir do fim da importação de escravos.

(   ) A Inglaterra, a partir da segunda metade do século XIX, teve importante papel em favor do prolongamento da existência do tráfico negreiro e da escravidão em si.

(   ) A produção cafeeira no Brasil nem sempre dependeu da disponibilidade de mão de obra escrava, mas não há dúvidas de que, no início do século XIX, a expansão do tráfico negreiro foi motivada pelas demandas das lavouras de café.

a)

V/ F/ V.

b)

F/ F/ V.

c)

V/ F/ F.

d)

V/ V/ V.

e)

F/ V/ F.

História Moderna
7 -

Sobre as práticas científicas, suas diversas manifestações na Europa e em outros contextos, assim como sua relação com a religião, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(   ) Durante a segunda metade do século XIX, os princípios da chamada ciência positiva foram difundidos a partir da França. Em países como o Brasil e México, o positivismo chegou a ser incorporado à política.

(   ) A Reforma Protestante promoveu duros ataques a quaisquer manifestações associadas à magia, procurando dissociá-la da religião.

(   ) Pelo menos até o século XVII, em países como a Inglaterra, a prática da medicina estava amplamente vinculada à religião. Antes da realização de cirurgias, por exemplo, exigia-se uma reza e havia um cuidado para que médicos “infiéis” fossem evitados.

a)

V/ V/ V.

b)

F/ F/ F.

c)

F/ V/ V.

d)

F/ F/ V.

e)

F/ V/ F.

Período Medieval
8 -

Sobre a Idade Média e as perspectivas atuais de estudo, assinale a alternativa incorreta.

a)

A noção de decadência do Império Romano presente em obras como “Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência”, de Montesquieu, foi amplamente utilizada por historiadores da primeira metade do século XX para romper com a concepção da Idade Média como um período de “trevas”, de obscuridade do conhecimento.

b)

“O Outono da Idade Média”, de Johan Huizinga, contribuiu para que a Idade Média deixasse de ser vista como um período de obscuridade entre a Antiguidade e o Renascimento.

c)

A questão referente à periodização da Idade Média não é consenso entre os historiadores. A partir do século XX, a noção de uma Idade Média estabelecida entre os séculos V e XV passou a ser questionada em favor de uma “longa Idade Média”.

d)

Os humanistas do Renascimento acreditavam-se continuadores da tradição da Antiguidade Clássica, interrompida ao longo da Idade Média.

e)

A noção de Antiguidade Tardia relativiza a ideia de que o cristianismo teria trazido um súbito fim ao legado da Antiguidade a partir do século III.

História Moderna
9 -

Em relação ao período pombalino, assinale a alternativa incorreta.

a)

O período pombalino caracterizou-se pela tentativa de suprimir o contrabando de metais preciosos e pela melhoria na arrecadação tributária.

b)

O período pombalino foi marcado pelo controle do Estado português sobre a Companhia de Jesus, que deixou de servir a seus interesses religiosos para fortalecer o controle metropolitano sobre a colônia.

c)

Muitas das políticas de Marquês de Pombal voltaram-se para a integração da população indígena à civilização portuguesa. Para isso, foram tomadas medidas em vista do incentivo do casamento entre indígenas e brancos, a transferência da administração de algumas aldeias para autoridades civis e a extinção da escravidão de índios.

d)

O período pombalino se caracterizou por uma notável reforma educacional.

e)

A partir da intervenção de Marquês de Pombal, deuse fim às capitanias hereditárias.

História
10 -

Sobre os movimentos de independência na América Latina, analise as afirmações abaixo.

I. Houve apoio da Inglaterra às independências latinoamericanas. Aos ingleses, interessava a expansão de mercado para seus produtos industrializados e o potencial que aquela região representava.

II. As Reformas Bourbônicas mudaram a situação de autonomia proporcionada pelos Habsburgos hispânicos às províncias latino-americanas. Afinal, a Espanha encontrava-se em guerra e precisava extrair riquezas de suas colônias. Tais medidas fortaleceram os privilégios e as influências dos criollos, o que, somado a outros fatores, fomentaria os movimentos de independência latino-americanos.

III. Os ideais da Revolução Francesa e Inglesa tiveram grande influência sobre os revolucionários latinoamericanos.

É correto o que se afirma em

a)

I, II e III.

b)

I e II, apenas.

c)

I, apenas.

d)

I e III, apenas.

e)

III, apenas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.