ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFT - Universidade Federal do Tocantins - Vestibular - COPESE - 2013 - Prova Tarde - 2013.1

Física
1 -

Um arco-íris se forma quando o Sol, as gotas de chuva e o observador estão dispostos em um determinado ângulo. Os raios de sol penetram na gota de chuva e, devido à forma da gota, emergem com a luz separada nos seus vários comprimentos de onda, atingindo então o olho do observador. O fenômeno que ocorre com a luz na formação do arco-íris é chamado de:

a)

Difração, interferência, dispersão.

b)

Interferência, reflexão, polarização.

c)

Polarização, interferência, difração.

d)

Reflexão, polarização, dispersão.

e)

Refração, reflexão, dispersão.

2 -

Para resfriar 200 mL de água inicialmente a 25 °C, foram utilizados dois cubos de gelo, de 25 g cada, a -5 °C. Considere a densidade da água igual a 1,0 g/mL, o calor específico da água igual a 1,0 cal/g °C, o calor específico do gelo igual a 0,5 cal/g°C e o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g. A temperatura de equilíbrio do sistema água+gelo, desprezando as perdas para o ambiente, é de:

a)

3,5 °C.

b)

4,0 °C.

c)

4,4 °C.

d)

5,8 °C.

e)

6,7 °C.

3 -

A força de atrito estático é uma das forças responsáveis por manter um automóvel na trajetória quando este faz uma curva. Algumas estradas possuem as curvas inclinadas (ver figura). Um efeito da inclinação da curva é:

a)

Aumentar a força de atrito estático entre os pneus e a estrada.

b)

Reduzir a força de atrito estático entre os pneus e a estrada.

c)

Reduzir o coeficiente de atrito estático entre os pneus e a estrada.

d)

Aumentar a conservação da estrada, uma vez que os pneus estão sempre em contato com o solo.

e)

Reduzir o desgaste dos pneus, fazendo com que, alternadamente, gastem-se mais de um lado do que do outro.

4 -

No mundo dos quadrinhos, muita coisa é permitida. Por exemplo, o Homem-de-gelo é capaz de esfriar objetos e ambientes. Os quadrinhos não dizem, mas é possível supor que o calor retirado dos objetos e do ambiente seja absorvido pelo próprio super-herói. Nesse caso, ele deveria esquentar até, eventualmente, ferver, evaporar ou queimar. O princípio físico que permite tirar essa conclusão é a Lei

a)

de Boyle.

b)

de Stefan-Boltzmann.

c)

Zero da Termodinâmica.

d)

Primeira da Termodinâmica.

e)

Segunda da Termodinâmica.

5 -

Um vagão de montanha-russa, de 300 kg, está, inicialmente, a 20 km/h, quando irá descer um declive de 30 m de altura por 10 m de extensão. Sabendo que, no final da descida, 20% da energia foi dissipada, a velocidade aproximada do vagão quando terminada a descida é de: Dado: g=10m/s2

a)

53 km/h.

b)

60 km/h.

c)

80 km/h.

d)

90 km/h.

e)

100 km/h.

6 -

Pretende-se aquecer 1000 L de água, de 20 °C a 70 °C, utilizando um resistor de 5 Ω, ligado a uma fonte de tensão contínua de 220 V. Sendo assim, responda, respectivamente, em quanto tempo ocorrerá esse aquecimento e o tempo necessário caso o resistor seja substituído por outro de 1 Ω.

Dados:

Densidade da água: 1 kg/l

Calor específico da água: 1 cal/g°C

1 cal = 1,1630x10-6 kWh

a)

0,5 h; 1 h

b)

1 h; 0,8 h

c)

1 h; 2,50 h

d)

2 h; 6,30 h

e)

6 h; 1,20 h

7 -

Determinar a distância do centro de massa à origem do plano cartesiano, para o conjunto referente aos dois discos homogêneos de mesma densidade. Considerar R=5 √ 2 m.

a)

6 m

b)

7 m

c)

10 m

d)

12 m

e)

14 m

8 -

Determinar, respectivamente, a capacitância equivalente entre os terminais A e B e, também, a energia acumulada entre esses terminais quando o circuito está submetido a uma diferença de potencial constante de 500 V.

a)

100 μF; 50 J

b)

65 μF; 8,125 J

c)

50 μF; 8,125 J

d)

200 μF; 60 J

e)

80 μF; 20 J

Química
9 -

O abaixamento da pressão de vapor do solvente, a elevação da temperatura de ebulição e o abaixamento da temperatura de congelamento são conhecidos como propriedades coligativas. Essas propriedades não dependem da natureza do soluto, mas apenas de sua quantidade dissolvida. Ao adicionar uma determinada quantidade de soluto não volátil e não iônico a um solvente puro, é CORRETO afirmar que:

a)

A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição diminui e a temperatura de congelamento aumenta.

b)

A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento permanece constante.

c)

A pressão de vapor da solução diminui, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

d)

A pressão de vapor da solução permanece constante, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento diminui.

e)

A pressão de vapor da solução aumenta, a temperatura de ebulição aumenta e a temperatura de congelamento aumenta.

10 -

As reações ácido-base são fundamentais para o entendimento das reações dos compostos orgânicos. Muitas das reações que ocorrem em química orgânica são reações ácido-base ou envolvem uma reação ácido-base em alguma etapa. O estudo dessas reações nos permite examinar ideias a respeito da relação entre as estruturas das moléculas e suas reatividades, o papel do solvente e entender como determinados parâmetros termodinâmicos podem ser utilizados para prever quanto de produto será formado. Considere a equação que representa a reação entre o ácido benzóico e solução aquosa de hidróxido de sódio:

Sobre essa reação é CORRETO afirmar que:

a)

Durante a reação, ocorre a quebra da ligação covalente de forma homolítica entre o hidrogênio e o oxigênio no ácido benzóico para formar a base conjugada.

b)

Devido à sua acidez, o ácido benzóico insolúvel em água dissolve-se em solução aquosa de hidróxido de sódio.

c)

O anel benzênico presente no ácido benzóico não exerce influência para a perda do próton.

d)

A adição de um solvente prótico diminui a acidez do ácido benzóico devido à diminuição da entropia do solvente, causada pelo efeito da solvatação.

e)

A reação é reversível, pois o sal formado após a perda do próton reage com as moléculas de água, regenerando o ácido benzóico.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.