ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFT - Universidade Federal do Tocantins - Vestibular - COPESE - 2012 - Prova Tarde - 2012.2

Física
1 -

Durante uma apresentação circense um artista se apresenta com sua motocicleta em um globo da morte de raio R . Num dado instante da apresentação a motocicleta passa pelo ponto mais alto do globo, conforme ilustrado na figura. Para não cair verticalmente a motocicleta deve possuir uma velocidade mínima v . Considere M a massa total (motociclista+artista), n F a força normal e g a aceleração da gravidade.

Desprezando o atrito dos pneus da motocicleta com o globo qual é a expressão CORRETA da velocidade mínima?

a)

b)

c)

d)

e)

2 -

O gráfico abaixo ilustra a posição de uma partícula em função do tempo.

 

A relação CORRETA entre as velocidades escalares instantâneas  Va ,  Vb e  Vc nos pontos A, B e C, respectivamente, é:

a)

b)

c)

d)

e)

3 -

Um observador visualizou um relâmpago (luz de um raio) em uma tempestade, e ouviu o trovão (som deste raio) após 2s . Decorridos 6min ocorreu outro relâmpago e o trovão foi ouvido após 20s . Considere que a visualização do relâmpago é instantânea e que a velocidade do som no ar é de 340m/s . A velocidade CORRETA que a tempestade se afasta do observador é:

a)

17m/s.

b)

20m/s.

c)

34m/s.

d)

68m/s.

e)

340m/s.

4 -

No circuito elétrico abaixo a resistência interna da bateria é Rin=1 .

Qual é a leitura CORRETA do Amperímetro ideal A e do Voltímetro ideal V, respectivamente?

a)

b)

c)

d)

e)

5 -

Após descobrir a distância da Terra à Lua, uma criança pergunta ao seu pai qual seria o tamanho da Lua. Para responder a pergunta, o pai pede ao filho que lhe empreste uma moeda de um Real, sabendo que o diâmetro da moeda é igual a 2,7cm. Fixando a moeda ao vidro de uma janela o pai pede ao filho que feche um dos olhos e ande para trás até ver a Lua ser ocultada pela moeda e, neste instante o avise para medir a distância dos olhos do filho ao centro da moeda. O pai informa ao filho que o resultado da medida é igual a 2,97m e pede ao filho que descubra o diâmetro da Lua. Considere a distância entre o olho da criança e o centro da lua igual a 374.000km.

O resultado CORRETO obtido pelo filho para o diâmetro da Lua é igual a:

a)

1.300km

b)

2.500km

c)

3.400km

d)

4.100km

e)

5.200km

6 -

Uma pessoa produz, em um ano, 1.562,5kg de gás carbônico (CO2). Suponha que esta massa de gás seja armazenada no interior de caixas cúbicas de arestas iguais a 1m , à temperatura de 79 C º  e sob pressão de 1atm.

Dados:

Massa atômica do Carbono: 12u

Massa atômica do Oxigênio: 16u

Constante universal dos gases: 8 J/mol.k

O número CORRETO de caixas necessário para armazenar a massa de gás carbônico produzida por esta pessoa durante um ano é:

a)

10

b)

c)

d)

e)

7 -

Sabendo-se que uma onda eletromagnética se propaga em um meio com velocidade igual à metade da velocidade da luz e tem a forma descrita pela equação: ) cos(   wt A Onde: Tempo: t Amplitude: A , Frequência angular: w , Defasagem angular da onda:  , Velocidade da luz no vácuo: c . As expressões CORRETAS para o período T e o comprimento de onda  são, respectivamente:

a)

b)

c)

d)

e)

8 -

Uma pessoa está em pé dentro de um ônibus que se move com velocidade constante. Em um dado instante, ela deixa cair de sua mão uma fruta que segurava. Suponha que outra pessoa parada na calçada possa visualizar a fruta caindo até vê-la atingir o piso do ônibus.

Das ilustrações a seguir qual é a representação CORRETA da posição em que a fruta atingiu o piso do ônibus?

a)

b)

c)

d)

e)

Química
9 -

Uma quantidade de 130,0 g de um ácido monocarboxílico R _ COOH (sendo R uma cadeia acíclica, normal e saturada) sofre neutralização total ao reagir com 56,0 g de hidróxido de potássio. A fórmula molecular do ácido é:

a)

b)

c)

d)

e)

10 -

Ao entrar no ônibus para chegar à escola, um estudante sujou de graxa seu uniforme ao encostar-se na porta que tinha sido recém lubrificada. Na aula de Química, procurou saber como limpar aquela mancha. O professor respondeu com a seguinte informação: a graxa lubrificante é uma mistura de hidrocarbonetos alifáticos, cuja solubilidade diminui com o aumento da polaridade do solvente. Dispondo de acetona (CH3COCH3), álcool comum (CH3CH2OH) e hexano(C6H14), o aluno verificou que a solubilidade da graxa nessas substâncias crescia na seguinte ordem:

a)

Acetona, hexano e álcool

b)

Hexano, álcool e acetona

c)

Álcool, acetona e hexano

d)

Àlcool, hexano e acetona

e)

Hexano, acetona e álcool

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.