ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 5.ª Região - Técnico Judiciário - Apoio Especializado - Tecnologia da Informação - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2013 - Prova Objetiva

Compreensão e Interpretação de Textos

Produção de Cacau

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.

“O cacau brasileiro de qualidade vem ganhando espaço no mercado internacional.” A afirmação é do presidente da Câmara Setorial do Cacau. Mas nem sempre foi assim: esse é um movimento de retomada que se segue a uma devastadora crise na produção brasileira. E o motor dessa retomada é o cacau fino.

No século passado, o Brasil chegou a ser o segundo maior produtor mundial de cacau. Em 1989, entretanto, a praga denominada vassoura-de-bruxa devastou os cacaueiros da Bahia e mudou a vida dos produtores da região.

Atualmente, dois terços da produção mundial de cacau são cultivados na África. No ranking de países produtores, o Brasil ocupa o quinto lugar. A Bahia responde por 70% da produção nacional.

Mas o cacau fino da região tem surpreendido. Grandes empresas do mercado mundial hoje fabricam chocolates finos com cacau baiano de alta qualidade. “Esse é um caminho sem volta”, prevê um cacauicultor. “O mundo aponta para alimentos rastreados e de qualidade.” Para produzir uma amêndoa diferenciada, os produtores baianos investem em tecnologia, treinamento e remuneração da mão de obra.

Enquanto menos cacau comum é enviado ao exterior, aumenta a exportação da amêndoa de alta qualidade. Os mercados-alvo para esse produto são Bélgica, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Japão.

Nos últimos dez anos, o brasileiro passou a comer mais chocolates e o consumo interno aumentou. Os produtores acreditam que, com o tempo, o mercado interno brasileiro atrairá também um número maior de consumidores de chocolates finos. “Atrás de um produto de qualidade, cria-se toda uma cadeia de sustentabilidade, seja ela social ou ambiental”, avalia um produtor.

A maior parte das propriedades da Costa do Cacau, a região do sul da Bahia compreendida por municípios produtores, utiliza o sistema cabruca, no qual os cacaueiros são cultivados à sombra das árvores da Mata Atlântica. Essa característica do cultivo ajuda na conservação das espécies florestais e da fauna silvestre, além de preservar as fontes hídricas.

(Adaptado de: Suzana Camargo. Revista PIB, 12/07/2012 - www.passeiweb.com. Adaptado.)

1 -

Depreende-se corretamente do texto:

a) A crise na produção de cacau, de que o país já se recuperou, contribuiu para a diminuição do consumo de chocolates finos.
b) O consumo de cacau fino pelo mercado interno alavancou a produção do produto nas últimas décadas.
c) A produção do cacau fino, proveniente de uma amêndoa diferenciada, reverte em melhorias sociais e ambientais.
d) O sistema cabruca é um modo mais econômico, porém menos sustentável, de produção de cacau.
e) As vastas reservas de água presentes em certas regiões da Mata Atlântica contribuem para a qualidade do cacau plantado ali.
Sinônimos e Antônimos
2 -

Em 1989, entretanto, a praga denominada vassoura-de bruxa... (2.º parágrafo)

Enquanto menos cacau comum é enviado ao exterior... (5.º parágrafo)

Sem prejuízo para a correção e o sentido, e sem que nenhuma outra alteração seja feita, os elementos sublinhados podem ser substituídos, respectivamente, por:

a) contudo − Ao passo que.
b) conquanto − Tanto que.
c) porquanto − Onde.
d) não obstante − Embora.
e) ainda assim − Posto que
Função Sintática
3 -

Considere o trecho abaixo:

Mas nem sempre foi assim: esse é um movimento de retomada que se segue a uma devastadora crise na produção brasileira. E o motor dessa retomada é o cacau fino. (1.º parágrafo)

Mantém-se a correção do trecho acima, substituindo-se

I. os dois-pontos por ponto e vírgula.

II. “E” por uma vírgula seguida de cujo, fazendo-se a devida adaptação de maiúsculas e minúsculas.

III. “a uma devastadora” por “à devastadora”.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) II e III.
b) II.
c) I e II.
d) I e III.
e) I.
Compreensão e Interpretação de Textos
4 -

Afirma-se corretamente sobre o texto:

a)

Há relação de finalidade no segmento: O cacau brasileiro de qualidade vem ganhando espaço no mercado internacional. (1.º parágrafo)

b)

A expressão “caminho sem volta” foi usada para indicar que houve progresso no modo de produção do cacau baiano. (4.º parágrafo)

c)

Mantém-se o sentido original e a correção do texto substituindo-se o segmento à sombra das árvores por “protegidas do sol”. (7.º parágrafo)

d)

O produto a que se refere o autor em Os mercados- alvo para esse produto são Bélgica, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Japão é o cacau comum. (5.º parágrafo)

e)

Sem prejuízo para o sentido, a expressão alimentos rastreados pode ser substituída por “alimentos de origem duvidosa”. (4.º parágrafo)

Produção Textual
5 -

Uma redação alternativa para um segmento do texto, escrita com correção e lógica, está em:

a) Na avaliação de um produtor, cadeias de sustentabilidade se estabelece entorno de um produto de qualidade, seja social ou ambiental.
b) Os produtores brasileiros, apostam no futuro aumento dos consumidores, do mercado nacional, que deve passar a se interessar mais por chocolates finos.
c) Em 1989, os cacaueiros da Bahia foram devastados pela praga denominada vassoura-de-bruxa, o que afetou a vida dos produtores da região.
d) O movimento de retomada, após uma crise devastadora na produção brasileira de cacau, é estimulada pela produção de cacau fino.
e) Certas características do cultivo ajuda a conservar espécies florestais e da fauna silvestre, além de se preservarem as fontes hídricas.
Tempos Verbais
6 -

... a praga denominada vassoura-de-bruxa devastou os cacaueiros da Bahia...

O verbo que, no contexto, exige o mesmo tipo de complemento que o grifado na frase acima está empregado em:

a)

... os produtores baianos investem em tecnologia...

b)

O mundo aponta para alimentos de qualidade.

c)

...aumenta a exportação da amêndoa de alta qualidade.

d)

Grandes empresas do mercado mundial hoje fabricam chocolates finos...

e)

E o motor dessa retomada é o cacau fino.

Vozes do Verbo
7 -

Sem que nenhuma outra modificação seja feita, o verbo flexionado no singular que também pode ser corretamente flexionado no plural está grifado em:

a)

... a praga denominada vassoura-de-bruxa devastou os cacaueiros da Bahia...

b)

Essa característica do cultivo ajuda na conservação das espécies florestais...

c)

O mundo aponta para alimentos rastreados e de qualidade.

d)

... com o tempo, o mercado interno brasileiro atrairá também um número maior de consumidores...

e)

A maior parte das propriedades da Costa do Cacau [...] utiliza o sistema cabruca...

Gramática e Semântica
8 -

Está clara e gramaticalmente correta a redação do seguinte comentário:

a)

Os países que sofreram declínio em suas safras, que se tornou referência mundial em qualidade, foram os que começaram a investir no cacau fino.

b) Novas técnicas nas fases de fermentação e secagem vêm sendo experimentadas pelos produtores, de modo que os defeitos sejam supressos, e a qualidade dos grãos realçados.
c) Com exceção da Costa Rica, todos os produtores de cacau das Américas do Sul e Central foram contaminados antes de a praga conhecida como vassoura- de-bruxa chegar à Bahia.
d) Por ser o cacau uma planta frágil e sucetível à doenças, o combate as pragas, como a vassoura- de-bruxa, é uma preocupação constante.
e)

Na produção do fruto do cacaueiro, requere-se umidade, calor e sombra; o cacau fino passa por rigoroso processo de seleção e dá origem à amêndoas utilizadas por grandes chocolateiros.

Compreensão e Interpretação de Textos

Ouro sobre azul

Atenção: Para responder à(s) questão(ões) de números a seguir, considere o texto abaixo.

Olhada em conjunto, a obra de Jorge Amado nos parece bastante una, caracterizada por um grande entrosamento das suas partes. Os livros do autor nascem uns dos outros, germinam de sementes lançadas anteriormente, sementes que às vezes permanecem muito tempo em latência.

O número dos seus temas é pequeno; daí a concatenação dos seus livros. E daí, também, a sua superioridade, uma vez que, deste modo, podem se apresentar num sistema vigoroso. A limitação em número dos temas é a condição do desenvolvimento evolutivo do autor. Desenvolvimento que se faz seguro, num retomar constante e sucessivo de temas anteriores.

A sua consciência faz poucas constatações, mas profundas e definitivas. Elas se impõem dentro do espírito do autor que as vai amadurecendo, elaborando, enriquecendo.

Dos meninos vadios de Jubiabá, nascem e crescem os Capitães da Areia, e dos seus saveiros, do oceano, nasce Mar Morto. O cacau, lançado no romance deste nome, fica latente muitos anos. Aparece de modo fugaz em Capitães da Areia, e se expande em Terras do sem fim. “Diário de um negro em fuga”, de Jubiabá, apresenta a vida dos trabalhadores do fumo, irmãos dos de cacau.

Encarados do ângulo do documentário, os seus romances sempre constituem uma informação. Informação de níveis de vida, de ofícios, de miséria, de luta econômica. Do ângulo poético, por meio dos ambientes o documento adquire realce e força sugestiva. São certas constantes cênicas e sentimentais – como o mar, a noite, a floresta, o vento, o amor. Constantes que obsedam Jorge Amado.

Água, mato, noite, vento. Graças a esses temas, Jorge Amado inscreve a sua obra no mundo, dando-lhe um sentido telúrico. Mas, dominando-os, se instala o tema humano do amor, que paira sobre eles.

(Adaptado de: Antonio Candido. Poesia, documento e história. Brigada Ligeira. São Paulo, Ouro sobre azul)

9 -

No quarto parágrafo, o autor

a) ilustra, com exemplos, a opinião de que os livros de Jorge Amado nascem uns dos outros.
b) fornece exemplos das “poucas constatações” mencionadas no parágrafo anterior.
c) reitera que, apesar do sucesso de público, há poucos temas na obra de Jorge Amado, o que a limita e enfraquece.
d) apresenta argumentos que contrariam o que irá afirmar no parágrafo seguinte.
e) desenvolve a tese principal do texto, qual seja, a de que a originalidade de Jorge Amado provém do fato de o escritor ter dado voz aos pobres.
Gramática e Semântica
10 -

Está correto o que se afirma em:

a)

Está na voz passiva o segmento os seus romances sempre constituem uma informação.

b) Segundo o autor, os temas abordados na obra de Jorge Amado restringem-se a água, mato, noite, vento.
c)

No segmento se expande em Terras do sem fim, a preposição “em” pode ser substituída por “das”, sem prejuízo para o sentido.

d)

sem que se faça nenhuma outra alteração na frase, o segmento grifado em num retomar constante e sucessivo de temas anteriores pode ser substituído por “numa retomada”.

e)

Mantém-se o sentido do texto ao se inserir o termo “trabalhadores” no segmento irmãos dos (trabalhadores) de cacau.

« anterior 1 2 3 4 5 6 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.