ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura Municipal - Campinas - SP - Médico - Radiologia e Diagnóstico por Imagem - CETRO - 2013 - Prova Objetiva

Radiologia e Diagnóstico por Imagem
1 -

Em relação à física das radiações, assinale a alternativa incorreta.

a)

Os dois principais mecanismos de interação das ondas eletromagnéticas com a matéria, para a radiologia, são o efeito fotoelétrico e o efeito Compton.

b)

Em relação ao espectro de fótons de raios X, quanto maior for a intensidade da corrente do tubo (mA) de raios X, maior será a energia dos fótons de raios X.

c)

Geradores trifásicos produzem raios X com maior eficiência, ao longo da exposição, com energia média mais alta e capacidade de suportar maiores intensidades de corrente elétrica no tubo para tempos de exposição curtos.

d)

A Razão de Grade deve ser maior nos casos das grades usadas em radiografias convencionais, quando comparada à da mamografia.

e)

Os fatores físicos que determinam a qualidade da imagem são o contraste, a nitidez e o ruído quântico.

2 -

Um paciente de 55 anos, de origem asiática, apresenta quadro subagudo de cefaleia, ataxia, afasia, hemiparesia e distúrbios cognitivo-comportamentais. O exame radiológico evidencia uma lesão pseudotumoral, de provável etiologia desmielinizante, conforme mostra a figura abaixo.

Exame Radiológico - Lesão Pseudotumoral

Assinale a alternativa que apresenta a doença que justifica os sintomas clínicos e os achados radiológicos desse paciente.

a)

Doença de Marburg.

b)

Esclerose concêntrica de Baló.

c)

Esclerose múltipla.

d)

Doença de Devic.

e)

Sarcoidose do sistema nervoso central.

3 -

Em relação às medidas de proteção radiológica e legislação para trabalhadores na área que envolve radiação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Após a notificação de gravidez, as funcionárias gestantes ficam proibidas de trabalhar em áreas expostas à radiação.

( ) A quantidade de radiação diminui quadraticamente com o aumento da distância.

( ) Indivíduos ocupacionalmente expostos devem portar monitor individual de radiação.

( ) A proteção radiológica se baseia nos princípios da Justificação, Limitação de dose e Otimização.

a)

V/ V/ V/ F

b)

F/ F/ F/ F

c)

F/ F/ V/ F

d)

V/ F/ F/ V

e)

F/ V/ V/ V

4 -

Uma criança de 10 meses de idade apresentou quadro agudo de mal-estar, febre, náuseas, vômitos e cefaleia, seguidos de instalação rápida de déficit neurológico multifocal. Nas horas seguintes à admissão evoluiu com rebaixamento do nível de consciência. Segundo a mãe, a criança havia apresentado infecção das vias aéreas há 15 dias, de provável etiologia viral, segundo seu pediatra, com melhora satisfatória do quadro. A TC do crânio demonstra lesão hipoatenuante tálamo-capsular esquerda com compressão do ventrículo adjacente, sem realce anormal (A-B). As imagens axiais de RM FLAIR evidenciam outros focos hiperintensos periventriculares (C-E). Observa-se tênue impregnação em T1, após injeção do agente paramagnético, no tálamo esquerdo (F).

TC do Crânio

Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais compatível com o caso exposto.

a)

Hemorragia subaracnoide (HSA).

b)

Hematoma subdural.

c)

Hemorragia intraparenquimatosa.

d)

Hematoma epidural.

e)

Acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi).

5 -

Paciente é conduzido por serviço móvel de emergência ao pronto-socorro após sofrer acidente motociclístico. Durante a abordagem inicial, observou-se que o mesmo apresentava lacerações extensas em couro cabeludo. Inicialmente, encontrava-se bastante agitado, mas evoluiu com perda de consciência. Após a realização das condutas primárias do suporte avançado à vida no trauma (ATLS), realizou-se um TC de crânio, com as seguintes imagens:

Tomografia Computadorizada - Crânio

Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico correto para o caso exposto.

a)

Hemorragia subaracnoide (HSA).

b)

Hematoma subdural.

c)

Hemorragia intraparenquimatosa.

d)

Hematoma epidural.

e)

Acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi).

6 -

Um paciente com 55 anos de idade iniciou quadro de dor lombar progressiva no decorrer de alguns meses. O médico que o atendeu solicitou alguns exames laboratoriais, que vieram positivos para proteinúria de Bence-Jones, hipergamaglobulinemia e picos de IgG e IgA na eletroforese de proteínas. A radiografia e a ressonância da coluna vertebral lombar evidenciaram lesões líticas esparsas pelos corpos vertebrais, como se observa a seguir:

Radiografia e Ressonância da Coluna Vertebral

Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para esse paciente.

a)

Mieloma múltiplo.

b)

Osteossarcoma.

c)

Metástases.

d)

Amiloidose.

e)

Sarcoidose.

7 -

Um recém-nascido (RN) realizou derivação ventrículo-peritoneal devido a quadro de hidrocefalia. Seus exames neurorradiológicos evidenciaram fossa posterior de pequenas dimensões (alterando a relação conteúdo-continente), quarto ventrículo alongado e com diâmetro anteroposterior reduzido, herniação de tonsilas cerebelares, disgenesia do corpo caloso e fenestração da foice cerebral com interdigitação dos giros corticais, conforme figura abaixo:

Esse RN provavelmente possui uma má formação conhecida como

a)

Dandy-Walker.

b)

Chiari.

c)

holoprosencefalia alobar.

d)

hemimegalencefalia.

e)

lissencefalia.

8 -

Uma menina com 14 anos de idade apresenta quadro de dor e edema em região anterior de coxa direita, há pelo menos 8 semanas. A radiografia AP de fêmur mostra “formação em pires” da cortical medial da diáfise, reação periostal agressiva com massa de tecidos moles associada. Assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais compatível com o quadro exposto.

a)

Linfoma.

b)

Neuroblastoma metastático.

c)

Sarcoma de Ewing.

d)

Adamantinoma.

e)

Cordoma.

9 -

Paciente previamente hígido iniciou quadro de febre, acompanhado de cefaleia e sinais de irritação meníngea. Com a evolução do quadro, apresentou alteração dos níveis de consciência e sinais de hipertensão intracraniana. A punção lombar evidenciou raquimanometria de 28 cmH2O e presença de espécime com cápsula birrefringente no líquor, quando corado com tinta nanquim (tinta da China). Os exames radiológicos demonstram áreas assimétricas de hipersinal nos hemisférios cerebrais (A – axial FLAIR), associados a focos puntiformes de impregnação pelo contraste em T1 (B e C). Notam-se, ainda, espessamento e impregnação pelo contraste nas meninges da convexidade parietal, conforme consta abaixo:

Associando a história clínica, os achados de líquor e as imagens acima, assinale a alternativa que apresenta o diagnóstico mais provável para o caso em questão.

a)

Neurotoxoplasmose.

b)

Encefalite carcinomatosa.

c)

Neurotuberculose.

d)

Neurocriptococose.

e)

Leucoencefalopatia multifocal progressiva (LEMP).

10 -

Após queda com a mão espalmada, um paciente apresentou, no decorrer de meses, edema, dor e diminuição da mobilidade articular do punho. O estudo de imagem realizado pode ser observado a seguir:

Assinale a alternativa que apresenta o correto diagnóstico para o caso em questão.

a)

Necrose do semilunar.

b)

Osteonecrose do piramidal.

c)

Fratura do escafoide com necrose.

d)

Fratura e osteonecrose do hamato.

e)

Osteonecrose do capitato.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.