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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 12.ª Região - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2010 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Artigo

Gilda de Mello e Souza dizia que o Brasil é muito bom nas novelas. Para ter público, a novela precisa dispor de personagens de todas as classes sociais, explicava ela, o que exige uma trama complexa. Acrescento: a mobilidade social é decisiva nas novelas e se dá sobretudo pelo amor entre ricos e pobres. Provavelmente as novelas exibam casos de ascensão social pelo amor – genuíno ou fingido – em proporção maior que a vida real .... Mas a novela não é um retrato do Brasil, ou melhor, é sim, mas como aqueles retratos antigos do avô e da avó, fotografados em preto e branco, mas, depois, cuidadosamente retocados e coloridos. O fundo é real. A tela: ideais, sonhos, fantasias.

Novelas vivem de conflitos. Eles são movidos, quase todos, pela oposição do bem e do mal. Esse confronto dramático nos empolga. Talvez por isso a democracia não nos empolgue tanto, no seu dia a dia: porque, nela, os conflitos são a norma e não a exceção. Ela é o único regime em que divergir, sem ter de se explicar e justificar, é legítimo. Quando uma democracia funciona bem, não escolhemos em razão da honestidade e competência – que deveriam existir nos dois ou mais lados em concorrência – mas com base nos valores que preferimos, por exemplo, liberalismo ou socialismo. Mas nossa tendência, mesmo nas democracias, é converter as eleições em lutas do bem contra o mal. É demonizar o adversário, transformá- lo em inimigo. Creio que isso explica por que a democracia, uma vez instalada, empolga menos que a novela. De noite, dá mais prazer reeditar o *ágon milenar do bem e do mal, do que aceitar que os conflitos fazem parte essencial da vida e, portanto, as duas partes podem ter alguma razão. Aliás, há muitos séculos que é encenada essa situação de confronto irremediável entre dois lados que têm razão: desde os gregos antigos, tem o nome de tragédia. A democracia é uma tragédia sem final infeliz – ou, talvez, sem final.

As novelas recompensam, em geral, os bons. Mas eles são bons só na vida privada. É difícil alguém se empenhar em melhorar a cidade, a sociedade. As personagens boas são afetuosas, solidárias, mas não têm vida pública. As personagens más são menos numerosas, mas são indispensáveis. Condimentam a trama. Seu destino é mais variado, e assim deve ser, se quisermos uma boa novela. Não podem ser todas punidas, nem sair todas impunes.

* ágon – elemento de origem grega: assembleia; local onde se realizam jogos sacros e lutas; luta.

(Trecho do artigo de Renato Janine Ribeiro. O Estado de S. Paulo,

C2+música, D17, 11 de setembro de 2010, com adaptações.)

1 -

De acordo com o texto,

a)

as novelas são mais interessantes do que qualquer disputa eleitoral, porque elas trazem novidades que não se encontram em um regime democrático que funciona bem.

b)

os conflitos extremos mostrados nas novelas despertam maior interesse do que a rotina diária, em que os fatos e opiniões nem sempre despertam maior entusiasmo nas pessoas.

c)

a rotina da vida diária, mesmo em regimes democráticos, acaba premiando apenas os bons, deixando de lado pessoas más, que geralmente se livram das merecidas punições.

d)

a deturpação da vida real nas novelas, que se voltam acentuadamente para sonhos e fantasias, pode transformá-las em fator alienante dos problemas normalmente existentes em uma democracia.

e)

as emoções trazidas pelos conflitos que surgem nas novelas nem sempre são suficientes para despertar sentimentos mais nobres nas pessoas, que tendem rotineiramente para comportamentos antiéticos.

2 -

Conclui-se do texto que democracia:

a)

pode levar as pessoas a situações de fantasia, distantes do mundo real, tal como se faz em novelas que despertam grande audiência.

b)

tende a nivelar o comportamento das pessoas, padronizando seus desejos, tendo em vista que as oportunidades de realização são iguais para todos.

c)

exige, assim como nas novelas, que seus desdobramentos sejam acompanhados de perto por todos, para que as coisas boas sempre superem as más.

d)

é sempre um processo dinâmico, em que opiniões, valores e escolhas pessoais divergentes se manifestam no fluxo diário da convivência social.

e)

nem sempre parece ser o melhor regime, pois as pessoas, mesmo de índoles diferentes, convivem tranquilamente na sociedade, sem quaisquer restrições.

3 -

No 1° parágrafo, o autor:

a)

incorpora uma opinião alheia sobre as novelas como base para iniciar o desenvolvimento de suas próprias ideias a respeito desse tema.

b)

estabelece a oposição básica que perpassa todo o assunto do texto, entre sinceridade e fingimento, que também vai nortear o debate político na democracia.

c)

se vale da ficção apresentada nas novelas como imagem diluída de uma sociedade permissiva, que aceita, sem restrições, comportamentos antiéticos.

d)

condena o uso, muitas vezes indevido, de um sentimento amoroso que deveria unir pessoas, como meio válido de ascensão social.

e)

critica o hábito, comum em autores de novelas, de criar conflitos nem sempre válidos, para tornar a trama mais atraente.

4 -

A referência, no 1° parágrafo, aos retratos retocados e coloridos:

a)

acentua o caráter alienante das novelas, cuja trama desconsidera os reais problemas a serem enfrentados pelas pessoas envolvidas no enredo.

b)

demonstra a capacidade de disfarce que caracteriza as personagens de má índole, que dão vida ao desenrolar da novela.

c)

aponta para o papel da ficção que, embora se baseie em fatos e personagens reais, cria situações fantasiosas, que preenchem o imaginário popular.

d)

alerta para o constante desvirtuamento, mostrado nas novelas, de valores básicos da sociedade, sugerindo modelos de comportamentos antiéticos.

e)

reproduz as atitudes previamente preparadas pelos maus para prejudicar os bons, atraindo o interesse daqueles dispostos a acompanhar o drama novelesco.

5 -

O fundo é real. A tela: ideais, sonhos, fantasias. (final do 1° parágrafo) Com outras palavras, o sentido do que se diz acima está corretamente reproduzido em:

a)

Sendo a verdadeira realidade, na representação de ideais, sonhos e fantasias.

b)

A base dos fatos é verdadeira, mas na tela surgem ideais, sonhos, fantasias.

c)

No fundo da história, é a verdade, que na tela só tem ideais de sonhos e fantasias.

d)

A realidade é vista com profundidade, conquanto na tela se veja ideais de sonhos fantasiosos.

e)

Os ideais, sonhos e fantasias da tela se transformam na mais profunda verdade.

Pontuação
6 -

Provavelmente as novelas exibam casos de ascensão social pelo amor - genuíno ou fingido - em proporção maior que a vida real ... (1° parágrafo)

O emprego das reticências no final do segmento transcrito acima denota:

a)

nova referência, desnecessária, ao comentário de alguém alheio ao contexto.

b)

recurso adotado pelo autor, no sentido de estimular o interesse do leitor.

c)

certeza da concordância de um eventual leitor com a opinião ali exposta.

d)

desejo de que a ficção possa se deter, realmente, em fatos que ocorrem na vida real.

e)

hesitação, pela presença de um comentário de cunho subjetivo, sem base em dados reais.

Interpretação de Textos
7 -

Mas a novela não é um retrato do Brasil, ou melhor, é sim ... (1° parágrafo)

O emprego da expressão grifada acima assinala uma:

a)

contradição involuntária.

b)

repetição para realçar a ideia.

c)

retificação do que havia sido dito.

d)

conclusão decorrente da afirmativa inicial.

e)

condição básica de um fato evidente.

Concordância Nominal e Verbal
8 -

Gilda de Mello e Souza dizia que o Brasil é muito bom nas novelas ... (início do texto)

O verbo flexionado nos mesmos tempos e modos em que se encontra o grifado acima está em:

a)

... explicava ela ...

b)

Novelas vivem de conflitos.

c)

Talvez por isso a democracia não nos empolgue tanto, no seu dia a dia ...

d)

- que deveriam existir nos dois ou mais lados em concorrência -

e)

Mas eles são bons só na vida privada.

Interpretação de Textos
9 -

A expressão em que preenche corretamente a lacuna da frase:

a)

A trama das novelas transforma fatos reais em sonhos, ...... muitos se distraem à noite, em suas casas.

b)

Após algum tempo, as pessoas esquecem as propostas ...... marcaram o andamento da trama novelesca, mesmo que tenha obtido sucesso.

c)

Devemos estar atentos ao fato ...... novelas, por serem instrumento de lazer, tendem a mostram visão fantasiosa do mundo.

d)

Formas de comportamento ...... o autor projeta defeitos e virtudes da sociedade podem ser encontradas diariamente nas ruas.

e)

As novelas ...... o crítico se referia haviam discutido situações desagradáveis, que passam despercebidas para a maioria das pessoas.

Concordância Nominal e Verbal
10 -

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

a)

Personagens do bem e personagens do mal mostra a dualidade que existe em todas as ações humanas no decorrer de uma trama realmente capaz de manter o interesse dos espectadores.

b)

O drama representado em uma novela, com personagens atraentes que se divide entre o bem e o mal, atraem, durante vários meses, a atenção de um público fiel e interessado em suas peripécias.

c)

Uma novela que chame a atenção do público e leve os espectadores a acompanhar a trama, muitas vezes longa, deve basear-se em uma realidade transmudada em sonho e fantasia.

d)

Para que seja atraente as situações criadas pelo autor de uma novelas, é preciso que as personagens tenham atitudes coerentes e convincentes para o público que a acompanham diariamente.

e)

O drama que vive as personagens de novelas, ainda que seja baseado em tipos humanos reais, nem sempre convencem os espectadores, que desejam se distrair em casa, após o trabalho.

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