ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Tribunal de Justiça - Mato Grosso - Técnico Judiciário - Contabilidade - UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - 2016 - Prova Objetiva

Língua Portuguesa

Data show

Crônica do filósofo Rubens Alves

Sempre que vou falar em algum lugar, o pessoal técnico me pergunta, com antecedência, se vou usar data show. Se você não sabe, data show é uma expressão americana. Falar inglês é mais adequado tecnologicamente. Show quer dizer mostrar. E data quer dizer dados. Trata-se de um artifício para mostrar dados, que são projetados em uma tela numa sala escura. Acho que o data show pode ser útil para mostrar dados. Mas o uso que dele se faz é horrível: os palestrantes o usam para projetar na tela o esboço da sua fala, eliminando dela qualquer surpresa, pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim. É como contar o fim da piada no início... Apagam-se as luzes, o palestrante e os ouvintes olham todos para a tela, e ele vai falando. Ninguém presta atenção. Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente. Quem não usa é atrasado. Quem leva suas notas num caderninho é como alguém que anda de carro de boi num mundo de Fórmula Um. Assim vão os palestrantes, todos com seus laptops, para a sessão de cineminha sem graça. Falando sobre isso, uma mulher que trabalha numa firma promotora de eventos contou-me qual a maior vantagem dos data show, uma coisa em que eu não havia pensado: com as luzes apagadas, longe do olhar do palestrante, os ouvintes podem dormir à vontade. Contou-me de uma ocasião em que um homem dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes. Todo mundo se pôs a rir. Barulho de ronco é muito divertido... Mas ela foi obrigada a tomar providências. E o que ela fez, sádica e humoristicamente, foi colocar um microfone perto da boca do roncador. Aí ele acordou-se a si mesmo.

(Ostra feliz não faz pérolas. São Paulo: Planeta, 2008.)

1 -

O texto, apesar de leve e bem-humorado, tece severa crítica ao

a)

fato de as pessoas precisarem do inglês para lidar com o data show.

b)

uso inadequado que palestrantes fazem do data show.

c)

aparelho data show que necessita de escuridão para funcionar.

d)

data show por possibilitar que as pessoas durmam durante a apresentação.

2 -

A palavra que, em qualquer das funções que exerce, tem papel muito importante na coesão de um texto. Sobre o emprego dessa palavra na crônica, analise as afirmativas.

I - Nos fragmentos coisa em que e ocasião em que, a expressão em que pode ser substituída por na qual, e, nas duas ocorrências, exerce a função de conjunção integrante.

II - Em dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes, o que faz parte de tão ... que, expressando ideia de consequência.

III - A palavra que, nas ocorrências Acho que o data show pode ser útil e pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim, exerce a função de conjunção, estabelecendo ligação de subordinação de ideias.

IV - No fragmento uma mulher que trabalha numa firma promotora de eventos contou-me qual a maior vantagem dos data show, as palavras que e qual são pronomes relativos e retomam ideia anterior.

V - Em para mostrar dados, que são projetados em uma tela, o pronome que refere-se à palavra dados e pode ser substituído por os quais.

Estão corretas as afirmativas

a)

I, III e IV, apenas.

b)

I, II, IV e V, apenas.

c)

II, III, IV e V, apenas.

d)

II, III e V, apenas.

3 -

No trecho É como contar o fim da piada no início, a palavra como contribui para estabelecer sentido de comparação. Assinale a afirmativa em que essa palavra NÃO apresenta esse sentido.

a)

O governante que despreza as leis do país é como o assaltante que não respeita a propriedade alheia.

b)

Como as ondas do mar, fogem meus sonhos de menina sem deixar vestígios no tempo.

c)

A busca da vitória na vida profissional exige competência e trabalho, como qualquer outra busca.

d)

O fato, como o candidato esbravejou em seu discurso, não passa de intriga de campanha eleitoral.

4 -

Sobre as ocorrências da conjunção mas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em Mas o uso que dele se faz é horrível, a conjunção inicia oração com sentido de oposição ao que foi dito anteriormente em que o autor fala de forma positiva do data show.

( ) Em Mas ela foi obrigada a tomar providências, a conjunção pode ser substituída pela conjunção E, pois apresenta sentido de adição.

( ) Em Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente, a conjunção pode ser substituída por Portanto, sem alteração de sentido.

( ) Nas três ocorrências da conjunção mas, o sentido apresentado é o mesmo: oposição a alguma ideia já exposta no texto.

Assinale a sequência correta.

a)

V, V, F, F

b)

F, F, V, V

c)

V, F, F, V

d)

F, V, V, F

5 -

A coerência refere-se aos nexos de sentido estabelecidos entre as informações ou argumentos de um texto. A falta de coerência pode prejudicar o entendimento do leitor. Assinale o trecho que NÃO apresenta problema de coerência.

a)

Quando eu estava vendo televisão nos EUA, as propagandas me chamaram a atenção.

b)

Andando pela calçada, o ônibus derrapou e pegou o funcionário quando entrava na livraria.

c)

Embarcou para São Paulo Maria Helena Arruda, onde ficará hospedada no luxuoso hotel Maksoud Plaza.

d)

Desde os três anos de idade minha mãe me ensinava a ler e escrever.

6 -

Considere o trecho: Os primos João e Aurélio, ao viajarem de férias, sofreram um acidente automobilístico e ficaram duas horas à espera de ajuda.

Assinale a reescrita desse trecho que, de forma coerente, conserva o sentido original de adição.

a)

Embora os primos João e Aurélio tenham sofrido um acidente automobilístico ao viajarem de férias, ficaram duas horas à espera de ajuda.

b)

Os primos João e Aurélio, ao viajarem de férias, não só sofreram um acidente automobilístico, mas também ficaram duas horas à espera de ajuda.

c)

Quando viajaram de férias, os primos João e Aurélio sofreram um acidente automobilístico, mas ficaram duas horas à espera de ajuda.

d)

Ao viajarem de férias, os primos João e Aurélio, por terem sofrido um acidente automobilístico, ficaram duas horas à espera de ajuda.

7 -

Assinale o trecho que apresenta correlação entre os tempos e os modos verbais de acordo com a escrita padrão.

a)

Você quer que eu faço isso para você?

b)

Eu queria que ele me dava uma carona para o trabalho.

c)

Se eu fosse você, tinha vergonha de falar desse jeito.

d)

Ele não irá ao concerto caso esteja muito doente.

8 -

Leia atentamente as frases abaixo.

- Na Finlândia, a Nokia é considerada orgulho nacional.

- A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013.

- A Nokia continua ativa oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.

Assinale a alternativa que apresenta a reescrita das frases em um único período de forma coesa e coerente.

a)

Na Finlândia, a Nokia, considerada orgulho nacional, embora tenha vendido sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel.

b)

A Nokia vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, mas continua oferecendo, na Finlândia, produtos e serviços para telefonia fixa e móvel, daí ser considerada orgulho nacional.

c)

Na Finlândia, a Nokia, que é considerada orgulho nacional, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel, pois vendeu sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013.

d)

A Nokia, por vender sua divisão de celulares para a Microsoft em 2013, continua ativa, oferecendo produtos e serviços para telefonia fixa e móvel na Finlândia, onde é considerada orgulho nacional.

Informática
9 -

No editor de texto LibreOffice Writer, versão 4.4.3, para se inserir, de forma semelhante ao que mostra o texto acima, o número de uma figura de forma automática, juntamente com o texto de sua legenda, deve-se, como passos iniciais, selecionar a figura e em seguida

a)

Clicar no menu Formatar → Número de Figura.

b)

Clicar no menu Inserir → Referência.

c)

Clicar no menu Inserir → Legenda.

d)

Clicar no menu Formatar → Objeto.

10 -

A figura abaixo apresenta uma planilha do Microsoft Excel 2007.

Sobre a planilha, analise as afirmativas.

I - As fórmulas =MÉDIA(A1:B3) e =SOMA(A1:B3)/6 produzem o mesmo resultado.

II - A fórmula =SOMA(A1;B3)/2 retorna o valor 21.

III - A fórmula =SOMA(B1:B3)-SOMA(A1:A3) produz o valor 8 como resultado.

IV - O resultado produzido pela fórmula =B3-A3+A2+B2-A1-B1 é 2.

Estão corretas as afirmativas

a)

II e III, apenas.

b)

I, II, III e IV.

c)

I e IV, apenas.

d)

I, II e IV, apenas.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.