ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Campos do Jordão - SP (Prefeitura Municipal de Campos do Jordão) - Procurador Municipal - IPEFAE (IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas) - 2020

Atualidades

Texto I

"Após entrevista coletiva concedida a jornalistas nesta manhã na residência oficial, o presidente da Câmara dos Deputados fez um balanço positivo da agenda da Casa neste ano. Ele destacou a aprovação da reforma da Previdência e do novo marco legal do saneamento básico. A reforma da Previdência aprovada pelo Congresso aumenta o tempo para se aposentar, limita o benefício à média de todos os salários, eleva as alíquotas de contribuição para quem ganha acima do teto do INSS e estabelece regras de transição para os atuais assalariados. Já o marco do saneamento aprovado pelos deputados facilita a privatização de estatais do setor, exige licitação para a contratação desses serviços e prorroga o prazo para o fim dos lixões."

Fonte: Agência Câmara Notícias, 19/12/2019. Disponível em <https://tinyurl.com/yx4s2tjb>

1 -

Quem foi o presidente da Câmara Federal em 2019?

a) David Samuel Alcolumbre Tobelem
b) Eduardo Cosentino da Cunha
c) Delegado Waldir
d) Rodrigo Felinto Ibarra Epitácio Maia

Texto II

" O ano de 2019 foi conturbado para os membros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em meio a diversas votações controversas, como a derrubada da prisão em segunda instância e a criminalização da homofobia, e protestos de rua que os colocaram como alvo, o número de pedidos de impeachment dos magistrados atingiu neste ano um patamar recorde. Desde janeiro, foram 14 representações contra integrantes da Corte, cinco a mais do que no ano passado. O presidente do STF é o mais visado. Metade das tentativas protocoladas neste ano foram para que ele perdesse o cargo. No entanto, o Senado, responsável por dar continuidade aos pedidos, engavetou todos os pedidos de destituição dos magistrados. Veja a seguir os sete julgamentos com maior repercussão neste ano: 1. Criminalização da homofobia; 2. Competência da Justiça eleitoral; 3. Crédito tributário da Zona Franca de Manaus; 4. Privatização de subsidiárias; 5. Ordem das alegações em casos de delação premiada; 6. Fim da prisão em 2ª instância; 7. Compartilhamento de dados pelo Coaf."

Fonte: CERIONI, Clara. "Relembre as 7 votações no STF que definiram 2019", Exame, 28/12/2019. Disponível em < https://tinyurl.com/qrct7l4>

2 -

Quem era o presidente do Supremo Tribunal Federal em 2019?

a) Dias Toffoli
b) Gilmar Mendes
c) Jair Bolsonaro
d) Rodrigo Maia
Língua Portuguesa

Texto III

3 -

Em “A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, transmitida de um indivíduo para outro por meio de gotículas de saliva, que entram pela boca e pelo nariz. O micro-organismo se instala nos nervos periféricos do corpo, bem próximo à pele, e fica ali durante anos, sem dar sintomas. Ele demora muito tempo para se reproduzir: a título de comparação, ele leva 15 dias para dar origem a um novo bacilo, enquanto a bactéria da tuberculose, por exemplo, se replica a cada 24 horas. Mas chega um momento em que sua presença na região diminui a sensibilidade e desemboca em sérias lesões”, os termos em destaque são responsáveis pela coesão textual. Sendo assim, pode-se afirmar que esses termos recuperam:

a) Bactéria Mycobacterium leprae
b) Indivíduo
c) Gotículas de saliva
d) Boca e nariz
4 -

Em “Mas há 10% que estão vulneráveis a ele e podem vir a desenvolver o problema”, se substituíssemos o termo destacado por bactéria, teríamos:

a) Mas há 10% que estão vulneráveis a bactéria e podem vir a desenvolver o problema.
b) Mas há 10% que estão vulneráveis à bactéria e podem vir a desenvolver o problema.
c) Mas há 10% que estão vulneráveis à bactéria e podem vir à desenvolverem o problema.
d) Mas há 10% que estão vulneráveis a bactéria e pode vir a desenvolverem o problema.
5 -

Assinale a alternativa em que a passagem “(...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico, sem necessidade de exames mais complexos” está corretamente reescrita:

a) (...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico e não se necessitam de exames mais complexos.
b) (...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico, sem que se necessitem de exames mais complexos.
c) (...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico e não se necessita de exames mais complexos.
d) (...) o diagnóstico da condição é fácil, feito no consultório do médico e não há que se necessitem de exames mais complexos.
6 -

Em “Eles eram proibidos de comer, dormir ou casar com pessoas saudáveis, não podiam tocar em comidas nos mercados e nem entrar em algumas cidades, como São Paulo”, a expressão em destaque traduz ideia de:

a) Soma
b) Oposição
c) Causa
d) Consequência
7 -

O texto jornalístico se vale, em geral, de uma variante linguística formal. No entanto, em alguns momentos, o autor lança mão de um registro mais informal, dado o tipo de mídia em que é veiculado e o tipo de público a que se dirige. Assinale a alternativa que contenha uma palavra ou expressão de variante linguística informal, próxima da coloquialidade:

a) Ele demora muito tempo para se reproduzir: a título de comparação, ele leva 15 dias para dar origem a um novo bacilo (...).
b) A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em que rememora episódios da hanseníase no Brasil.
c) Na tentativa de se livrar da encrenca, um grupo de leprosos resolveu invadir uma cidade no norte do estado de São Paulo (...).
d) A troca de nome de lepra para hanseníase parece ter mais confundido do que ajudado a aplacar a intolerância.
8 -

Em “A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em que rememora episódios da hanseníase no Brasil”, substituindo o termo em destaque pelo verbo lembrar, teríamos:

a) A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em que lembra de episódios da hanseníase no Brasil.
b) A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo de que lembra de episódios da hanseníase no Brasil.
c) A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em cujo lembra episódios da hanseníase no Brasil.
d) A dermatologista Letícia Maria Edit, de Porto Alegre, publicou um artigo em que lembra episódios da hanseníase no Brasil.
9 -

No último parágrafo do texto, as aspas se justificam porque:

a) É uma citação literal.
b) Há nela palavras estrangeiras, não incorporadas à língua.
c) Contém gírias e expressões coloquiais.
d) Marca a ironia da afirmação.
Matemática
10 -

A imagem abaixo apresenta uma roleta na sua posição inicial, indicada pelo triângulo branco que aponta para o número 1.

Supondo que a roleta gire 2.070 graus no sentido horário, qual número ficará apontado pelo triângulo branco?

a) Número 1
b) Número 4
c) Número 7
d) Número 10

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.