ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Vila Velha - ES (Prefeitura Municipal de Vila Velha) - Procurador Autárquico - IBADE (Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo) - 2020

Língua Portuguesa
1 -

Em 1982, Clemente Nascimento, vocalista da banda Inocentes, produziu um texto chamado de Manifesto Punk, no qual escreveu o trecho a seguir:

“Nós estamos aqui para revolucionar a Música Popular Brasileira, para dizer a verdade sem disfarces (e não tornar bela a imunda realidade): para pintar de negro a asa branca, atrasar o trem das onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer.”

Manifesto Punk de 1982, por Clemente Tadeu Nascimento.

A partir do excerto acima, é correto afirmar que:

a) o autor informa que ele e seus pares estão dispostos a parodiar a Música Popular Brasileira como uma forma de protesto por não falar a verdade.
b) o autor propõe a realização de atos de vandalismo como forma de manifestar a atitude punk e, com isso, revolucionar a Música Popular Brasileira.
c) o autor se utiliza de metáforas para dizer que a Música Popular Brasileira é repleta de verdades, ao invés de mascarar a realidade.
d) o autor faz alusão a títulos, trechos e/ou personagens célebres da Música Popular Brasileira, utilizando-se da intertextualidade para explicar como ele e seus pares vão revolucionar este gênero musical.
e) o autor faz menção ao lema “faça você mesmo”, célebre na cena punk, ao enumerar as ações que ele e seus pares estão dispostos a fazer para revolucionar a Música Popular Brasileira.
2 -

Considere as frases a seguir:

I. Pinocchio é um mentiroso.
II. Mentir é um ato abominável que não deve ser tolerado.
III. A mentira é a cola que mantém a sociedade unida e, sem ela, haveria o caos.

Sobre estas afirmações, com relação à sintaxe, é correta a seguinte alternativa:

a) a frase I é constituída de um período absoluto e as frases II e III, de períodos compostos por coordenação.
b) a frase I é constituída de um período simples e as frases II e III são constituídas de períodos compostos absolutos.
c) a frase I é constituída de um período absoluto, a frase II é constituída de um período composto por subordinação e a frase III é constituída de um período composto por coordenação.
d) as frases I e II são constituídas de períodos simples e a frase III é constituída de um período composto por coordenação.
e) as frases I e III são constituídas de períodos compostos e a frase II é constituída de um período composto por subordinação.
3 -

Semântica é o estudo dos significados das palavras, das frases, dos sinais, dos símbolos e das relações entre estes significados. Sobre semântica, assinale a alternativa em que tanto as informações quanto os exemplos apresentados estão corretos e condizentes entre si:

a) polissemia é a relação entre duas ou mais palavras cujos sons são similares. Por exemplo: insolente e indolente.
b) antonímia é a relação entre duas ou mais palavras cujos significados são semelhantes. Por exemplo: altivo e nefasto
c) homonímia é a relação entre duas ou mais palavras cujos significados possuem estruturas fonológicas semelhantes. Por exemplo: malvado e terrível.
d) sinonímia é a relação entre duas ou mais palavras cujos significados são iguais ou semelhantes. Por exemplo: diligente e célere.
e) paronímia é a relação entre duas ou mais palavras cujos significados são similares ou idênticos, mas com diferentes estruturas fonológicas. Por exemplo: manga (de camisa) e manga (fruta).
4 -

Assinale a alternativa que indica corretamente as funções sintáticas dos termos sublinhados das frases a seguir:
 
“Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança”.
 
(SÁBATO, Ernesto. Lo mejor de Ernesto Sábato. Editora Seix Barral: Barcelona, 2011)

a) Sujeito composto, objeto direto, conjunção coordenativa explicativa, objeto direto.
b) Sujeito simples, predicativo do sujeito, conjunção coordenativa adversativa, núcleo do sujeito.
c) Sujeito simples, objeto direto, conjunção subordinativa condicional, objeto indireto.
d) Sujeito composto, predicativo do sujeito, conjunção coordenativa conclusiva, predicativo do sujeito.
e) Sujeito simples, predicativo do objeto, conjunção coordenativa condicional, núcleo do sujeito.
5 -

Indique a alternativa que apresenta palavras derivadas de um mesmo radical:

a) carteiro, carta, cartomante, cartilaginoso e cartilha.
b) data, datação, pré-datado, datilografia e dativo.
c) cidade, citadino, civilizado, cidadão e homicida.
d) organograma, organismo, orgulho, órgão e organização.
e) cinema, telecinese, cinética, cineasta e cinesalgia.
6 -

Sobre os tipos textuais, é correto dizer que:

a) os textos narrativos são aqueles em que se relata exclusivamente as experiências de personagens fictícios.
b) os textos injuntivos são aqueles em que, por intermédio de linguagem objetiva, se orienta ou explica como realizar ações ou procedimentos.
c) os textos prescritivos são aqueles que sugerem informalmente como uma determinada ação deve ser realizada.
d) os textos dissertativos argumentativos são aqueles em que se observa, relata, analisa e descreve dados e eventos reais.
e) os textos descritivos são exclusivamente aqueles em que se busca explicar as razões pelas quais algum evento ocorreu.

Texto I

Leia o texto a seguir e resposta à questão.

“Nascido sob o signo do Barroco, o Brasil tem sua fisionomia e alma compostos até hoje de seu sopro místico. Aqui, o Barroco não foi um estilo artístico passageiro, mas a substância básica de toda uma nova síntese cultural. Se há um traço que perpassa as diferentes manifestações da cultura brasileira, é justamente esse barroquismo latente, com as vibrações e ressonâncias que lhe são típicas: extremos da fé, cupidez do poder, anseios messiânicos, ilusão de grandeza, impulso da contradição, exaltação dos sentidos, êxtase da festa, convivência das disparidades, atração das vertigens, mágica das palavras, sonho da glória, pendor para o exuberante e o monumental, gosto da tragédia, horror da miséria e compulsão à esperança. Não cabe, portanto, falar numa era do Barroco, sendo mais apropriado tentar entender essa dimensão barroca profunda que assinala toda a história do Brasil”.

(SEVCENKO, Nicolau. Pindorama revisitada: cultura e sociedade em tempos de virada. Editora Peirópolis: São Paulo, 2000)

7 -

Assinale a alternativa abaixo que melhor resume o trecho escrito por Nicolau Sevcenko acima destacado:

a) ao criar o Barroco, o Brasil foi capaz de reunir em um mesmo estilo artístico diversos elementos que se manifestam na cultura brasileira.
b) a fascinação do Brasil com o Barroco advém de suas raízes étnicas multiculturais, as quais lhe emprestam características que se espelham neste estilo artístico.
c) diferentemente do que houve em outros lugares, no Brasil, o Barroco se misturou ao arcabouço da própria cultura do país, tornando-se parte constituinte da história nacional.
d) por ser um país colonial, o Brasil adotou o estilo Barroco da metrópole e fez dele a sua forma de manifestação cultural mais marcante. Com isso, acabou por se colocar em oposição aos estilos que vieram a surgir em Portugal posteriormente.
e) a magia, a grandeza e os anseios messiânicos são exemplos de características que fizeram do Barroco um estilo de grande adesão no Brasil, ainda que transitoriamente.
8 -

“Não cabe, portanto, falar numa era do Barroco, sendo mais apropriado tentar entender essa dimensão barroca profunda que assinala toda a história do Brasil”.

Com relação ao excerto destacado acima e às palavras sublinhadas, assinale a alternativa correta:

a) quanto à análise morfológica, “cabe falar” é uma locução verbal, na qual o primeiro verbo está na terceira pessoa do singular e o segundo está no infinitivo impessoal. Quanto à análise sintática, “cabe falar” é verbo transitivo indireto.
b) quanto à análise morfológica, “Barroco” é substantivo próprio masculino. Quanto à análise sintática, é complemento adnominal.
c) quanto à análise morfológica, “apropriado” é adjetivo simples derivado do radical “próprio”. Quanto à análise sintática, é objeto direto.
d) quanto à análise morfológica, “tentar entender” é sujeito simples. Quanto à análise sintática, é locução verbal composta por dois verbos no infinitivo impessoal.
e) quanto à análise morfológica, “dimensão” é substantivo comum masculino. Quanto à análise sintática, é objeto direto.
Raciocínio Lógico
9 -

Qual o número que completa a sequência corretamente de acordo com o padrão lógico?

 

11.520, 1.152, ____, 24, 6, 3

a) 245
b) 346
c) 144
d) 167
e) 187
10 -

As irmãs Cátia, Jane e Tania possuem idades diferentes. Cada uma delas é formada em uma das seguintes graduações: Serviço Social, Direito e Pedagogia. A ordem expressa na questão não representa a ordem da graduação de cada uma delas. Sabe-se que, a irmã mais nova não se formou em Direito nem em Pedagogia. Cátia não é a irmã com a idade do meio. A mais velha não é Jane, nem Cátia. Jane não se formou em Direito. Sendo assim, é possível concluir corretamente que:

a) Tania é a mais nova e se formou em Pedagogia.
b) Jane é a mais nova e se formou em Serviço Social.
c) Tania é a irmã com a idade do meio e se formou em Direito.
d) Jane é a irmã com a idade do meio e se formou em Pedagogia.
e) Tania é a mais velha e se formou em Serviço Social.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.