ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Câmara Municipal de Xaxim - SC (Câmara Municipal de Xaxim - SC) - Analista de Compras - FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos) - 2020

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 

a) Os biólogos desconhecem os efeitos e as ações do design inteligente.
b) O título do texto faz menção à aniquilação dos seres humanos em um futuro próximo.
c) A revolução biológica que o design inteligente representa pode vir a afetar a própria existência da humanidade
d) O bioartista brasileiro Eduardo Kac contou com financiamento francês para sua pesquisa de criação de Alba.
e) A educação tem sido influenciada pelas teorias do design inteligente, que propõem o ensino de bioarte nas escolas.
2 -

Considere o trecho abaixo retirado do texto 
“Se o potencial que Alba significa for plenamente realizado
– e se a humanidade não aniquilar a si mesma até
lá –, a Revolução Científica pode se mostrar muito maior
do que uma mera revolução histórica.” (3o parágrafo)
Assinale a alternativa correta.

a) O vocábulo “lá” expressa ideia de lugar.
b) O vocábulo “se” expressa ideia de condicionalidade nas três ocorrências.
c) O conector “do que” introduz uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
d) A expressão “a si mesma” pode ser substituída pelo pronome “se” (“não aniquilar-se”), sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.
e) No trecho “Se o potencial […] até lá”, há orações subordinadas adverbiais coordenadas entre si.
3 -

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), de acordo com o texto

(  ) O texto coloca em tela os limites das leis de seleção natural em face das leis do design inteligente.
(  ) A ideia de evolução natural tem sido colocada em cheque pela criação de vidas em laboratórios.
(  ) Os limites do design inteligente têm sido propostos por associações não governamentais e ambientais.
(  ) Alba é um exemplo da revolução biológica que está por vir.
(  ) O texto apresenta as revoluções científica, histórica e biológica como acontecimentos isolados e autônomos.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V •V • V • F • F
b) V • V • F • V • F
c) V • F • F • V • V
d) F • F • V • V • F
e) F • F • V • F • V

Texto II

4 -

Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto 

1. O termo “Homo sapiens” aparece em itálico por ser um termo científico latino.
2. Em “Eles violam as leis da seleção natural impunemente” (2º parágrafo), o pronome sublinhado faz referência a “seres vivos”.
3. Em “Hoje, o regime de seleção natural está enfrentando um desafio completamente diferente.” (2º parágrafo), o termo sublinhado é adjunto adverbial e pode ser eslocado para o final da frase sem prejuízo na significação.
4. Em “Kac contatou um laboratório francês e ofereceu um pagamento para que eles fabricassem uma coelha radiante de acordo com suas especificações.” (2º parágrafo), os termos sublinhados expressam ideia de finalidade e de concessividade, respectivamente.
5. Em “Está começando a violar as leis da seleção natural, substituindo-as pelas leis do design inteligente.” (1º parágrafo), os termos sublinhados funcionam como objeto direto, e o pronome “as” refere-se a “as leis da seleção natural”.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a)

São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

b)

São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

c)

São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

d)

São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

e)

São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

5 -

Assinale a alternativa correta, considerando o texto

a)

Em “Pode se revelar a mais importante revolução biológica” (3º parágrafo), a construção “pode se revelar” pode ser reescrita como “pode revelar- se”, sem ferir a norma culta da língua escrita.

b)

Em “Alba se encontra no amanhecer de uma nova era cósmica, em que a vida será governada por design inteligente” (3º parágrafo), “em que” introduz uma oração adjetiva explicativa e pode ser substituído por “a qual” sem ferir a norma culta da língua escrita

c)

Em […] um processo de experimentação e aprendizado que revolucionou o jogo da
vida” (3º parágrafo), “que” introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva e pode ser substituído por “cujo” sem ferir a norma culta da língua escrita.

d)

Em “É impossível explicar a existência de Alba pelas leis da seleção natural.” (3ºparágrafo), o termo sublinhado funciona como agente da passiva.

e)

Em “[…] afirmam que a complexidade biológica prova que deve haver um criador que concebeu todos os detalhes biológicos de antemão” (4º parágrafo), a conjunção “que” introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta e outra subjetiva, respectivamente.

Texto III

 

6 -

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto

a)

A biotecnologia não tem o poder de interferir na dinâmica natural e aleatória da vida.

b)

Biologia, química e física são as ciências que mais têm interferido no modo como os seres humanos lidam com a vida e a tecnologia.

c)

O texto aborda a revolução da biotecnologia a partir de elementos históricos e de indagações sobre os fundamentos e aspectos éticos e culturais das pesquisas nessa área.

d)

A genética molecular é contemporânea ao surgimento da física e ambas se voltaram para explicações sobre os processos evolutivos dos seres humanos.

e)

As obras de ficção científica agora podem ser finalmente comprovadas pelas pesquisas em biotecnologia.

Texto IV

A revolução da biotecnologia: questões da sociabilidade


A biologia agora é uma ciência exata.
A vida não é um mistério, é só um processo
complexo, que está começando
a ser totalmente definido.
(Andrew Simpson)


Durante quase todo o século XX a física foi considerada a mais poderosa das ciências. No final desse mesmo século a biologia assume esse caráter. Os recentes avanços da genética molecular no conhecimento da composição, estrutura e funcionamento dos organismos vivos impõem instigantes questões. A firme crença na correlação entre características e genes correspondentes e na capacidade da biotecnologia nos leva a pensar que estamos vivenciando o início de uma revolução que sinaliza que a humanidade não mais necessitará se sujeitar aos fatores de caráter
aleatório que marcaram a história. Existe agora a possibilidade de transformar e controlar de acordo com desígnios bem definidos a natureza em seu núcleo elementar. As fronteiras entre a ficção e a realidade científica parecem cada vez mais tênues.

Um intenso debate começa a se projetar na vida cotidiana, para fora das academias, dos gabinetes políticos e das sedes das grandes corporações. No momento quando a terapia genética e a alimentação com vegetais geneticamente modificados já são realidade, cabe perguntar pelos fundamentos lógicos que delimitam os alvos teóricos/práticos, as hipóteses e os resultados das modernas pesquisas genéticas;
cabe perguntar sobre os valores éticos e culturais que orientam tais pesquisas e, sobretudo, os impactos objetivos pela difusão da biotecnologia. Embora essas questões permaneçam obscuras, tamanha é a força com a qual a genética molecular se assume no imaginário coletivo, que as ciências sociais recebem o convite, quase um ultimato, para participarem de uma aventura intelectual baseada em premissas biológicas.

VICTORINO, V. I. P. A revolução da biotecnologia: questões da sociabilidade. Tempo soc., São Paulo, v. 12, n. 2, p. 129-145, Nov. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-20702000000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em 24/jan/2020. [Adaptado]

7 -

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto.

(  ) O texto se inicia com uma epígrafe que aborda a impossibilidade de compreensão
dos mistérios da vida.
(  ) Os debates sobre biotecnologia devem ser restritos aos acadêmicos, às empresas e aos políticos, pois cabe a eles as regulamentações e decisões especializadas.
(  ) O texto propõe questionamentos sobre a natureza das pesquisas em biotecnologia, as suas orientações éticas e os seus impactos.
(  ) Diante do amplo compartilhamento de crenças e valores pela comunidade sobre a genética molecular, o autor invoca a importância de um diálogo da biotecnologia com as ciências sociais.
(  ) Ao longo do século XX, a física e a biologia disputam alternativamente o título de a mais poderosa das ciências.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a)

V • V • F • V • F

b)

V • F • F • F • V

c)

F • V • V • F • V

d)

F • V • F • V • F

e)

F • F • V • V • F

Texto V

8 -

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), com base no texto 

(  ) Uma dentre as palavras seguintes não segue a mesma regra de acentuação gráfica das paroxítonas terminadas em ditongo oral: ciências – aleatório – história – núcleo – tênues.

(  ) Em “Existe agora a possibilidade de transformar e controlar de acordo com desígnios bem definidos a natureza em seu núcleo elementar.” (1º parágrafo), o termo sublinhado pode ser colocado entre vírgulas, pois está sintaticamente intercalado entre o verbo e seu complemento.

(  ) A oração “Embora essas questões permaneçam obscuras […]” (2º parágrafo) pode ser reescrita como “Apesar de essas questões permanecerem obscuras […]”, sem prejuízo de significado e sem ferir a norma culta da língua escrita.

(  ) Em “tamanha é a força com a qual a genética molecular se assume no imaginário coletivo, que as ciências sociais recebem o convite […]” (2º parágrafo), a conjunção “que” introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva.

(  ) Em “A firme crença na correlação entre características e genes correspondentes e na capacidade da biotecnologia nos leva a pensar […] (1º parágrafo), a forma verbal sublinhada pode ser substituída por “levam”, sem ferir a norma culta da língua escrita.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a)

V • V • F • F • F

b)

V • F • V • F • F

c)

F • V • F • V • V

d)

F • V • V • V •F

e)

F • F • V • V • V

Texto VI

A revolução da biotecnologia: questões da sociabilidade

A biologia agora é uma ciência exata. A vida não é um mistério, é só um processo complexo, que está começando a ser totalmente definido.
(Andrew Simpson)

Durante quase todo o século XX a física foi considerada a mais poderosa das ciências. No final desse mesmo século a biologia assume esse caráter. Os recentes avanços da genética molecular no conhecimento da composição, estrutura e funcionamento dos organismos vivos impõem instigantes questões. A firme crença na correlação entre características e genes correspondentes e na capacidade da biotecnologia nos leva a pensar que estamos vivenciando o início de uma revolução que sinaliza que a humanidade não mais necessitará se sujeitar aos fatores de caráter aleatório que marcaram a história. Existe agora a possibilidade de transformar e controlar de acordo com desígnios bem definidos a natureza em seu núcleo elementar. As fronteiras entre a ficção e a realidade científica parecem cada vez mais tênues.

Um intenso debate começa a se projetar na vida cotidiana, para fora das academias, dos gabinetes políticos e das sedes das grandes corporações. No momento quando a terapia genética e a alimentação com vegetais geneticamente modificados já são realidade, cabe perguntar pelos fundamentos lógicos que delimitam os alvos teóricos/práticos, as hipóteses e os resultados das modernas pesquisas genéticas; cabe perguntar sobre os valores éticos e culturais que orientam tais pesquisas e, sobretudo, os impactos objetivos pela difusão da biotecnologia. Embora essas questões permaneçam obscuras, tamanha é a força com a qual a genética molecular se assume no imaginário coletivo, que as ciências sociais recebem o convite, quase um ultimato, para participarem de uma aventura intelectual baseada em premissas biológicas.

VICTORINO, V. I. P. A revolução da biotecnologia: questões da sociabilidade. Tempo soc., São Paulo, v. 12, n. 2, p. 129-145, Nov. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702000000200010&lng=en&nrm=iso. Acesso em 24/jan/2020. [Adaptado]

9 -

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1 Predicação verba

  1. verbo intransitivo
  2. verbo transitivo direto
  3. verbo transitivo indireto
  4. verbo transitivo direto e indireto
  5. verbo de ligação

Coluna 2 Frases

(  ) Existe agora a possibilidade de transformar e controlar […] (1º parágrafo)
(  ) As fronteiras entre a ficção e a realidade científica parecem cada vez mais tênues. (1º parágrafo)
(  ) A firme crença […] nos leva a pensar que estamos vivenciando o início de uma revolução. (1º parágrafo)
(  ) […] cabe perguntar sobre os valores éticos e culturais. (2º parágrafo)
(  ) Embora essas questões permaneçam obscuras […] (2º parágrafo)
(  ) […] as ciências sociais recebem o convite, quase um ultimato, para participarem de uma aventura intelectual. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a)

1 • 5 • 4 • 3 • 5 • 2

b)

2 • 2 • 1 • 3 • 5 • 4

c)

3 • 2 • 4 • 4 • 5 • 1

d)

4 • 3 • 1 • 4 • 2 • 5

e)

5 • 4 • 3 • 2 • 2 • 1

Texto VII

 

10 -

Analise as afirmativas abaixo com base nos textos.

  1. Ambos os textos mencionam a existência de um debate envolvendo a  biotecnologia, seja entre biólogos e defensores do design inteligente (texto 1), seja na comunidade em geral (texto 2).
  2. Os textos compartilham uma perspectiva histórica sobre os estudos envolvendo a vida, e uma demanda por reflexão sobre os efeitos futuros da biotecnologia.
  3. Ambos os textos abordam os efeitos da alimentação com produtos geneticamente modificados na vida humana.
  4. Em “É impossível explicar a existência de Alba pelas leis da seleção natural” (texto 1), e “cabe perguntar sobre os valores éticos e culturais que orientam tais pesquisas” (texto 2), é possível identificar perguntas retóricas que aproximam
    o leitor do autor.
  5. O design inteligente e a genética molecular são aventuras intelectuais sem efeitos práticos e passíveis de medição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a)

São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

b)

São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

c)

São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

d)

São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

e)

São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.