ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Gurinhém - PB (Prefeitura Municipal de Gurinhém) - Médico - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2020

Língua Portuguesa

Texto I

Leia o texto abaixo e responda à questão.

1 -

Analise as alternativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

a) O texto 1 versa sobre um tipo específico de machismo, que consiste em desmerecer a inteligência de uma mulher.
b) É possível afirmar que o texto 1 possui como tema central o bullying contra um cientista.
c) O cientista homem a que se refere o texto 1 foi a vítima do mansplaining.
d) O texto 1 afirma que o cientista homem que interrompeu Drª Stanton durante a palestra era o autor do artigo que indicou para que ela entendesse melhor o assunto sobre o qual palestrava.
e) A Drª Stanton, em nenhum momento, sentiu-se em uma situação desagradável durante a Conferência Australiana da Associação de Fisioterapia.
2 -

Ainda com base no texto 1, cujo gênero textual é uma notícia, atribua (V) para as assertivas verdadeiras ou (F) para as assertivas falsas.

( ) Apenas pela interpretação da manchete, não é possível identificar quem praticou mansplaining contra a cientista.
( ) O lead da notícia responde a todas as questões fundamentais para um texto do domínio jornalístico: o que, quem, quando, onde, como e por quê.
( ) A notícia foi publicada pela Redação Galileu, pela primeira vez, em 05 de novembro de 2019, às 12h50.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses:

a) F, F e F.
b) V, V e V.
c) F, F e V.
d) V, F e F.
e) V, F e V.
3 -

Analise o período abaixo e responda ao que se pede.

“Ela e outros cientistas da conferência riram da situação, mas ela ficou desconfortável com o acontecido.” Trata-se de um período composto:

a) Por coordenação, com duas orações independentes, sendo a segunda oração classificada como sindética adversativa.
b) Por subordinação, com duas orações dependentes entre si, sendo a primeira subordinada à segunda.
c) Por coordenação, com duas orações independentes, sendo a segunda oração classificada como sindética aditiva.
d) Por subordinação, com duas orações independentes entre si.
e) Por coordenação, com duas orações independentes, sendo a segunda oração classificada como assindética.
4 -

A coesão do texto 1 é construída com base em diferentes recursos de referenciação. A partir dessa informação, assinale a alternativa CORRETA sobre as formas referenciais empregadas nos trechos abaixo:

a) Em: “Enquanto palestrava, a especialista foi interrompida por homem que sugeriu a leitura de um estudo sobre o assunto – que ela mesma tinha escrito”, o termo “a especialista” remete à “neurocientista”, enquanto “ela” remete à “leitura”.
b) Em: “O caso de Stanton é um exemplo de mansplaining: enquanto ela palestrava, um cientista homem a interrompeu no meio do discurso e sugeriu que ela lesse determinado artigo para 'entender melhor' o assunto”, o pronome pessoal “ela” e o pronome oblíquo “a” são referenciais anafóricos que retomam
“Stanton”.
c) Em: “O caso de Stanton é um exemplo de mansplaining: enquanto ela palestrava, um cientista homem a interrompeu no meio do discurso e sugeriu que ela lesse determinado artigo para 'entender melhor' o assunto”, o pronome pessoal “ela” e o pronome oblíquo “a” são referenciais catafóricos que retomam “Stanton”.
d) Em: “Enquanto palestrava, a especialista foi interrompida por homem que sugeriu a leitura de um estudo sobre o assunto – que ela mesma tinha escrito”, a expressão em negrito se refere anaforicamente a “estudo”.
e) Em: “O caso de Stanton é um exemplo de mansplaining: enquanto ela palestrava, um cientista homem a interrompeu no meio do discurso e sugeriu que ela lesse determinado artigo para 'entender melhor' o assunto”, a expressão em negrito remete a “discurso”.
5 -

Considerando as versões abaixo para os dois trechos iniciais do texto 1, analise a ÚNICA alternativa que atende às regras da norma padrão:

a)

Mansplaining é um termo em inglês usado para descrever o comportamento de alguns homens que assumem que uma mulher não conhece determinado assunto, e insiste em explicá-lo, subestimando os conhecimentos da mulher.

b)

A neurocientista Dra. Tasha Stanton contou no Twitter um episódio de machismo que sofreu durante a Conferência Australiana da Associação de Fisioterapia que aconteceu no fim de outubro.

c)

Mansplaining é um termo em inglês usado para descrever o comportamento de alguns homens que assumem que uma mulher não conhece determinado assunto e insistem em explicá-lo, subestimando os conhecimentos da mulher.

d)

A neurocientista Dra. Tasha Stanton contou no Twitter um episódio de machismo, que sofreu durante a Conferência Australiana da Associação de Fisioterapia, que aconteceu no fim de outubro.

e)

Mansplaining é um termo em inglês, usado para descrever o comportamento de alguns homens, que assume que uma mulher não conhece determinado assunto e insistem em explicá-lo, subestimando os conhecimentos da mulher.

Texto II

Após a leitura a seguir, responda à questão.

6 -

Analise as assertivas abaixo acerca da tipologia textual e do gênero textual do texto 2 e assinale a alternativa CORRETA.

a) Quanto ao gênero textual, o texto é uma notícia, com predomínio do tipo descritivo.
b) Quanto ao gênero textual, o texto é um fragmento biográfico, com predomínio do tipo dissertativo-argumentativo.
c) Quanto ao tipo textual, o texto é um fragmento biográfico, com predomínio do gênero narrativo.
d) Quanto ao gênero textual, o texto é um fragmento biográfico, com predomínio do tipo narrativo.
e) Quanto ao gênero textual, o texto é uma notícia, com predomínio do tipo injuntivo.
7 -

Ainda com base no texto 2, atribua (V) para as assertivas verdadeiras ou (F) para as assertivas falsas:

( ) De forma coerente com o tipo textual do texto, é possível afirmar que, predominantemente, os verbos estão conjugados no pretérito perfeito.
( ) Na oração “que atualmente atende uma média de 3,5 milhões de pessoas por ano”, o correto seria conjugar o verbo “atender” no pretérito imperfeito, para a construção do sentido do texto com base na norma padrão.
( ) Considerando apenas a oração “Em Salvador, passou a se dedicar a ações sociais.”, é possível afirmar que se trata de um sujeito oculto.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a) V, V e V.
b) V, F e V.
c) V, F e F.
d) F, F e F.
e) F, V e V.
8 -

Com relação à estruturação das sentenças, atribua (V) para as assertivas verdadeiras ou (F) para as assertivas falsas:

( ) A oração “que ficou conhecida como 'anjo bom da Bahia” pode ser suprimida do texto, sem prejuízo para o sentido da oração principal à qual está subordinada.
( ) O período: “Em 1959, ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio e improvisou uma enfermaria para cuidar de doentes” é constituído por duas orações coordenadas, separadas pela conjunção aditiva “e”, e uma oração subordinada adverbial final, introduzida pela conjunção “para”.
( ) No período: “Foi o embrião das Obras Sociais Irmã Dulce, que atualmente atende uma média de 3,5 milhões de pessoas por ano.”, a oração introduzida pelo pronome relativo é classificada como subordinada adjetiva explicativa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a) V, V e V.
b) V, F e V.
c) V, F e F.
d) F, F e F.
e) F, V e V.

Texto III

Um estudante de pós-graduação de uma universidade pública brasileira submeteu por e-mail o resumo de seu artigo científico para apresentação oral em um importante evento acadêmico internacional, na sua área de atuação. Leia com atenção o texto 3 abaixo e responda à questão.

9 -

Selecione a opção que converte adequadamente o texto do e-mail ao Novo Acordo Ortográfico.

a)

Querida Comissão Organizadora:
Segue o resumo bilíngue do meu artigo para apresentação no Congresso internacional X, conforme a chamada disponível na página do evento. Oportunamente, convêm indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a co-edição dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peço desculpas pela ausência de assentos, meu teclado está com problemas hehe. Valeu! Caio.

b)

Querida Comissão Organizadora:
Segue o resumo bilingüe do meu artigo para apresentação no Congresso Inter-nacional X, conforme a chamada disponível na página do evento. Oportunamente, convêm indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a coedição dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peço desculpas pela ausência de acentos, meu teclado está com problemas hehe. Valeu! Caio.

c)

Querida Comissão Organizadora:
Segue o resumo bilíngüe do meu artigo para apresentação no Congresso Inter-nacional X, conforme a chamada disponível na página do evento. Oportunamente, convém indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a co-edição dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peco desculpas pela ausência de ascentos, meu teclado está com problemas hehe. Valeu! Caio.

d)

Querida Comissão Organizadora:
Segue o resumo bilíngue do meu artigo para apresentação no Congresso Internacional X, conforme a chamada disponível na página do evento. Oportunamente, convém indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a coedição dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peço desculpas pela ausência de acentos, meu teclado está com problemas hehe. Valeu! Caio

e)

Querida Comissão Organizadora:
Segue o resumo bilingue do meu artigo para apresentação no Congresso Internacional X, conforme a chamada disponivel na página do evento. Oportunamente, convem indicar que tenho interesse em concorrer a bolsa para a coedição dos trabalhos a ser publicados. Por fim, peco desculpas pela ausencia de assentos, meu teclado está com problemas hehe. Valeu! Caio.

10 -

Os responsáveis pela organização do evento não aceitaram o trabalho do estudante Caio, devido a problemas sintáticos e de adequação linguística do seu e-mail (texto 3) à situação social. Assinale a alternativa que melhor justifica o posicionamento da organização do evento sobre a não aceitação do referido trabalho, uma vez que, no e-mail, o estudante Caio apresenta problemas de:

a)

Pontuação, como o uso inadequado da vírgula em: “no Congresso Internacional X, conforme a chamada disponivel na página do evento”, além do uso de expressões inadequadas para a situação social formal, como a despedida “Valeu”, um exemplo de variação dialetal.

b)

Pontuação, como o uso de dois pontos após “Querida Comissão Organizadora”, e de uso de expressões inadequadas para a situação social formal, como a onomatopeia representada pelo “hehe”, um exemplo de variação dialetal.

c)

Concordância nominal, em “trabalhos a ser publicados”, em vez de “trabalho a ser publicado”, e de uso de expressões inadequadas para a situação social formal, como a intimidade do vocativo “Querida Comissão Organizadora”, um exemplo de variação dialetal.

d)

Pontuação, como o uso da vírgula inapropriada após “Oportunamente”, e de uso de expressões inadequadas para a situação social formal, como a intimidade do vocativo “Querida Comissão Organizadora”, um exemplo de variação de registro.

e)

Concordância verbal, em “trabalhos a ser publicados”, em vez de “trabalhos a serem publicados”, e de uso de expressões inadequadas para a situação social formal, como a onomatopeia representada pelo “hehe”, um exemplo de variação de registro.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.