ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina FSERJ (Fundação Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro) - Enfermeiro - CONSULPLAN (Consulplan) - 2020

Língua Portuguesa

Texto I

Saúde – desafios de integração e convergência

   A despeito dos imensos desafios, nas últimas décadas, o Brasil constituiu uma realidade de promoção e atenção à saúde ímpar no mundo e inédita em nossa História. A Constituição de 1988 estabeleceu a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e concomitantemente os setores privados, com e sem fins lucrativos, se expandiram.
   Os 30 anos do SUS, recém-completados, sugerem uma reflexão. Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional. Citando o professor Eugenio Vilaça, “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”.
   O SUS atende 207 milhões de brasileiros. Os serviços vão desde vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, passando por vacinação, transplantes, assistência farmacêutica de alto custo, até programas de combate à Aids e à Hepatite C, entre outros.
   Integrado ao sistema filantrópico, o SUS avançou e fez história, apesar de todas as questões que enfrentamos. Seja por sua jornada ainda curta, seja por problemas organizacionais crônicos – especialmente o subfinanciamento da União, além das ineficiências pela estrutura e pela governança fragmentadas,
indicadas em estudo do Banco Mundial –, o SUS apresenta muitos desafios a superar, como o excesso de judicialização, que mina orçamentos e desorganiza planejamentos. Mas não consigo vislumbrar o futuro do Brasil sem esse sistema de saúde.
   Também não consigo enxergar o horizonte sem o incremento da integração com os setores privados, tanto os sem fins lucrativos (filantrópicos) quanto os com fins lucrativos (hospitais, clínicas, serviços de diagnóstico, médicos e outros profissionais da saúde). [...]
   Como dissemos, a parceria filantrópica foi essencial à consolidação do SUS, conexão que se incrementou com a possibilidade de contratos de gestão com organizações sociais (OSs), a partir de 1998. Em 1999 criou-se a alternativa de ação com as organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips). Em 2004 foram regulamentadas as parcerias público-privadas (PPPs), que permitem buscar financiamento particular para projetos de interesse público, incluindo a saúde.
   [...]
   Integração, cooperação, diálogo e intercâmbio entre os mundos público, privado e não governamental são caminhos já comprovadamente bem-sucedidos. Tendo como foco o cidadão e como norte o fortalecimento do SUS e o estímulo à integração desses universos, é preciso pautar discussões e ações acerca do financiamento e regulação do setor; políticas públicas; marco produtivo de desenvolvimento econômico; modelos de gestão, remuneração, organização e assistência; além de recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e tecnologias.
   Considerando a mudança no quadro epidemiológico, com a predominância de doenças crônicas, que demandam atenção permanente, sobre doenças agudas, e se quisermos avançar para um sistema brasileiro de saúde inclusivo e qualificado, ético e economicamente sustentável, não há que se desviar
dessa rota colaborativa, mas, sim, investir talento e esforço político para incrementar o intercâmbio de experiências de excelência que o Brasil construiu nos últimos 30 anos, como as inovações em gestão nos setores não governamentais e a estruturação da atenção primária no sistema público. Desafio é
o que não falta, mas caminhos já temos. É só avançar na caminhada da cooperação.

(Paulo Hartung. O Estado de S. Paulo, 07/05/2019. Adaptado.)

1 -

A locução prepositiva que dá início ao texto “A despeito de” estabelece, de forma coerente e coesa, uma relação de:

a)

Causa.

b)

Compensação.

c)

Contrariedade.

d)

Proporcionalidade.

2 -

O sentido produzido pelos vocábulos deve ser reconhecido mediante o contexto em que estão inseridos; assim, identifique a indicação correta quanto ao significado para os vocábulos destacados.

a)Integrado ao sistema filantrópico” (4º§) / destituível.
b) “seja por problemas organizacionais crônicos” (4º§) / supervenientes.
c) “e concomitantemente os setores privados” (1º§) / simultaneamente.
d) “Saúde – desafios de integração e convergência” (título) / alteração de direção.
3 -

De acordo com o exposto no 1º parágrafo do texto, pode-se afirmar que:

a) Há segmentos específicos da sociedade cujo retrocesso na promoção da saúde de qualidade pode ser identificado, tais como setores privados, com e sem fins lucrativos.
b) O atendimento à saúde no Brasil, segundo dados históricos, é peculiar e tem se mostrado completamente eficiente mesmo diante dos desafios enfrentados, não deixando de considerá-los.
c) Há uma contradição entre o conteúdo exposto no 1º parágrafo e as informações e ideias posteriores que, propositalmente, permite que o leitor estabeleça uma reflexão acerca do assunto abordado.
d) Os adjetivos “ímpar” e “inédita” contribuem para o entendimento de que há fatores positivos que permeiam a promoção e atenção à saúde no Brasil, o que não é o mesmo que excluir deficiências e necessidades de melhorias.
4 -

No 2º parágrafo do texto, o autor utiliza como recurso de linguagem a citação “o SUS não é um problema sem solução, é uma solução com problemas”. Considerando a estrutura textual apresentada, pode-se afirmar acerca de tal recurso que:

a) Demonstra, como recurso de linguagem, o senso comum; fato aceitável que reflete a realidade.
b) Apresenta uma interpretação como se fosse um fato, enfraquecendo o esquema argumentativo.
c) Trata-se de um recurso da argumentação que contribui para um convencimento de um ponto de vista.
d) Sua relevância deve-se ao fato de se tratar de um recurso da argumentação da lógica em que são apresentadas causa e consequência.
5 -

Obviamente, há muito que avançar na atenção à saúde, mas pode-se concluir que o SUS se tornou um patrimônio nacional.” (2º§) O trecho anteriormente destacado apresenta duas ocorrências da partícula “se” acerca das quais está correto o seguinte comentário:

a)

Nas duas ocorrências o “se” pode ser classificado como palavra expletiva ou de realce.

b)

Em “pode-se concluir”, o “se” tem a função de conjunção subordinativa; o mesmo não ocorre com o segundo “se”.

c)

Nas duas ocorrências, o “se” pode ser classificado como substantivo por estar determinado na formação do período.

d)

Em “O SUS se tornou um patrimônio nacional.”, o “se” é reconhecido como pronome oblíquo correspondente à pessoa gramatical do sujeito, o mesmo não ocorre com o primeiro “se”.

Saúde Pública
6 -

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o acesso preferencial dos usuários e a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. O Componente Construção do Programa de Requalificação de UBS tem como objetivo permitir o repasse de incentivos financeiros para a construção de UBS municipais e distritais, como forma de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para desempenho de suas ações. “Dentre os 4 Portes de UBS a serem financiadas por meio do Componente Construção, classifica-se como UBS PORT II destinada e apta a abrigar, no mínimo, _______ Equipe(s) de Atenção Básica, com número de profissionais compatível a _______ Equipe(s) de Atenção Básica.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

a) três / três
b) uma / uma
c) duas / duas
d) quatro / quatro
7 -

Considerando os termos citados e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Análise de risco.
  2. Análise de situação de saúde.
  3. Análise do sistema municipal de saúde.

( ) É um processo contínuo, oportuno e sintético que permite medir, caracterizar, explicar e avaliar o processo saúde/ doença, contribuindo para o estabelecimento de estratégias políticas e tomada de decisões na área da saúde pública.

( ) Conjunto de procedimentos que deve ser incorporado ao processo de acompanhamento da situação de saúde, visando a oferecer subsídios aos gestores e às instâncias de participação e controle social para o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde, permitindo maior clareza na definição das prioridades e na avaliação do resultado de suas ações.

( ) Processo de levantamento, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos à saúde, considerando o processo de trabalho, a possibilidade de escape no ambiente, o volume, a concentração e a classe de risco do agente biológico a ser manipulado na implementação de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos mesmos.

A sequência está correta em

a) 1, 2, 3.
b) 1, 3, 2.
c) 2, 1, 3.
d) 2, 3, 1.
8 -

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) tem como objetivo coletar, transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica das três esferas de governo. Como gestora do Sinan, cabe à União:

a)

Prestar apoio técnico às unidades notificantes.

b)

Consolidar os dados do Sinan provenientes dos municípios.

c)

Coordenar a seleção dos códigos correspondentes aos agravos de interesse estadual e municipal, segundo a Classificação Internacional de Doenças – CID 10.

d)

Avaliar regularidade, completitude, consistência e integridade dos dados e duplicidade de registros, efetuando os procedimentos definidos como de responsabilidade do município, para a manutenção da qualidade da base de dados.

9 -

O Programa Farmácia Popular do Brasil que, atualmente, trata-se do “Programa Aqui tem Farmácia Popular”, funciona através do credenciamento de farmácias e drogarias comerciais, aproveitando a dinâmica da cadeia farmacêutica (produção x distribuição x varejo), oferecendo à população mais uma
alternativa de acesso aos medicamentos considerados essenciais. Em relação aos princípios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, analise as afirmativas a seguir.

  1. Participar de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção, e recuperação da saúde, porém de forma independente, da Política Nacional de Saúde, mas garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade.
  2. Ser compreendida como política pública norteadora para a formulação de políticas setoriais, entre as quais destacam-se as políticas de medicamentos, de ciência e tecnologia, de desenvolvimento industrial e de formação de recursos humanos, dentre outras, garantindo a intersetorialidade inerente ao sistema de saúde do país (SUS) e cuja implantação envolve tanto o setor público quanto privado de atenção à saúde.
  3. A assistência farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e o seu uso racional.
  4. Modernizar e ampliar a capacidade instalada e de produção dos laboratórios farmacêuticos oficiais, sendo eles, nacionais ou não, visando apenas o suprimento dos medicamentos ao SUS e o cumprimento de seu papel como referências de custo e qualidade da produção de medicamentos, incluindose a produção de fitoterápicos.

Estão corretas as afirmativas

a) I, II, III e IV.
b) I e II, apenas.
c) I e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
10 -

Sobre os requisitos de boas práticas para funcionamento de serviços de saúde estabelecidos em regulamento técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), assinale a afirmativa INCORRETA.

a)

Os serviços e atividades terceirizadas pelos estabelecimentos de saúde devem possuir contrato de prestação de serviços.

b)

O prontuário do paciente deve ser guardado pelo serviço de saúde e os dados que o compõem devem estar sempre disponíveis aos mesmos.

c)

Os estabelecimentos integrantes da Administração Pública estão dispensados da sua inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

d)

Os serviços de saúde devem estabelecer mecanismos para prevenção de quedas dos pacientes como estratégia voltada para segurança do paciente.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.