ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Alto Bela Vista - SC (Prefeitura Municipal de Alto Bela Vista) - Médico Veterinário - AMAUC (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense) - 2020

Língua Portuguesa

Texto I

O texto abaixo é um fragmento de uma crônica de Martha Medeiros e servirá de subsídio para a questão:

1 -

No fragmento “Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem”, temos um exemplo de flexão verbal para haver a concordância do verbo com o sujeito.

Observe as seguintes alternativas e assinale aquela que possui a CORRETA concordância verbal, seguindo as normas em vigência:

a)

Faziam dois anos que ele havia parado de estudar.

b)

Deve existir sérios problemas na cidade.

c)

Fui eu quem brigou com ele.

d)

Cada um dos alunos devem ser responsáveis pela organização da mochila.

e)

Estados Unidos são uma nação poderosa.

2 -

No título “A dor que dói mais” temos na palavra em destaque um exemplo de:

a) advérbio
b) conjunção
c) preposição
d) interjeição
e) substantivo
3 -

No excerto “Saudade do pai que já morreu” temos um exemplo do uso do pronome relativo que com a função de substituir um termo mencionado anteriormente, no caso: o pai. Poderíamos ainda substituir perfeitamente o vocábulo que por “o qual” e assim novamente observar a função do que como pronome relativo. Porém, na língua portuguesa temos outros pronomes relativos. Nesse sentido, assinale a única alternativa que na palavra em destaque NÃO há a ocorrência de um pronome relativo:

a)

A cantora que veio aqui não era famosa.

b)

Ali, onde você mora, é o melhor lugar do mundo.

c)

As mulheres, que são geniosas, ocupam cargos superiores.

d)

Tal absurdo eu não cometeria.

e)

Conheci o pai da garota o qual se acidentou.

4 -

Observe: “Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é saudade”, a palavra em destaque cria um sentido de oposição ao anteriormente exposto e denomina-se conjunção adversativa. Analise cada vocábulo em destaque nas orações propostas e verifique aquela que apresenta a classificação INEXATA considerando o sentido da conjunção.

a) Gosta de chocolate, mas também de castanhas. (Aditiva)
b) Farei todos os exercícios, logo terei bom desempenho. (Conclusiva)
c) Fuja daqui, porém tome cuidado! (Aditiva)
d) Você quer vinho ou prefere tomar suco? (Alternativa)
e) Venci porque sou a melhor cozinheira. (Explicativa)

Texto II

5 -

Leia com atenção a notícia publicada no dia 17 de janeiro de 2020 pela Revista Superinteressante e assinale a alternativa que apresenta uma informação EQUIVOCADA segundo o expresso no texto:

a)

Goebbels era o principal articulador do setor de informação do regime nazista disseminando ideias de preconceito contra judeus.

b)

No vídeo produzido pelo secretário Roberto Alvim, a retórica juntamente com a música de fundo foram elementos ponderados pelos internautas, políticos e ativistas para que se realizasse a comparação com o regime nazista.

c)

O adjetivo utilizado pelo secretário Roberto Alvim e pelo presidente Jair Bolsonaro, para caracterizar o feito (pronunciamento), foi o mesmo.

d)

A demissão do secretário foi posterior ao pronunciamento no qual fez-se alusão ao regime nazista.

e)

Diante das inúmeras evidências o secretário Roberto Alvim assentiu que fez menção a Joseph Goebbels ao tecer seu discurso.

Raciocínio Lógico
6 -

Vinte colaboradores de uma determinada prefeitura foram escalados para realizar um trabalho de contenção de encostas para ser concluído em dez dias. Como no final do sexto dia apenas 40% do trabalho estava concluído, o prefeito destacou mais alguns colaboradores que a partir do sétimo dia foram incorporados ao grupo inicial. Considerando-se que os colaboradores têm desempenhos equivalentes, para concluir o trabalho no tempo determinado, ou seja, no final do décimo dia, o número de colaboradores destacados a mais a partir do sétimo dia foi de:

a) 30 colaboradores
b) 8 colaboradores
c) 10 colaboradores
d) 10 colaboradores
e) 25 colaboradores
Matemática
7 -

Obras de infraestrutura foram feitas em uma área de lazer e resultou na ampliação de 980 metros quadrados, elevando sua área para 1.764 metros quadrados. Considerando que em ambos os casos as áreas de lazer antes da ampliação e depois da ampliação são figuras planas e quadradas, então podemos afirmar que a medida dos lados da área de lazer, anterior à ampliação era de

a) 28 m
b) 34 m
c) 32 m
d) 26 m
e) 24 m
8 -

O segundo termo de uma Progressão Aritmética (PA) é 5 e sua razão é a mesma de uma Progressão Geométrica (PG) em que os números 4 e 12 nessa ordem, são dois termos consecutivos dessa PG. O quinto termo da PA é:

a) 36
b) 17
c) 14
d) 225
e) 29
9 -

Em um grupo de 15 pessoas, do qual Jessé e Mateus fazem parte, o número de comissões que podemos formar com cinco elementos distintos, nas quais Jessé e Mateus estarão sempre presentes em cada uma delas é de:

a) 286
b) 2.730
c) 2.197
d) 976
e) 324
10 -

Uma concessionária de veículos está vendendo um automóvel à vista por R$ 64.800,00. Se um cliente fizer a compra com financiamento, então a condição é que a entrada deverá ser de 30% do valor total do veículo e mais 42 parcelas mensais consecutivas no valor de R$ 1.442,88 que correspondem ao restante do valor. Nessas condições a taxa mensal de juros simples utilizada no financiamento é de:

a) 1%
b) 0,72%
c) 0,64%
d) 0,50%
e) 0,80%

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.