ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Sociologia - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Sociologia
1 -

Sobre o surgimento da Sociologia como ciência, podemos afirmar o seguinte: 

a) O pensamento sociológico surgiu no século XIX, no continente europeu, e está relacionado com os processos de expansão do capitalismo, bem como com a análise desse modo de produção. 
b) A gênese da Sociologia está intimamente relacionada com as grandes navegações e a conquista do Novo Mundo. 
c) A Sociologia surgiu após a Revolução Russa, no ano de 1917, inspirada pelo marxismo. 
d) A Sociologia apareceu como resultado das lutas anticoloniais na África. 
e) Os gregos criaram a Sociologia tal como a conhecemos hoje. 
2 -

Em relação ao Positivismo nas Ciências Sociais, é correto associá-lo com

I. a neutralidade.
II. a transposição do método das ciências naturais para as ciências humanas.
III. o foco na interpretação do ator social.
IV. a crença no método científico.

 Assinale 

a) se somente os itens I e II estiverem corretos.
b) se somente os itens I, II e IV estiverem corretos. 
c)  se somente o item III estiver correto. 
d) se somente os itens II, III e VI estiverem corretos. 
e) se todos os itens estiverem corretos. 
3 -

Zygmunt Bauman é um destacado sociólogo contemporâneo que empregou a ideia de formas líquidas para caracterizar dinâmicas das sociedades contemporâneas. Em relação a estas formas líquidas, assinale a alternativa abaixo não representa a “liquidez” de Bauman. 

a)

''Embora estejamos num momento de grandes e profundas transformações, há nas sociedades contemporâneas uma base sólida de conhecimento, enraizada na cultura, que garantirá a formulação de projetos de futuro”. 

b)

Num “planeta aberto à livre circulação de capital e mercadorias, o que acontece em determinado lugar tem um peso sobre a forma como as pessoas de todos os outros lugares vivem, esperam ou supõem viver”. 

c)

 “Com o progressivo desmantelamento das defesas construídas e mantidas pelo Estado contra os tremores existenciais, e com os arranjos para a defesa coletiva, como sindicatos e outros instrumentos de barganha, com cada vez menos poder devido às pressões da competição de mercado que solapam as solidariedades dos fracos, passa a ser tarefa do indivíduo procurar, encontrar e praticar soluções”. 

d)

“O medo está lá, saturando diariamente a existência humana, enquanto a desregulamentação penetra profundamente nos seus alicerces e os bastiões de defesa da sociedade civil desabam”. 

e)

As “organizações sociais não podem mais manter sua forma por muito tempo, pois se decompõem e se dissolvem mais rápido que o tempo que leva para moldá-las e, uma vez reorganizadas, para que se estabeleçam”. 

4 -

Em relação à diversidade cultural dos povos indígenas que existem hoje no Brasil, assinale a afirmação que não corresponde à diversidade cultural e linguística dos índios no Brasil. 

a) Nas terras colonizadas por portugueses, onde viria a se formar o país hoje chamado Brasil, já havia populações humanas que ocupavam territórios e possuíam culturas específicas.  
b) Certos grupos sociais, que vivem atualmente no território brasileiro, estão historicamente vinculados aos povos que chamamos “originários”. 
c) Como todo grupo humano, os povos indígenas têm culturas que resultam da história de relações que se dão entre os próprios humanos e entre estes e os seus ambientes – história que tem sido drasticamente alterada pela colonização.  
d) Os povos indígenas contemporâneos no Brasil lograram manter os mesmos padrões culturais e demográficos de seus antepassados através dos séculos. 
e) A divisão territorial em países (Brasil, Venezuela, Bolívia etc.) não coincide, necessariamente, com a ocupação indígena do espaço, bem como com a cultura dos respectivos estadosnações. 
5 -

No texto clássico “Da Divisão do Trabalho Social”, Durkheim analisou os modos de consenso e coesão entre os indivíduos nas sociedades “arcaicas” e modernas e sua relação com a divisão do trabalho. Assinale, dentre as afirmativas abaixo, a que corretamente apresenta o modo pelo qual Durkheim compreendeu esses mecanismos de solidariedades social. 

a) Nas sociedades arcaicas e capitalistas a divisão social do trabalho produzia mecanismos semelhantes de solidariedade social. 
b) A solidariedade somente existia nas sociedades pré-capitalistas, pois nelas acontecia a repartição igualitária dos bens produzidos pelas sociedades. 
c)  Nas sociedades capitalistas existia um tipo de solidariedade na qual havia pouco espaço para a formação de personalidades individuais, a divisão sexual do trabalho sofreu pouca transformação. 
d) Nas sociedades “arcaicas” há imposição de códigos morais com a forte presença do consenso e da repressão. 
e) Nas sociedades arcaicas e capitalistas a divisão social do trabalho produzia mecanismos distintos para garantir a coesão do grupo. Nas sociedades capitalistas a coesão foi duramente afetada pela divisão do trabalho social que possibilitou a quase ausência de solidariedade. 
6 -

De acordo com Tiryakian, há indicações suficientes para se sugerir que o projeto intelectual ambicioso de Durkheim era constituído por três metas interligadas, as quais representam o pensamento de Durkheim. Sobre essas, analise as afirmativas abaixo:

1. Estabelecer a Sociologia como uma disciplina científica e rigorosa.
2. Proporcionar a base da unidade e unificação das Ciências Sociais.
3. Proporcionar a base empírica, racional e sistemática da religião civil da sociedade moderna.
4. Proporcionar uma base eminentemente política para a Sociologia.

Assinale 

a) se somente as afirmativas 1, 2 e 3 estiverem corretas. 
b) se somente as afirmativas 1 e 2 estiverem corretas. 
c) se somente a afirmativa 2 e 3 estiverem corretas. 
d) se somente as afirmativas 2, 3 e 4 estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 
7 -

“Uma imigrante boliviana conta que, ao entrar em um ônibus, é comum que alguns passageiros tapem o nariz e façam gestos depreciativos como se ela não houvesse tomado banho.” (Farah, 2017, p. 18). Assinale qual noção melhor expressa essa situação descrita. 

a) Feminicídio. 
b) Xenofobia. 
c) Etnocentrismo. 
d) Genocídio.
e) Etnocídio. 
8 -

Leia atentamente as assertivas abaixo e identifique os seus respectivos autores - se Weber, Durkheim ou Marx.

I. “O concreto é concreto porque é a síntese de múltiplas determinações, isto é, unidade do diverso. Aparece no pensamento como processo de síntese, como resultado, não como ponto de partida, ainda que seja o efetivo ponto de partida e, em consequência, o ponto de partida também da intuição e da representação”
II. “No campo das ciências sociais, [...] o que nos interessa é o aspecto qualitativo dos fatos. [...] Nas ciências sociais, se trata da intervenção de fenômenos espirituais, cuja compreensão por revivência constitui uma tarefa especificamente diferente da que poderiam, ou quereriam, resolver as fórmulas do conhecimento exato da natureza.”
III. “Muitas vezes se pensou que tais fenômenos [sociais], por causa de sua extrema complexidade, ou eram refratários à ciência, ou só poderiam entrar nela reduzidos a suas condições elementares, sejam psíquicas, sejam orgânicas, isto é, despojados de sua natureza própria. Procuramos estabelecer, ao contrário, que era possível tratá-los cientificamente sem nada retirar-lhes de seus caracteres específicos.” 

a) Durkheim, Weber e Marx
b) Marx, Weber e Durkheim 
c) Weber, Marx e Durkheim 
d) Marx, Durkheim e Weber 
e) Weber, Durkheim e Marx 
9 -

No livro “Grupos Étnicos e suas fronteiras”, o antropólogo Fredrik Barth refere-se às identidades dos grupos étnicos como um fenômeno relacional: “As distinções étnicas não dependem de uma ausência de interação social e aceitação, mas são, muito ao contrário, frequentemente as próprias fundações sobre as quais são levantados os sistemas sociais englobantes”. Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que está corretamente relacionada ao vocabulário empregado por Barth. 

a) Cultura e evolução. 
b) Organização social da diferença e relações interétnicas. 
c) Raça e etnia. 
d) Globalização e etnia. 
e) Racismo no mundo contemporâneo em relação aos grupos étnicos. 
10 -

O senso comum foi objeto de inúmeras definições pela Sociologia. As teorias sociológicas contemporâneas, especialmente as de base interacionista, afirmam que o senso comum é 

a) uma estratégia dos cientistas sociais para a divulgação da ciência para a população em geral. 
b) uma forma de conhecimento que ainda não passou por processo de validação pela ciência. 
c) um tipo de conhecimento de menor qualidade, produzido pelas pessoas comuns. 
d) um conhecimento compartilhado, por isso é comum, e compreende aquilo que as pessoas conhecem de sua própria realidade cotidiana. 
e) uma forma diferente de conhecimento da ciência e, portanto, são conhecimentos excludentes. 

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.