ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Enfermagem - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Saúde Pública
1 -

As bases legais, doutrinárias e organizacionais do SUS estão dispostas na Constituição Federal de 1988, regulamentadas e reafirmadas no capítulo II, artigo 7º da Lei 8.080/1990. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

a)

Os princípios doutrinários do SUS são universalidade, integralidade, equidade, participação social e direito à informação.

b)

Os princípios organizativos do SUS são universalidade de acesso, integralidade de assistência, preservação da autonomia, igualdade da assistência à saúde, direito à informação, divulgação de informações, utilização da epidemiologia, participação da comunidade e descentralização político-administrativa. Os demais princípios são complementares e se mesclam entre os doutrinários e os administrativos.

c)

O objetivo da equidade é diminuir desigualdades, sendo este termo, sinônimo de igualdade. Significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior. Para isso, a rede de serviços deve estar atenta às necessidades reais da população, sendo também um princípio de justiça social.

d)

Os serviços devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente, dispostos numa área geográfica delimitada e com a definição da população a ser atendida. Isto implica na capacidade dos serviços em oferecer a uma determinada população todas as modalidades de assistência, bem como o acesso a todo tipo de tecnologia disponível, possibilitando um ótimo grau de resolubilidade.

e)

A participação popular refere-se à garantia constitucional de que a população, através de suas entidades representativas, participará do processo de formulação das políticas de saúde e do controle da sua execução, nos níveis estadual e local, apenas.

Enfermagem
2 -

Quase 30% das mortes violentas registradas no estado foram cometidas com armas brancas, de acordo com um relatório da Secretaria de Segurança Pública do Piauí. As facas foram as armas brancas usadas na maioria dos crimes de feminicídio ocorridos no estado também no ano passado.

Em: https://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2019/04/21/h...

Com relação ao atendimento de enfermagem a uma vítima de perfuração em tórax por arma branca e considerando que a arma não ficou alojada na vítima, o enfermeiro deverá

a) ofertar O2 e ventilar a vítima com bolsa válvula-máscara.
b) providenciar curativo compressivo no local.
c) conter o sangramento, realizando curativo oclusivo e ofertando O2, além de manter a vítima em decúbito lateral esquerdo.
d) realizar um curativo valvulado de 3 pontas.
e) ofertar O2 por cateter nasal, realizar curativo compressivo, elevar a cabeceira do paciente e zerar a dieta.
3 -

Analise o caso clínico a seguir:

RMNOS, 68 anos, portador de Diabetes melitus tipo 2 há 15 anos, em uso de insulinoterapia com Insulina Regular e NPH, possui diagnóstico médico de hipertensão arterial sistêmica com uso de Captopril 25mg, duas vezes ao dia. Mora com sua esposa e um filho de 32 anos. Conhece seu tratamento e refere saber aplicar as insulinas. Nos últimos anos, vem apresentando parestesia progressiva em membros inferiores, redução da acuidade visual bilateral, edema em membros inferiores e ganho de peso. Deambula com auxílio devido a esse novo sintoma. Chegou à emergência com tremores, pele fria, adinâmico e algo desorientado. PA: 149x92 mmHg. Ao exame físico, o enfermeiro observou distensão de veia jugular e solicitou verificação de glicemia. O enfermeiro deve raciocinar rapidamente e traçar os diagnósticos de enfermagem seguidos de intervenções rápidas. São diagnósticos de enfermagem para o caso, exceto:

a) Controle ineficaz da saúde caracterizado por dificuldade com o regime prescrito relacionado com apoio social insuficiente.
b) Débito cardíaco diminuído caracterizado por distensão de veia jugular e edema relacionado à alteração na pré-carga.
c) Risco de quedas relacionado à mobilidade prejudicada.
d) Risco de glicemia instável relacionado com ganho de peso excessivo e controle insuficiente do diabetes.
e) Risco de pressão arterial instável relacionada com retenção de líquidos.
4 -

Com relação à administração dos serviços de enfermagem, atente-se ao conceito a seguir: “Conjunto de tecnologias destinado a prover uma atenção à saúde de qualidade: centrada nas pessoas; efetiva, estruturada com base em evidências científicas; segura, que não cause danos às pessoas e aos profissionais de saúde; eficiente, provida com os custos ótimos; oportuna, prestada no tempo certo; equitativa, de forma a reduzir as desigualdades injustas; e ofertada de forma humanizada.” Esse conceito refere-se à Gestão

a) da clínica.
b) de pessoas.
c) de teorias.
d) de linhas do cuidado.
e) das condições crônicas.
5 -

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2019, a estratégia de diagnóstico precoce do câncer de mama contribui para a redução do estágio de apresentação deste, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde. Sobre os fatores de risco elevados para o câncer de mama, estão corretos os itens a seguir, exceto:

a) História familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral ou de ovário em qualquer idade.
b) História familiar de câncer de mama masculino.
c) Diagnóstico histopatológico de lesão mamária proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ.
d) História de menarca precoce, menopausa tardia (após os 55 anos) e primeira gravidez após os 30 anos.
e) Multiparidade e histórico familiar de aleitamento materno até 01 ano de idade.
6 -

A Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011, instituiu a Rede Cegonha no âmbito do SUS, que consiste numa iniciativa do Governo Federal que propõe um novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança, organizando uma rede de atenção que garanta acesso com acolhimento e resolubilidade, com vistas à redução da mortalidade materna e neonatal.

Assinale a alternativa correta que contém as diretrizes da Rede Cegonha.

a) Garantia do acolhimento com avaliação e classificação de risco e vulnerabilidade, ampliação do acesso e melhoria da qualidade do pré-natal.
b) Garantia de desvinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro.
c) Garantia das práticas de segurança na atenção ao parto e nascimento, primeira infância e idade escolar, apenas.
d) Garantia da atenção à saúde das crianças de 0 a 48 meses com qualidade e resolutividade.
e) Respeito à proteção e à realização dos direitos humanos; respeito à diversidade cultural, étnica e racial; promoção da equidade; enfoque de gênero; garantia dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos de mulheres, homens, jovens e adolescentes; participação e mobilização social; compatibilização com as atividades das redes de atenção à saúde materna e infantil em desenvolvimento nos Estados.
7 -

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que aproximadamente 585.000 mulheres em todo o mundo morreram vítimas de complicações ligadas ao período gestacional e puerperal, havendo certa quantidade significativa de mulheres que ficam com sequelas destas complicações (BRASIL, 2011). Assinale a alternativa correta sobre complicações obstétricas.

a) A gestante ter hipertensão arterial pode ocasionar um aumento do crescimento fetal (aumentando o fluxo sanguíneo entre o útero e a placenta) e diversos resultados maternos e fetais adversos.
b) Diabetes preexistente dependente de insulina aumenta o risco de cetoacidose, pré-eclâmpsia, morte fetal e malformações fetais importantes.
c) A sífilis fetal intrauterina não é suficiente para causar morte fetal, mas causa malformações congênitas e deficiências graves.
d) A pielonefrite diminui o risco de ruptura prematura das membranas, trabalho de parto pré-termo e síndrome da angústia respiratória infantil.
e) O polidrâmnio pode ocasionar trabalho de parto pós-termo.
8 -

“Decúbito dorsal, em que a parte superior do dorso é baixada e os pés são elevados, oferecendo melhor visualização dos órgãos pélvicos durante a abertura ou em cirurgia laparoscópicas de abdome inferior ou de pelve, ou cirurgia vascular”, esta definição se refere ao seguinte posicionamento cirúrgico:

a) Posição Supina
b) Posição de Trendelenburg
c) Posição de Fowler
d) Posição Litotômica
e) Posição Prona
9 -

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como finalidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos. Sobre essa Política assinale a alternativa correta.

a) Todos os trabalhadores, homens e mulheres, localizados na área urbana ou rural, inseridos no mercado de trabalho formal com vínculo empregatício, público ou privado, assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativados, doméstico, aposentado ou desempregado são sujeitos desta Política, excetuando-se os aprendizes e estagiários.
b) Deverá contemplar todos os trabalhadores priorizando, entretanto, pessoas e grupos em situação de maior vulnerabilidade, como aqueles inseridos em atividades ou em relações informais e precárias de trabalho, em atividades de maior risco para a saúde, submetidos a formas nocivas de discriminação, ou ao trabalho infantil.
c) Objetiva fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador o que pressupõe: identificação das atividades produtivas e das situações de risco à saúde, identificação das necessidades e problemas de saúde dos trabalhadores no território porém sem intervenção nos processos e ambientes de trabalho.
d) Tem como um de seus objetivos promover a saúde e ambientes e processos de trabalhos saudáveis, o que pressupõe fortalecimento e articulação das ações de vigilância em saúde, identificando os fatores de risco ambiental, com intervenções nos ambientes e processos de trabalho somente se autorizado pelo responsável legal nos casos de instituições particulares.
e) Visa ao estímulo à participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social, o que pressupõe acolhimento e resposta somente às demandas categorizadas como prioritárias dos representantes da comunidade e do controle social trata-se uma de suas estratégias.
10 -

Sobre o código de ética dos profissionais de enfermagem regido pela Resolução COFEN 564/2017, analise as afirmativas a seguir: I. Prestar informações escritas e/ou verbais, completas e fidedignas, necessárias à continuidade da assistência e segurança do paciente. II. Provocar, cooperar, ser conivente ou omisso diante de qualquer forma ou tipo de violência contra a pessoa, família e coletividade, quando no exercício da profissão. Assinale

a) se a afirmativa I é uma responsabilidade.
b) se a afirmativa II é um dever.
c) se as afirmativas I e II são um direito.
d) se as afirmativas I e II são um dever.
e) se a afirmativa I é um dever.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.