ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Técnico em Tecnologia da Informação - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Informática
1 -

Em relação à capacidade de armazenamento de dados, o mercado disponibiliza hoje uma série de opções de mídias. Entre as mais conhecidas estão as mídias CD, DVD e Blu-Ray. A respeito desta última, assinale a alternativa que indica corretamente a máxima capacidade de uma mídia Blu-Ray do tipo duas camadas.

a) 700 Mb
b) 4.7 Gb
c) 50 Gb
d) 8.5 Gb
e) 850 Mb
2 -

Os componentes de hardware de um computador fazem uso de diversos tipos de memória, cada uma delas com características e finalidades específicas. A respeito dos diversos tipos de memória presentes em um computador e suas propriedades, analise as afirmativas abaixo.

  1. A memória cache é um tipo de memória que trabalha de forma integrada à CPU e é um exemplo de memória volátil.
  2. Os bancos de memória RAM presentes em um computador pessoal são um exemplo típico de memória não volátil.
  3. As unidades de armazenamento SSD possuem memória do tipo volátil e se diferenciam das unidades de disco rígido tradicional por possuírem taxas leitura e gravação muito superiores, tornando portanto os dispositivos SSD muito mais rápidos.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d)  se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
3 -

A versão 8 do Microsoft Windows gerou bastante insatisfação junto aos usuário deste importante sistema operacional após perceberem que o recurso do menu iniciar havia sido removido. Apesar disso, o Windows 8 trouxe algumas alterações importantes, como foi o caso da troca da interface visual anterior por uma outra baseada em tipografia. A respeito desta nova interface visual do Windows 8, assinale a alternativa que indica corretamente o seu nome comercial.

a) Aero
b) Metro
c) VisiOn
d) KDE
e) Luna
4 -

Os serviços de webmail se popularizaram ao longo do tempo e sua principal vantagem é o fato de não exigir a instalação de software específico, pois podem ser acessados diretamente através de navegadores, como, por exemplo, o Firefox, o Chrome ou o Microsoft Edge. Entretanto, alguns usuários preferem continuar utilizado softwares clientes para gerenciamento de e-mails, como é o caso do Outlook, da Microsoft. Assinale a alternativa que indica de forma correta o nome do cliente de e-mail desenvolvido pela Mozilla, mesma empresa criadora do navegador Firefox, e que é muito conhecido e utilizado em sistemas operacionais Linux.

a) Jakarta.
b) Tomcat.
c) ScreenshotGo.
d) Thunderbird.
e) Apache.
Redes de Computadores (TI)
5 -

A respeito dos diversos tipos de equipamentos de rede, assinale a alternativa que indica corretamente o nome do equipamento de rede capaz de realizar uma conexão entre diferentes redes de modo a permitir a troca de informações entre elas, mas que seja capaz também de controlar o fluxo da informação, possibilitando, por exemplo, a criação de rotas mais curtas e rápidas.

a) Modem
b) Repetidor
c) Bridges
d) Switch
e) Roteador
6 -

Imagine que um profissional de TI especializado em projetar redes de computadores recebe uma tarefa de um cliente que deseja criar uma rede composta por 7 computadores. Além disso o cliente especifica que cada um dos computadores da rede deve possuir conexão direta com os demais, não havendo neste ambiente, portanto, nenhum tipo de dispositivo de rede adicional, como roteadores ou switches. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da topologia de rede solicitada por este cliente e o número de conexões que o profissional de TI terá que realizar nesta rede para atender tal requisito.

a) Estrela e 28
b) Malha completa e 21
c) Anel e 14
d) Árvore e 49
e) Barra e 7
7 -

Os computadores de uma rede TCP/IP local podem ter seu número IP atribuído de duas diferentes formas: estática e dinâmica. Quando atribuídos de forma estática, o número IP é definido de forma manual para cada computador. Quando desejamos realizar atribuição de IPs de forma automática e segura, evitando, por exemplo, a atribuição de números IP repetidos, é necessário fazermos uso de um protocolo criado especificamente para atender esta necessidade. Assinale a alternativa que indica corretamente o nome deste protocolo.

a) UDP
b) Active Directory
c) DNS
d) DHCP
e) VPN
8 -

A respeito de serviços que podem ser atribuídos a servidores que utilizam sistemas operacionais Linux, como é o caso da distribuição Debian, analise as afirmativas abaixo.

  1. Quando desejamos simular uma rede privada a partir de conexões pertencentes a uma rede pública criamos uma VPN. No Linux podemos instalar um serviço de VPN através de aplicações como o OpenVPN. Esta aplicação é capaz de criar uma VPN em cima de protocolo UDP mas também TCP. Além disso utiliza o OpenSSL para prover criptografia nas comunicações, garantindo mais segurança.
  2. Quando desejamos compartilhar recursos como arquivos e impressoras de um servidor Linux para clientes que utilizam o sistema operacional Windows, podemos instalar um serviço chamado Samba. Este serviço é capaz de prover compatibilidade de comunicação entre estes sistemas operacionais.
  3. Ao instalarmos um servidor Linux utilizando a distribuição Debian é perfeitamente possível criarmos diversas partições em um mesmo disco rígido. Alguns exemplos de sistemas de arquivos que podemos utilizar nestas partições são o EXT3 e EXT4. Estes são suportados nativamente pelo Kernel do Linux.

Assinale

a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente a afirmativa I estiver correta.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
9 -

A respeito das redes de computadores e seus conceitos, analise as afirmativas abaixo.

  1. Redes que suportam comunicações bidirecionais podem ser de dois tipos: Half Duplex e Full Duplex. A vantagem da segunda em relação à primeira é que a comunicação pode ocorrer nos dois sentidos ao mesmo tempo.
  2. Os chamados cabos de par trançado são bastante utilizadas em redes de computadores domésticas. Estes cabos são conhecidos por este nome porque possuem 4 pares de fios. Além dos fios de um mesmo par serem trançados, todos os oito fios existentes são identificados através de cores específicas.
  3. Os conectores RJ-11 são utilizados juntamente com os cabos de par trançado para realizarmos conexões entre computadores em uma rede ethernet.

Assinale

a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente a afirmativa I estiver correta.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
10 -

A respeito dos modelos de rede OSI e TCP/IP, analise as afirmativas abaixo.

  1. Ambos os modelos são divididos em camadas, sendo que o modelo OSI possui 7 camadas e o modelo TCP/IP apenas 4.
  2. Apenas o TCP/IP possui uma camada “Transporte” pois no OSI a camada equivalente se chama “Transmissão”.
  3. Um dos motivos para o modelo TCP/IP possuir menos camadas que o OSI é o fato de unir os conceitos das camadas de apresentação e sessão na camada de aplicação.

Assinale

a) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se somente a afirmativa I estiver correta.
c) se somente a afirmativa II estiver correta.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.