ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Física - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Física
1 -

Represa é uma barreira artificial feita em cursos de rios para a retenção de grandes quantidades de água. Em geral, para fim de cálculos, os engenheiros que trabalham com represas consideram a densidade média da água igual a 1x10³ kg/m³. O campo de atuação da engenharia nessa área é sobretudo direcionado para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas e industriais e para a produção de energia elétrica. A imagem abaixo apresenta represa com altura b = 22 m e comprimento a = 600 m.

De acordo com o exposto acima, determine qual a força horizontal a que está submetida a represa por causa da pressão manométrica da água. (Se preciso, use g = 10 m/s²).

a)

1,45 x 109 N

b)

1,32 x 108 N

c)

2,9 x 109 N

d)

1,92 x 109 N

e)

4,22 x 109 N

2 -

A figura abaixo mostra um corredor que durante todo seu comprimento é formado por arcos com formato de um semicírculo na sua parte superior. Formas circulares como esta são encontradas em algumas obras mais antigas.

Observe a figura baixa que representa apenas a parte semicircular ao qual deve ser calculado a posição do centro de massa.


Qual seria a posição do centro de massa dessa geometria?

a)

b)

c)

d)

e)

3 -

A aceleração de uma partícula que se move no espaço tridimensional é ܽ em que a aceleração está em metros por segundo ao quadrado e t em segundos. Em t = 0s, o vetor posição indica a localização da partícula, que nesse instante tem uma velocidade de .Calcule, aproximadamente, o vetor posição dessa partícula em t = 5s.

a)

b)

c)

d)

e)

4 -

A figura abaixo apresenta um pêndulo, de tamanho L e massa M, preso a um teto. Um disco, de raio r e massa m, é preso na sua extremidade inferior que rotacional em torno de seu próprio eixo.

Calcule o valor do momento de inércia total desse pêndulo.

a)

b)

c)

d)


e)

5 -

A figura abaixo apresenta um cone formado por areia da praia.


O cone possui um raio de 2 metros. Calcule a altura do cone de areia para que um grão de areia não escorra do cone após o cone ser formado. Caso precise, utilize 0,5 para o valor do coeficiente de atrito estático do grão.

a) h = 1 m
b) h = 2 m
c) h = 4 m
d) h = 0,5 m
e) h = 8 m
6 -

Sobre a lei da conservação de energia da termodinâmica, é correto afirmar que

a) a energia externa de um sistema tende a aumentar, se acrescentarmos energia na forma de calor, e a diminuir, se removermos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema.
b) a energia interna de um sistema tende a aumentar, se acrescentarmos energia na forma de calor, e a diminuir, se removermos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema.
c) a energia interna de um sistema tende a ser invariante, se acrescentarmos energia na forma de calor, mas a diminuir, se removermos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema.
d) a energia interna de um sistema tende a variar de forma negativa, se acrescentarmos energia na forma de calor, e a diminuir, se removermos energia na forma de trabalho realizado pelo sistema.
e) a energia interna de um sistema tende a variar de forma positiva, se acrescentarmos energia na forma de trabalho, e a diminuir, se removermos energia na forma de calor realizado pelo sistema.
7 -

Um estudante de Física está jogando vídeo game quando resolve ir à cozinha tomar água. Ao pegar na porta da geladeira, toma um choque. Assinale a alternativa que melhor explica a causa do acidente.

a) O estudante estava calçado com botas de borracha extremamente grossas e, por isso, ao tocar na porta da geladeira, criou uma diferença de potencial entre sua mão e seus pés, por isso levou um choque. A geladeira era nova e estava dentro das normas padrão de aterramento.
b) O estudante estava com os pés descalços e, ao pegar na porta da geladeira, encostou na borda da porta da geladeira que estava descascada. Por ser uma geladeira antiga, não possuía o aterramento adequado, permitindo o acúmulo de cargas em sua armadura.
c) Ao passar muito tempo na frente da televisão LCD, o estudante sofreu um processo de eletrização por indução e, como a geladeira era inox, foi criado um campo elétrico entre sua mão e a geladeira, facilitando o movimento de cargas entre os dois corpos.
d) O estudante estava suado e com os pés descalços e tocou na porta da geladeira que estava enferrujada. A geladeira era nova e possuía aterramento adequado para a retirada de elétrons de sua armadura.
e) O estudante foi correndo de onde estava jogando vídeo game para a cozinha. Com isso, ele sofreu um processo de eletrização por contato entre o piso e seus pés.
8 -

Diversos são os eixos de movimento de um corpo. Um corpo pode se movimentar em uma direção, em duas ou em três direções. O movimento circular é um exemplo de um movimento de uma partícula que se move em duas direções. Esse movimento pode ser chamado de “Movimento Circular Uniforme”. Esse termo é utilizado na situação em que

a) a aceleração é zero.
b) a velocidade vetorial é constante.
c) o movimento se dá apenas em um eixo.
d) o módulo do vetor velocidade é constante.
e) a aceleração centrípeta aponta para dentro do movimento circular.
9 -

A figura abaixo apresenta um disco de raio 20 cm e massa 400 g, que está suspenso por um fio preso ao seu centro. O disco é girado levemente para a direita e liberado. O fio possui uma constante de torção igual a 0,2 N.m/rad, capaz de fazer o disco oscilar em torno do eixo do fio.


Com base nos dados, calcule o valor do período de oscilação do disco.

a) 1,256
b)

√0,5

c)

6,28√0,8

d) 6,28
e) 10,56
10 -

Um fio de cobre cilíndrico possui uma densidade de corrente dada por J (r) = B. r, sendo r o raio do fio, em metros, e B = 4 x 106 A/m³. Calcule o valor da corrente que passa em uma região do fio entre os valores de r1 = 1,0 mm e r2 = 1,01 mm do centro do fio.

a)

12,56μA

b)

10,23μA

c)

1,52μA

d)

25,12μA

e)

0,50μA

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.