ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CPC - Renato Chaves (Centro de Perícias Científicas Renato Chaves) - Perito Criminal - Processamento de Dados - FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa) - 2019

Atualidades
1 -

Segundo a legislação brasileira, “são considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei" (https://www.infoescola.com/ecologia/crime-ambiental/ acessado em 29/01/2019). A Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, também define que condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, ou crimes ambientais, são aquilo que comete “quem, de qualquer forma, concorre para a prática dos crimes previstos nesta Lei, incide nas penas a estes cominadas, na medida da sua culpabilidade, bem como o diretor, o administrador, o membro de conselho e de órgão técnico, o auditor, o gerente, o preposto ou mandatário de pessoa jurídica, que, sabendo da conduta criminosa de outrem, deixar de impedir a sua prática, quando podia agir para evitá-la". Essa Lei também define punições a quem pratica o crime ambiental, prevendo multas, restrição de direitos e prestação de serviços à comunidade. Apesar dessa Lei, ainda é grande no Brasil a incidência de crimes ambientais, como duas grandes tragédias ambientais que aconteceram recentemente, sobre as quais é CORRETO afirmar o seguinte:

a)

uma ocorreu em 2015, conhecida como o desastre de Mariana, que matou 19 pessoas e inundou de lama a bacia do Rio Doce até chegar ao litoral do Espírito Santo. A mais recente ocorreu dia 25 de janeiro desse ano, com o rompimento de uma barragem da Mina do Feijão, da mineradora Vale, na região de Brumadinho, em Minas Gerais, deixando mais de 200 pessoas mortas ou desaparecidas em uma avalanche de lama e rejeitos.

b)

uma ocorreu em 2015, conhecida como o desastre de Mariana, que matou 19 pessoas e inundou de lama a bacia do Rio Doce até chegar ao litoral do Espírito Santo. A empresa foi severamente punida pela justiça, que culpabilizou dirigentes da empresa responsável com restrição de direitos, determinou à empresa a reparação dos danos às pessoas atingidas e exigiu programas de reparação ambiental.

c)

o rompimento da barragem de Fundão, em Barcarena-PA, em fevereiro de 2018, é considerado o desastre industrial que causou o maior impacto ambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos, com um volume total despejado de 62 milhões de metros cúbicos. Ambientalistas consideraram que o efeito dos rejeitos no mar continuará por pelo menos mais cem anos.

d)

os impactos ambientais resultantes dessas tragédias são solucionados de modo rápido com a utilização de estratégias inovadoras de limpeza de rios, mas os impactos econômicos têm maior durabilidade, dada a queda do valor das ações das empresas envolvidas.

e)

em decorrência da tragédia de Brumadinho – MG, ocorrida dia 25 de janeiro do corrente ano, o Congresso Nacional aprovou nova legislação que permite a prisão de técnicos e engenheiros que atestem fraudulentamente a segurança de barragens.

2 -

Em 2007 foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação, um indicador de qualidade da educação básica brasileira que reúne os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: a taxa de aprovação escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Esse indicador beneficia os governos Federal, estaduais e municipais na formulação de políticas de melhoria de qualidade da educação básica no país. Esse indicador se chama

a)

PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos.

b)

Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil.

c)

IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

d)

censo educacional.

e)

SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Direito Administrativo
3 -

De acordo com a legislação aplicável, o poder que consiste na “atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”, é o

a) poder hierárquico.
b) poder de polícia.
c) poder disciplinar.
d) poder regulamentar.
e) poder regulamentar e disciplinar.
Direito Penal
4 -

A Lei 11.343/06, a chamada Lei de Drogas, traz não apenas um rol de ilícitos, mas um conjunto de procedimentos para apuração desses crimes. Entre os procedimentos descritos, a Lei trata do laudo toxicológico. Sobre o laudo toxicológico, é INCORRETO afirmar que

a)

é suficiente o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga para efeito da lavratura do auto de prisão em flagrante e estabelecimento da materialidade do delito.

b)

o laudo de constatação da natureza e quantidade da droga é firmado por perito oficial ou, na falta deste, por pessoa idônea.

c)

o perito que subscrever o laudo provisório não ficará impedido de participar da elaboração do laudo definitivo.

d)

o juiz, no prazo de 15 (quinze) dias, recebida cópia do auto de prisão em flagrante, certificará a regularidade formal do laudo de constatação e determinará a destruição das drogas apreendidas, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

e)

a destruição de drogas apreendidas sem a ocorrência de prisão em flagrante será feita por incineração, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contado da data da apreensão, guardando-se amostra necessária à realização do laudo definitivo.

Processamento de Dados
5 -

O valor decimal correspondente ao número binário 10011010 em complemento de 2 é

a) -100
b) -101
c) -102
d) -103
e) -104
6 -

Uma estrutura de dados heap é definida como uma sequência de chaves c[1], c[2],..,c[n], tal que c[i] ≥ c[2i], c[i] ≥ c[2i+1], para todo i=1,2,...,n/2. Dado um heap composto com sete chaves especificadas por: [82 70 68 29 38 56 60]. O heap após a inserção das chaves 83 e 22 (nesta ordem) é

a) [83 82 68 70 38 56 60 29 22]
b) [82 83 68 70 38 56 60 29 22]
c) [82 70 68 83 38 56 60 22 29]
d) [83 70 68 82 38 56 22 60 29]
e) [82 70 68 29 38 56 60 83 22]
7 -

A política de segurança da informação é composta por um conjunto de regras e padrões sobre o que deve ser feito para assegurar que as informações e serviços importantes para uma organização sejam preservados. Neste sentido, a política de segurança é composta por três blocos principais:

a) planejamento, operação e monitoramento.
b) plano de continuidade, integridade e confidencialidade.
c) diretrizes, normas e procedimentos.
d) documentação, treinamento e disponibilidade.
e) elaboração, verificação e atualização.
8 -

O módulo do compilador responsável por verificar se uma determinada sequência de caracteres é um identificador válido é o

a) analisador léxico.
b) analisador sintático.
c) analisador semântico.
d) gerador de código intermediário.
e) otimizador de código intermediário.
9 -

Sobre navegadores de Internet, julgue verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmativas:

I. O DOM (Document Object Model) é uma API independente de navegadores Web para representação e interação com objetos em documentos HTML, XHTML e XML.

II. O engine Webkit é utilizado apenas pelo Internet Explorer a partir da versão 10 como motor de renderização.

III. O projeto Chromium, em que o Google Chrome é baseado, utiliza a engine de renderização Blink.

A sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

a) I-V; II-V; III-V.
b) I-F; II-V; III-F.
c) I-F; II-F; III-V.
d) I-V; II-F; III-V.
e) I-F; II-F; III-F.
10 -

Considere a execução do comando no sistema operacional Linux sudo tcpdump -s0 -v port 22 -c 10 -w dump.pcap Julgue verdadeira ( V ) ou falsa ( F ) cada uma das seguintes afirmativas: I. Captura um número ilimitado dos pacotes até o usuário encerrar o programa, como indicado pelo parâmetro -s0. II. O parâmetro -v indica que mais informações vão aparecer para o usuário, enquanto que o parâmetro -w indica que a informação dos pacotes será salva no arquivo indicado. III. Sem o parâmetro –i, o comando tcpdump vai procurar uma interface em que possa capturar os pacotes. A sequência que expressa corretamente o julgamento das afirmativas é

a) I-V; II-V; III-V.
b) I-V; II-F; III-V.
c) I-V; II-F; III-F.
d) I-F; II-V; III-V.
e) I-F; II-F; III-F.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.