ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEAD-GO (Secretaria de Estado de Administração de Goiás) - Agente Penitenciário - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Leia o texto abaixo para responder à questão.

UMA VELA PARA DARIO

   Dario vem apressado, guarda-chuva no braço esquerdo. Assim que dobra a esquina, diminui o passo até parar, encosta-se a uma parede. Por ela escorrega, senta-se na calçada, ainda úmida de chuva. Descansa na pedra o cachimbo. Dois ou três passantes à sua volta indagam se não está bem. Dario abre a boca, move os lábios, não se ouve resposta. O senhor gordo, de branco, diz que deve sofrer de ataque.
   Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros que se afastem e o deixem respirar. Abre-lhe o paletó, o colarinho, a gravata e a cinta. Quando lhe tiram os sapatos, Dario rouqueja feio, bolhas de espuma surgem no canto da boca.Cada pessoa que chega ergue-se na ponta dos pés, não o pode ver. Os moradores da rua conversam de uma porta à outra, as crianças de pijama acodem à janela. O senhor gordo repete que Dario sentou-se na calçada, soprando a fumaça do cachimbo, encostava o guardachuva na parede. Mas não se vê guarda-chuva ou
cachimbo ao seu lado.
   A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo. Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protesta o
motorista: quem pagará a corrida? Concordam chamar a ambulância. Dario conduzido de volta e recostado à parede — não tem os sapatos nem o alfinete de pérola na gravata.
   Alguém informa da farmácia na outra rua. Não carregam Dario além da esquina; a farmácia no fim do quarteirão e, além do mais, muito peso. É largado na porta de uma peixaria. Enxame de moscas lhe cobrem o rosto, sem que faça um gesto para espantá-las.
   Ocupado o café próximo pelas pessoas que apreciam o incidente e, agora, comendo e bebendo, gozam as delícias da noite. Dario em sossego e torto
no degrau da peixaria, sem o relógio de pulso.
   Um terceiro sugere lhe examinem os papéis, retirados — com vários objetos — de seus bolsos e alinhados sobre a camisa branca. Ficam sabendo do
nome, idade, sinal de nascença. O endereço na carteira é de outra cidade.
   Registra-se correria de uns duzentos curiosos que, a essa hora, ocupam toda a rua e as calçadas: é a polícia. O carro negro investe a multidão. Várias
pessoas tropeçam no corpo de Dario, pisoteado dezessete vezes.
   O guarda aproxima-se do cadáver, não pode identificá-lo — os bolsos vazios. Resta na mão esquerda a aliança de ouro, que ele próprio — quando
vivo — só destacava molhando no sabonete. A polícia decide chamar o rabecão.
   A última boca repete — Ele morreu, ele morreu. E a gente começa a se dispersar. Dario levou duas horas para morrer, ninguém acreditava estivesse
no fim. Agora, aos que alcançam vê-lo, todo o ar de um defunto.
   Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho nem boca, onde a espuma
sumiu. Apenas um homem morto e a multidão se spalha, as mesas do café ficam vazias. Na janela alguns moradores com almofadas para descansar os
cotovelos.
   Um menino de cor e descalço vem com uma vela, que acende ao lado do cadáver. Parece morto há muitos anos, quase o retrato de um morto desbotado
pela chuva.
   Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se às primeiras gotas da chuva, que volta a cair.

Dalton Trevisan. “Uma vela para Dario”. In: Ítalo Moriconi (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. p. 279-280.

1 -

O conto Uma vela para Dario apresenta um conflito e uma abordagem social. Assim, o conto tem como objetivo

a) denunciar a pressa dos transeuntes em centros comerciais, como também distrair os leitores.
b) informar a morte de Dario e propor práticas saudáveis para evitar mortes prematuras.
c) narrar a trajetória triste de Dario em seu último dia de vida e salientar a falta de solidariedade das pessoas por meio de uma crítica social.
d) exemplificar a solidariedade das pessoas desconhecidas.
e) demonstrar o comportamento das pessoas no espaços urbanos e ratificar uma vivência solidária.
2 -

Dos personagens que acompanham o triste fim de Dario, pode-se afirmar que

a) o guarda consegue identificá-lo devido aos documentos encontrados em seu bolso.
b) “Registra-se correria de uns duzentos curiosos[...]”, fica evidente a tentativa de diversas pessoas em salvarDario, atenuando a compaixão dos transeuntes quetrafegam pela urbe.
c) a polícia faz o reconhecimento da vítima, afasta os curiosos e leva Dario para o hospital.
d) o conto evidencia alguns tipos socias: o guarda, a polícia, a velinha, o menino de cor, os curiosos, taistipos representam a diversidade social e o poucocomprometimento com a vítima.
e) a velinha anuncia a morte da vítima, e a polícia faz o resgate, finalizando o triste fim de Dario.
3 -

Leio o trecho da música do Skank Dois Rios

“Na voz da vida ouvi dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção”
Dois Rios de Lô Borges, Nando Reis,Samuel Rosa.
Acesso em: 15 de out. de 2019.

A palavra negritada na canção apresenta um erro quanto à

a)

flexão verbal.

b)

ortografia.

c)

concordância verbal.

d)

concordância nominal.

e)

regência verbal.

Texto II

Observe a charge abaixo. Para responder à questão.

4 -

Com base nas regras ortográficas da língua Portuguesa, assinale a alternativa errada.

a) O vocábulo “náufrago” é acentuado, porque toda proparoxítona é acentuada.
b) A charge faz referência ao filme “O Náufrago”, e como se pode observar Wilson é o amigo imagináriode Chuck Noland (Tom Hanks) que procura um“apoio” emocional por estar sozinho. O substantivopróprio Wilson não recebe acento, pois ele não encaixa nas regras de acentuação da LínguaPortuguesa.
c) Pode-se observar que a palavra infraestrutura está grafada de forma errada na charge, uma vez que aparece “infra-estrutura”, assim o correto é sem hífen, uma vez que o novo acordo determina que quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia osegundo elemento não se deve usar hífen.
d) Observa-se que a ortografia da palavra você está adequada, pois oxítonas terminadas em “e” são acentuadas.
e) O vocábulo “infra-estrutura”, assim, está correto, uma vez que o novo acordo determina que quando oprefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento deve-se usar hífen.
5 -

Quanto às classes de palavras da Língua Portuguesa, os vocábulos “quatro” e “voto” são,respectivamente,

a) verbo e numeral.
b) substantivo e adjetivo.
c) advérbio e verbo.
d) numeral e verbo.
e) adjetivo e verbo.

Texto III

Observe a charge abaixo.

6 -

Assinale a alternativa errada de acordo com a charge acima.

a) Pode-se observar que o vocábulo menos foi utilizado de modo errado, pois como ele concorda com poluição, o correto seria menas.
b) A charge evidencia alguns pontos essenciais para a vida em sociedade.
c) A educação, o emprego e saúde ainda precisam aumentar.
d) Há uma preocupação com as questões ambientais.
e) O uso dos termos “mais” e “menos” foram utilizados de modo adequado segundo às normas deconcordância nominal.
Atualidades
7 -

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados referentes àPesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2017-2018.A POF tem como um dos objetivos traçar o perfil dascondições de vida da população brasileira a partir daanálise de seus orçamentos domésticos. Sobre asconstatações da referida pesquisa, é correto afirmar:

a) Habitação, transporte e alimentação foram os grupos de despesas que mais pesaram no orçamento das famílias brasileiras.
b) A Educação foi o grupo de despesa de maior peso no orçamento das famílias brasileiras.
c) Assistência à saúde é o grupo de despesa de maior peso no orçamento das famílias brasileiras.
d) A alimentação ainda representa o menor peso nos gastos das famílias brasileiras.
e) Recreação e cultura são grupos de despesas de maior peso nos gastos das famílias brasileiras.
História e Geografia de Estados e Municípios
8 -

O Índice de Desempenho dos Municípios – IDM, calculado pelo Instituto Mauro Borges (IMB), é umamedida sintética de parte do contexto socioeconômicodos municípios goianos em seis áreas: Economia,Educação, Infraestrutura, Saúde, Segurança eTrabalho. Sobre o desempenho da Segurança nosmunicípios goianos, segundo o IDM, é correto afirmar:

a) Os crimes contra o patrimônio ocorrem em sua maioria, em pequenas cidades goianas do que emgrandes centros urbanos.
b) Municípios turísticos, como Caldas Novas, Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás, estão entreaqueles com as menores taxas de criminalidade, secomparada à sua população residente.
c) Municípios das microrregiões do Entorno do Distrito Federal e de Goiânia estão entre aqueles comas menores taxas de criminalidade.
d) Há uma tendência de menores incidências de crimes em municípios goianos que possuemeconomias menos desenvolvidas.
e) Crimes contra o patrimônio ocorrem com maior incidência em municípios com baixa população emGoiás.
9 -

Sobre aspectos físicos de Goiás, é correto afirmar:

a) Os principais parques de Goiás são: Parque das Emas, Parque da Chapada dos Veadeiros e Parque daChapada dos Guimarães.
b) O relevo goiano é um dos mais montanhoso entre os estados brasileiros, o que dificulta o cultivo delavouras de grãos.
c) Com vegetação predominante de floresta densa, Goiás se destaca como grande produtor doextrativismo vegetal.
d) A rede de drenagens goiana é constituída de rios de grande porte, como Araguaia e São Francisco, o quefacilita a navegabilidade.
e) Goiás se destaca como o estado de maior presença de Cerrado, com mais de 90% de seu território dentrodos limites oficiais do bioma.
Direitos Humanos
10 -

Conforme a Resolução Conjunta nº 1, de 15 de abril de 2014, escolha a alternativa correta.

  1. A pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade tem o direito de ser chamada pelo seu nome social, de acordo com o seu gênero.
  2. Às travestis e aos gays privados de liberdade em unidades prisionais masculinas, considerando a sua segurança e especial vulnerabilidade, deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos.
  3. As pessoas transexuais masculinas e femininas devem ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas.
  4. À pessoa travesti ou transexual em privação de liberdade serão facultados o uso de roupas femininas ou masculinas, conforme o gênero e a manutenção de cabelos compridos, se o tiver, garantindo seus caracteres secundários de acordo com sua identidade de gênero.
  5. É garantido o direito à visita íntima para a população LGBT em situação de privação de liberdade, nos termos da Portaria MJ nº 1.190/2008 e
    na Resolução CNPCP nº 4, de 29 de junho de 2011, desde que não tenha cometido crime hediondo.

a) Somente as assertivas I e III estão corretas.
b) Somente as assertivas II e III estão corretas.
c) Somente as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
d) Somente a assertiva V está correta.
e) Todas as assertivas estão corretas.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.