ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina BRB (Banco de Brasília) - Analista de Tecnologia da Informação - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Textos para responder à questão.

1 -

Com base na leitura compreensiva dos textos, assinale a alternativa correta.

a) Ambos os textos fazem referência ao aplicativo BRB Conta. No entanto, apenas um deles divulga os benefícios oferecidos aos futuros clientes do banco.
b) A construção “ao mesmo tempo” (Texto 1) sugere que, por meio do aplicativo BRB Conta, a abertura de uma conta no BRB pode ser feita sem que atividades rotineiras, como caminhar no parque, sejam interrompidas ou reprogramadas.
c) A imagem do telefone celular (Texto 1), associada ao conjunto das informações do Texto 2, permite concluir que, após a realização do cadastro, o cliente receberia uma chamada telefônica do BRB para concluir o procedimento.
d) O Texto 2 não oferece informações que respondam, de forma satisfatória, à pergunta “O que é o BRB Conta?”(título).
e) Os vocábulos “rápido” e “fácil”, em cada um dos textos, fazem referência a ações distintas. No Texto 1, referem-se ao ato de caminhar no parque; no Texto 2 (linha 2), ao procedimento para abrir uma conta pelo aplicativo BRB Conta.
2 -

Considerando as estruturas que constituem o Texto 2, assinale a alternativa correta.

a) A redação Chegou a hora de abrir sua conta digital! poderia substituir a original na linha 1, pois o texto não sofreria alteração de sentido.
b) O paralelismo sintático seria preservado caso o período “Baixe o App BRB Conta, realize o seu cadastro e pronto!” (linhas 2 e 3) fosse substituído pela redação Basta fazer duas coisas: baixar o App BRB Conta, a realização do seu cadastro e pronto!.
c) A informação contida no trecho “dos seus comprovantes de renda e de residência” (linhas 4 e 5) também poderia ser expressa pela construção do seu comprovante de renda e residência.
d) A substituição da forma “precisará” (linha 4) pela construção vai precisar, amplamente observada no português contemporâneo falado no Brasil, preservaria a referência a uma ação futura tida como certa.
e) Os períodos “Assim que sua conta for aprovada, você já poderá aproveitar todas as vantagens de ser cliente BRB.” (linhas 6 e 7) e Você já poderá aproveitar todas as vantagens de ser cliente BRB, quando a sua conta for aprovada. veiculam, com a mesma precisão, uma relação de tempo entre as orações.

Texto II

3 -

Considerando as regras de pontuação, assinale a alternativa correta.

a) No primeiro período, apenas uma das vírgulas deveria ser mantida caso a expressão “é claro” (linha 1) fosse suprimida.
b) O uso da vírgula é opcional antes e depois da oração “que veio cedo na história humana” (linha 3).
c) Por exemplificar o uso correto do ponto e da vírgula, a redação exportou-se papiro do Egito para uso como simples material de escrita. Não era, porém, suficientemente duradouro poderia substituir o trecho “exportou-se papiro do Egito para uso como simples material de escrita, mas não era suficientemente duradouro” (linhas 9 e 10).
d) A impessoalidade do texto seria preservada caso o autor decidisse encerrar o primeiro parágrafo com um ponto de exclamação.
e) Para realçar o sentido do vocábulo “lucrativa” (linha 16), poderia ser empregada uma vírgula antes e outra depois dele.

Texto III

4 -

Considerando-se a relação entre as escolhas linguísticas e a expressão das ideias do texto, assinale a alternativa correta.

a) O autor empregou a construção “Diferentemente da” (linha 2) para estabelecer uma relação de ideias que é explicitada pelos vocábulos “cedo” (linha 3) e “tardias” (linha 5). Por isso, substituir a referida estrutura pela forma Ao contrário da tornaria a mensagem original mais precisa.
b) Conforme antecipa a estrutura “Dinheiro de amoreira” (título), é correto concluir que os chineses inventaram, a partir da casca da fruta da amoreira, o primeiro papel, o qual passou a ser utilizado para a fabricação e a impressão do primeiro papel-moeda.
c) A redação Para registrar informações, pergaminho feito de pele de ovelha era usado pelo povo antigo do Mediterrâneo. expressa uma mensagem incompatível com a do período “O povo antigo do Mediterrâneo usava pergaminho feito de pele de ovelha para registrar informações.” (linhas 6 e 7).
d) A construção “Não é acidental” (linha 12) introduz uma informação que quebra a expectativa gerada logo no primeiro período do texto, cuja mensagem principal poderia ser sintetizada pelo ditado popular Quem vê cara não vê coração.
e) Ao optar pela construção “lucrativa indústria de seda chinesa” (linha 16), o autor sugere que a criação do primeiro papel na China gerou lucro para a indústria de seda chinesa.
5 -

A respeito das questões gramaticais referentes ao texto, assinale a alternativa correta.

a) Na linha 3, como se refere ao termo “metal”, o pronome “que” poderia ser substituído pela forma o qual.
b) Por concordar em gênero e número com os substantivos “descoberta” (linha 4) e “disseminação” (linha 4), a forma meias poderia ser empregada no lugar do vocábulo “relativamente” (linha 5).
c) De acordo com a norma-padrão, caso o autor julgasse conveniente substituir o termo “O povo antigo do Mediterrâneo” (linha 6) pela redação Grande parte das comunidades antigas do Mediterrâneo, a forma verbal “usava” (linha 6) deveria obrigatoriamente ser substituída pela construção usavam.
d) A redação mas não lhe usaram como papel-moeda devido o fato de não ser suficientemente duradouro. está totalmente em conformidade com a regência dos vocábulos sublinhados, por isso poderia substituir a oração “mas não era suficientemente duradouro para ser usado como papel-moeda.” (linhas 10 e 11).
e) A oração “cujas folhas alimentavam as lagartas da lucrativa indústria de seda chinesa.” (linhas 15 e 16) poderia ser substituída pela redação de onde se extraíam folhas para a alimentação das lagartas da lucrativa indústria de seda chinesa., pois, do ponto de vista da norma-padrão, estão corretos o emprego da preposição de, a colocação do pronome se e a flexão da forma verbal extraíam.

Texto IV

6 -

Assinale a alternativa em que o(s) termo(s) destacado(s) exerce(m) a mesma função sintática que o pronome relativo em “As imagens de síntese formam uma nova escrita que modificará profundamente nossos métodos de representação, nossos hábitos visuais, nossos modos de trabalhar e de criar.” (linhas de 1 a 4).

a) “Mais do que levar a sério o virtual e realizá-lo de algum modo, o grande perigo seria acabar considerando o real como extensão dos mundos virtuais.” (linhas de 15 a 18).
b) “Não se trata de mais um gadget, nem de uma moda passageira, e sim de uma revolução escrita profunda.” (linhas de 4 a 6)
c) “O perigo mais aparente é de acreditar tanto nos simulacros que se acaba por torná-los por reais.” (linhas de 13 a 15).
d) “Com elas, surge uma nova relação entre imagem e linguagem.” (linhas 6 e 7).
e) “Agora o legível pode engendrar o visível.” (linha 7).

Texto V

7 -

Quanto à relação que se estabelece no período “O perigo mais aparente é de acreditar tanto nos simulacros que se acaba por torná-los por reais.” (linhas de 13 a 15), a qual permite a compreensão das ideias do autor acerca do mundo virtual e do respectivo perigo, assinale a alternativa correta.

a) Acreditar nos simulacros é consequência de torná-los reais.
b) Tornar os simulacros reais é consequência de acreditar muito neles.
c) Acreditar nos simulacros é a explicação para torná-los reais.
d) Tornar os simulacros reais é causa de acreditar muito no mundo virtual.
e) Tornar os simulacros reais é a finalidade de acreditar muito nas imagens de síntese.
Raciocínio Lógico
8 -

Considere hipoteticamente que P. M. C. e M. C. P. são servidores públicos e estão trabalhando em uma comissão de análise de processos administrativos. Sabe-se que, trabalhando juntos, os servidores conseguem analisar 36 processos em 6 horas de trabalho. P. M. C., sozinho, analisa 7 processos em 2 horas, então, trabalhando sozinho, em 4 horas, M. C. P. analisa um número de processos igual a

a) 10.
b) 6.
c) 9.
d) 7.
e) 12.
Legislação Federal
9 -

A Lei n° 10.973/2004 foi modificada pela Lei n° 13.243/2016, e uma das modificações mais importantes foi a do conceito de Instituição Científica e Tecnológica (ICT). Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica a modificação do conceito de ICT.

a) Permite a inclusão de universidades estrangeiras no conceito de ICT.
b) Amplia o conceito de ICT para incluir pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.
c) Permite a inclusão de empresas privadas que operam o lucro real como ICT.
d) Amplia o conceito de ICT para entes privados com fins lucrativos.
e) Possibilita a todas as microempresas e empresas de pequeno porte, conforme caracterizadas na Lei Complementar n° 123/2006, serem consideradas ICT.
10 -

A Lei n° 10.973/2004, com redação dada pela Lei n° 13.243/2016, estabeleceu, no art. 16, que a Instituição Científica e Tecnológica (ICT) pública deverá dispor de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) próprio ou em associação com outras ICT. Qual é a principal finalidade desses NIT?

a) Promover a colocação de egressos da pós-graduação da ICT no mercado de trabalho.
b) Promover a seleção de alunos de mestrado e doutorado para a política de inovação da ICT.
c) Comercializar os produtos resultantes de atividades de inovação das quais a ICT participe.
d) Apoiar a gestão da política de inovação da ICT pública.
e) Coordenar e acompanhar as atividades de alunos de pós-graduação da ICT em programas de cooperação internacional.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.