ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Instalações Elétricas
1 -

Capacitância, indutância e resistência são propriedades elétricas relacionam tensão e corrente de diferentes formas. Essas propriedades são utilizadas para a modelagem de diversos equipamentos e instalações como por exemplo resistores, capacitores, indutores, máquinas elétricas e linhas de transmissão. A respeito desses elementos, diga qual afirmativa a seguir está correta:

a)

Em corrente contínua, quando em regime permanente, em um circuito RL série alimentado por uma fonte de tensão, a tensão da fonte pode ser observada quase totalmente sobre o indutor.

b)

Em corrente contínua, quando em regime permanente, em um circuito RC paralelo alimentado por uma fonte de corrente, a corrente fornecida pela fonte pode ser observada quase totalmente passando pelo capacitor.

c)

Em corrente contínua, em regime transitório, em um circuito RC série alimentado por uma fonte de tensão, no momento t=0 em que uma chave é fechada, a tensão sob o capacitor decai exponencialmente.

d)

Em corrente contínua, em regime transitório, em um circuito RL paralelo alimentado por uma fonte de corrente, no momento t=0 em que uma chave é fechada, a corrente que passa pelo indutor cresce exponencialmente.

e)

Em um circuito RLC paralelo alimentado por uma fonte de corrente contínua, quando em regime permanente, a corrente da fonte passa quase totalmente pelo ramo do capacitor.

2 -

A figura abaixo representa um trecho de uma planta baixa no qual poderá ser visto o diagrama unifilar da instalação elétrica obedecendo a disposição dos interruptores, pontos de luz e eletrodutos já alocados.

 

Considerando que as fases devem ser conectadas nos primeiros interruptores paralelos que elas encontrarem pelo caminho, identifique quais condutores irão passar em cada trecho desta instalação e assinale o item que contém uma afirmação verdadeira quando a disposição e quantidade destes condutores:

a)

Os condutores que passam entre os pontos de luz no teto (trecho I), independente do circuito a que pertencem, são em número de 10.

b)

Os condutores que passam no trecho II, independente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 1 neutro, 1 terra e 1 retorno.

c)

Os condutores que passam entre os pontos de luz no teto (trecho I), independentemente do circuito a que pertencem, são em número de 8.

d)

Os condutores que passam no trecho II independente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 1 terra e 2 retornos.

e)

Os condutores que passam no trecho III, independentemente do circuito a que pertencem, são 2 fases, 2 neutros, 2 terras e 2 retornos.

Engenharia de Energia
3 -

O PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, instituído em 1985, tem como principal objetivo para promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício. Entre suas ações está elaboração e disseminação de informação qualificada em eficiência energética. A inclusão da disciplina no currículo de cursos de engenharia e arquitetura foi uma das consequências deste programa. Sobre ações que podem promover a eficiência energética, em diversos setores industriais escolha a alternativa correta:

a)

Em um motor, o rendimento é diretamente relacionado ao percentual da potência ativa recebida da rede de alimentação que é efetivamente transformada em movimento do rotor e não depende da carga a ele acoplada.

b)

Em certas condições, a temperatura é um fator importante para o aumento da pressão em gases. Nos sistemas de ar comprimido, colocar uma fonte de calor junto a tubulação de aspiração de ar é importante para reduzir o consumo energético e reduzir as perdas de pressão.

c)

O uso do vapor é amplo em diversos setores industriais e implica em grandes gastos energéticos. Dessa forma, atuar na geração do vapor deve ser priorizada, visto que ações de melhorias na utilização final e nos sistemas de distribuição do vapor não acarretam ganhos significativos e pouco refletem no consumo de combustível.

d)

Os equipamentos de geração de frio são dimensionados para operar em média de 16 a 20 horas por dia. A falta ou mal funcionamento de equipamento de controle de temperatura na câmara frigorífica constitui um item extremamente grave e provoca o funcionamento contínuo dos compressores, desperdiçando energia.

e)

Os registros de regulagem de vazão, conhecidos como dampers, são interessantes do ponto de vista da eficiência energética, pois uma vez colocados em sua posição ótima, permite que o sistema de ventilação opere nas condições especificadas no projeto.

Banco de Dados (TI)
4 -

O incentivo às fontes alternativas renováveis teve seu marco inicial no Brasil com o PROINFA em 2002, em meio à crise do setor e o racionamento de energia elétrica de 2001. Esse programa quis garantir uma maior confiabilidade e segurança ao abastecimento do país. Sobre as fontes renováveis de energia marque a alternativa correta:

a) A biomassa é um recurso energético controverso, no Brasil, a maior parte do seu aproveitamento energético se dá pela deflorestação.
b) A busca pela diversificação de fontes renováveis na matriz energética é importante quando não há a possibilidade de novas hidroelétricas, pois elas são as fontes que causam o menor impacto ambiental.
c) Os sistemas fotovoltaicos se comparados aos sistemas eolioelétricos apresentam um custo de manutenção bastante superior.
d) A complementariedade entre capacidade de geração eolioelétrica e hidroelétrica é possível ser vista ao longo de um ano no nordeste brasileiro.
e) Os sistemas eólicos no Brasil apenas apresentam viabilidade no litoral, portanto, o potencial eólico brasileiro está quase totalmente aproveitado.
5 -

As hidroelétricas são compostas por uma série de estruturas e equipamentos que tornam o aproveitamento da energia cinética das quedas d’água em energia elétrica. Um desses equipamentos são das turbinas hidráulicas que são acopladas aos geradores elétricos. À respeito das turbinas hidráulicas, assinale a alternativa correta:

a) No Brasil, as turbinas hidráulicas mais utilizadas são do tipo Pelton.
b) A altura da queda d’água não influencia substancialmente a escolha da turbina.
c) As turbinas Kaplan possuem suas pás semelhante a colheres.
d) As turbinas Francis funcionam imersas na água, portanto são turbinas de ação.
e) Nas turbinas de reação, pressão de entrada superior a pressão de saída.
6 -

Desde a resolução nº 482/2012 da ANEEL, o Brasil viu o crescimento do interesse por sistemas fotovoltaicos, embora sua utilização já existisse em sistemas isolados. Isso se deu porque a partir desse momento foi instituído o sistema de compensação de energia através de créditos na fatura pela energia injetada na rede da concessionária. Sobre energia solar fotovoltaica assinale a alternativa correta:

a) Sistemas fotovoltaicos off-grid (isolados) são sistemas que não tem conexão com a rede elétrica da concessionária, uma aplicação pode ser a irrigação de pequenas áreas quando sistemas de armazenamento não são essenciais.
b) Somente com a utilização de inversores eletrônicos é possível a implementação de algoritmos de busca pelo ponto de máxima potência em sistemas fotovoltaicos.
c)

Inversores on-grid de pequeno porte, em geral, funcionam como fonte de tensão, pois precisam manter sua tensão em conformidade com para não degradar a qualidade da energia.

d) Enquanto a corrente nas células fotovoltaicas tem uma relação direta com a temperatura, a tensão tem uma maior variação com intensidade luminosa incidente.
e) A implementação da busca pelo ponto de máxima potência nos sistemas fotovoltaicos, embora aumente a eficiência do sistema, é inviável economicamente pela quantidade de sensores necessários.
7 -

Ao se planejar a matriz energética futura de uma determinada região, vários aspectos devem ser considerados para se alcançar um desenvolvimento sustentável, entre as alternativas a seguir qual delas promove o desenvolvimento sustentável:

a) Utilização e promoção de fontes de energia renovável: energia hidrelétrica, solar e eólica, bem como a proveniente de biomassa e de gás natural.
b) Retomada de hábitos anteriores de conforto e qualidade de vida, visando manter os recursos energéticos.
c) Divulgação e incentivos a medidas de eficiência energética como alternativa às ofertas de energia.
d) Uso sem parcimônia dos recursos disponíveis para pesquisas que visam resolver o problema dos resíduos sólidos.
e) Estímulo ao consumo como forma de melhorar a economia de países em crise.
8 -

Sobre os controles e os equipamentos das turbinas eólicas, escolha a alternativa certa:

a) A função principal dos sistemas de freios é adequar a velocidade de rotação do rotor (baixa rotação) à velocidade de operação do gerador (elevada rotação).
b) Controle yaw é realizado através da rotação das pás do rotor em torno do seu eixo longitudinal, possuindo como principal objetivo manter o ângulo da pá, ideal para atingir determinadas velocidades de rotação do rotor ou potência gerada.
c) Controle de pitch é o mecanismo de rotação da nacele em torno do seu eixo vertical, permite que cada turbina maximize a sua produção de potência com a mudança da direção do vento.
d) A nacele é a parte responsável pela captação da energia cinética do vento, sendo constituído pelas pás e pelo cubo.
e) Os conversores eletrônicos são responsáveis pelo condicionamento da energia elétrica ao nível do sistema de geração e para estabilizar os valores de regime permanente de potência ativa e reativa, bem como comandar o fluxo dessas potências.
9 -

Religadores são equipamentos amplamente utilizados nos sistemas de distribuição para proteção de alimentadores e seus trechos, por permitir que defeitos transitórios sejam identificados e eliminados sem a necessidade de deslocamentos de equipes de manutenção. Sobre a operação de religadores responda qual alternativa é correta:

a) Seccionador, que opera associado a religador, abre seus contatos quando o religador fecha os seus. Isso devido a sua capacidade de ruptura do seccionador superior a capacidade de ruptura do religador.
b) Para garantir a coordenação entre religador e seccionador, é necessário que o seccionador seja ajustado para abrir definitivamente os seus contatos para um número de contagem superior a 1 em relação ao número ajustado de operações do religador a montante.
c) A coordenação entre fusível a jusante do religador visa permitir que o fusível opere na primeira tentativa de religamento, na expectativa de que o defeito seja temporário e o objeto que ocasiona o defeito seja removido naturalmente do contato com o cabo da rede elétrica.
d) Quando os defeitos são permanentes, utilizar a sequência de religamento não é interessante, pois aumentam o risco de acidente com pessoas. Entretanto, a quantidade de faltas temporárias e os inconvenientes da falta de energia justificam sua utilização.
e) A coordenação entre religadores de subestação e religadores de distribuição pode ser realizada pelo ajuste de curvas de temporização ou pelo número de operações de religamento de cada um dos equipamentos.
10 -

A respeito do condutor neutro em instalações elétricas de baixa tensão, a norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define que:

a) O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito.
b) Em um circuito monofásico, o condutor de neutro deve ter a mesma seção do condutor de fase mas, em alguns casos especiais, o condutor de neutro poderá apresentar seção reduzida.
c) A seção nominal do condutor neutro em um circuito trifásico não pode ser inferior à seção nominal de cada um dos condutores fase.
d) A seção nominal do condutor neutro em um circuito bifásico com taxa de harmônicos superior a 33% deve ser igual à seção nominal dos condutores fase.
e) Quando, em um circuito trifásico com neutro, a taxa de terceira harmônica e seus múltiplos for superior a 33%, a corrente que circula pelo neutro, em serviço normal, é superior à corrente das fases e a seção do condutor de neutro poderá ter que ser maior que a seção dos condutores de fase.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.