ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Assistente de Alunos - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Pedagogia
1 -

A teoria de desenvolvimento psicossocial, construída pelo psicanalista Erik Erikson, diz que o crescimento psicológico acontece em estágios e fases e tem relação com a interação da pessoa com o meio em que vive. Os estágios são constituídos por crise psicossocial entre vertente positiva e vertente negativa. Esta teoria compreende oito estágios, um dos quais se refere à fase da adolescência. Assinale-o.

a) Iniciativa/culpa: o indivíduo já deve ter capacidade de distinguir entre o que pode fazer e o que não pode fazer. Neste estágio, existe a preocupação com a aceitabilidade dos comportamentos, desenvolvimento de capacidades motoras, de linguagem, pensamento, imaginação e curiosidade.
b) Identidade/confusão de identidade: o indivíduo adquire uma identidade psicossocial – necessita entender o seu papel no mundo e tem consciência da sua singularidade. Dentre os fatores que contribuem para a confusão de identidade tem-se a perda de laços familiares, a falta de apoio no crescimento e as dificuldades em lidar com mudança.
c) Produtividade/desespero: é favorável uma integração e compreensão do passado vivido. Virtude social desenvolvida: sabedoria.
d) Confiança/desconfiança: o indivíduo adquire ou não uma segurança e confiança em relação a si próprio e em relação ao mundo que o rodeia, através da relação que tem com a mãe.
e) Autonomia/dúvida e vergonha: caracterizado por uma contradição entre a vontade própria (os impulsos) e as normas e regras sociais que o indivíduo tem que começar a integrar. Manifesta-se nos porquês, no procurar fazer as coisas sozinho.
2 -

Adolescência é uma fase da vida do ser humano onde acontece a transição entre a infância e a idade adulta. Esta fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis. É um processo de transformação e distanciamento entre formas de comportamento e de aquisição de características e competências que conduzem o ser humano a assumir os deveres e papéis de adulto. Essas alterações acontecem nos níveis

a) físico, psicológico e mental. 
b) físico, coletivo e social. 
c) físico, mental e social. 
d) mental, cognitivo e social. 
e) mental, corporal e físico.
3 -

Diferentes sentidos, ao longo da história, foram dados ao termo sexualidade. Sexualidade é um conceito abrangente e está relacionado a diversos fatores. Sobre o tema, é incorreto afirmar:

a) Compreende diferentes dimensões do ser humano: biológica, psicológica e social.
b) Tem relação construída histórica e culturalmente.
c) A identidade de um indivíduo está relacionada ao desenvolvimento da sexualidade.
d) Refere-se apenas a questões biológicas e ao conjunto de características funcionais e anatômicas do corpo humano.
e) Está relacionada ao desenvolvimento do ser humano. 
4 -

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.069/1990, sobre o Direito à Convivência Familiar e Comunitária é correto afirmar que

a) a criança e o adolescente em programa de acolhimento institucional ou familiar não poderão participar de programa de apadrinhamento.
b) é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral.
c) a gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude somente após o nascimento do mesmo.
d) a falta ou a carência de recursos materiais constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar.
e) os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, não terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.
5 -

A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069/1990, o direito ao respeito consiste

a) na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, das ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
b) no ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais.
c) na igualdade de condições para o acesso e permanência na escola e no direito de ser respeitado por seus educadores.
d) na formação profissional, garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular e atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.
e) no acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária.
6 -

De acordo com a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, sobre a educação de jovens e adultos, é correto afirmar que

a) os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e adultos, que puderem efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas.
b) deverá articular-se, obrigatoriamente, com a educação profissional, na forma regulamentada.
c) os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios formais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
d) poderá ser organizada por eixos tecnológicos, possibilitando a construção de diferentes itinerários formativos, observadas as normas do respectivo sistema e nível de ensino.
e) será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e aprendizagem ao longo da vida.
7 -

Segundo Kupfer, em sua obra “Violência da educação ou educação violenta?”, o professor brasileiro não encontra mais uma rede de sustentação simbólica que lhe assegure o suporte da autoridade no exercício da profissão. Sendo assim, a agressividade na escola pode apresentar-se como de três diferentes naturezas, quais sejam,

a) concreta, real e intelectual. 
b) imaginária, real e simbólica. 
c) humana, física e simbólica. 
d)  imaginária, intelectual e esportiva. 
e) simples, concreta e real. 
8 -

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas e tem sido investigada no Brasil há décadas, por manifestar-se de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Dentre os diferentes tipos de violência, podemos destacar a

a) física, a atitudinal e a emocional. 
b) verbal, a pessoal e a emocional.
c) simbólica, a inibitória e a satisfatória.
d) física, a verbal e a simbólica. 
e) verbal, a atitudinal e a consensual. 
9 -

Existem muitos estudos sobre a autonomia. A temática autonomia ganha em Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, um sentido sócio-políticopedagógico, onde é vista como

a) uma forma de afastar a transformação da sociedade, independentemente de sua legitimidade e adequabilidade a outros valores, como liberdade, igualdade ou justiça.
b) algo além da liberdade de pensar por si, pois envolve a capacidade de agir, o que exige um homem consciente e ativo, sendo por isso que o homem ativo é contrário ao homem autônomo.
c) condição sócio-histórica de um povo ou pessoa que tenha se libertado, se emancipado das opressões que restringem ou anulam sua liberdade de determinação.
d) algo que deve ser conquistado, construído a partir das decisões, das vivências, da própria liberdade, sem preocupação com a emancipação humana.
e) um atributo humano essencial, na medida em que está vinculada à ideia de dignidade e a de o ser humano ser espontaneamente autônomo.
10 -

LSD e ECSTASY são drogas ilícitas que se enquadram na categoria dos alucinógenos. Segundo Cloud, ambas atrapalham o funcionamento do neurotransmissor serotonina no cérebro do indivíduo, causando modificação no funcionamento das células cerebrais e em sua

a) ignorância. 
b) incompreensão. 
c) insensibilidade. 
d) inépcia.
e) percepção. 

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.