ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Administração Geral - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Administração Geral
1 -

As organizações somente sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas através de fatores que envolvem decisões, ações, aglutinações de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados. O que leva uma organização ao patamar da excelência não são apenas produtos, competências e recursos, mas o modo como ela é administrada, pois

a) a administração deve ser uniforme, pois as organizações são homogêneas, muito semelhantes, e envolvem as governamentais, as não-governamentais e empresas em geral.
b) nas organizações, mesmo que elas se apresentem em diversas dimensões e tamanhos – grandes, médias, pequenas, microempresariais – o processo administrativo é homogêneo e não se diferencia de um tipo ao outro.
c) o ato de administrar visa gerenciar os pequenos negócios, caminho certo para o sucesso dos mesmos e para a própria liberdade do administrador.
d) o processo administrativo visa à organização e sistematização do negócio empreendido e, se ele é pequeno, o administrador deve investir mais tempo, energia e dinheiro para obter êxito.
e) a administração é o veículo pelo qual as organizações são alinhadas e conduzidas para alcançar a excelência em ações e operações na busca pelos resultados.
2 -

A teoria da organização é recente, produto do século XX, e por isso não se trata de algo consolidado, mas em processo de construção. Considerando os estudos da teoria organizacional, uma organização é definida como

a) vários grupamentos sociais, na medida em que os participantes estão interligados por uma rede de relações sociais.
b) um sistema de atividades ou forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas.
c) um sem-número de grupos sociais, de uma gangue de rua ou uma família, em um extremo, ou uma sociedade inteira, no outro.
d) uma relação social, fechada ou que limita a admissão de forasteiros através de regras próprias.
e) grupos de pessoas que forneçam aos participantes os meios para a busca de valores ou interesses comuns.
3 -

Uma organização é um organismo vivo que busca a sobrevivência e, como os seres vivos, busca também a vida, a longevidade e a melhoria contínua. Neste contexto, Barnard se concentra em três elementos considerados essenciais para que as organizações possam prosperar:

a) formalização, racionalidade e hierarquia.
b) integração pessoal, atividades pessoais e forças coordenadas.
c) estrutura elaborada, autoridade e responsabilidades.
d) divisão do trabalho, objetivo e desempenho.
e) comunicação, motivação e o propósito comum.
4 -

Não há discrepâncias sensíveis entre os vários conceitos voltados as características de grandes organizações complexas. (Gilbreth) Porém, o administrador deve saber quais são estas características de modo que ele possa identificá-las ao se defrontar com uma delas. São algumas das características básicas de grandes e complexas organizações:

a) formalização, racionalidade, hierarquia, especialização e grande porte.
b) poder, responsabilidades, missão, especialização e alta tecnologia.
c) propósitos, divisões, organogramas, hierarquia e grande porte.
d) fluxogramas, poder, racionalização, hierarquia e alta tecnologia.
e) divisões, departamentos, fluxograma, racionalização e poder.
5 -

Henry Fayol defende a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, fazendo uma síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Para o autor, toda empresa desempenha seis funções básicas:

a) prevenir, organizar, comandar, harmonizar, investigar e controlar.
b) prever, organizar, comandar, coordenar, informar e controlar.
c) comerciais, mercadológicas, operacionais, econômicas, burocráticas e de segurança.
d) técnicas, comerciais, financeiras, contábeis, administrativas e de segurança.
e) técnicas, operacionais, mercadológicas, contábeis, administrativas e de segurança.
6 -

A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:

a) despersonalização do trabalho, dos relacionamentos, internalização das diretrizes, categorização como técnica do processo decisório, excesso de formalismo, excesso de papelório e exibição dos sinais de autoridade.
b) formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário.
c) superconformidade em relação às regras, excesso de regulamentos da organização, propensão dos participantes a se defenderem, pressões externas, divisão do trabalho, resistência a mudanças e competências.
d) exigência de controle, maior eficiência, consequências previstas, disfunções, previsibilidade do comportamento, adoção de princípios e conceito de estrutura.
e) internalização das normas, excesso de formalismo, excesso de papelório, separação entre propriedade e administração, superconformidade, dificuldades com clientes e divisão do trabalho.
7 -

A estratégia organizacional é o meio de a organização atingir a capacidade de manobra diante de um mercado mutável. Ela constitui um padrão de comportamento, uma posição desejada ou uma perspectiva futura e se volta à realidade dos negócios, porém cada hipótese de trabalho varia de acordo com cada estrategista. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação de dez escolas administrativas voltadas à estratégia empresarial. É estratégia da Escola do Planejamento

a) o processo de negociação política, que envolve persuasão, negociação, barganha para buscar equilíbrio interno de poder entre seus principais atores ou buscar equilíbrio externo com as demais empresas.
b) um processo mental em que a realidade ambiental dos negócios é interpretada subjetivamente para proporcionar modelo de decisão.
c) o processo formalizado e documentado em que o planejamento estratégico é desdobrado em planos táticos e cada qual destes é desdobrado em planos operacionais.
d) uma estratégia, segundo uma abordagem própria, que privilegia certos aspectos considerados vitais em detrimento de outros.
e) um processo de concepção no qual o executivo principal assume o papel de liderança estratégica para tentar a compatibilização entre as ameaças e oportunidades.
8 -

As organizações são, por definição, sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo interrelacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. São elementos do processo administrativo enquanto um sistema aberto:

a) ambiente, pessoas, estratégias e tecnologia.
b) recursos, competências, estratégias e organização.
c) planejamento, tecnologia, controle e direção.
d) planejamento, controle, direção e organização.
e) organização, estratégias, controle e direção.
9 -

Considerando que a estratégia é uma teoria sobre a realidade do negócio, ela consiste em selecionar, entre várias alternativas existentes, a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base na hipótese escolhida. Sobre a estratégia organizacional, a Escola Ambiental mostra que é um processo

a) de concepção no qual a liderança assume papel estratégico voltado à compatibilização entre ameaças e oportunidades ambientais, e as forças provindas do meio ambiente.
b) de mudanças voltado ao coletivo e social que se baseia na cultura e nos valores internos da organização. Empresas bemsucedidas são as que se baseiam em uma fonte inesgotável de recursos naturais.
c) de coalisão de vários indivíduos ou grupos de interesse e a formação da estratégia, modelada pela política do poder e pela política ambiental.
d) analítico em que o estrategista analisa a situação do ambiente externo para tomar dois tipos de decisão estratégica: a decisão do portfólio de produtos/serviços e a decisão do posicionamento sobre as políticas ambientais.
e) reativo e contingente em função das demandas ambientais e o planejamento estratégico representa uma gradativa adequação aos eventos ambientais.
10 -

Os ambientes de tarefas das empresas são pluralistas e multifacetados, compostos de vários subambientes com os quais a empresa se acha envolvida em uma rede de interdependência ao efetuar suas transações. Para administrar a interdependência com os demais elementos do ambiente de tarefa, cada empresa adota estratégias que condizem com sua realidade. Para tanto, a empresa pode desenvolver estratégias cooperativas, como:

a) ajuste ou negociação, cooptação e coalização ou estratégias competitivas (competição).
b) politicas gerais, planos estratégicos, normas e procedimentos.
c) programas e orçamentos, regras e regulamentos, ajustes e estratégias competitivas.
d) ajustes ou negociação, estratégias defensivas, estratégias compartilhadas e coalizão.
e) estratégias competitivas, estratégias defensivas, estratégias compartilhadas e negociação.

« anterior 1 2 3 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.