ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-PB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba) - Professor EBTT - Meio Ambiente - IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional) - 2019

Meio Ambiente
1 -

Os ciclos biogeoquímicos são divididos em dois grandes grupos, os gasosos e os sedimentares e diferenciam-se pelo local onde ficam seus depósitos ou reservatórios. Os ciclos gasosos são compostos por nitrogênio, carbono e oxigênio, enquanto os ciclos sedimentares são compostos por água, fósforo e enxofre. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) O crescimento da população de organismos que fazem fotossíntese é limitado principalmente pela disponibilidade de nitrogênio dissolvido.
b) O nitrogênio é um componente que entra na composição de duas moléculas orgânicas de considerável importância para os seres vivos: as proteínas e as enzimas.
c) O fosfato é um composto solúvel do ciclo biogeoquímico do fósforo, facilmente carregado até rios, lagos e oceanos pelo processo de lixiviação ou, então, incorporado em organismos vivos.
d) O ciclo do carbono se inicia a partir do momento em que as plantas, ou outros organismos heterótrofos, absorvem o gás carbônico da atmosfera e o utilizam na fotossíntese (ou quimiossíntese, no caso de alguns organismos) incorporando-o às suas moléculas.
e) O carbono é absorvido pelas plantas, consideradas os produtores da cadeia trófica. Uma vez incorporado às moléculas orgânicas dos produtores, ele será transferido apenas na forma de moléculas orgânicas aos animais herbívoros, quando esses comerem os produtores.
2 -

Dinâmica populacional é o estudo da variação no número de indivíduos da população, sob a ação de um conjunto de fatores ambientais (bióticos e abióticos). Sobre o assunto, analise os itens abaixo:

I. O espaço disponível para uma população é um fator independente da densidade dessa população.

II. A existência de recursos disponíveis exercem efeitos dependentes sobre a densidade da população de um determinado local.

III. A ocorrência de uma queimada durante o período de secas é um fator dependente para a densidade de uma população.

IV. A ocorrência de uma queimada durante o período de chuvas é um fator independente para a densidade de uma população.

V. A ação de predadores sobre uma população de presas varia de acordo com o tamanho da população da mesma, e é denominada fator com efeitos dependentes da densidade da população.

Assinale

a) se somente as alternativas I e III estiverem corretas.
b) se somente as alternativas I, II e IV estiverem corretas.
c) se somente a alternativa III estiver correta.
d) se somente as alternativas II, IV e V estiverem corretas.
e) se somente a alternativa V estiver correta.
3 -

A Resolução CONAMA nº 001/1986 enuncia que ao se determinar a execução do estudo de impacto ambiental e apresentação do RIMA, o órgão estadual competente ou o IBAMA ou, quando couber o Município, determinará o prazo para recebimento dos comentários a serem feitos pelos órgãos públicos e demais interessados e, sempre que julgar necessário, promoverá a realização de audiência pública para informação sobre o projeto e seus impactos ambientais e discussão do RIMA. A audiência pública retrocitada, de acordo com a Resolução CONAMA nº 9/1987, será promovida por órgão de meio ambiente competente para tanto: I. sempre que julgar necessário; II. quando solicitada pelo ministério público; III. quando solicitada por determinação do Ibama; IV. quando solicitada por 40 ou mais cidadãos. Assinale

a) se somente os itens I e II estiverem corretos.
b) se somente os itens I, II e III estiverem corretos.
c) se somente os itens II, III e IV estiverem corretos.
d) se somente os itens III e IV estiverem corretos.
e) se somente o item IV estiver correto.
4 -

O Sistema de Gestão Ambiental previsto na ABNT NBR ISO 14001:2015 prevê um “conjunto de princípios declarados como compromissos, em que a Alta Direção descreve as intenções da organização para apoiar e aumentar o seu Desempenho ambiental”. Esse princípio é denominado:

a) Condição Ambiental
b) Consciência Ambiental
c) Política Ambiental
d) Requisito Ambiental
e) Responsabilidade Ambiental
5 -

De acordo com a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), analise as afirmativas a seguir: I. O estabelecimento de sistema de logística reversa é exigido apenas para empresas que importam produtos não fabricados no Brasil. II. Os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos e a pesquisa científica e tecnológica, são instrumentos da PNRS. III. A implantação do sistema de coleta seletiva é instrumento essencial para se atingir a meta de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. IV. Atividades destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como atividades de inovação e desenvolvimento relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos possuem linhas especiais de financiamento. Assinale

a) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas.
e) se somente a afirmativa IV estiver correta.
6 -

Com relação aos múltiplos usos dos recursos hídricos e ao planejamento e à gestão das águas, analise as afirmativas a seguir:

I. A outorga de uso dos recursos hídricos deverá preservar o uso múltiplo desses, tendo ainda que toda outorga de direito de uso de recursos hídricos far-se-á por prazo indeterminado.

II. Compete ao Poder Executivo Federal realizar o controle técnico das obras de oferta hídrica, como medida para implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos.

III. Organizações não-governamentais com objetivos de defesa de interesses difusos e coletivos da sociedade são consideradas Organizações Civis de Recursos Hídricos.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente a afirmativa II estiver correta.
e) se somente a afirmativa III estiver correta.
7 -

Considerando o uso das águas doces e salobras para o abastecimento para consumo humano, analise os itens abaixo a respeito dos tratamentos exigidos:

I. Água Doce – Especial – Tratamento Simplificado.

II. Água Doce – Classe 1 – Tratamento Simplificado.

III. Água Doce – Classe 2 – Tratamento Convencional.

IV. Água Salobra – Classe 1 – Tratamento Convencional ou avançado.

V. Água Salobra – Classe 2 – Tratamento Avançado.

Assinale

a) se somente os itens I, II e III estiverem corretos.
b) se somente os itens I, III e V estiverem corretos.
c) se somente os itens I, IV e V estiverem corretos.
d) se somente os itens II, III e IV estiverem corretos.
e) se somente os itens II, IV e V estiverem corretos.
8 -

As relações ecológicas são os efeitos que os organismos influem sobre os outros. Em comunidades bióticas, dentro de um ecossistema, é possível encontrar diversas formas de interação entre os organismos que a formam. Sobre o assunto, analise os conceitos a seguir:

I. Forma mais comum de interação entre espécies interespecíficas.

II. Relação distinta demonstrada em uma cadeia alimentar.

III. Relação na qual uma espécie se beneficia, ao passo que a outra não se beneficia e nem se prejudica.

Assinale a alternativa que apresenta, respetivamente, a que se referem os conceitos acima.

a) I – Comensalismo / II – Predação / III – Concorrência.
b) I – Comensalismo / II – Concorrência / III – Predação.
c) I – Predação / II – Concorrência / III – Comensalismo.
d) I – Concorrência / II – Comensalismo / III – Predação.
e) I – Concorrência / II – Predação / III – Comensalismo.
9 -

O Protocolo de Quioto, criado em 1997, entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, logo após o atendimento às condições que exigiam a ratificação por, no mínimo, 55% do total de países-membros da Convenção e que fossem responsáveis por, pelo menos, 55% do total das emissões de 1990. A fim de promover o desenvolvimento sustentável, é correto afirmar que

a) busca-se propor medidas adicionais para limitar e/ou reduzir as emissões de gases já controlados pelo Protocolo de Montreal no setor de transportes.
b) dados divulgados em fevereiro de 2015 na Conferência das Partes (COPs), em Doha, no Qatar, apontam que o acordo atingiu seus objetivos iniciais e não é necessário continuar a redução dos gases de efeito estufa (GEEs).
c) em 2006 começaram as negociações dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, que estabelecem projetos para captura e sequestro de gases de efeito estufa, chamado de empréstimo de carbono.
d) a limitação e/ou redução de emissões de metano por meio de sua recuperação e utilização no tratamento de resíduos, bem como na produção, no transporte e na distribuição de energia.
e) em 2013, durante a Conferência das Partes (COPs) em Doha, no Qatar, os países membros entram em acordo até 2015 e estabelecem uma nova meta de redução de emissões de GEEs entre 2013 e 2022.
10 -

[…] A partir da sistematização de experiências de EA e comunicação desenvolvidas em UCs federais, tornou-se possível delimitar um escopo que seja abrangente o suficiente para ser utilizado como referência por gestores das UCs de qualquer esfera e por educadores ambientais para definir suas iniciativas nesse campo. Os resultados que convergem para a solução pretendida relacionam-se aos seguintes componentes: fortalecimento da articulação territorial; consolidação da gestão participativa da UC; aproximação entre escolas e UC; ações e atitudes socioambientais da comunidade; e melhora da imagem da UC. (MMA, 2015) Considerando que existem mecanismos formais e informais de participação das comunidades na gestão da UC e as comunidades promovam ações inovadoras para conservação da biodiversidade, assinale a alternativa que representa um objetivo geral.

a) Estímulo à inserção das UCs como temática na educação formal.
b) Fortalecimento da ação governamental na formulação e execução de ações de comunicação e educação ambiental no âmbito do SNUC.
c) Unidades de conservação implementam ações de comunicação e espaço o e no entorno, com ampla participação e controle social por parte de diferentes sujeitos e instituições envolvidos com a questão da conservação da biodiversidade.
d) Qualificação e ampliação da abordagem da mídia com relação às UCs e estímulo a práticas de comunicação participativa com foco educativo na gestão ambiental.
e) Fortalecimento da ação governamental na formulação e execução de ações de comunicação e educação ambiental no âmbito do SNUC.

« anterior 1 2 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.