ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Santa Rita - PB (Prefeitura Municipal de Santa Rita) - Técnico Legislativo - CPCON (Comissão Permanente de Concurso) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

1 -

Com relação ao texto, analise as proposições a seguir e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A frase “A partir de 6 anos”, colocada logo abaixo do título “Turma da Mônica - Laços”, é indicativa da faixa etária mínima
recomendada para assistir ao filme.
( ) Enquanto um vocativo, “o cachorro de Cebolinha”, exerce a função explicativa sobre “Floquinho”.
( ) O uso de nomes próprios entre parênteses, logo após os nomes dos personagens Cebolinha, Mônica, Magali e Cascão, indica os nomes dos atores que interpretam os personagens no filme.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a)

F, F e F.

b)

V, F e V.

c)

V, F e F.

d)

V, V e F.

e)

F, V e V.

Texto II

2 -

Respeitante ao texto, assinale a alternativa CORRETA.

a)

O período: “No dia 29 de setembro de 2016, foi liberado um vídeo no canal de Mauricio de Souza onde ele, juntamente com o
diretor do longa Daniel Rezende, anunciam o elenco principal”, não apresenta qualquer inadequação com respeito à norma padrão da língua portuguesa.

b)

Em: “De lá para cá, foram avaliadas mais de 7.000 crianças de todo o Brasil.”, o uso da expressão em negrito demarca uma relação de lugar em relação às “seletivas para o filme”.

c)

O uso dos termos “vídeo” e “longa” retomam o mesmo referente: o filme.

d)

É possível afirmar que a atriz Laura Rauseo soube imediatamente após o teste que interpretaria a personagem Magali em Turma da MônicaLaços.

e)

Apenas a partir do período: “No dia 29 de setembro de 2016, foi liberado um vídeo no canal de Mauricio de Souza onde ele,
juntamente com o diretor do longa Daniel Rezende, anunciam o elenco principal.”, o leitor tem acesso aos nomes dos atores que atuarão no filme Turma da MônicaLaços.

Texto III

Texto 01

Texto 02

3 -

Acerca dos textos 1 e 2, assinale a alternativa CORRETA.

a)

O texto 2, embora predominantemente narrativo, também é composto por trechos argumentativos, a exemplo de: “As gravações do longa aconteceram entre junho e julho de 2018, em Limeira, Paulínia e Poços de Caldas, Minas Gerais. Mais tarde, foi anunciado que Rodrigo Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena fariam parte do elenco adulto do longa.”

b)

A função social do texto 1 é informar brevemente o leitor sobre a narrativa do filme Turma da MônicaLaços, caracterizando o
gênero textual sinopse.

c)

É possível afirmar que o objetivo principal do texto 2 é convidar atores e atrizes para compor o elenco de Turma da MônicaLaços.

d)

A compreensão do texto 1 depende, necessariamente, de um conhecimento prévio do leitor sobre a revista em quadrinhos “Turma da Mônica”.

e)

No texto 1, predomina o tipo textual descritivo; no texto 2, o tipo textual injuntivo.

Texto IV

4 -

Assinale a alternativa que melhor representa a reescrita dos dois primeiros períodos do texto, preservando suas relações sintáticas originais.

a)

“O CNPq comunica a suspensão de indicações de bolsistas, portanto a incerteza de recomposição integral do orçamento de 2019. Assim, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição.”

b)

“O CNPq informa a suspensão de indicações de bolsistas, porém recebemos indicações de que não haverá recomposição integral do orçamento de 2019. Todavia, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição.”

c)

“O CNPq anuncia a suspensão de indicações de bolsistas, se recebemos indicações de que não haverá recomposição integral do orçamento de 2019. Consequentemente, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição.”

d)

“O CNPq informa a suspensão de indicações de bolsistas, a fim de que recebamos indicações de que não haverá recomposição integral do orçamento de 2019. Desta maneira, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição.”

e)

“O CNPq comunica a suspensão de indicações de bolsistas, devido à incerteza sobre a recomposição integral do orçamento de 2019. Deste modo, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta restrição.”

Texto V

5 -

Com relação ao texto, analise as proposições e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) No primeiro período do texto, composto por três orações, não é possível identificar quem é o responsável por informar ao CNPq sobre a não recomposição integral do orçamento de 2019.

( ) As expressões “desta restrição” e “este cenário” se referem às “medidas necessárias” que foram tomadas pelo CNPq.

( ) O uso da primeira pessoa do plural em: “Reforçamos nosso compromisso com a pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento do País” permite que recuperemos o sujeito oculto “nós”, que se refere discursivamente às pessoas que trabalham no CNPq.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a) F, F e F.
b) V, F e F.
c) F, V e F.
d) V, F e V.
e) V, V e V.

Texto VI

6 -

Analise as proposições abaixo respeitantes ao texto e atribua V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O texto é um exemplo de artigo de opinião, com predomínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.

( ) É possível afirmar que, quanto ao gênero textual, trata-se de uma entrevista com o presidente do CNPq; já em relação ao tipo textual, o texto é principalmente descritivo.

( ) Trata-se de uma notícia, com respeito ao gênero textual; o tipo textual predominante, por sua vez, é o expositivo.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

a) F, F e V.
b) V, V e V.
c) V, V e F.
d) F, F e F.
e) V, F e V.

Texto VII

Texto 1

Turma da Mônica – Laços
A partir de 6 anos

Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-248374/.

Texto 2

Escolha do Elenco

As seletivas para o filme foram abertas em meados de 2016. De lá para cá, foram avaliadas mais de 7.000 crianças de todo o Brasil. Laura Rauseo foi escolhida para ser Magali em seu primeiro teste, porém nada foi dito à atriz. No dia 29 de setembro de 2016, foi liberado um vídeo no canal de Mauricio de Souza onde ele, juntamente com o diretor do longa Daniel Rezende, anunciam o elenco principal. Giulia Benite foi escolhida para viver Mônica, Kevin Vechiatto foi escolhido para viver Cebolinha, Gabriel Moreira foi escolhido para viver Cascão e Laura Rauseo foi escolhida para viver Magali. As gravações do longa aconteceram entre junho e julho de 2018, em Limeira, Paulínia e Poços de Caldas, Minas Gerais. Mais tarde, foi anunciado que Rodrigo Santoro, Monica Iozzi e Paulo Vilhena fariam parte do elenco adulto do longa.

Fonte: https://www.wikizero.com/pt/Turma_da_M%C3%B4nica:_La%C3%A7os_(filme).

Texto 3

 

Texto 4

Sem definição sobre crédito suplementar, CNPq suspende apoio para novos bolsistas.

Ao G1, Ministério da Economia diz que ainda avalia pedido de crédito suplementar para cobrir o déficit de mais de R$ 300 milhões,
feito pelo MCTIC em 1º de março.
Por Ana Carolina Moreno, G1
16/08/2019 00h01 Atualizado há 2 dias.

Sem resposta do governo federal sobre a garantia de abertura de crédito suplementar para cobrir o déficit do orçamento de 2019, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou, na tarde desta quinta-feira (15), que suspendeu a assinatura de novos contratos de bolsas de estudo e pesquisa.


“O CNPq informa a suspensão de indicações de bolsistas, uma vez que recebemos indicações de
que não haverá recomposição integral do orçamento de 2019”, disse o CNPq em nota. “Dessa
forma, estamos tomando as medidas necessárias para minimizar as consequências desta
restrição”.

A recomposição, segundo informou o órgão ao G1, se refere ao crédito suplementar de R$ 330 milhões. Quem abre o crédito é o Ministério da Economia, mas, de acordo com o conselho, até a tarde desta quinta a pasta não havia dado garantias de que liberaria o reforço orçamentário.
Ao G1, o Ministério da Economia afirmou, na noite desta quinta, que o pedido de crédito suplementar para o CNPq, feito em 1º de março e referendado em votação no Congresso Nacional em 11 de junho, ainda “permanece em análise na JEO [a Junta de Execução Orçamentária], sem prazo para decidir sobre o pleito.”
Esse recurso é necessário para cobrir o déficit previsto pelo CNPq desde o ano passado, quando a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 foi aprovada, para as bolsas.
Nesta semana, o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras, se reuniu tanto com o ministro da Ciência e Tecnologia (MCTIC), Marcos Pontes, quanto com o Ministério da Economia para tratar sobre o assunto do déficit orçamentário de 2019 e da elaboração do orçamento para 2020.
Com a suspensão de novas bolsas, o CNPq espera concentrar o que ainda tem garantido no orçamento de 2019 para cumprir o compromisso com os pesquisadores que têm bolsa vigente, mas, como mostrou o G1 neste domingo (11), com pouco mais de um terço do ano pela frente, resta ao conselho apenas 12% da verba prevista até dezembro.

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/08/16/sem-definicao-sobre-credito-suplementar-cnpq-suspende-apoio-para-novos-bolsistas.ghtml.

7 -

Acerca dos textos 01 e 02, assinale a alternativa CORRETA.

a)

O uso dos trechos entre aspas no texto 4, exatamente iguais à nota do CNPq, configura um plágio.

b)

O texto 4 é uma paráfrase do texto 3.

c)

O texto 4 parodia o texto 3.

d)

O texto 3 tem como principal objetivo informar aos bolsistas sobre a suspensão de bolsas vigentes; enquanto o texto 4 visa a discutir sobre as consequências da suspensão das bolsas vigentes.

e)

É possível afirmar que ambos os textos versam sobre a mesma temática: a suspensão de bolsas, por parte do CNPq, para novos pesquisadores.

Texto VIII

8 -

Com respeito ao texto, assinale a alternativa CORRETA.

a)

A rapidez necessária à escrita nas redes sociais, como o Twitter, permite que o autor omita acentos gráficos e pontuação; por outro lado, a limitação no número de caracteres permitidos por postagem pode estimular a ausência de recursos coesivos na produção textual.

b)

O texto não produz sentido, uma vez que não está de acordo com a norma padrão da língua.

c)

A escrita de “pais” sem acento agudo está de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico.

d)

Em “Ministros, deputados e senadores não deixem isso acontecer”, predomina o tipo textual descritivo.

e)

Se a última oração do texto fosse escrita da seguinte forma: “Ministros, deputados e senadores, não deixem isso acontecer.”,
haveria um problema de pontuação, representado pela separação, por vírgula, entre o sujeito e o predicado.

9 -

Assinale a alternativa que melhor representa a reescrita do texto, considerando a norma padrão, o uso de conectivos e a necessidade de argumentar sobre a importância da ciência no Brasil.

a)

No Brasil, a ciência vai morrer. Na medida em que a situação de milhares de estudantes que faz pesquisas e depende do CNPq é desesperadora, a interrupção de uma pesquisa é irreversível. O futuro do país depende da ciência e tecnologia. Ministros, deputados e senadores não deixem que isso aconteça!

b)

A ciência brasileira vai morrer. As situações de milhares de estudantes, que fazem pesquisas e dependem do CNPq é desesperadora e, assim, o futuro do país depende da ciência e tecnologia, e a interrupção de uma pesquisa é irreversível. Ministros, deputados e senadores não deixem isso acontecer.

c)

A ciência no Brasil vai morrer. A situação de milhares de estudantes que fazem pesquisas e dependem do CNPq é desesperadora. O futuro do pais dependem da ciência e tecnologia e da interrupção de uma pesquisa, que é irreversível. Ministros, deputados e senadores não deixem isso acontecer!

d)

A ciência brasileira vai morrer, visto que a situação de milhares de estudantes que fazem pesquisas e dependem do CNPq é
desesperadora. Ademais, a interrupção de uma pesquisa é irreversível. Considerando, então, que o futuro do país depende da
ciência e tecnologia, ministros, deputados e senadores, não deixem que isso aconteça!

e)

A ciência vai morrer no Brasil, embora seja desesperadora a situação de milhares de estudantes que fazem pesquisas e dependem do CNPq, pois o futuro do país depende da ciência e tecnologia. A interrupção de uma pesquisa, é irreversível. Ministros, Deputados e Senadores não deixem isso acontecer!

Texto IX

10 -

Acerca da manchete da notícia acima, assinale a alternativa CORRETA.

a) Ao se referir aos “governadores de ‘Paraíba’”, Bolsonaro faz uso de uma catacrese.
b) Ao se referir aos “governadores de ‘Paraíba’”, Bolsonaro faz uso de uma metonímia.
c) A omissão do termo “governador”, na segunda oração, é indicativa de uma prosopopeia.
d) É possível identificar um pleonasmo na expressão “governadores de ‘Paraíba’”.
e) A omissão do termo “governador”, na segunda oração, é indicativa de uma hipérbole.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.