ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) - Analista de Tecnologia da Informação - FAPEC (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) - 2018

Língua Portuguesa
1 -

Assinale a alternativa em que a grafia e uso de homônimos, a pontuação e o emprego de tempos e modos verbais estão corretos:

a) “Quem vir o filme vai entender por que foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo, selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
b) “Quem vir o filme vai entender porque foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo. Selecionado para representar o Brasil, na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
c) “Quem ver o filme, vai entender porquê fora escolhido”, disse David Schurmann; diretor do filme, Pequeno segredo, selecionado para representar o Brasil, na disputa por uma vaga, no Oscar 2017.
d) “Quem ver o filme, vai entender por quê foi escolhido”, disse David Schurmann, diretor do filme Pequeno segredo. Selecionado, para representar o Brasil, na disputa por uma vaga, no Oscar 2017.
e) Quem vir o filme vai entender porque fora escolhido – disse David Schurmann (diretor do filme Pequeno segredo), selecionado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2017.
2 -

Observando a grafia, o uso de homônimos ou parônimos, a regência, o emprego (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase, a coesão e a concordância, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto a seguir: _______ de se evitar uma invasão desenfreada de palavras estrangeiras em uma língua, é preciso que se _______ critérios, ________ o primeiro deve ser _____: __ adoção de estrangeirismos deve corresponder __ falta, no vocabulário dessa língua, de termos perfeitamente adequados __ expressão de conceitos novos. _______, corre-se o risco de _______ da identidade linguística.

a) Afim; definam; no qual; esse; a; à; à; Senão; perca.
b) Afim; defina; cujo; esse; a; à; a; Se não; perca.
c) A fim; definam; o qual; este; a; à; à; Senão; perca.
d) A fim; defina; onde; este; à; à; à; Senão; perda.
e) A fim; definam; dos quais; este; à; a; à; Senão; perda.
3 -

Assinale a alternativa em que NÃO há erro de pontuação:

a) Um dos requisitos essenciais de um recurso é, além de argumentação consistente, a formalização do pedido, seja de retificação do gabarito, seja de anulação da questão.
b) Um dos requisitos essenciais de um recurso, é além de argumentação consistente: a formalização do pedido. Seja de retificação do gabarito, seja de anulação da questão.
c) Em não havendo formalização de pedido a banca pode indeferir o recurso sem discutir mérito mesmo que o candidato esteja certo por considerar inepta a petição. O que no caso de o candidato ter razão pode prejudicá-lo.
d) Informamos aos candidatos que, a partir da divulgação do gabarito preliminar terão prazo para interpor recursos, sendo que esse prazo, foi definido em edital.
e) Informamos aos candidatos, que a partir da divulgação do gabarito preliminar terão prazo para interpor recursos. Sendo que, esse prazo, foi definido em edital.
4 -

A alternativa correta quanto à grafia e acentuação das palavras é:

a) carboidratos; micro-organizações; co-réu; socioproprietário.
b) carbo-hidratos; micro-empreendedores; corréu; sócio-econômico.
c) salário família; conta-corrente; bolsaescola; heroismo.
d) portassacos; sul-matogrossense; caracois; hoteis.
e) porta-sacos; sul-mato-grossense; caracóis; hotéis.

Texto I

5 -

Esta questão avalia conhecimentos sobre ortografia e acentuação. Assinale a alternativa que apresenta informações verdadeiras:

a) As palavras “país” (l. 9) e “polícia” (l. 10) deveriam ter sido grafadas com inicial maiúscula.
b) Em “aferi-lo” (l. 6), o “i” deveria ter sido graficamente acentuado.
c) O “i” da palavra “destruído” (l. 16) não deveria receber acento gráfico, pois, de acordo com as normas ortográficas em vigor, não se acentua o “i” que constitui sílaba (sozinho) em palavras paroxítonas.
d) Nas grafia das palavras “Previdência” (l. 1) e “Estado” (l. 13 e l. 17), foi empregada corretamente a inicial maiúscula, porque ambas se referem a instituições específicas.
e) A palavra “essenciais” (l. 10) deveria estar graficamente acentuada: “essênciais”.

Texto II

6 -

A alternativa em que a relação de coesão referencial está devidamente indicada é:

a) “seus” (l. 11) refere-se a “salários” (l. 11).
b) “seus” (l. 11) retoma “país” (l. 9)
c) “lhes” (l. 14) refere-se a “policiais” (l. 13).
d) “lhe” (l. 10) retoma “país” (l. 9).
e) “lo” (l. 6) retoma FMI (l. 6).
7 -

Sobre relações de concordância estabelecidas no texto, só não é correto o que se afirma na alternativa:

a) “existam” (l. 6) está no plural para concordar com o núcleo do sujeito a que se vincula: “organismos” (l. 6).
b) Em “são essenciais” (l. 10), usou-se o plural para concordar com “serviços”.
c) Se, na linha 6, substituirmos o verbo “existir” por “haver”, teremos “hajam”.
d) Se, na linha 6, substituirmos o verbo “existir” por “haver”, teremos “haja”.
e) Usou-se o acento em “vêm” (l. 14) para representar a 3ª pessoa do plural e, assim, garantir a concordância do verbo com o sujeito, cujo núcleo é “muitos” (l. 13).
8 -

Analisado o uso dos sinais de pontuação no texto, pode-se afirmar que é verdadeira a informação apresentada na alternativa:

a) Em “Diz o governo que a reforma da Previdência é urgente”, deveria ter sido usada uma vírgula após a conjunção “que”, assim como ocorre em “e que, sem ela,[...]”.
b) A oração “que despreza o funcionalismo público” .(l. 9) poderia estar entre vírgulas, garantindo-se, assim, seu sentido generalizante.
c) Pelo valor restritivo que veiculam, as orações “que despreza o funcionalismo público” .(l. 9) e “que lhe são essenciais” (l. 10) não podem ser precedidas de vírgula.
d) O uso de aspas em “interessante” (l. 15) indica que se trata de uma citação.
e) O uso do travessão na linha 17 indica mudança de interlocutor.
9 -

Assinale a alternativa que indica corretamente o gênero do texto e a função da linguagem nele predominante:

a) Artigo de opinião – função fática.
b) Reportagem – função referencial.
c) Notícia – função referencial.
d) Artigo de opinião – função referencial.
e) Editorial – função metalinguística.
10 -

Sobre o último período do texto e as orações ou formas que o constituem (l. 16-17), é verdadeira a informação que se apresenta na alternativa:

a) Embora a primeira oração possa ser interpretada como temporal ou mesmo condicional, inscreve-se, no contexto, entre ela e a segunda, uma relação de causa e efeito (respectivamente), que se estende à terceira oração.
b) Entre a primeira e a segunda oração, há uma relação de efeito e causa, respectivamente. Entre a segunda e a terceira, a relação é de adição.
c)
No contexto, a primeira oração representa a condição para a ocorrência do processo expresso na segunda, enquanto a última destina-se meramente a expressar a conclusão da autora sobre o tema, sem vínculo com as que a antecedem.
d) Se desenvolvermos a primeira oração, as formas verbais “sucumbe” e “agradece” não sofrerão alterações de tempo.
e) A conjunção “e” veicula apenas sentido de adição, pois a oração que introduz, por ser coordenada, é independente das demais.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.