ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEASTER-PA (SEASTER PA - Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará) - Enfermeiro - IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Texto para responder à questão.

1 -

Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta.

a)

O propósito principal do texto é informar o leitor acerca da existência do trabalho infantil.

b)

A informação mais importante do texto é introduzida pela construção “Segundo IBGE”.

c)

A mensagem “Disque 100 e denuncie!” revela a intenção principal do texto.

d)

O texto pretende principalmente comunicar à população que o trabalho infantil é crime.

e)

A construção “#SomosSeaster” expressa uma mensagem indispensável para que o leitor compreenda o objetivo principal do texto.

Texto II

Texto para responder à questão.

2 -

Considerando as orações “o número de trabalhadores precoces corresponde a 5%" e “ Ajude a diminuir essa porcentagem", é correto afirmar que as formas verbais sublinhadas estão conjugadas, respectivamente, no

a) presente do modo indicativo e no imperativo afirmativo.
b) futuro do presente do modo indicativo e no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
c) pretérito perfeito do modo indicativo e no infinitivo impessoal.
d) pretérito imperfeito do modo indicativo e no pretérito perfeito do modo indicativo.
e) presente do modo subjuntivo e no pretérito maisque-perfeito do modo indicativo.

Texto III

Texto para responder à questão.


3 -

Com base na norma-padrão e nas questões gramaticais referentes ao texto, assinale a alternativa correta.

a)

A forma verbal sublinhada no trecho “No Pará funcionam quatro unidades" (linha 5) poderia, de acordo com as regras de concordância, ser substituída por qualquer uma das seguintes formas: existe ou há.

b)

A redação Além dos filhos de até 14 anos de idade, as mulheres podem convidar a parentes do sexo feminino às quais também estejam ameaçadas. está correta do ponto de vista da regência verbal, portanto poderia substituir o período "Além dos filhos de até 14 anos de idade, as mulheres podem levar parentes do sexo feminino que também estejam ameaçadas." (linhas de 13 a 15).

c)

A oração "A localização não é identificada" (linha 6) poderia ser substituída pela seguinte redação: Não identifica-se a localização, pois a colocação do pronome se e a concordância da forma verbal identifica estão corretas.

d)

Caso a autora resolvesse substituir a forma verbal sublinhada na oração "que garantem sua integridade" (linha 12) pela construção dão garantia, o emprego do sinal indicativo de crase diante do termo "sua integridade" seria obrigatório.

e)

O uso do sinal indicativo de crase é obrigatório no trecho "vinculado à Secretaria Estadual de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster)" (linhas de 1 a 3) e também o seria na oração "para garantir a segurança das mulheres que passam pelo local" (linhas 6 e 7) caso a autora substituísse o termo "das mulheres" pela construção as mulheres.

4 -

Com relação à sintaxe do período, a oração sublinhada no trecho “é um refúgio para as vítimas de violência doméstica que têm as próprias vidas ameaçadas." (linhas 3 e 4) classifica-se em oração subordinada

a) adverbial causal.
b) adjetiva explicativa.
c) substantiva completiva nominal.
d) adjetiva restritiva.
e) adverbial consecutiva.

Texto IV

Texto para responder à questão.

5 -

No que tange à relação de sinonímia e antonímia de palavras do texto, assinale a alternativa correta.

a)

Na linha 11, a palavra “discriminação" poderia ser substituída por descriminação, pois ambas pertencem ao mesmo campo semântico.

b)

Em “A Seaster repudia qualquer forma de preconceito" (linha 9), substitui-se corretamente a forma verbal sublinhada por condena, visto serem vocábulos sinônimos.

c)

Na linha 8, a substituição de “constantemente" por reiteradamente alteraria o sentido original do período no qual esse vocábulo se encontra inserido.

d)

Na oração “que marca um episódio" (linhas 3 e 4), a forma verbal “marca" foi empregada no sentido de acarretar.

e)

Na linha 3, o vocábulo “celebrada" foi erroneamente empregado, pois ele significa festejar, e o texto relata um caso de confronto.

6 -

Do ponto de vista das relações sintáticas estabelecidas no texto, assinale a alternativa correta.

a)

O termo “Vinte e oito de junho" (linha 1), que funciona como sujeito da oração, passaria a ser aposto explicativo caso o emissor optasse pela seguinte redação: O Dia do Orgulho LGBTI é 28 de junho.

b) As formas verbais “estavam” (linha 5), “reagiram” (linha 7) e “eram” (linha 7) referem-se a um mesmo termo, que desempenha a função de sujeito.
c) Nas linhas 9 e 10 respectivamente, os termos “preconceito” e “luta” funcionam como complementos da forma verbal “repudia”.
d)

A função sintática de cada um dos termos sublinhados na oração “A Seaster repudia qualquer forma de preconceito" (linha 9) seria mantida caso o emissor optasse por empregar, no lugar da original, a redação Qualquer forma de preconceito é repudiada pela Seaster.

e) Nas linhas 11 e 12, O trecho “a discriminação, o estigma e a violência” apresenta uma sequência de termos que desempenham a mesma função.
Matemática
7 -

Um carro flex percorre 9 km com 1 L de álcool e 12 km com 1 L de gasolina. No tanque desse carro, há uma mistura com 80% de álcool e 20% de gasolina. Quantos quilômetros o carro percorrerá com 1 L dessa mistura?

a) 9,8
b) 10
c) 9,6
d) 9,2
e) 9,4
8 -

Jorge possui um terreno com 0,04 km² de área e comprou outra região adjacente de 40 hm², que foi incorporada ao terreno antigo. A área total do terreno, incluindo a nova região comprada, em m², é igual a

a) 8.000.
b) 40.040.
c) 4.040.
d) 80.000.
e) 440.000.
9 -

Se 12 técnicos analisam 400 processos em 5 dias, trabalhando 6 horas por dia, então quantas horas por dia devem trabalhar 10 técnicos, por 3 dias, para analisar 100 processos?

a) 4,5
b) 3
c) 2,5
d) 4
e) 2
Raciocínio Lógico
10 -

Antônia possui uma calça, uma camisa e um vestido, todos de cores diferentes, entre azul, branca ou vermelha. Sabe-se que:

1) ou a calça é azul, ou o vestido é azul;

2) ou a camisa é azul, ou a calça é branca;

3) ou a calça é branca, ou o vestido é branco.

Nesse caso, as cores da calça, da camisa e do vestido são, respectivamente,

a) branca, vermelha e azul.
b) vermelha, azul e branca.
c) branca, azul e vermelha.
d) azul, vermelha e branca.
e) vermelha, branca e azul.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.