ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina CRA-PR (Conselho Regional de Administração do Paraná) - Analista de Sistemas - Quadrix (Instituto Quadrix de Responsabilidade Social) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Texto para o item.

1 -

Julgue o item no que se refere às ideias do texto.

O texto, cujo tema central é a conceituação da gestão social no âmbito da Administração Pública, é opinativo.

Verdadeira.
Falsa.
2 -

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. No texto, o segmento “para uma finalidade econômica” (linhas 15 e 16) funciona como complemento da forma verbal “se orienta” (linha 15).

Verdadeira.
Falsa.

Texto II

Texto para o item.

3 -

Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Conforme o texto, a gestão social, embora pretenda ser uma inovação, é direcionada pela lógica de mercado.

Verdadeira.
Falsa.
4 -

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Na linha 1, as vírgulas que intercalam “fundamentalmente" podem ser suprimidas, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

Verdadeira.
Falsa.
5 -

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. Na linha 12, o emprego do acento grave indicativo de crase decorre da regência da forma verbal “visa” e da presença do artigo feminino que define o nome “emancipação”.

Verdadeira.
Falsa.

Texto III

Texto para o item.

6 -

Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Do texto se deduz que as práticas da gestão social pressupõem o trabalho dos gestores públicos e dos tomadores de decisão da iniciativa privada.

Verdadeira.
Falsa.
7 -

Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Compreende‐se do texto que a diferença básica entre a gestão social e as outras duas formas de gestão é que, na gestão social, a tomada de decisão é consensual.

Verdadeira.
Falsa.
8 -

Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Depreende‐se do texto que um dos desafios da gestão social é superar uma cultura política tradicional que permeia o mundo das organizações sociais e empreender parcerias efetivas entre sociedade civil e poderes públicos que reconheçam e estimulem o real potencial dos grupos implicados.

Verdadeira.
Falsa.
9 -

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. O vocábulo “suas” (linha 7) tem como referente o vocábulo “gestão” (linha 6).

Verdadeira.
Falsa.
10 -

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Ainda que houvesse alteração dos sentidos originais do texto, seria mantida a correção gramatical caso a forma verbal “ocorre" (linha 9) fosse substituída por ocorrida, com as devidas flexões de “norteada" (linha 10) e “fundada" (linha 11), da seguinte forma: a tomada de decisão coletiva ocorrida por meio da democracia deliberativa, sem coerção, norteia‐se pela ação racional e funda‐se na dialogicidade e intersubjetividade do processo, que visa à emancipação como fim último.

Verdadeira.
Falsa.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.