ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - Técnico de Tecnologia da Informação - UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) - 2019

Direito Administrativo
1 -

Em 2010, a Lei nº 12.349 alterou a Lei nº 8.666, de 1993, incluindo a promoção do desenvolvimento nacional sustentável entre os princípios a serem garantidos na licitação. A esse respeito, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Produtos, serviços e obras de menor impacto ambiental, ainda que tenham um maior custo quando do processo de licitação, poderão ser contratados. ( ) Sustentabilidade é um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais deve ser incentivado. ( ) A exigência de critérios de sustentabilidade nas contratações públicas confere coerência à atuação do comprador público relativamente ao dever do Estado de proteger o meio ambiente e fomentar o desenvolvimento econômico e social, integrando a atuação das áreas-meio com as políticas implementadas pelas áreas-fim. ( ) A inclusão de critérios ambientais em compras públicas contribui para a redução de gastos do Estado com políticas de reparação de danos ambientais, para a escolha de alternativas com maior durabilidade, para a diminuição do consumo de energia e materiais, além de incentivarm o surgimento de novos mercados e empregos verdes, gerando renda e aumento de arrecadação tributária.

a) V – V – V – V
b) F – F – V – V
c) V – F – V – V
d) V – V – F – F
e) F – V – F – F
Informática
2 -

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta. I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD. II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD. III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.

a) Nenhuma afirmativa está correta.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.
e) Somente a afirmativa I está correta.
Sistemas de Informação (TI)
3 -

Quais das seguintes propriedades são garantidas ao criptografar um arquivo usando uma chave secreta simétrica? Analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Sigilo II. Integridade III. Autenticidade

a) Todos os itens estão corretos.
b) Somente o item III está correto.
c) Somente os itens I e II estão corretos.
d) Somente os itens II e III estão corretos.
e) Somente o item I está correto.
4 -

Para descobrir se um ano é bissexto (possui 366 dias), pode-se aplicar a seguinte regra: se o ano for divisível por 400, então o ano é bissexto. Além disso, se o ano não for divisível por 400 mas for divisível por 4 e, ao mesmo tempo, não for divisível por 100, então o ano é bissexto. Nos demais casos pode-se afirmar que o ano não é bissexto. Considerando as três definições a seguir, qual das alternativas representa uma expressão lógica que tem valor lógico verdadeiro somente quando o ano for bissexto?

Definição 1: o valor da expressão a rd b é o resto da divisão inteira de a por b.

Definição 2: o valor da expressão a eq b é verdadeiro quando o valor de a for igual ao valor de b e falso caso contrário.

Definição 3: os símbolos v, ^ e ~ representam, respectivamente, os operadores lógicos E, OU e NEGAÇÃO.

a) ((ano rd 400) eq 0) v (((ano rd 4) eq 0) ^ ~ ((ano rd 100) eq 0))
b) ((ano rd 400) eq 0) v (((ano rd 4) eq 0) v ((ano rd 100) eq 0))
c) ((ano rd 400) eq 0) v (((ano rd 100) eq 0) ^ ((ano rd 4) eq 0))
d) ((ano rd 100) eq 0) v (((ano rd 4) eq 0) v ~ ((ano rd 400) eq 0))
e) ((ano rd 100) eq 0) ^ (((ano rd 4) eq 0) ^ ~ ((ano rd 400) eq 0))
5 -

Identifique quais das ações enumeradas a seguir podem ser executadas pelo firewall padrão do Ubuntu 16.04. Em seguida, assinale a alternativa correta. I. Bloquear o tráfego oriundo de uma rede. II. Bloquear o tráfego destinado a uma rede. III. Bloquear o tráfego recebido em uma porta TCP. IV. Bloquear o tráfego destinado a uma porta TCP.

a) Somente as ações I e II estão corretas.
b) Somente as ações III e IV estão corretas.
c) Somente as ações I e III estão corretas.
d) Somente as ações II e IV estão corretas.
e) Todas as ações estão corretas.
6 -

Considere um computador com sistema operacional Ubuntu 16.04 em português no qual foi instalado um navegador Web diferente do navegador que acompanha o sistema. Assinale a alternativa que descreve corretamente como alterar o navegador padrão usando o aplicativo de “Configurações do sistema", mostrado na figura abaixo.

a) Clicar no ícone “Rede” para abrir a janela de mesmo nome; selecionar a opção “Acesso à rede”; na caixa de seleção “Navegador”, selecionar o programa desejado.
b) Clicar no ícone “Detalhes” para abrir a janela de mesmo nome; selecionar a opção “Aplicativos padrão”; na caixa de seleção “Web”, selecionar o navegador desejado.
c) Clicar no ícone “Programas e atualizações” para abrir a janela de mesmo nome; na aba “Programas padrão”, selecionar o navegador desejado na caixa de seleção “Navegador”.
d) Clicar no ícone “Aparência” para abrir a janela de mesmo nome; na aba “Aplicativos”, selecionar o navegador desejado na caixa de seleção “Web”.
e) Clicar no ícone “Contas on-line” para abrir a janela de mesmo nome; selecionar a opção “Web”; na caixa de seleção “Navegador padrão”, escolher o navegador desejado.
7 -

Assinale a alternativa que completa de maneira correta o espaço pontilhado entre colchetes no script abaixo, de modo que ele exiba os números inteiros de 1 a 10 ao ser executado em um computador com sistema operacional Ubuntu Linux.


a)

b)

c)

d)

e)

8 -

Suponha que você esteja desenvolvendo um software em JavaScript para a área de meteorologia e que um dos problemas a ser resolvido consista em calcular quantas vezes cada temperatura de um conjunto não ordenado de N temperaturas de controle (tc) aparece em um grupo não ordenado de M temperaturas observadas (to) onde M sempre é maior que N. Qual alternativa corresponde a na função JavaScript a seguir para resolver o problema?

a) tc[j] == to[j]
b) tc[i] == to[i]
c) tc[i] == to[j]
d) tc[j] == to[i]
e) tc.i == to.j
9 -

Considere uma aplicação para Web em que uma das funcionalidades é poder avaliar, com base em duas notas, se um estudante está aprovado ou não. Para atender a essa funcionalidade foi desenvolvido o seguinte código JavaScript:

A execução da função avalia_notas com os valores 9 e 5, ou seja, avalia_notas(9, 5), retorna qual valor?

a) {media: undefined, aprovado: false}
b) {undefined, true}
c) {media: undefined, aprovado: true}
d) {media: 7, aprovado: true}
e) {7, true}
10 -

Considere uma aplicação para Web do tipo webservice que implementa a abordagem RESTful. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as seguintes frases. O método ______ deve ser usado para alterar um dado no servidor. O método ______, por sua vez, deve ser usado para obter um dado do servidor. Finalmente, o método ______ deve ser usado para incluir um dado no servidor.

a) PUT – PUT – GET
b) POST – PUT – GET
c) POST – GET – POST
d) GET – POST – PUT
e) PUT – GET – POST

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.