ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina UFT (Universidade Federal do Tocantins) - Assistente Administrativo - CEV (Coordenação de Concursos e Exames Vestibulares) - 2019

Língua Portuguesa

Texto I

Leia atentamente o texto adaptado a seguir e responda a questão:

Comunidades tradicionais apresentam artesanato tocantinense na 19ª Agrotins
A diversidade do artesanato do Tocantins produzido de forma sustentável pelas mãos talentosas dos artesãos das comunidades tradicionais encanta pela delicadeza, criatividade e originalidade. [...]
No estande da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), os artesãos de várias regiões do estado estão expondo e comercializando as peças produzidas com capim dourado, sementes, madeira, bucha vegetal, além de biojoias. No local, também estão em exposição: a famosa paçoca de carne de sol do município de Arraias, o biscoito amor perfeito da cidade de Natividade, licores com frutos do Cerrado.
[...]
Para o presidente da Adetuc, Tom Lyra, a Agrotins representa uma vitrine para que os visitantes conheçam nossos potenciais turísticos e culturais. “A feira atrai milhares de visitantes, sendo uma grande oportunidade para apresentarmos nossos roteiros turísticos, além do artesanato e as manifestações culturais do nosso estado, o que fomenta a economia criativa, gerando mais empregos e renda”, enfatizou.
[...]


(Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/05/08/comunidades-tradicionais-apresentam-artesanato-tocantinense. Acesso em 21/05/2019.)

1 -

A respeito do texto, assinale a afirmativa correta.

a) O presidente da Adetuc considera a Agrotins a única possibilidade de publicizar os potenciais turísticos e culturais do estado.
b) Apesar de terem sido extraídas algumas partes do texto original, pode-se considerar que este adaptado configura a ordem clássica de textos expositivos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
c) No primeiro parágrafo, o emprego da expressão mãos talentosas desvia a atenção do leitor em relação ao trabalho das comunidades tradicionais.
d) No segundo parágrafo, está excluída a possibilidade de os artigos produzidos pelos artesãos serem vendidos aos visitantes da Agrotins.
2 -

Sobre recursos linguísticos empregados no texto, assinale a afirmativa correta

a) O primeiro parágrafo pode ser reescrito, sem prejuízo da correção gramatical, desta maneira: As mãos talentosas dos artesãos das comunidades tradicionais do Tocantins produzem uma diversidade de artesanato que encanta pela delicadeza, criatividade e originalidade.
b) As formas verbais representa e conheçam, ambas no terceiro parágrafo, encontram-se no presente do indicativo, utilizado no texto para expressar processos habituais, regulares, ou que possuem validade permanente, a exemplo de Durmo regularmente.
c) Os vocábulos artesão e manifestação flexionam-se em número, obedecendo à mesma regra da gramática da escrita culta: apenas acréscimo de s no final.
d) A palavra estande, no segundo parágrafo, por ser um termo da língua inglesa incorporado à língua portuguesa, constitui um variedade linguística regional e pode ser substituída por mostruário, instalação, sem prejuízo do sentido.

Texto II

PINACOTECA E FILATELIA


Dia desses me contaram uma ótima piada, que eu não ouvia há muitos anos.
O japonês chegou todo feliz para registrar seu filho no Brasil, mas não sabia que nome ia escolher.
- Que tal Pedro?
O japonês não gostou.
- Que tal Paulo?
Também não.
Aí o escrivão pensou, pensou e falou:

- Eu sugiro...
- Sugiro é um bom nome! – gritou o japonês.
Mas o leitor não fique aí, rindo dos japoneses, porque nós, brasileiros, temos nomes mais malucos do que esse da piada. O Guia dos curiosos, por exemplo, garante que já existiram coisas do tipo Açafrão Fagundes, Errata de Campos, Restos Mortais de Catarina, Um Dois Três de Oliveira Quatro. Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um.
O pior é que sempre aparece um gaiato querendo ser mais realista do que o rei (ou mais cartorial do que o cartório) e inventa que conheceu gêmeas chamadas Pinacoteca e Filatelia, ou trigêmeas chamadas Naída, Navinda e Navolta Pereira. Como não é fácil verificar a autenticidade desse tipo de coisa, muitos desses “causos” acabam se espalhando por aí. Viram lendas urbanas.
(CUNHA, Leo. Ninguém me entende nessa casa. São Paulo: FTD, 2011.)

3 -

Em relação ao texto, analise as afirmativas.
I. Com a frase Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um., o autor revela que os nomes próprios citados anteriormente realmente existem.
II. A expressão Dia desses, no início do texto, sugere que o autor ouviu essa piada recentemente, sem precisar o dia.
III. Na primeira linha do texto, o trecho eu não ouvia há muitos anos apresenta um implícito: o autor já tinha ouvido essa piada.
IV. A conjunção Mas, em Mas o leitor não fique aí, indica sentido de oposição do autor ao que foi dito anteriormente.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e IV, apenas.
b) I, III e IV, apenas
c) I, II, III e IV.
d) II e III, apenas.
4 -

Sobre recursos linguísticos empregados no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A palavra que, em que eu não ouvia e em que nome ia escolher, é um pronome relativo e retoma as palavras piada e nome, respectivamente.
( ) Os advérbios sempre e mais, no último parágrafo do texto, acrescentam circunstância de intensidade aos verbos a que se referem.
( ) O pronome todo usualmente é classificado como indefinido, mas na segunda linha do texto serve para realçar o adjetivo feliz, podendo ser substituído por muito.
( ) Os adjetivos presentes nos trechos nomes mais malucos e lendas urbanas flexionam-se em gênero e número, dependendo do substantivo que acompanham, mas os adjetivos feliz e realista flexionam-se somente em número.

Assinale a sequência correta.

a) F, V, V, F
b) V, V, F, F
c) F, F, V, V
d) V, F, F, V
5 -

Sobre o uso de sinais de pontuação no texto, assinale a afirmativa correta.

a) Em - Eu sugiro..., as reticências indicam suspensão de uma fala; nesse texto, da fala do escrivão pelo japonês.
b) O ponto de exclamação, em - Sugiro é um bom nome! – gritou o japonês., exprime indignação frente a uma situação
c) No penúltimo período do texto, a vírgula foi empregada para separar orações intercaladas.
d) Em Acredito que o Marcelo Duarte, organizador do Guia, tenha conferido um por um., as vírgulas separam uma oração de caráter explicativo.

Texto III

6 -

A respeito da tira, analise as afirmativas.
I. Chico Bento, personagem-aluno advindo do meio rural, emprega uma linguagem diretamente ligada ao seu grupo social e ao seu grau de instrução, o que muitas vezes leva ao preconceito linguístico.
II. A postura corporal e a expressão facial de Chico Bento são as mesmas nos dois quadrinhos, pois ele tenta não sofrer castigo possível de ser infringido pela professora.
III. Na conversa com a professora, Chico Bento tem um objetivo específico: contar a ela que não conseguiu fazer a lição de casa, mas, para não ser repreendido, antecipou o compromisso da professora em não repreendê-lo.
IV. A fala de Chico no segundo quadrinho, na variedade culta da linguagem, seria: Ainda bem, professora, porque eu não fiz a lição de casa hoje.

Estão corretas as afirmativas

a) I, III e IV, apenas.
b) II e IV, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II e III, apenas.

Texto IV

Dançar faz bem à cabeça


Aprender, memorizar e se equilibrar: o que essas habilidades têm em comum? Bem, todas estão relacionadas com o hipocampo, área do cérebro que pode ficar comprometida com o avançar da idade. Um estudo do Centro Alemão para Doenças Neurodegenerativas revelou uma prática especialmente bem-vinda para essa região: a dança. Os pesquisadores compararam a atividade com treinos de resistência e flexibilidade. Aí perceberam que, principalmente em termos de equilíbrio, mexer o corpo ao ritmo da música é mais vantajoso. Isso porque as mudanças de movimento típicas do bailado aprimoram essa função mais do que os exercícios clássicos. Fora que os mais velhos precisavam se lembrar das coreografias – o que, de quebra, favorecia a memória.

(Revista Saúde, nº 421.)

7 -

Em termos de recursos linguísticos empregados no texto, assinale a afirmativa correta.

a) Na quarta linha, o termo Aí funciona como advérbio, indica circunstância de tempo e pode ser substituído por No momento atual.
b) A primeira frase do texto pode ser reescrita, sem prejuízo da correção gramatical, da seguinte maneira: O que as habilidades aprender, memorizar e equilibrar-se têm em comum?
c) O vocábulo Bem, advérbio de modo, na primeira linha, opõe-se a mal e caracteriza no texto o processo verbal expresso por estão relacionadas
d) As expressões Fora que e de quebra, na última frase, exemplificam a linguagem formal empregada no texto e podem ser substituídas por Apesar de que e além de, respectivamente.
8 -

Os elementos coesivos determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos de um texto. Assinale a alternativa em que a relação entre o elemento dado e a ideia retomada apresenta-se

a) exercícios clássicos → treinos de resistência e flexibilidade
b) essas habilidades → aprender, memorizar e se equilibrar
c) Isso → mudanças de movimento típicas do bailado
d) essa região → hipocampo
Informática
9 -

Sobre o Windows 10, analise as afirmativas.

I. Para excluir um arquivo selecionado, de forma que ele não vá para a lixeira, pode-se pressionar a tecla “Shift” antes e mantê-la pressionada durante a exclusão.
II. Ofício_01/01/2019.txt é um nome de arquivo válido no Windows 10.
III. O programa antimalware nativo do Windows 10 é o Windows Defender.
IV. O Windows 10 possui um recurso que permite reconhecimento de face, de íris e de digitais na autenticação e acesso ao computador.

Estão corretas as afirmativas

a) II e IV, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, II, III e IV.
d) I, III e IV, apenas.
10 -

A figura abaixo apresenta um anúncio extraído da Internet de um computador PC padrão.

Sobre as configurações de hardware do computador anunciado na figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A memória principal do computador é de 500 GB.
( ) O processador é da marca/modelo Intel Core I5.
( ) O sistema operacional instalado para gerenciar o computador é o Windows 10.
( ) O disco rígido possui capacidade de armazenamento de 4 GB.

Assinale a sequência correta.

a) F, V, V, F
b) F, V, F, V
c) V, F, V, F
d) V, F, F, V

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.